Não entre em pânico…

No último dia 25 de maio o mundo celebrou o “Dia da Toalha”. A data foi instituída em homenagem ao escritor inglês Douglas Adams, responsável pela série “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, onde, segundo o próprio, a Toalha é a melhor companheira de um Mochileiro Galático. Porém, há algum tempo, a data, que também é a data de aniversário de Star Wars, tornou-se também o “Dia do Orgulho Nerd”. Mas qual o motivo de eu estar fazendo um post sobre isso? O fato é que quando comecei o Anikenkai, eu me propus a tratar meu hobby sobre uma ótica social e portanto acho válido fazer um post sobre esse tema já que ele engloba a grande maioria de visitantes desse querido blog.

Para começar a tratar do assunto, vamos definir o que é um nerd: Uma pessoa que gosta tanto de alguma coisa que quer buscar saber cada vez mais sobre ela e sobre coisas a ela atreladas. Essa é a definição que eu aceito como correta para um nerd. Porém, não é essa a definição que a sociedade usa para definir um nerd. Todos sabemos que junto a essa palavra vem uma enorme carga de pré-conceitos, como inabilidade social, exagero nos estudos, pouco senso de moda, e por aí vai.

A grande questão é que hoje em dia esse conceito de nerd tem mudado e chegamos a um ponto em que ser nerd é chique e está na moda. Mas aí vem o grande problema. O que está na moda é ser nerd? Sendo um ou outro, é algo para se ter orgulho? Vou tentar falar sobre isso aqui.

Quando eu era bem pequeno ser nerd não era algo “cool”. Na verdade, você era maltratado, as pessoas olhavam torto e a maioria dos amigos que você fazia eram iguais a você se muito. Afinal, o pessoal não gostava de um cara que ficava o dia inteiro no computador, ou jogava muito video-game, ou colecionava cards, brincava com bonecos, assistia desenho animado demais, lia gibi… isso não era algo que os caras “descolados” faziam. Claro que não. O legal era você sair para as boatezinhas (aquelas festinhas feitas para pré-adolescentes que querem ser gente grande), ir ao cinema com as meninas da turma, ir pra praia, ficar falando de relacionamentos e fazendo fofoca. Eu fico pensando o que aconteceu para isso ter mudado. Porque agora isso virou ao avesso?

Opa, peraí… não virou. Essas coisas ainda são consideradas criancice, caretice, coitadice, o que quiser chamar. Então vamos com calma… se o que a maioria dos nerds faz ainda é considerado idiotice, qual a parte dos nerds que está em alta? A resposta é o “visual”.

O conceito de “nerd-chic” nasceu para a moda. Óculos com armações em evidência. Camisas sociais xadres com calça de tecido. Tênis casual e um cinto estilizado. Magro. Uma leve barba mal cuidada (só na aparência). Isso é um “nerd-chic”. O “ser nerd” não é o que está na moda, mas sim o “parecer nerd” está na moda. Você ser apaixonado por algo a tal ponto de fazer certos sacrifícios incompreensíveis pela sociedade não é “cool”. Um fã gastar o salário em um busto do Homem de Ferro não faz sentido. Importar uma edição especial de um DVDs a 400 reais sendo que você tem uma edição “pobraiada” por 10 é inconcebível. Deixar de sair para uma noite para a boate porque vai sair um episódio da série que você mais gosta é coisa de doido. Ficar em casa num final de semana de sol pra assistir a uma série inteira de filmes que você adora é doidera.

É, queridos leitores, ser nerd não é chique. Parecer com um é.

Agora vem a questão do Dia do Orgulho Nerd. Se esse dia já não fosse uma besteira pelo ponto de vista deturpado que eu mostrei agora, é ainda mais idiota pelo conceito em si. Ser nerd é algo para se orgulhar? Eu digo que não. Porém, também não é algo para se ter vergonha. É algo que a pessoa simplesmente é. Não é motivo para orgulho nem vergonha. Eu não me sinto melhor que os outros por ser nerd e nem acho os outros melhores do que eu por não serem.

Quem leu esse texto até agora provavelmente se interessa pelo tema. Peço desculpas se o tratei de uma maneira inesperada, ou um tanto crua, mas esse é um tópico para ser discutido por muito e muito tempo, não em um único post. Sigo eu comemorando o Dia da Toalha em homenagem a um autor que admiro. Sigo também sendo nerd, pois sou e gosto de ser, mas não me orgulho, porque quem não é não é pior do que eu e muito menos deveria sentir vergonha de não ser.

Não deixem de ler também o texto feito pelo blog Gyabbo, parceiro do Anikenkai, sobre o assunto.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

No último dia 25 de maio o mundo celebrou o […]

8 thoughts on “Não entre em pânico…”

  1. Eh, eu não tinha pensado neste ponto, mas é uma triste verdade. É tamanha verdade que não tenho, sequer, palavras para contestar.
    Meu comentário é o que eu já disse lá no Gyabbo: não tenho orgulho de ser nerd, porque ser nerd apenas define os meus gostos, e não são os meus gostos que determinam o que sou, mas o que sou é que determina os meus gostos.
    Se fosse assim, teríamos de ter o Dia do Orgulho Gótico, Dia do Orgulho Hippie, Dia do Orgulho Surfista, Dia do Orgulho Hipster, Dia do Orgulho Sertanejo… Enfim, um dia para cada grupo com gostos parecidos.
    Além do mais, gostos são mutáveis. Hoje eu gosto de anime e manga, mas daqui a 10 anos eu posso preferir o cinema e a literatura francesa, por exemplo.
    Sei que esse comentário ficou com muita cara de livro de auto-ajuda, mas é o que penso.

  2. Nossa…mas, é exatamente como eu penso. E eu já achava antes de ler esse post..(Não que ele tenha passado essa ideia…) que o “dia da tolha” era uma grande bobagem.

  3. Pingback: Don’t Panic! |
  4. [comentário um pouco fora de época, mas vamos lá]. Concordo em partes, já que esse é o Dia da Toalha, mas acabou tomando um rumo diferente e virando, para alguns, o dia do orgulho nerd. Acho que pode-se ter orgulho de ser nerd sem se achar melhor que os outros. É um pouco exagerado sentir orgulho de ser nerd? Talvez. Mas é algo que eu gosto de ser e até me orgulho. Por gostar de coisas que a maioria não gosta tanto, posso sofrer um preconceito, mas me orgulho de gostar do que gosto. Eu me acho melhor que estes preconceituosos, que dizem que mangá é coisa de criança e quem vê desenho é idiota. Não por eu ser nerd, mas por ser menos ignorante e mais aberto a novas experiências. Eu penso que aderir ao dia da toalha e sair com sua toalha onde quer que você vá já é aderir ao “orgulho nerd”, pois, se você anda com sua toalha para que todos vejam, você se orgulha de ser nerd. Você sai com a toalha para mostrar que é nerd. Afinal, isso é um simbolo de orgulho nerd, já que, mesmo que boa parte do motivo de sair com a toalha seja para sua satisfação pessoal e pela brincadeira, é para os outros verem. Não é para como algo para um Deus Nerd, é para as pessoas que conhecem ou não o dia, mostrando seu orgulho de ser nerd, exposto no objeto mais importante para um mochileiro.

  5. Brother, gostei demais do seu post! Você escreveu justamente o que eu penso. Realmente, hoje em dia as pessoas são levadas a seguir este estilo nerd criado pela mídia.

    Lembro me muito bem dos tempos de escola em que era excluído por não gostar das mesmas coisas que os meus colegas de sala. Acredito que todos tem o direito de se vestirem como quiser e seguir o estilo que desejar, mas querer se dizer nerd apenas por usar óculos com armação grossa ou pelas roupas é um exagero.

    Ironicamente, muitas dessas pessoas não gostam de ler, correm dos livros de matemática e física, não gostam de filmes/livros/animes/quadrinhos de sci-fi por os mesmos exigirem que você use a cabeça para entender a história. Vivem apenas pela modinha que a mídia implantou.

    Enfim, muito bom o post! Feliz dia da toalha para todos nós! 🙂

    1. @John Titor

      Obrigado, amiche!
      É incrível como esse post continua atual, dois anos depois de escrito!

Deixe um comentário!