18º encontro "O Bakuman Dessa Semana Foi Interessante"

Olá a todos e sejam bem vindos ao 18º encontro “O Bakuman Dessa Semana Foi Interessante”. No nosso último encontro eu falei sobre os problemas que a montagem dos episódios 18 e 19 causou no entendimento da situação retratada. Mas no encontro de hoje, nós vamos falar dos episódios 20 e 21, onde o mangá foi seguido a risca.

No episódio 20 Mashiro e Takagi voltam a trabalhar juntos, agora focados em desenvolver o personagem criado por Mashiro, o Detetive Trap. Miyoshi decide ajudar também fazendo resumos de infinitos filmes de mistério que Hattori enviou para Takagi estudar. A dupla consegue finalizar 10 capítulos e os mostra para Hattori que, surpreendido pela astúcia dos meninos decide ir adiante com a idéia da serialização. Mas para isso, eles teriam que fazer um one-shot para a “Gold Future Cup” (uma disputa entre one-shots de diversos mangakas amadores) e se dar bem nos questionários. Além disso, precisariam fazer um capítulo novo a cada duas semanas, mostrá-los para Hattori e discutir o capítulo seguinte, simulando um cenário de serialização. Ao final do episódio, Mashiro e Takagi descobrem que Fukuda também está tentando entrar na “Gold Future Cup” e que não vai deixar fácil para os concorrentes.

No episódio 21, após saberem que foram selecionados para serem publicados na Jump, os meninos seguem com os capítulos pedidos por Hattori. Em uma visita à Yueisha (sim, é Shueisha, mas eles chamam de Yueisha no anime, se você não se lembra), Mashiro e Takagi encontram com Nakai conversando com a vencedora do último torneio para roteiristas da Jack (sim, é a Jump, mas eles chamam de Jack no animes, se você não se lembra), Aoki Ko. Lá, descobrem que essa dupla também está na “Gold Future Cup” e que serão fortes concorrentes com um excelente roteiro de Aoki e com a arte impecável de Nakai. Hattori finalmente aceita o fato de que Ashirogi está pronto para uma serialização séria e pede que os meninos foquem na “Cup” agora e esperem o resultado. Ao final do episódio, conhecemos o personagem Koogy, um músico que decidiu começar no mundo dos mangás e pensa em usar sua popularidade e seus fãs para ganhar a “Cup” com seu mangá “Colorfusical”. Os outros mangakas então decide tomar uma ação e vão até a Yueisha protestar contra tal ato!

Fiquei feliz com esses dois episódios. Digo isso porque, como mencionei na introdução, eles seguiram bem a risca o mangá. Sem tirar nem pôr. Gosto quando eles fazem essas coisas e pelo visto, eles devem seguir assim até o episódio 25, sem mais mudanças doidas nas composições dos episódios ou na ordem de cenas. Afirmo porque cada vez mais parece que eles terminarão exatamente ao final dos eventos do volume 4, que não direi aqui para não estragar a surpresa dos que estão assistindo ao anime.

Tivemos a apresentação da personagem Aoki Ko, extremamente esnobe e “do-contra”, se podemos dizer assim. Acho interessante a maneira como o autor decidiu apresentar a personagem. Ela, sem dúvida foi uma das personagens que mais evoluiu no decorrer da série e acho uma pena o pessoal que acompanha pelo anime ter que esperar até a próxima temporada para ver isso. Essa união dela com o Nakai ainda vai render muita coisa para a história de Bakuman… se vai. Nakai é um personagem que hoje tem uma recepção de “ame ou odeie”, quem tem percepção aguçada já notou alguns problemas só pela conversa dele com Ashirogi na presença da Aoki.

Koogy é um bostão… digo que até hoje foi um dos piores personagens já criado pelo Ohba. Eu sei que ele tinha algo a dizer com o personagem e tudo mais, mas a maneira como foi colocado não agradou. No anime, se você perceber, ele aparece desde os primeiros episódios. Em pôsters, CDs, comentários aleatórios, etc. Isso torna a presença dele algo até certo ponto interessante para quem acompanha só pelo anime. Pareceu algo natural. No mangá, a coisa foi meio jogada. Mas como é do Ohba que estamos falando, é bem provável que o Koogy tenha uma participação ainda no futuro da série. Vai saber.

Eu também fico curioso pelo trabalho que a dubladora da Miho, Saori Hayami. Na vida real ela sabe cantar… e bem! Mas no anime, ela tem que fazer uma menina que não sabe cantar tão bem. Deve ser bem estranho. Mas ela até que conseguiu se virar bem.

Ah, mais uma curiosidade “animeXmanga”, na hora em que Mashiro, Takagi e Miyoshi estão assistindo a apresentação da Miho (episódio 20), eu estava esperando para ver como iriam colocar as roupas da Miho e, por incrível que pareça, eles suavizaram, mesmo mantendo o comentário que Takagi faz a respeito das saias curtas. Eles realmente estão querendo agradar ao público feminino que vê o anime. Mas para os curiosos de plantão, a comparação…

Até o próximo encontro!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Olá a todos e sejam bem vindos ao 18º encontro […]

One thought on “18º encontro "O Bakuman Dessa Semana Foi Interessante"”

  1. Estou adorando estes episódios de Bakuman, graças ao anime, fiquei com uma puta vontade de voltar a ler, já que tinha dado uma longa pausa na leitura do mangá.

Deixe um comentário!