Genshiken Nidaime está entre nós!!

A espera acabou, finalmente já podemos conferir o novo capítulo de Genshiken Nidaime, a continuação da série original de Genshiken. Para quem ainda não sabe do que se trata (ou seja, está vendo esse blog pela primeira vez… rs), em Genshiken nós acompanhamos o dia a dia do Clube Para Estudo da Cultura Visual Moderna e de seus membros. A série original teve 9 volumes encerrando em 2006 com mais de 3.000.000 de cópias vendidas.

O que me chamou a atenção em Genshiken foram seus personagens. Como eles são bem construídos e bem desenvolvidos através da história. Ele logo ocupou o espaço de meu mangá favorito. Alguns posts relacionados a ele que já fiz aqui no Anikenkai foram A transformação no guarda-roupa da Ogiue e os comentários da Saki, O Que É O Genshiken?, O desenvolvimento de Kanji Sasahara e outros que podem ser encontrados na categoria Genshiken aqui do blog.

No Natal de 2009, todos os fãs de Genshiken tiverem um presente especial. Um capítulo novo foi lançado junto do box japonês da 2ª temporada do anime. Nesse capítulo, conhecido por “Capítulo 56”, pudemos conferir como estava sendo a Ogiue no comando do Genshiken e a busca por novos membros. Fomos introduzidos a novos personagens que ao final do capítulo deixaram um gostinho de “quero-mais”. Foi então que mês passado, Kio Shimoku, criador de Genshiken, atendeu a nossas preces e anunciou a continuação da série original. Meu coração quase não aguentou de empolgação. Foi um mês de contagem regressiva até que finalmente, na madrugada de hoje, saiu o capítulo.

Fui acordado com um telefonema de um amigo dizendo que o capítulo tinha saído. Pulei da cama e fui conferir. Antes, dei uma lida rápida no “Capítulo 56” para relembrar os novos personagens e fui com tudo pro novo capítulo.

Pouco tempo se passou desde os últimos acontecimentos do capítulo anterior. Os novos membros ainda estão se acostumando ao ambiente do clube e principalmente ao estranho fato de um deles ser um cross-dresser, um homem que gosta de se vestir com roupas de mulher. Algo que parece ser mais comum do que se imagina lá no Japão. A história nesse “primeiro” capítulo se foca nesse fato. Esperado, já que é o fator mais entrópico no momento.

A partir desse ponto podem haver spoilers no texto. Se você não se importa ou já leu o capítulo, continue lendo, se vai ler o capítulo ainda e não quer spoilers, pare por aqui e volte quando tiver lido.

Basicamente os membros estão preocupados com a possibilidade do Hato, estar se vestindo de mulher nas dependências da faculdade enquanto o Kuchiki o procura em sua tara insaciável, podendo assim causar algum tumulto ou problema.

Quem está mais preocupado com tudo isso é a Yajima. Ela não consegue encarar com naturalidade um cross-dresser participando do clube. Ela acha tudo aquilo muito errado. Chega em muitos momentos a lembrar o começo da Ogiue no mangá, com sua cruzada anti-otaku. Pode ser apenas um indício, mas ela é a personagem mais próxima da personalidade da Ogiue, sendo a única diferença o fato dela ser uma pessoa mais calada.

A outra novata, Yoshitake, pouco apareceu no capítulo. Eu adoro essa personagem. A espontaneidade, a felicidade… tudo me faz gostar dela. Queria ver mais e espero que seja melhor explorada em capítulos por vir.

Falando das veteranas, a Sue se destaca com seu jeito doido de ser e roupa a cena com suas falas. Um detalhe interessante é que parece que seu japonês está melhorando e ela não mais tem que depender única e exclusivamente frases decoradas de algum anime. Sem contar as cenas em que ela e o Madarame interagem que são hilárias e que tem um espaço nesse capítulo.

A Ohno por sua vez atua meio como a consigliere da Ogiue. Ela que faz a Ogiue se mexer como presidente. Mesmo em alguns momentos parecendo autoritária e fria, ela já foi presidente e está querendo ajudar a amiga a não perder os membros que acabaram de conseguir, mesmo que isso seja extremamente cansativo.

Por sinal, coitada da Ogiue, como ela está sofrendo como presidente. No “Capítulo 56” nós já tivemos uma ideia de como estava difícil a vida da nossa querida personagem e esse capítulo mostrou que a coisa está ainda pior. Ela está tendo que lidar com um grupo novo e bem heterogêneo sem nenhum veterano para ajudá-la. Vamos ver até onde ela aguenta e como ela vai conseguir transformar esses membros em um grupo unido como era o anterior.

Falando no grupo anterior, o único membro formado que aparece nesse capítulo, sem ser em flashback, é o Madarame que tem sua casa literalmente confiscada como novo posto de troca de roupa do Hato. Uma das partes em que mais ri no capítulo, sem dúvida. Kousaka e Kasukabe fazem uma aparição em um flashback quando estão comentando sobre cross-dressing (lembram do Kousaka na Comiket?) e cosplay (lembram da Kasukabe no festival da faculdade dando uma lição de moral no tarado durante o concurso?).

Como esse capítulo foi focado no Hato, é capaz de os próximos serem focados na Yajima e na Yoshitake, o que seria bem interessante e nós deixaria conhecer melhor as personagens em seu momento atual. Para os próximos capítulos gostaria que mais membros formados aparecessem. Quero saber também como estão a vida deles.

Quanto à arte do mangá, ela está muito competente. Não gostei tanto das páginas coloridas terem sido pintadas digitalmente, preferia o jeito clássico da série anterior, mas prefiro não dizer nada sobre a arte até tê-la em mãos para comparação (o que não deve demorar muito, pois já fiz a compra por frete expresso). Mas lendo o scan, a arte parece igual à do “Cap. 56”, sem nenhuma mudança gritante no visual dos personagens. Mas podem deixar que farei um post só dedicado à arte e analise do design dos personagens assim que tiver a minha edição em mãos.

Estou muito feliz que Genshiken tenha voltado. Muito mesmo. Espero que vocês também tenham gostado. Não deixem de comentar!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

A espera acabou, finalmente já podemos conferir o novo capítulo […]

9 thoughts on “Genshiken Nidaime está entre nós!!”

  1. Concordo que o texto ficou grande, mas ficou muito bom na minha opnião. Parabéns.

    Enfim, o que posso dizer? Que estou muito feliz de ver Genshiken de volta, e que estou considerando reler tudo depois desse capítulo. E isso é o tipo de hábito que não costumo fazer.

    Quanto ao capítulo, confesso que ri bastante durante a leitura. Do início ao fim, vendo no final a cara hilária de Madarame. Chega até senti pena dele.

    E confesso que ao ver o flashback, posso dizer que meu coração bateu um pouquinho mais forte ao rever Kasukabe de cosplay. É uma das minhas cenas prediletas da série.

    Enfim, como qualquer fã da série, estou ansioso para ver o que rolará nos próximos capítulos. E claro, nos próximos posts que serão escritos neste blog. ;Dd

  2. Gostei do capítulo, a arte está muito boa, principalmente nas expressões faciais. E a participação do Madarame foi pequena mas engraçada. 🙂

    1. A participação do Madarame foi genial! Eu simplesmente adoro quando ele e a Sue interagem. Ele fica completamente a mercê dela porque não sabe como lidar com aquele ser que está ali na frente dele. É muito bom. rs. Isso me lembra no capítulo 56 quando a galera pergunta pra ele quem era a “trap” e ele fica em dúvida. rs. Genial!

  3. Didcart não precisa fingir que vc compra o manga né? ¬¬ todo mundo lê na internet deixe isso pra lá e assuma.

    1. Sim, todos leem na internet e eu mesmo li esse capítulo através do favor das pessoas que escaneiam e traduzem. Porém, como sou fã da série, faço questão de comprar os volumes japoneses e americanos.

      Como essa é uma série nova, decidi de comprar também essa edição da Afternoon por conter o primeiro capítulo. Inclusive deve estar chegando até o final dessa semana para eu poder fazer o post sobre a arte do mangá.

Deixe um comentário!