4º encontro “O Bakuman Dessa Semana Foi Interessante”…

E estamos de volta com mais um encontro “O Bakuman Dessa Semana Foi Interessante”! No episódio de hoje, Mashiro e Takagi se aprofundam nas técnicas de como fazer um mangá e decidem ir para a mesma high school, onde poderão ter mais tempo para praticar. Eles também conhecem seu primeiro rival, Eiji Nizuma, um gênio de 15 anos de idade que acabou de ganhar o Prêmio Tezuka (um dos mais importantes prêmios para novatos do Japão).

Antes de começarmos, é valido dizer que houve algumas mudanças nesse episódio se compararmos em como os eventos aconteceram no mangá. Para começar, eliminaram a referência à Otoko no Jouken, obra de Ikki Kajiwara (Ashita no Joe), uma das principais “bases teóricas” da série. Trocaram a locação onde ocorre a conversa em que Mashiro e Takagi decidem ir para a escola Yakuza North juntos. No mangá eles tem essa conversa ainda no estúdio, logo depois do Mashiro dizer que ele não viu o tempo passar enquanto desenhava de madrugada. No anime eles decidiram fazer os dois conversarem em um parque, bem depois da conversa no estúdio. No mangá, a conversa no parque é sobre o Eiji e sobre a decisão deles fazerem um mangá nas férias de verão. Por sinal, no anime eles acabaram suavizando muito a maneira como o Ishizawa (o otaku que está desenhando na sala de aula quando eles passam) é apresentado. No mangá ele é mostrado como um fracasso logo de primeira. O Takagi diz que nunca cogitou se juntar a ele porque ele nunca vai chegar a lugar nenhum. Só desenha para se exibir, etc.

Ufa… ficou um pouco grande essa parte, mas é que eu queria jogá-la de uma vez só para podermos discutir agora o anime em si. Apesar das diferenças, tudo funcionou muito bem nesse episódio e nada ficou mal feito ou mal explicado. Estou gostando do trabalho do JC Staff e dos diretores na composição dos eventos e das escolhas para dublagem. Está tudo indo muito bem e eu acredito que novos fãs estão gostando do que estão vendo. Pelo menos é o que eu posso perceber com meus amigos.

Por sinal, adorei a maneira como a Kaya foi apresentada nesse episódio. Apesar dela parecer uma menina fútil a princípio, ela é bem perspicaz e inteligente. Logo percebeu como o Ishizawa era um fracasso. A reação dos garotos e da dupla foi bem engraçada.

Outra coisa interessante de se comentar é como finalmente eles deram uma atenção maior para a linha principal da série, o “fazer mangá”. Explicando as regras de como ser um mangaka de sucesso se você não for um gênio do tio do Mashiro, mostrando como funcionam as diferentes penas (aquelas canetas especiais de desenho que o Mashiro está falando sobre no começo do episódio), apresentando como é o processo de criação de um página de mangá e como é a relação Mangaka <-> Editor. Isso me deixou muito grato pois não vão dar um enfoque maior do que o necessário no aspecto romântico da série, como algumas pessoas estavam temerosas.

A aparição do Eiji ao final do episódio também foi uma decisão acertada da direção. Deixou o espectador curioso pra saber mais sobre esse personagem meio louco que fica fazendo sons estranhos enquanto desenha. Eu sei que eu estou muito curioso para saber como ele vai ficar no anime. Confesso que estou doido pra saber como todos os personagens vão ficar, mas o Eiji é um dos que eu mais gosto! Boa jogada do anime, já que o Eiji só aparece pela primeira vez no cap. 9 do mangá e os eventos do anime estão correspondendo ao cap. 6 ainda.

Bem, no próximo episódio eles provavelmente vão finalizar os eventos do volume 1 do mangá e nós já teremos uma ideia de como vai ser eles criando um mangá no anime. Não vejo a hora de assistir. Até semana que vem!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

E estamos de volta com mais um encontro “O Bakuman […]

2 thoughts on “4º encontro “O Bakuman Dessa Semana Foi Interessante”…”

  1. Sem contar que o mangá está tão bom quanto, espero que mantenham equilibrado o romance e a plot de desenhar mangás, pq as partes de romances são as mais chatas, se derem ênfase nela vai ser um saco xD!

Deixe um comentário!