Mawaru Penguindrum: Uma positiva surpresa!

E voltando com as “primeiras impressões” da temporada, temos Mawaru Penguindrum. Para começar, eu não sabia nada sobre esse anime. Não me lembro de ter lido a sinopse dele e muito menos ver a ficha técnica. Só depois de ter assistido ao primeiro episódio que descobri que Kunihiko Ikuhara era o diretor. Se o nome não é familiar para vocês, basta citar que Sailor Moon e Utena foram obras desse cara aí. O estúdio responsável é o Brains Base, que ano passado produziu o anime de Kuragehime (vencedor do premio de maior surpresa, melhor personagem feminino e melhor anime de 2010 no Anikenkai Awards).

Três irmãos vivem juntos em uma casa: Os dois gêmeos Shouma e Kanba e a irmã mais nova Himari. Himari está com sérios problemas de saúde e os médicos não tem muita esperança no quanto ela ainda pode viver. Numa visita a um aquário, Himari desmaia e no hospital é dada como morta. Porém, a vida da menina é salva milagrosamente por um “deus” que fica num chapéu em forma de pinguim. Em troca os irmãos tem que achar um item mágico conhecido como “Penguin Drum” e para ajudá-los foram enviados três pinguins que só eles podem ver.

Sim… é estranho, não? Porém, foi esse surrealismo todo da coisa que me chamou a atenção. Como eu não sabia nada da história, fiquei meio decepcionado achando que seria só mais um drama de “menina perto da morte e os irmãos tentam transformar os últimos dias dela nos melhores possíveis”. Porém, com a teórica morte da menina esse padrão começou a mudar. Afinal, qual seria a lógica de matarem a menina no primeiro episódio? Quando ela reviveu então é que a coisa realmente me interessou. Pelo visto não seria nada parecido com o que eu tinha previsto.

E de fato não foi. Muito pelo contrário. Ao final do episódio é que ficamos sabendo qual, de fato, será a ideia por trás do anime. Ele irá se desenvolver a partir da missão dada aos irmãos de encontrar a “Penguim Drum”. Ao invés de ser mais um slice-of-life será algo como uma aventura. Isso me agrada. O diretor é competente, coisa boa deve vir daí.

Outra coisa que é extremamente competente nesse anime é a parte técnica. A animação é incrivelmente bem feita. A parte no “mundo surreal” ficou muito bonita. Os cenários estão muito bem desenhados e há muita cor em tudo. Potencialmente o anime mais bem animado da temporada.

Não há duvidas quanto à competência do diretor e do estúdio, porém agora é ver como a história irá se desenvolver. Fico com medo de ter deixado as coisas um pouco confusas nesse post, mas recomendo a todos que assistam. Não garanto que vão gostar, mas é um anime diferente que vale uma chance.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

E voltando com as “primeiras impressões” da temporada, temos Mawaru […]

One thought on “Mawaru Penguindrum: Uma positiva surpresa!”

  1. Na verdade, eu nem me interessei tanto por esse…Mas, vou continuar baixando para ver qual é a desse animê.
    Quanto à parte técnica: perfeita.

Deixe um comentário!