Retrospectiva XIL 2013

Yo!

Um último post, pra fechar o ano sem parecer que tô na preguiça em alto estilo! Bora ver!

2013 se vai, um ano um tanto conturbado, com conquistas e derrotas, mas recheado de novidades. Com boas atuações das empresas do ramo otaku, que proporcionaram um ano cheio de boas surpresas e novidades que ninguém esperava.

Foi o ano em que os animes viram Dragon Ball retornar aos cinemas brasileiros, com um público bom, que só não foi maior porque o Video Quest acabou não fazendo a caravana pra ver o filme.

Toriyama fala sobre os filmes de Dragon Ball Z

Toriyama responde: Se você pudesse voltar e refazer Dragon Ball, o que você mudaria?

Também foi o primeiro aniversário do Crunchyroll no Brasil, que veio até meio desacreditado no começo, mas quando se firmou, aumentou bem o catálogo de títulos e passa quase simultaneamente a maior parte dos animes de temporada. E por causa do serviço, no XIL, eu fiz pela primeira vez essas postagens de apostas da temporada, o Guia XIL.

Guia XIL dos Animes da Temporada de Primavera /2013

Guia XIL de Animes da Temporada de Verão 2013

Guia XIL dos Animes da Temporada de Outono 2013

Com mangás, tivemos uma surpresa com o anúncio de retorno de Vagabond pela Nova Sampa, na edição de colecionador, continuando a série que era publicada pela Conrad no passado, elogiada até pelos japoneses. E a ótima iniciativa da JBC em lançar Super Onze, uma edição verdadeiramente brasileira de Inazuma Eleven, feito para crianças, uma coisa que nenhuma editora de mangá tinha feito (ou pelo menos com competência). MAS É CLARO QUE O MELHOR ANÚNCIO FOI O MANGÁ DE MADOKA MAGICA! Compre já! (se não estiver esgotado de novo na Saraiva, negócio tá bão, viu?)

No mundo também tivemos notícias relevantes, como a aposentadoria (de novo) do Hayao Miyazaki, o caso de terrorismo envolvendo o mangá Kuroko no Basket, a Miss Otaka, Madoka indicada ao pré-Oscar, o fim de alguns mangás, começo de novos, o sucesso do game de Jojo Bizarre Adventure, um anúncio de intenção de se alterar o sentido de leitura dos mangás, a revolta popular no Brasil, o Concurso Internacional da Shonen Jump…

E no blog, o ano teve:

  • -posts safados.
  • -fishing.
  • -One Piece, Shingeki no Kyojin e Madoka Magica.
  • -Merchan.
  • -Imagens feitas nas coxas no Photoshop.
  • -Notícias irrelevantes passadas com cara de importantes.

Ou seja, somente mais um ano no paraíso. Mas também foi o ano que eu comecei e parei um canal no Youtube. Quando tudo parecia estar indo bem, tive problemas com a minha câmera e parei de vez, exatamente quando eu tinha terminado de fazer um primeiro vídeo no formato de vlog. Se não me engano, foi o que acabou virando um post em texto mesmo, aquele “O que você fazia antes não faz mais sentido hoje”.

Também foi o ano de posts que me deixam muito orgulhoso como redator. E de reconhecimento por isso.

Fiz uma minuciosa pesquisa de cinco minutos no Google Analytics pra ver os posts mais acessados do ano, pra gente lembrar o ano com o que vale a pena, né? Vamos ver na ordem regressiva da bagaça? Lembrando que você pode clicar no título pra ler ou reler os textos.

 

21 – (porque números não redondos costumam causar irritação em obsessivos compulsivos)

Shingeki no Kyojin vai ser ÉPICO

O post em que eu dizia que nem se o anime fosse muito ruim Shingeki no Kyojin não seria um sucesso. Teve uma repercussão esperada, da turma do “AIN, nem será tão bom assim, Sword Art Online é melhor”, do pessoal do “Não conheço, é bom?”, e do “MASSA! Vou ver!!!11. No final das contas, duela a quien duela, Shingeki no Kyojin foi não só o anime do ano, mas a série otaku de 2013, com o mangá tomando os postos de mais vendidos com todos os volumes na lista, anime bombando, trilha virando a música de karaoke mais cantada, apresentação no maior evento de música do Japão (o Kohaku, que vai rolar dia 31 agora, com direito à muralha e Titã Colossal, dizem), o anime mais procurado do ano, etc etc. Isso sem contar que a Panini lançou o mangá no Brasil em Novembro.

20 – Bleach – Curiosidades Level Master

O meu post de 1º de Abril, que provou duas coisas: que a série Curiosidades Level Master é a mais emblemática do XIL e que não se mexe com Bleach. Mas não se espante, passado o dia da brincadeira, eu arrumei o post, que se tornou um verdadeiro apanhado de curiosidades da série.

 

19 e 18 – 

Shonen Jump – Curiosidades Level Master – Parte 1

Shonen Jump – Curiosidades Level Master – Parte 2

Os dois primeiros posts da looooonga série da Shonen Jump que já me renderam umas boas histórias. Já me fizeram umas propostas indecentes por essa série e é bem capaz de, SE NADA DER ERRADO NO MEIO DO CAMINHO, o conteúdo de Shonen Jump – CLM virar LIVRO!! AEEEEEE!!!! Sério, tá assim… pertinho mesmo de fechar um esquema.

Mesmo não sendo o post mais popular do blog, essa série com certeza elevou um pouco a birosca do XIL. Recebo até hoje e-mails me parabenizando, inclusive em outras línguas, até de japoneses. O texto foi até citado em uma pesquisa séria em uma universidade japa, como referência. Nem sabem eles o quanto eu não sou confiável, mas tá valendo! Tudo porque parece que nem no Japão se dignificaram a lançar algo do tipo, apesar de existirem vários livros sobre a revista. Tenho que agradecer o Google Translator pelo sucesso internacional.

 

17 – As diferenças entre o BD de Shingeki no Kyojin e a TV

Quem acompanha o XIL, já sabe. Quando o assunto dá acesso, eu deixo uma pesquisa aberta pra ele eternamente Eu falo bastante do que as pessoas querem ler! E esse ano, Shingeki no Kyojin foi o assunto otaku. Eu podia postar “Autor de Shingeki no Kyojin peidou” que já tinha acessos monstruosos. Esse aqui foi uma comparação entre a versão da TV e a revisão feita para o BD da série.

 

16 – Mangakás reinterpretam Shingeki no Kyojin

Nesse post, falei um pouco de versões bem desenhadas de Shingeki no Kyojin, que todo mundo sabe, não precisa de muito pra ser melhor que o original. Também é mais uma prova de que mesmo entre os que vivem de mangá, a série foi a mais aclamada mesmo e não tem o que dizer.

 

15 – Sem cota, o quadrinho nacional vai muito bem

Pra minha surpresa, um dos posts em que eu articulo sobre algum assunto qualquer furou a posição de alguns posts bem cotados e tá aqui, na lista dos TOP 21. Nesse daqui, falei sobre a lei de cotas para cultura, que virou incentivo. Teve o bom adendo do autor da própria lei, Bernardo Aurélio, filho do Deputado Simplício Mário (PT-PI), que ficou sabendo da postagem e apareceu pra agregar mais informação.

 

14 – Mangakás lindas demais pra ser verdade

O que dizer deste post? Quer uma historia de bastidores legal? Ele, lógico, surgiu do sucesso do post sobre a Miss Japão deste ano, que além de modelo, publica tirinhas e sonha em ser mangaká. E eu já tinha uma listinha do assunto, em um arquivo de texto de ideias, então, foi uma boa hora pra fazer o post. Mas mais que isso, o post surgiu como uma resposta pra uma postagem em algum fórum ou grupo avulso por aí, que afirmava que só mulher frustrada perderia tempo fazendo mangá e que era coisa de perdedores. No fim, eu não apertei o “Enviar” e preferi guardar pra quem realmente faria bom proveito da informação. E sempre que eu faço isso, o XIL ganha um novo post bacana.

 

13 – O Japão que você devia conhecer: Ai Ijima, o sexo platônico

Outra série legal do XIL e que eu devo retomar assim que tiver vontade tempo. Neste post em especial, eu falei sobre a ex-estrela do pornô japonês, Ai Ijima, que havia falecido há pouco tempo e tem uma história de vida ao mesmo tempo incrível e muito, muito triste.

 

12 – Highschool of the Dead voltou? Há! Pegadinha do Malandro!

Esse aqui é o poder do SEO funcionando no XIL. Os mecanismos de busca trouxeram muitos desavisados pro blog e colocou o termo “Pegadinha do Malandro” entre os termos mais buscados. Isso sem contar o poder da própria série, né?

 

11 – Shingeki no Kyojin, o filme com atores

Na esteira do sucesso, eu pesquisei mais um assunto sobre os Titãs e cavuquei o terreno do filme com atores baseado em Shingeki no Kyojin, que ficou num vai não vai até que confirmou de vez já pro fim do ano. Claro, pra morder um sucesso, tudo vira prioridade.

 

10 – A lenda Toriyama – mitos ou verdades?

Este aqui foi um adendo ao primeiro Curiosidades Level Master. Com mais umas historinhas de Akira Toriyama, foi composto de assuntos que tavam no “para pesquisar” dos rascunhos do post e que eu esqueci (ou tive preguiça, sei lá) de colocar no primeiro.

 

9 – 10 animes para quem está começando – Versão XIL

Uma lista que acabou sendo bem pop. A ideia deste post surgiu no grupo dos Illuminati do Genkidama, onde a gente planeja como dominar o mundo. Mas não se preocupe, como tudo que a gente planeja, dominar o mundo também ficou pra outro dia! No caso em questão, alguém propôs (se não me engano, foi até um leitor) que fizéssemos uma lista de animes para quem está começando, pra que pudessem apresentar o hobbie para outras pessoas.

Eu curti a ideia, fiz uma lista com uns cinquenta animes e fui fazendo a triagem, tirando coisas que seriam difíceis para quem não curte anime ainda, ou que eram muito mais o meu gosto do que o que pode empolgar alguém e… O QUE OS OUTROS BLOGS PODERIAM COMENTAR. A gente até chegou a conversar sobre como padronizar os posts e linkas um com o outro, por isso que é um “10 animes” e não um “5+1”, como é de praxe no XIL.

O que aconteceu? No fim, só eu postei essa lista e vi os comentários dizendo “Por que não tem anime X? Porque não tem anime Y”… E o “versão XIL” até perdeu o sentido.

 

8 – A Miss Japão desse ano é mangaká!

Ela perdeu no palco do Miss Universo, mas nos nossos corações ela sempre será a Atena de nossos cosmos! A lindinha Yukimi Matsuo venceu a vida ao ir de nerd impopular que sofria bullying na escola para modelo e representante do Japão na competição da Miss Universo. E isso sem esconder sua nerdice. Muito pelo contrário. Ela usou os mangás como bandeira e o mundo otaku como palco para sua campanha e pisou no tapete vermelho da beleza mundial pregando que o mangá deve ser mais popular no mundo todo. Ainda disse que antes de avançar no concurso de Miss, ela estava quase mudando de carreira, se focando em realizar seu sonho de ser mangaká.

Se na competição existe uma vencedora, na vida, acho que vence todo mundo que consegue ir adiante sem esquecer seus verdadeiros sonhos. E bora Japão, ser assistente, né?

PS: Ela falou que não tem namorado.

 

7 – Dragon Ball – Curiosidades level master

O post que abriu a série de curiosidades que culmina em Shonen Jump – CLM. Até esse post, o XIL era meio que um blog marromenos e modorrento que usava o Genkidama pra parecer mais sério e interessante. Disfarcei muito bem e usei com extrema maestria os louros da vitória com esse post e no mesmo mês, enquanto as pessoas ficavam bêbadas e beijavam no Carvanal, fiz mais dois.

 

6 – Naruto – Curiosidades Level Master

O terceiro. Quando eu fiz, achei que seria, com certeza, o post que mais renderia visitas, após o sucesso dos antecessores e a repercussão que eles tiveram em geral. Mas ficou aqui, em sexto. Só que ainda assim, foi um post bacana de fazer. Não tem muita gente que mexe no meu PC, mas se olhassem o caos e a ordem na desordem que eu promovo na máquina, encontrariam vários posts que podem ser feitos algum dia no XIL. Eu tenho mania de registrar links, copiar textos, imagens e notícias, até mesmo escrever algo que me falaram ou que eu li em algum lugar, nem sempre anoto onde, mas depois, pego essa mistura doida e transformo nisso, esses posts cheios de informações.

 

5 – Shingeki no Kyojin – Quem canta a abertura?

O post sobre o Linked Horizon, a banda de um homem só que faz os temas épicos do anime de Shingeki no Kyojin. Antes dele, pode parecer absurdo, mas não achei quase nada em português, o que deve ter ajudado pra promover este post à posição que está.

 

4 – Shingeki no Burajirujin – Attack on Shonen Jump

Orgulho do XIL, a iniciativa foi meio que uma brincadeira. O MAIS ESCROTO É QUE TEM GENTE QUE REALMENTE ACHA QUE EU ME LEVO A SÉRIO. Bem, eu achei foda pacaraaaio quando eu vi que muita gente se animou e começou a preparar seus mangás de verdade pra participar do concurso da Shonen Jump. E ver ainda que o post em si virou uma ideia maior e que teve vida própria, independente de mim ou da minha vontade.

Orgulho de cada um dos participantes, mesmo os que mandaram independente de achar que poderiam ganhar e até dos que não mandaram, mas pelo menos fizeram. Porque falar de fazer mangá sentado na frente de um teclado é fácil, mas quem realmente faz mangá sabe que desenhar é fácil, escrever é fácil, começar um mangá é fácil. Difícil é ir até o fim. E pra todo mundo que terminou sua história, você não tem nada do que se envergonhar. Você faz, em um mundo que só fala.

Claro que seria legal se alguém tivesse ganhado aqui no Brasil, e melhor ainda, do grupo. Mas essa nunca foi a intenção. E só quem não leu e nunca lerá pra criticar isso.

Agora, historinha de bastidor. A ideia pra este post surgiu primeiro por causa da grande incidência de gente que me pergunta sobre a Jump ou como foi fazer motikomi ou isso ou aquilo. Quando surgiu a oportunidade com o concurso internacional, minha ideia era fazer um post só falando sobre o concurso e comentando, como outra notícia qualquer. Mas como eu tava inspirado, decidi fazer na forma de um manifesto, com um ataque de guerrilha e tudo. Até o nome, cheio de ironias e humor negro (pra Shueisha, claro!) foi uma forma safada de usar o SEO a meu favor. Mas o legal foi ver que chegavam no XIL buscando exatamente “Shingeki no Burajirujin”.

 

3 – Shingeki no Kyojin e por que a Jump não é tudo no mundo

Outro post reflexivo/informativo do XIL. Nesse, eu falo sobre o caso de Shingeki no Kyojin na Shonen Jump, mas usando safadamente da série do ano pra falar de um outro assunto. O que a Shonen Jump é e por que ela não quer e nem pode mudar. O sucesso dessa série parece ter sido porque um grupo grande de Shingeki no Kyojin citou o texto como referência, mas também nesse caso, tenho acesso do mundo todo e recebo e-mails e mensagens sobre esse texto. Se não me engano, o autor da imagem que ilustra a matéria, que é provavelmente a fanart mais famosa da série, me mandou um e-mail dizendo que seguiu a imagem até meu post. Não tenho certeza porque o e-mail não deixava isso muito claro e o cara não me respondeu mais. Só que é bacana ver que mesmo quando é só texto, tem gente que lê mesmo com a tradução modorrenta do Translator.

 

2 – Ganbaru! -Otaku Lifestyle-

A minha webcomic modesta e descompromissada, tão casual quanto bermudão e regata na recepção do casamento do irmão. Tá, eu admito que tá aqui porque conta cada página como uma visita, então tem 13 views mais ou menos pra cara visita normal. Mas, acredite em mim, ainda assim é uma visitação muito boa. Ainda mais levando em conta que o Togashi perto de mim, é um Leonardo DaVinci em detalhismo.

A experiência de Ganbaru!, pra mim, era a de me testar no limite do que eu consigo fazer pra manter uma série regular de forma completamente independente. Primeiro, eu pensei em fazer uma série de mais apelo, um shonenzão de porradaria, sexo e rock n roll. E chamar algum parça que quisesse desenhar. Mas como eu queria ir pro básico do básico, fui repensando, repensando até que veio a ideia de fazer uma história independente de arte, independente de apelo, independente de mensagem e independente de estigmas e padrões de bom comportamento do roteirista. Um verdadeiro parquinho de diversão pra eu brincar junto dos leitores e contar histórias que eu não sabia como contar de outra forma.

Mas a medida em que eu ia trabalhando um certo aspecto da história, eu fiquei pensando se realmente deveria contar a história que eu pensei em contar antes. Porque ela não é exatamente feliz e nem exatamente algo que eu acho que faria de Ganbaru! uma história mais legal. E, pessoalmente, pra mim, é até masoquismo falar disso. E é por isso que eu parei a história. Claro que depois veio o tsunami de lixo na minha vida… Mas de um jeito ou de outro, isso fez a história entrar em hiaTUS (como diria o Gyabbo!).

 

1 – One Piece – Curiosidades Level Master

O mais visitado de todos é o post de One Piece, claro. Tem quem goste, tem quem não goste, mas One Piece é o sucesso mais sólido dos mangás em toda a história. Há anos que One Piece não perde a majestade e tem vários volumes entre os mais vendidos e o interesse pela série continua forte ano após ano, vem Naruto vai Naruto, vem Bleach sai Bleach, vem Death Note vai Death Note… Até Dragon Ball, que era uma excessão à tudo, hoje já entra no balaio dos que estão abaixo de One Piece nos números, que são inegáveis.

O post de One Piece talvez seja o que eu mais trabalhei, suei pra buscar informação de todos os piratas citados (e pra decifrar o japonês maldito), buscas no Google Maps pelos locais reais do post, remexidas na coleção e as dúzias de anotações espalhadas nos meus arquivos de texto espalhados por várias pastas de vários HDs.

Também era disparado o post com mais likes, tantos likes que era impossível um outro post bater ele tão fácil. Mas muitos deles se perderam na migração de servidor do Genkidama, no meio do ano.

É o orgulho da casa, seja pelo sucesso individual como pelo trabalho que eu tive e pela boa repercussão do material. Merece ou não merece ser o rei do XIL?

 

 

E com isso, fechamos 2013. E que 2014 possa ser cheio de posts ainda mais bacanas, muitos comentários, muita visita, quem sabe até um pouco de dinheiro, né? Sonhar nunca é demais!

Boas festas à todos, estarei aguardando vocês, do lado gordo da vida!

14 ideias sobre “Retrospectiva XIL 2013”

  1. É como você disse , Naruto em sexto foi uma ”supresa” ! não agradável , mas acho que isso aconteceu porque o fãs de Naruto não entram muito no seu Blog para buscar notícias , em outros sites como por exemplo, ANMTV , Naruto sempre é o mais comentando … aqui não deveria ser diferente , mas você não posta tantas notícias do mangá do ninja laranja por aqui então meio que ele fica ”invisível” para boa parte dos Narutards , te aconselho a buscar mais notícias de Naruto , mesmo que você não leia o mangá , mas pense que seu Blog vai ter muito mais visitas, o que é bom , levando em consideração que Naruto tem mais fãs do que One Piece e Bleach aqui no Brasil , seria ótimo para o ”XIL ” mais fãs de Naruto por aqui, e curti muito o

    Shingeki no Kyojin e por que a Jump não é tudo no mundo

    1. Problema é que não tem muita notícia relacionada à Naruto ultimamente. A última que me lembro é de Mario, o Oneshot que ele fez na SQ. Naruto dá bom resultado, mas não tem feito barulho. E como eu não comento capítulo de mangá, fica nisso.

  2. Para mim o que mais marcou foi o Shingeki no Burajirujin,Ele me inspirou a fazer uma one-shot .porem eu não conseguir participar dele,mas agora eu estou fazendo uma one-shot com um grupo para participar do concurso da JBC. Obrigado Sakuda

  3. Meu post do XIL favorito desse ano foi o de Moteki, mesmo. Mangá o qual procurei igual maluco, que acabei encontrando poucos capítulos na internet e que recomendei para o Sakuda recomendar pra editora em que trabalha ;)
    Mas o que mais me marcou foram os jabás de Madoka, a sequência de postagens de One Piece e, em primeiro lugar (a parte brega), descobrir essa figura que detém o poder sobre o blog, que virou o meu preferido do Genkidama. Nunca perde a graça ver o quanto você, sr. Sakuda, pode ser cara de pau. E isso dá sempre um frescor às postagens. Valeu pelo trabalho e continue trazendo notícias que só você pode trazer aqui pro XIL.

  4. One Piece em primeiro porque tem os fãs mais chatos e viciados do universo… eu sei disso porque sou um deles! :D

    Acho que descobri o Xil esse ano, e sempre curti o formato das postagens:
    Introdução-informação-opinião.

    No mais… por*a…. VINTE E UM?!? Ainda bem que é múltiplo de 3 e de 7, se tu escolhece 23 que é a por*a de um número primo eu ia ficar louco!

Deixe uma resposta