Uma análise mais calma do anúncio de “Genshiken Nidaime”…

Há cinco dias li a notícia mais inesperada de toda a minha vida (depois da morte do Michael Jackson), Genshiken receberá uma continuação. Claro que fiquei muito feliz e logo vim aqui para o blog postar a notícia e dizer ao mundo como eu era grato por Kio Shimoku ter atendido a meus pedidos (desde o fim da série original e reforçada com o lançamento do capítulo extra no final de 2009).

Porém, tendo passado esse tempo e com ele o choque inicial, me sinto melhor para analisar a notícia da década.

Após o final de Genshiken, Kio Shimoku partiu numa nova jornada… escrever um mangá sobre uma mãe jovem e solteira que acaba de ter seu filho. O assunto por si só já é bem alternativo e a maneira ultra-realista que Kio Shimoku tratou do recém-nascido, tanto no traço quanto na abordagem, acabou não atraindo tantos leitores mesmo tendo uma boa qualidade. O mangá se chama Jigopuri e só teve dois volumes publicados.

Com o final prematuro do mangá, já era sabido que Kio estava a procura de outro projeto, mas o que ninguém esperava era que este seria Genshiken Nidaime (ou Genshiken 2º). Parece que a recepção dos fãs ao Capítulo 56 (cap. especial que saiu junto do box da 2ª Temporada da série animada no Japão) foi boa o suficiente para motivar Kio a dar continuidade à série. Mas como ela seria? A “fórmula” será a mesma? Os novos personagens agradarão? Não é só mais um caça-níquel porque as contas chegaram e Kio-sensei não tem como pagar? É a algumas dessas perguntas que tentarei responder nesse texto.

Quanto a história, cabe a nós analisar baseado no que vimos no Capítulo 56. E desde já coloco que a formula original não será seguida. A explicação é simples. Para começar, se compararmos o c.1 com o c.56 a maior diferença é o fato de que no começo da série, o clube era composto de uma maioria masculina, enquanto que no final ele é de maioria feminina. Essa mudança por si só já irá render situações completamente novas e não exploradas na série anterior.

Outro fato interessante é que durante os 55 capítulos da série original, os personagens se desenvolveram de tal forma que não podem mais ser taxados como otakus padrão. Muita gente gosta de dizer que isso acabou afastando o publico original da série que não consegue mais se identificar com os personagens. Apesar deu discordar de algumas coisas, é realmente visível a mudança nos personagens, porém há de se ver também que isso não aconteceu do nada. O grupo evoluiu durante  a série. Os membros antigos foram influenciados e influenciaram os novos. O fator entrópico que era a Kasukabe acabou acelerando essa reação e de fato no final da série os personagens são muito mais auto-confiantes e não ficam amarrados nas diferenças entre otakus e não-otakus. Não são mais pessoas que não conseguem falar com mulheres por causa de seu estilo de vida. Essa divisória social ficou pra trás no decorrer da série.

No entanto, os membros se formaram, estão trabalhando, provavelmente só aparecerão de vez em quando e não todo capítulo. Novos membros apareceram no c.56, membros crús que não participaram do desenvolvimento conjunto que aconteceu desde que Sasahara abriu a porta do clube até a sua graduação. Sendo assim, caberá à Ogiue, remanescente da “geração” anterior, liderar esse novo grupo de membros ao lado da Ohno. Ela irá ser o Sasahara da nova série. Mas ao mesmo tempo que ela assumirá o papel do seu namorado, ela o fará de maneira diferente, pois eles são diferentes.

Quero amarrar uns pontos quanto aos novos personagens aqui. Muitos comentaram que não irão estar familiarizados com os novos personagens. Que não terão a mesma empatia que tinham com o grupo anterior. Nesse ponto, eu só posso deixar um lembrete “o grupo anterior um dia também já foi algo novo”…

Genshiken Nidaime pode ou não ser uma consequência da falta de sucesso de Jigopuri, nunca saberemos ao certo, mas temos que confiar na habilidade de Kio Shimoku em lidar com os personagens de Genshiken. Eu acredito plenamente que ele não embarcaria nesse novo projeto se não tivesse algo em mente preparado para nós. Minhas expectativas são as melhores para esse mangá.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Há cinco dias li a notícia mais inesperada de toda […]

2 thoughts on “Uma análise mais calma do anúncio de “Genshiken Nidaime”…”

  1. Que foda… estou na espera… A espera de One Piece vai acabar e vai começar a de Genshiken, mas que merda! u.u

Deixe um comentário!