12º encontro "O Bakuman Dessa Semana Foi Interessante"

E começa agora mais um encontro “O Bakuman Dessa Semana Foi Interessante”!

No episódio dessa semana, Mashiro e Takagi vão jantar com Hattori para comemorar sua publicação na NEXT!. Em seguida recebem instruções de como melhorar seu trabalho para competir com Eiji. Depois de um bom papo, Mashiro pede que Hattori considere uma possível serialização caso eles se deem bem nos questionários. Essa pressa deixa Hattori um tanto quanto preocupado. No restante do episódio temos um desenvolvimento do relacionamento de Mashiro e Miho, com ajuda da Kaya. Após a cerimônia de graduação

, Mashiro e Miho se encontram e ela promete a ele que irá esperá-lo pelo tempo que for até que seus sonhos se realizem.

Temos dois pontos claros nesse episódio: a participação da Kaya e o romance entre Mashiro e Miho.

No que diz respeito à participação da Kaya, não tenho nem o que dizer a não ser sensacional! A Kaya vem ganhando uma clara importância nessa adaptação. Por causa dela o romance entre Mashiro e Miho vem sendo muito mais trabalhado do que no original em mangá. Seja por alguns diálogos a mais, umas cenas a mais, o que seja, a Kaya vem ganhando uma grande importância e isso me agrada porque eu sempre gostei da personagem e sempre quis vê-la mais presente nos momentos iniciais da série.

Já o romance entre Mashiro e Miho muitos consideram o ponto fraco de Bakuman. Tanto no mangá quanto no anime esse aspecto da história é condenado. Porém, eu digo que as pessoas deveriam parar com esse preconceito e deveria passar a olhar melhor para o que o diretor e o staff responsável está fazendo. Eles conseguiram deixar o romance entre os dois algo mais crível e mais facilmente aceitável. Não sei ainda o que motivou isso. Podem ter sido mudanças sutis, pode ter sido o excelente trabalho dos dubladores, animadores… mas seja o que for, me deixou com uma impressão de estar mais bem trabalhado. Repito que não estou aqui julgando a habilidade do Ohba em contar uma história, mas é de se aceitar que romance nunca foi seu forte.

Estamos na metade da temporada e já temos uma segunda anunciada. Caso ainda não tivéssemos, eu estaria um pouco preocupado com o ritmo da série, que apesar de bom, não seria o ideal para só 25 episódios. Por sorte a segunda temporada é uma realidade e isso me aliviou bastante.

Até o próximo encontro!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

E começa agora mais um encontro “O Bakuman Dessa Semana […]

2 thoughts on “12º encontro "O Bakuman Dessa Semana Foi Interessante"”

  1. É, aquela cena com Ishikawa foi mais um acréscimo feito pelo anime. Por outro lado, tiveram que tirar a explicação da mudança da família de Azuki (o pai dela estava com medo de ela ser molestada no metrô a caminho da escola) porque, convenhamos, não dá para mencionar esse tipo de coisa num anime para todas as idades, ainda mais na NHK.

    Parece que os diretores e a roteirista-chefe adoram esticar ao máximo os momentos de romance para atrair o público feminino, tanto que gastaram um episódio inteiro só para cobrir o capítulo 14 do mangá. Porém, a julgar pelo preview e o título, parece que no próximo episódio vão dar uma pequena acelerada.

Deixe um comentário!