3º encontro “O Bakuman Dessa Semana Foi Interessante”…

Olá, queridos leitores. Bem vindos ao nosso 3º encontro “O Bakuman Dessa Semana Foi Interessante”! Nesse terceiro episódio vimos conteúdo relativo aos capítulos 3 e 4 do mangá. Pudemos ver também pela primeira vez o estúdio do tio do Mashiro e a mãe da Miho.

Para começarmos nosso encontro, tivemos nesse episódio a confirmação de que a revista “Shonen Jump” foi de fato substituída pelo nome “Shonen Jack”. Ao que parece, “Jump” e “Jack” tem uma pronúncia bem parecida em japonês. Provavelmente daí surgiu a ideia. Essa confirmação veio logo no começo do episódio quando o Takagi começa a mexer na coleção de bonecos e vê as revistas atrás deles.

A respeito do estúdio, gostei das cores escolhidas. Sem dúvida elas reforçam o estilo “caseiro” e “pouco industrial” que estamos acostumados no mangá. Um fato curioso foi que vendo o anime eu percebi como o estúdio é pequeno. Ao lermos o mangá acabamos por ter a ilusão de que ele é bem grande e tem espaço de sobra pras pessoas andarem a vontade, mas vendo o lugar em movimento acabamos por perceber que o tamanho é limitado como o padrão dos apartamentos japoneses.

Ainda no estúdio, quando Mashiro explica para o Takagi como funciona o esquema dos “rascunhos” (não consigo chamar aquilo de “nomes”), podemos perceber que o anime deve manter a parte “educativa”. Assim como o mangá, teremos uma clara noção de como funciona a Shonen Jum… Jack e quais os passos para se tornar um mangaka por lá. Por sinal, as citações estão todas lá… como a de Ashita no Joe. Isso me deixa feliz. Mostra que só a “Shonen Jump” será realmente alterada.

Chegando à segunda parte do episódio, temos o encontro da dupla com a mãe da Miho. Infelizmente nessa parte não tenho como dizer que fiquei um pouco decepcionado com a versão animada. Mais um caso em que a personagem parece diferente por causa da clara diferença de traço entre o anime e o mangá. No traço do Obata ela parecia sim mais jovem do que o padrão para sua idade, mas no anime ela parece ser uma adolescente ainda. No mangá você consegue ver uma serenidade maior no traço, uma vibe mais experiente… no anime, isso se perde. Pareceu a Miho com uma peruca e salto alto. Vale ressaltar que não foi só o traço que gerou toda essa diferença na personagem. As escolhas para dublagem e animação também comprometeram muito a personagem. Recomendo que leiam essa passagem no mangá (cap. 4) e comparem por vocês mesmo. Verão uma gritante diferença.

No geral o episódio é muito bom. Porém não consegui deixar passar esse “probleminha” com a mãe da Miho em uma das cenas que eu mais gosto de todo o mangá. Porém, não se pode agradar a tudo e a todos, não é mesmo?

Semana que vem voltamos, até lá!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Olá, queridos leitores. Bem vindos ao nosso 3º encontro “O […]

2 thoughts on “3º encontro “O Bakuman Dessa Semana Foi Interessante”…”

  1. O episódio foi de médio a bom. Pra mim está demorando demais pra chegar na “ação”.
    E a mãe da Miho ficou muito estranha no anime! Não há diferença física entre as duas!! Só a peruca loira…

  2. Quando comecei a ler, ia comentar justamente esse ponto, que a mãe da Miho ficou bem jovial, ainda bem que a aparição dela é bem pequena no mangá, mas não é culpa do anime, acho que no mangá mesmo isso acontece.

    Não percebi o lance do “traço” e o “ar experiente” do qual vc fala… falha dos autores que ao menos poderiam por uns traços na bochecha que já bastariam.

    Aliás, outro problema que eu vejo (mais ainda no anime) é que a aparência da Miho está parecida com a Misa (problema bem frequente em Bleach onde poucos traços mudam entre os personagens). Os autores deveriam se reinventar mas já ta feito então pronto.

    Outra coisa que deu pra notar foi outra referência a Death Note, espero que o anime não fique fazendo muita citação para não ficar um lance de aproveitar o sucesso ou informar que é um anime de qualidade pq já tem um histórico. O estúdio tem que saber que possui em mãos um ótimo material e que não precisa se garantir num sucesso anterior pra se alavancar.

Deixe um comentário!