A vida imita a arte… ou o Ohba é um fanfarrão…

Este é um post curto, porém pode conter alguns pequenos spoilers do mangá de Bakuman. Continuem lendo por sua conta e risco.

É de conhecimento geral que Ohba Tsugumi e Takeshi Obata se inspiraram em Mitsutoshi Shimabukuro, autor do mangá Toriko, para criar o visual do personagem Niizuma Eiji (como podem ver na imagem acima). O que não muitos sabem, no entando, é que a personalidade do personagem tem forte influencia de outro mangaka, Eiichiro Oda, autor de One Piece (o camarada da foto no final do post). Mas porque isso motivaria um post nesse momento?

Bem, se você está acompanhando os ToCs que estou postando aqui no blog, sabe que o mangá Toriko conquistou por duas semanas seguidas o primeiro lugar, ficando na frente, inclusive, do próprio One Piece. O sucesso do mangá por si só já renderia um post, mas a coisa ficou mais curiosa ainda quando dentro da história do mangá, Eiji vem conseguindo faturar o primeiro lugar também em semanas consecutivas com sua meta-série Crow.

As posições no ToC da Shonen Jump são reflexos dos rankings de popularidade de oito capítulos atrás das séries. Há aí um buraco de dois meses (já que a revista é semanal). Sendo assim, o que pode ser uma mera coincidência de tanto Eiji quanto sua contra-parte visual no mundo real, Shimabukuro, terem conquistado o primeiro lugar por semanas seguidas ao mesmo tempo, também pode ser um plano do escritor, Ohba. Tempo para desenvolver a “coincidência” ele teria.

Ele gosta de brincar com esse tipo de coisa. Existem incansáveis referencias em Bakuman de eventos que aconteceram no mundo real. Seus personagens tem claras inspirações em figuras do mundo real. Por que dessa vez seria diferente? Existe coincidências na cabeça de Tsugumi Ohba? O que não podemos negar é que ele é um fanfarrão e que deve estar se divertindo muito com essa “coincidência”.

Eu sou do time que acredita que o Ohba tá realmente brincando com tudo isso. E vocês, o que acham?

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Este é um post curto, porém pode conter alguns pequenos […]

6 thoughts on “A vida imita a arte… ou o Ohba é um fanfarrão…”

  1. Eu acho plausível. Mas também acho que ele faz essas misturebas em autores tanto para evitar problemas quanto para fazer que leitores fiquem quebrando a cabeça para descobrir quem é quem. Há quem ache que a Aoki Ko é a Mizuki Kawashita. E sinceramente não sei se é bem assim.

  2. Nem sei uq pensar direito… ainda estou tentando imaginar o quanto a personalidade do Oda é parecida com a do Eiji (O.o) Mas eu acho q as “coincidências” são propositais. As histórias ficam mais interessantes com esse tipo de polêmica, onde vc não sabe direito uq é real e uq é ficção dentro do mangá. É esse tipo de assunto q gera discussões e teorias mirabolantes entre os fãs. XD

  3. O que eu acho massa no Bakuman é esses mini-arcos que sempre mantém o leitor assíduo, o arco copycat do banco foi pequeno e massa, na minha opnião melhor até do que do que o anterior (o do cara do laptop)!

    ps: Sou péssimo para lembrar nomes japoneses.

  4. Não estou recebendo os feeds do seu blog…Achei até que ele não estivesse sendo atualizado. ah,sim, eu li, num post acima, você pedindo desculpas por falar de Bakuman novamente. Os que comentam aqui gostam de Bakuman. Tem por que se desculpar, não.

    E sobre o post: eu acho que foi algo tramado pelo Tsugumi,sim =)

Deixe um comentário!