Veja o resultado do Prêmio Shogakukan

Yo!

É a época das premiações. Bora ver!

Saiu o resultado da premiação promovida pela Shogakukan. Apesar de ser feito por uma editora, ele premia mangás em geral, de acordo com as categorias mais comuns dos mangás. É conhecido por destacar mais o mainstream, com sucessos de público. Vamos ver os cinco vencedores do Shogakukan Manga Shou!

A lista tem a categoria, nome da série, editora e selo, nome do autor/autora e um vídeo relacionado.

ZekkyoGakkyu

Jidou – Infantil

Zekkyo Gakkyu (Shueisha/Ribon) – Emi Ishikawa

Magi2

Shonen – Juvenil masculino

Magi (Shogakukan/Sunday) – Shinobu Ootaka

KanoUso

Shojo – Juvenil feminino

Kanoko wa Uso wo Aishisugiteru (Shogakukan/Cheese) – Aoki Kotomi

MoguraNoUta

Ippan – Geral, familiar (no caso, mangás adultos em geral)

Mogura no Uta (Shogakukan/Big Comic Spirit)- Noboru Takahashi

Asarichan

Shinsain Tokubetsu Sho – Prêmios Especial do Júri

Asari-chan (Shogakukan/Shogaku Ninensei) – Mayumi Muroyama

 

Os vencedores foram escolhidos por oito jurados.

  • Mitsuru Adachi (Touch)
  • Akira Oze (Natsuko no Sake)
  • Mitsuyo Kakuta (escritor, Taigan no Kanojo)
  • Kaiji Kawaguchi (Zipang)
  • Chiho Saito (ilustradora, Shojo Kakumei Utena)
  • Kenshi Hirokane (Kacho Shima Kosaku)
  • Boubon Kobayashi (colunista)
  • Buronson (Hokuto no Ken)

Cada vencedor levou uma estatueta “Minoru”, esculpida por Shigeru Nakano, e um prêmio de 1 milhão de ienes.

Fonte: Comic Natalie

O que eu acho? Esse prêmio da Shogakukan tá menos pra Oscar e mais pra Troféu Imprensa. Esse ano só venceu mangás da casa, se levarmos em conta o grupo editorial Hitotsubashi, do qual fazem parte a Shogakukan, a Shueisha e a Hakusensha. E não costuma ser muito diferente, apesar de vez ou outra mangás de fora levarem algumas estatuetas, como foi o caso de Chihayafuru.

Ainda assim, é sempre bom pra conhecer obras novas e ver o reconhecimento de outras que conhecemos. E como é selecionado por artistas, também vemos um resultado interessante, do ponto de vista das pessoas que fazem isso.

Pra mim, o interessante foi saber que a autora de Magi fez também aquele Sumomomomo (passei?). Tá certo que eu não tava dando moral, achei que Magi fosse o primeiro mangá dela. Mas foi interessante que todos os vencedores já têm animes ou filmes ou qualquer outra mídia ou tudo isso e muito mais. Mogura no Uta, por exemplo, vai ainda estrear, mas é um filme do louco do Takashi Miike. E o vencedor da categoria infantil me surpreendeu. Tá certo que a Ribon é uma revista infantil bem peculiar, mas aquele mangá é de deixar criança se borrando na cama, não é? Ele tem um filme também, e o trailer não parece nada pra menininha…

5 ideias sobre “Veja o resultado do Prêmio Shogakukan”

  1. Deu até vontade de ir ler mangá, pq ultimamente tá tenso eu ler algo (preguiça não deixa). O Mogura no Uta pelo trailer parece ser bem engraçado e me bateu uma curiosidade, quando eu tiver um tempinho eu do uma conferida na obra. Magi nem digo nada pq é dificil alguém ainda não ter conhecido.

    Kanoko wa Uso wo Aishisugiteru é um mangá que acho ótimo ler, além da arte ser linda e to querendo conferir o live-action que acredito que tenha estreiado nos cinemas japoneses mês passado, eu to muito afim de ouvir as musicas da banda Crude Play (eu queria um anime T_T) e pra quem gosta de shoujo (pra mim ele tá mais pra josei) recomendo a leitura e esse mangá infantil eu prefiro nem comentar sobre ele depois desse trailer.

Deixe uma resposta