Shingeki no Kyojin – Quando se está no topo, seu carro é…

ShingekinoKyojinItasha

Yo!

Claro que se você faz milhões com seu mangá, vai dirigir um desses, né? Bora ver!

Itasha é um termo dado para carros decorados com motivos relacionados à anime e games. Tem vários eventos só para esse tipo de otaku e os carros variam do Fusqueta March ao Hummer H2, vale tudo para mostrar que curte as menininhas moe ou os games de luta ou RPG ou o que você preferir.

Mas Shingeki no Kyojin ganhou um itasha simbólico para comemorar o lançamento do bluray da série. Saca só.

Ita Ferrari em Akihabara, meu! A Ferrari 458 Spider vermelha, de 40 milhões de ienes, foi customizada com o logo e personagens do anime, como o protagonista, Eren Jagger e Levi, além, é claro, do Titã Colossal. Os custos da customização foram de 600 mil ienes (uns 12 mil reais). E o Colossal ainda veio dirigindo!

Shingeki no Kyojin é o maior sucesso da temporada passada (e provavelmente do ano, mas isso eu não tenho dados ainda) e sua carreira meteórica de sucesso, vendendo seu primeiro milhão de cópias ainda no segundo volume (coisa que nem One Piece ou Naruto tiveram). Com o anime, todos os volumes disponíveis entraram na lista dos mais vendidos, fenômeno que só costuma ser atribuído à material da Jump e muito raramente.

Fonte: Mantan Web

O que eu acho? Dá pra ver que tem gente nadando na grana, né? Se eu fosse o Togashi, mandava repintar antes de devolver! Mas o engraçado é que mesmo com toda essa grana, ele não dá condições pros assistentes trabalharem decentemente! Olha isso!

ShingekinoIjime

Se você fosse essa pobre coitada, não pediria pelo menos pra ficar na parte larga da estante?

10 ideias sobre “Shingeki no Kyojin – Quando se está no topo, seu carro é…”

  1. Eu ainda não entendi porque tanta badalação sobre Shingekino Kyojin. Eu não li o mangá, mas assisti 12 episódios do anime até cansar de dar mais um episódio de chance para ele. A abertura é muito boa, isso é verdade, mas tirando os momentos de ação a lá spider man, a qualidade do anime não é boa. Parece que foi feito com pressa ou com uma conta bem apertada. A história é original mas depois de um tempo fica previsível.
    Acredito que o principal motivo do sucesso é toda a história sobre ter sido rejeitado pela Jump. Aquela sensação que todos gostam de Davi e Golias. Mas duvido que seja um anime ou mangá que vá ser referência para o futuro.

    1. Eu concordo. Mas, o anime foi realmente bem feito e Shingeki não é tão previsível assim não. Tudo o que da para prever é que o Eren não irá morrer. Acredito que a vibe foi alta demais, mas mesmo assim o anime fez bastante jus. A qualidade da história, os plot twists, a soundtrack, a qualidade da animação… Sinceramente falando, fizeram o que eu esperava de Spider Man um dia, eu realmente acho emocionante os momentos ‘agitados’ do anime. Além disso, tenho amigos que mal gostam de animes (Principalmente por não serem dublados e eles tem preguiça de ler), mas assistem Shingeki.

      Shingeki, na minha opinião, é sim o melhor anime do ano… Até… Kill La Kill estrear… *-*

      1. Então, as cenas de ação são muito boas, mas parece que gastaram 80% da verba para fazer elas. O momento que você melhor percebe isso é num episódio onde “Dot Pixis” está caminhando por cima do muro (acho que é depois dele apresentar o plano de fechar o buraco com a pedra). O fundo é um background estático, o personagem é só mostrado da cintura pra cima e o movimento de caminhar é claramente feito movendo o para cima e para baixo. É quase aquele momento experimental de “estamos sem grana” do anime KareKano, mas sem a mesma graça de KareKano.

        Apesar de não ser um Jump ele tem as características de um Jump porque o autor fez mirando a Jump, e por isso você acaba sabendo um pouco o que vai acontecer e onde vai ter reviravoltas. O descontrole do poder. Traição. Mortes. Sacrifícios por amigos. Um segredo que vem de um parente distante/morto. E um “inimigo/rival” que se torna companheiro. O que impressiona são as cenas de ação, e só. E isso uma hora vai enjoar.

        As pessoas que não gostam de anime, não é por preguiça de ler, mas é porque ainda não achou algo que os agrada ou identifica. Com a estréia de Ginno saji, está provado que existe anime/mangá para tudo.

        Não acho que seja o melhor anime do ano, mas deve ser shonen “receita de bolo da jump (sem ser da jump)” mais badalado e que deu mais lucro para alguém. Hahaha…

        1. Falta de verba? Certo. Acha que animar um anime é tão fácil? Não é só dinheiro que irá resolver. Todo anime tem pontos fortes na animação e pontos fracos, em toda a história da animação é assim. A não ser um filme, ou um hyper mega blaster anime. Sinceramente, Shingeki é bom sim, é bem feito, um roteiro muitas vezes inteligente e muito mais imprevisível do que muitos mangás que nem da Jump são. O que acontece é que ele explodiu em sucesso e o sucesso irrita muitos. A quantidade de gente que não aceita o sucesso do anime é enorme, mas a diferença de certo outro anime conhecido por “SAO” é que Shingeki é realmente bem feito e bem construido. O forte do anime está na reação das pessoas, na suas expressões, nos seus olhos, na situação dos personagens, no perigo que é realmente real. Se for julgar do modo que você julgou, até Hunter vs Hunter é previsível, ué. Ou HxH é outra receita da Jump para você?
          Meus amigos não assistem por preguiça de ler sim. Por que muitos animes que eles gostam, eles ficam torcendo pela dublagem. Não é questão de se identificar. Shingeki quebrou até essa barreira neles, e mesmo não gostando assistem legendado.

          Shingeki não é só cenas de ação, não foi apenas isso que me atraiu ou atraiu meus amigos. Não é isso que está fazendo dele um dos dos animes mais comentados no ano. As pessoas só querem achar problemas em tudo, apenas isso. Com o fato de que ‘fanservice’ não existe para ajudar as criticas negativas. :D

          1. Nunca disse que animar é fácil. Desenhar que é desenhar não é fácil, animar então. Sei que é difícil e sei que não é barato, só comento que as cenas não de ação da série tem uma qualidade que destoa muito das de cenas de ação. Como eu citei, a cena “Dot Pixis”, parecia cena de filler terceirizado, só que na primeira temporada de um anime tão badalado. Acho que ouve pressa na produção, de aproveitar o embalo do sucesso do mangá.

            Se o anime/mangá faz sucesso ou não, isso não me importa, já passei da idade de assistir coisas porque o resto faz isso, e os animes que tenho em meu HD, que vão desde Popolocrois Monogatari, passando por Yojouhan Shinwa Taikei, Macross, Samurai Seven, Hipira-kun, Monster, e chegando a Gintama provam isso. E essa é uma parcela do que assisto ou assisti. Eu só acho que existe muita badalação por algo que acho que tem momentos falhos na animação e uma história que acho que tem muitos momentos previsíveis. Essa é a minha opinião.

            Acho que o que chama a atenção das pessoas em Shingekino Kyojin é a característica seinen de mostrar as mortes, com mais sangue e violência do que os shonen padrão. Algo meio parecido com a febre de Death Note. É isso que atrai novos leitores ou telespectadores. Se ele tivesse a mesma história, mas sem a mesma violência nas mortes faria o mesmo sucesso? Será que só a reação às mortes, e o emocional dos personagens seria suficiente para manter o anime? Quem sabe…

            Você escreveu de forma geral, mas vou colocar de forma pessoal. Eu não quero achar problemas em tudo, só expressei a minha opinião sobre o anime, pode ser só excesso de critica ou opinião minha. Se fosse para ver problemas em tudo, acabaria assistindo só aos longas do Hayao Miyazaki e Satoshi Kon.

          2. Estamos incomodando alguém? O.o É uma discussão saudável, porque alguém se irritaria? >.> Eu nunca assiste algo porque todo mundo assiste… Bem, talvez Madoka Mágica… Mas, eu sempre usei minhas próprias fichas nas apostas sem saber o que os outros estavam fazendo. Shingeki foi uma boa aposta, só penso isso. Ele não é o primeiro anime a explodir em sucesso e por tal motivo ser bastante atacado. Ok, não é a melhor coisa do mundo, ou da década, isso é uma exagero de fato, mas ficar tirando as qualidades do anime é maldade. Shingeki é um anime que não depende do sangue para o sucesso, como muitos outros. Eu já assiste muito anime também, muitos desconhecidos, não é nesse assunto que eu toquei. Eu só acho errado assistir um anime procurando seus defeitos em vez de qualidade. Não quero estender a discussão, até porque opiniões pessoais se diferem, mas, respondendo a pergunta: Se ele tivesse a mesma história mas sem a violência nas mortes. Claro que talvez não atrairia tanta gente, pois seria outro clima. Pense em Gantz em versão MOE, o que acha?… Se não fosse o que você chama ‘violência’ e eu de ‘tapa da realidade’ de Shingeki, o primeiro episódio não seria tão emocionante quanto foi.

            Mas, Shingeki não é minha praia para se fazer criticas, só acho que merece um pouco atenção em suas qualidades. Animação de terceira? Roteiro previsível? Violência é o chamativo do anime? Talvez sim, talvez não… Mas tem muitos outros pontos a serem tocados, que tal o emocional dos personagens? O desenvolvimento? O mistério? Se você assistiu Shingeki e não se perguntou: “De onde raios veio as porra desse titãs? Porque apareceu titãs diferentes? Porque o Eren entra em um titã?” Realmente, a série não é para você. É um shonen, e shonen tem que ser simplesmente ser divertido e isso Shingeki faz bem até demais. Acredito.

    2. “Eu ainda não entendi porque tanta badalação sobre Shingeki no Kyojin”

      Cara, posso tentar explicar pra você? No meu ponto de vista há dois fatores q “explicam” o sucesso de SnK: Universo e História. O negócio é que esses dois fatores do anime/mangá são super-originais, não tem nada q vc possa sequer comparar por aí. É algo tão diferente q é bem difícil não ficar vidrado, a não ser q o cara tenha um vasto conhecimento, assiste animes desde o tempo em q não existia computadores… :P

      O universo é fantástico demais, sempre q eu leio um detalhe novo na história q os caras descobrem [por exemplo: http://calorescence.tumblr.com/post/51450703198/did-you-know-the-inside-covers-of-the-japanese ] eu fico ainda mais espantado com a complexidade dos fatos. Poucas obras hoje em dia tem essa preocupação.

      E a história, não acho q seja só sobre mortes, é sobre a ameaça de perigo iminente, qualquer um aki, não importa o quão habilidoso seja pode morrer. No mangá acontece muito isso. E há o lance da desvantagem, os humanos estão sempre perdendo pros titãs e não há como virar radicalmente a vantagem, fica aquela tensão do que vai acontecer.

      E ainda tem as cenas de ação, não acho q elas vão enjoar, já q elas são meio escassas no anime.

      Quanto às questões técnicas como animação, cara ninguém liga pra isso, eu mesmo nem presto atenção.

      É isso, espero q tenha pensado em outras possibilidades e entendido. Talvez seja o caso de tu tirar um tempinho e ler o mangá, é mais rápido e a história está mais adiantada, talvez tu goste. [se tu não gostar de como o mangá tá agora então SnK realmente não é pra tu]

  2. Fábio Sakuda, você vai me perdoar por falar de algo não referente ao post, mas tenho que pedir isso. TENHO!

    É que venho procurando sobre as notícias do andamento da produção de The Dreaming Machine (Satoshi Kon) e não acho nada para depois de 2010, quando a MadHouse voltou a produzí-lo. E segundo vi, estava previsto para que o estúdio tenha a verba total necessária para a produção 5 anos depois da morte do diretor, que é… tipo… ano que vem! Mas até agora não achei nenhuma declaração da MadHouse sobre o projeto. Sem contar que todas as notícias que achei não foram em fontes muito confiáveis.

    Então queria requisitar a você, dono do blog de notícias sobre animes mais confiável do Brasil e o administrador mais dedicado do Genkidama (sim, puxando o saco, quero mesmo saber sobre o assunto), que fizesse um apanhado no andamento da produção dessa obra que estou esperando muito e já há alguns anos.

    P.S.: foi mal comentar aqui, é que não vi nada do tipo “contato” aqui no XIL.

  3. Como vcs comentaram no shonen quest passado, shingeki no kyojin é o anime/manga q vai marcar essa década e sera um dos animes q sempre q alguém q tiver começando a curtir animes vir perguntar pra alguém já experiente, ele será uma das recomendações

Deixe uma resposta