18/12… também conhecido como “O Desaparecimento de Haruhi Suzumiya”

Não, queridos leitores, esse (ainda) não é o post de Feliz Natal, mesmo o filme em questão tendo sido um belo presente do Papai Noel para nós, fãs ocidentais, que estamos ansiosos para conferir o novo capítulo da história de Haruhi Suzumiya.

Vale lembrar que se você não conhece o anime Suzumiya Haruhi no Yuutsu, procure em algum lugar e assista. Para mais infos sobre a série, recomendo o post do Gyabbo. Durante o post eu tentarei evitar ao máximo revelar detalhes da história do filme, mas se você não quiser spoilers, recomendo que volte a ler esse post após assistir ao filme.

Pois bem… Haruhi decide que quer fazer um evento de Natal para o SOS Dan e é claro que isso envolve todos os membros. No dia 17 de Dezembro começam os preparativos e a decoração da sala do clube.  Um dia comum para os personagens. No dia 18, Kyon acorda para mais um dia de tarefas, mas ao chegar na escola o clima está um tanto quanto mudado. Pessoas gripadas do nada, alunos que haviam sumido retornam, e o pior de tudo, ninguém conhece ou ouviu falar de Haruhi Suzumiya. Cabe a Kyon entender o que está acontecendo e tentar fazer as coisas voltarem ao que eram.

Essa história adaptada com extrema fidelidade dos livros de Suzumiya Haruhi nos faz mergulhar num clima de tensão constante narrado primordialmente pelos pensamentos de Kyon no decorrer da aventura em busca de uma solução para re-estabelecer o mundo como ele conhecia.

Logo no começo do filme já podemos ter a ideia de quão interessante a história ficaria. Kyon vivia reclamando do seu dia a dia “submisso” às vontades de Haruhi. Logo, um mundo sem ela seria o que ele sempre quis. Mas essa não é a verdade. Mesmo reclamando, muitas vezes com razão, Kyon gostava da imprevisibilidade da vida nada normal que levava junto dos membros do SOS Dan. Para uma pessoa que se mete nas mais diversas situações com viajantes do tempo, paranormais, extraterrestres e uma menina que é uma espécie de entidade com poderes para alterar a estrutura do universo, um dia de vida normal é puro tédio. O personagem coloca isso desde o começo na cabeça e já declara sua motivação para ir atrás dos seus colegas de clube em busca de respostas.

Mikuru, Yuki, Koizumi e Haruhi, os outros membros do SOS Dan, são outros que merecem uma boa análise. Nesse filme eles não conhecem Kyon, ou pelo menos não da maneira como conheciam antes do mundo ser alterado. Suas personalidades por outro lado se parecem bem com os seus “originais”. Começando por Mikuru que é a mesma personagem tímida e desajeitada de antes, só que agora sem ser uma viajante do tempo; Koizumi continua sendo uma pessoa bem inteligente e um tanto afeminado, mas nada de paranormalidade; a própria Haruhi tem a mesma personalidade impulsiva e excêntrica. A única que parece ter sofrido alguma alteração foi a Yuki que apesar de ainda ser tímida, calada e misteriosa, ganhou emoções, algo que sua “original” não desfrutava.

Se os personagens por si só já não motivassem interesse, ainda temos um excelente trabalho dos dubladores que dão vida a eles. Com destaque claro para Tomokazu Sugita, a voz de Kyon. Esse conseguiu dar a profundidade necessária aos sentimentos do personagem no decorrer do filme. Muitos dizem que o Kyon tem uma personalidade genérica e desinteressante se comparado aos outros membros do cast principal, mas ao ver esse filme o personagem se sobressai e muito. Excelente trabalho.

No decorrer da história Kyon acaba reunindo os membros novamente na sala do clube de literatura (já que o SOS Dan não existe no mundo modificado) e terminam descobrindo uma maneira de fazer tudo voltar ao normal. É nesse momento que o filme toma um ritmo mais rápido e que os eventos trazem a memória diversos momentos da séries animada, o que torna indispensável que o espectador tenha assistido à mesma antes do filme. Se estiver assistindo sem ter conhecimento prévio dos acontecimentos mencionados, poderá encarar tudo aquilo como roteirismo, mas é algo que foi trabalhado desde o primeiro episódio da série.

E falando de roteiro, eu fiquei impressionado com o mesmo e com o trabalho da direção. Mesmo com quase três horas de duração, o filme não cansa. O ritmo e o encadeamento de eventos está na medida certa e a maneira como a história é contada é de deixar muito diretor de live action intrigado.

Ao final do filme quando Kyon está indo para a sala do SOS Dan para participar da ceia de Natal da Haruhi, ele dá um discurso muito interessante que é o ponto final na ideia de que Kyon era inferior aos outros membros do clube. Desde o começo sabemos que ele é especial para a Haruhi e que é insubstituível. Agora nós temos uma clara ideia disso. Ele é só o responsável por manter o mundo da maneira que ele é. Não só por ele ter feito o que fez no filme, mas porque ele tem uma arma secreta que pode desencadear os poderes da Haruhi a qualquer momento.

Uma história interessante e bem contada como essa não poderia ser mostrada de maneira descuidada. A KyoAni faz um trabalho incrível na animação com cenários detalhadíssimos e movimentação fluida. Por essas e outras que é extremamente recomendável assistir a esse filme em alta-definição. Preferencialmente com qualidade de blu-ray em 1080p.

Sem dúvida nenhuma “O Desaparecimento de Haruhi Suzumiya” (Suzumiya Haruhi no Shoushitsu, 2010) é um filme incrível e altamente recomendado para todos os fãs de animação e principalmente para os fãs da série animada. É bom Summer Wars se preocupar porque o posto de filme animado do ano pode não ser tão fácil assim de manter.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Não, queridos leitores, esse (ainda) não é o post de […]

One thought on “18/12… também conhecido como “O Desaparecimento de Haruhi Suzumiya””

  1. Filmaço, melhor anime que eu vi este ano. Gostei até um pouco mais do que Eva 2.0. Não é qualquer história que consegue me prender por 2 horas e 40 minutos sem pausas, e foram várias as cenas que me comoveram ou me fizeram vibrar. O lance de revisitar os acontecimentos de “Sasa no Ha Rhapsody” (o primeiro e melhor episódio da segunda temporada) lembrou De Volta para o Futuro 2.

    Agora estou ansioso para saber qual vai ser o futuro da franquia Haruhi nos animes. Recentemente foi anunciado que os dois próximos volumes da série de light novels terão lançamento mundial (?!) em maio de 2011, mais de 4 anos depois do lançamento do volume 9. Teoricamente, os livros 7 a 9 poderiam ser transformados em filmes também, mas ainda falta adaptar 4 contos dos livros 5 e 6 que são cronologicamente posteriores ao desaparecimento de Haruhi. Espero que anunciem uma terceira temporada.

Deixe um comentário!