17º encontro "O Bakuman Dessa Semana Foi Interessante"

Olá e sejam bem vindos a mais um encontro “O Bakuman Dessa Semana Foi Interessante”! Eu decidi adotar de vez esse esquema de comentar dois episódios por vez ao invés de um. Acho que dessa maneira dá pra analisar melhor o andamento de certas coisas e não há risco de se ter um encontro que se resumirá basicamente a uma sinopse do que aconteceu no episódio em questão.

Por isso, vamos ao que interessa… episódios 18 e 19!

Ao terminar de ver o episódio 18, com o Mashiro descobrindo que o Takagi não tinha feito nada ainda, seguindo-se pela discussão a respeito da “vida amorosa” de ambos, fiquei com um gosto amargo na boca. Não porque eu não esperava por aquilo, afinal já tinha lido no mangá, mas a maneira como foi tratada me deixou um tanto irritado.

Para começar, há de se convir que o Takagi foi o vilão da história. Que ele atacou o Mashiro gratuitamente mesmo estando diante de sua própria incompetência. Porém, a questão é que Tsugumi Ohba, ao escrever o mangá, não queria deixar o Takagi como vilão. Um pequeno quadrinho foi adicionado ao final do capitulo 25, também final do volume 3. Vou tomar a liberdade de traduzi-lo e colocá-lo abaixo…

Takagi: Miyoshi, é melhor você não falar para a Azuki ou para o Saiko que eu to fazendo um mangá de mistério ao invés de um de batalha.
Miyoshi: Como assim?
Takagi: Ele está tão determinado a fazer um mangá de batalha, mas se eu aparecer com um excelente mangá de mistério, mesmo ele ficará convencido. Eu tenho que escrever algo que o convença. Eu não sou bom em mangás de batalha.
Takagi: Mas será que eu consigo fazer isso em dois dias?

Colocando essa cena ao final do capítulo, o autor mostra que o Takagi não foi o vilão da história, ele só estava querendo fazer o melhor e o espectador logo saca que os dois estão em sincronia porque ambos pensaram da mesma maneira… nada de mangá de batalha. Isso torna a cena com Hattori no episódio (e capítulo) seguinte, muito mais interessante.

No episódio 19, Hattori tenta ajeitar as coisas e percebe que ambos estão trabalhando na mesma linha. Ao final, os dois se falam e logo se juntam. No anime, isso pareceu meio sem lógica e isso foi fácil um erro da direção.

A cena em que a Miyoshi descobre que o Mashiro também está indo na direção do mistério e decide ajudá-lo sem contar diretamente que o Takagi também está trabalhando num mistério fica completamente sem sentido. A personagem, sabendo como ela é, teria contado de imediato. Quem leu o mangá sabe que o Takagi pediu pra ela não falar nada, mas quem não leu e é atento aos detalhes, fica sem compreender tal atitude da personagem.

E mais uma curiosidade. Achei estranho o JC Staff não ter aproveitado para colocar o panty shot da Miyoshi no episódio 19. Parece que eles estão realmente querendo atingir o público feminino de jeito. Mas para o público masculino que acessa o blog e quer saber do que eu estou falando, aí vai…

E com isso encerramos mais um encontro. E se vocês perceberam, não coloquei nenhuma imagem do anime nesse post. O motivo? Protesto pela picaretagem nesses dois episódios. Simples assim. (risos)

Até o próximo!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Olá e sejam bem vindos a mais um encontro “O […]

Deixe um comentário!