8º encontro “O Bakuman Dessa Semana Foi Interessante”…

E cá estamos com o nosso 8º encontro “O Bakuman Dessa Semana Foi Interessante”! Me desculpem estar postando isso na terça, mas estava resolvendo alguns projetos de final de ano e não pude postar. Mas o importante é falar sobre Bakuman e nesse episódio, muita coisa rolou!

O episódio começa com Takagi e Mashiro pensando qual história fazer. Eles decidem ir com “Um em Um Milhão” que eu não sei porque, mas acho que possa estar havendo um engano quanto à tradução. Na tradução do mangá, o nome da nova história fica como “Cem Milhões de Minutos”. E meu conhecimento extremamente rústico de japonês, eu consigo enxergar o ideograma de “minutos” no nome… não que isso vá atrapalhar em alguma coisa, mas vale como curiosidade.

Infelizmente, dessa vez não fizeram o mesmo que fizeram com “Duas Terras” na apresentação da história, mas o que fizeram já deu pra ver muito mais do que vimos no mangá e assim o anime continua rumando para se tornar um verdadeiro prato cheio para os fãs que esperam ver mais conteúdo dos meta-mangás criados dentro de Bakuman.

Nesse episódio tivemos também mais inserções de cenas com a Miho e a Kaya conversando. Sem dúvida eles estão tentando desenvolver mais ambas as personagens. Principalmente a Miho que, no mangá, realmente sofre com uma falta de desenvolvimento. É interessante essa discussão porque o mangá se abster de desenvolver a personagem mostra que ela não era para estar sendo desenvolvida. O autor quer realmente dar essa ideia de distância entre o Mashiro e a Miho até que os sonhos deles se realizem. É uma decisão do autor que tem lógica de existir. Porém, eu também entendo o lado da produção do anime. O anime atinge um público mais amplo do que o mangá e a decisão de estarem desenvolvendo mais a Miho pode agradar bastante o público feminino, por exemplo.

Continuando, o resultado do Prêmio Tezuka (eu ainda acho curioso como eles usam todos os nomes direito, menos o nome da editora e da revista…) veio e eles não conseguiram passar do TOP 8. Isso claro deixa a dupla bem pra baixo. Mas eu estava ficando ansioso. O motivo, é que logo apareceria o Ishizawa e logo teria uma das cenas que eu estava mais esperando para ver animada.

Porém, eu gostaria de abrir um parentese aqui sobre o Ishizawa. Para quem não sabe, Ishizawa é o otaku babão que foi mencionado por Takagi no episódio 4 quando ele diz que o dito cujo não vai chegar a lugar nenhum porque só desenha para se exibir, etc. A presença do Ishizawa na série, é um dos motes principais da história e que estava sendo um tanto deixado de lado no anime. A postura contra o “mangá genérico”, contra ficar desenhando “só menininhas bonitinhas, fazendo coisas bonitinhas, deixando calcinhas aparecer a todo momento, etc”. Lembrando que Bakuman não critica diretamente o fanservice, mas o abuso dele, coisa que vem sendo discutida e criticada no Japão. Bakuman tem uma crítica clara a materiais que abusam desses “recursos” e esquecem de contar uma boa história, com bons personagens e etc.

O Ishizawa é a personificação de todo esse pensamento e a cena do soco que o Takagi dá no meio da cara do infeliz era uma cena muito esperada por mim… e eu não me decepcionei. Novamente a produção mostrou competência e conseguiu deixar o Ishizawa um personagem ainda mais desagradável e repugnante. Quando ele levanta os rascunhos de menininhas olhando no mesmo angulo sempre e o Takagi não pensa duas vezes e mete um murro na cara dele me fez vibrar! Excelente desenvolvimento de cena! O desprezo que o Takagi sente por pessoas como o Ishizawa não deu pra segurar e ele foi pra cima.

Parece lugar comum terminar mais um dos nossos encontros falando isso, mas é verdade que eu estou muito feliz, como fã, do trabalho que estão fazendo com o anime de Bakuman. Ainda não temos nem 10 dos 25 episódios previstos para essa temporada do anime e já quero que anunciem mais 25. Espero que vocês estejam gostando tanto quanto eu. Se tiverem comentários a fazer, não deixem de postá-los! Até o próximo encontro!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

E cá estamos com o nosso 8º encontro “O Bakuman […]

3 thoughts on “8º encontro “O Bakuman Dessa Semana Foi Interessante”…”

  1. Nem tenho muito a acrescentar, também vibrei com o soco e estou adorando a Miho estar recebendo mais destaque e tals. Adoro esses encontros e tudo que você escreve, abraços;

  2. Parei no episódio 4….(E esperando baixarem para mim..Depender dos outros não é legal..).
    Mas enfim,
    Diogo, será que você pode postar um texto com os sites que você costuma baixar animês?

    Só para constar: também gostei da cena do soco (no mangá). Foi algo que um aluno exemplar não o faria..Mas, o Takagi já estava de saco cheio^^”.

Deixe um comentário!