Os indicados à melhor mangá de 2012 do Manga Taisho

MangaTaisho2013

Yo!

Foram indicados os mangás da principal premiação da categoria, o Manga Taisho. Bora conferir?

O Manga Taisho é o maior prêmio para mangás no Japão e é concedido pelos revendedores das principais livrarias do país. Seu histórico sempre trouxe bons mangás. No último ano, quem levou foi “Gin no Saji” (Silver Spoon) da autora de Fullmetal Alchemist, Hiromu Arakawa. Antes, vieram 3gatsu no Lion, Thermae Romae e Chihayafuru, todos eles provando consistência de seu sucesso em outras mídias, ou encaminhados nesse processo.

Este ano, temos uma lista interessante que pode ser um bom termômetro do que seguir em 2013! Olha os indicados!

Ansatsukyoshitsu

「暗殺教室」松井優征 – Ansatsu Kyoshitsu (Assassination Classroom), de Yusei Matsui

Uma turma do ginário da escola Kunigigaoka recebe um professor muito diferente. Ele é um alienígena com tentáculos e que atinge MACH-20 de velocidade e vai destruir o planeta em um ano. Durante o tempo que resta, ele ensina seus alunos como matá-lo, a última chance que resta ao mundo.

UmimachiDiary

「海街diary」吉田秋生 – Umimachi Diary, de Akimi Yoshida

Uma família completamente disfuncional se forma depois que o pai, distante das três filhas, falece, deixando elas com uma meia irmã que só conheceram no velório.

Otomegatari

「乙嫁語り」森薫 – Otomegatari, de Mori Kaworu

No século 19, em uma tribo asiática, a noiva de 20 anos, Amir se casa com um menino de 8 anos de uma outra tribo. Recheado de detalhes da vida pacífica daquele povo, a trama só toma um rumo dramático quando Amir é requisitada por sua família.

OreMonogatari

「俺物語!!」河原和音(原作)アルコ(作画)- Ore Monogatari!!, de Kazune Kawahara e Arco

Um homem que sempre foi mais popular entre os amigos do que com as mulheres, sempre carregou o trauma de ter as garotas por quem se apaixona roubadas por seu melhor amigo. Um dia, ele salva uma garota no trem e quando ela aparece para agradecer, o cara imagina que ela se apaixonou por seu amigo, como sempre. Mas desta vez, ele decide tomar uma atitude, sem saber que ela se apaixonou de verdade é pelo homem corajoso que a salvou.

SanzokuDiary

「山賊ダイアリー」岡本健太郎 – Sanzoku Diary, de Kentaro Okamoto

Conta de forma ficcional as experiências reais do autor, que tem licença para caçar animais em florestas e ilhas.

TerraFormars

「テラフォーマーズ」貴家悠(原作)橘賢一(作画)- Terra Formars, de Yu Sasuga e Kenichi Tachibana

Preocupados com a super-população do planeta, os habitantes da Terra começam a planejar a colonização de Marte. Para preparar os testes, mandam musgo e baratas. Quando a primeira tripulação finalmente chega ao planeta vermelho 400 anos depois, são abordados por Terra Formars, uma nova forma de vida inteligente criada a partir das amostras de baratas. E eles não são pacíficos.

NingenKarimenchu

「人間仮免中」卯月妙子 – Ningen Karimenchu, de Taeko Uzuki

Com as dívidas e o suicídio de seu marido, uma ex-atriz pornô afundava em depressão até conhecer um homem 25 anos mais velho, Bobby. As dúvidas, o passado, a diferença de idade e os problemas psicológicos, contados de forma bem humorada, na forma de uma auto biografia muito particular.

HiscoreGirl

「ハイスコアガール」押切蓮介 – Hiscore Girl, de Rensuke Oshikiri

Um jovem garoto vive nos fliperamas dos subúrbios, viciando nos games de 1991. Lá, ele conhece uma garota deslocada. Visivelmente de família rica, ela foge para essas lojas por seu amor aos games. De partida em partida, os dois passam de rivais à amigos, até o dia em que a menina precisa se mudar para os EUA. Prometendo se reencontrar algum dia, eles se despedem. E em 1994, o reencontro acontece.

BokuranoFunkasai

「ぼくらのフンカ祭」真造圭伍 – Bokura no Funkasai, de Keigo Shinzo

Dois adolescentes vivem em uma pequena cidade, que com uma atividade vulcânica, se transforma em ponto turístico com suas termas de águas quentes. Um dos garotos está empolgado com a ideia e o outro não gosta nada da mudança de sua terra. A história mostra essas diferenças, enquanto pontua os prós e contras da mudança repentina da cidade.

BallroomeYoukoso

「ボールルームへようこそ」竹内友 – Ballroom e youkoso, de Yuu Takeuchi (ou Tomo Takeuchi, não achei a leitura exata)

Sem grandes aspirações ou sonhos, um garoto vivia sua vida normalmente até ser salvo de um assalto por outro garoto. Seguindo esse misterioso novo amigo, ele chega a uma escola de dança de salão.

TatsunoKawaiiNanatsunoKo

「九井諒子作品集 竜のかわいい七つの子」九井諒子 – Marui Ryoko Sakuhintsu Tatsu no Kawaii Nanatsu no Ko, de Ryoko Marui

Coletânea de contos publicados da autora, mais um novo, misturando o fantástico com o mundano, em histórias sobre a ligação entre um dragão com um humano, uma sereia e um pequeno jogador de beisebol, Deus e um menino, entre outras histórias, com comédia e drama, em um mundo bem particular.

 

Os favoritos são Ansatsu Kyoshitsu, novo sucesso da Shonen Jump, que no Genkidama a gente chama de Escolinha do Professor Molusco, Otomegatari que vem sendo indicado desde seu lançamento e Terra Formars, escolhido como melhor mangá masculino do anuário “Kono Mangá ga Sugoi 2013”.

O que eu acho? Essa lista sempre serve para ver o que vai ser comentado durante os anos seguintes, mesmo quando não ganham. Afinal, são muitos bons trabalhos e só um vencedor.

Eu não conheço quase nenhum, nem o Assassination Classroom (já que não leio scans), por isso aposto em Otomegatari, que eu li os dois primeiros volumes e até traduzi uma entrevista da autora para o Comic Natalie. Mas esse Ningen Karimenchu me chamou a atenção durante a pesquisa. A autora é ex-atriz pornô e modelo sadomasoquista e apesar de fazer um mangá simples, com arte que parece de criança, recebeu elogios rasgados de gente muito respeitada, como Tetsuya Chiba, de Ashita no Joe. Fiquei curioso para ler. No geral, tudo parece interessante, mas os mais criativos se destacam, como o Terra Formars e Ansatsu Kyoshitsu. No entanto, materiais mais simples na concepção mas bem executados, como Otomegatari e Umimachi Diary, também têm boas chances, vendo o histórico da premiação.

O que importa é que são indicações não só para premiação, mas para leitura. São o que o pessoal que trabalha em livrarias recomenda, dentro da montanha de mangás que saem todos os anos no país. Então, tá curioso pra ler algum bom mangá? Que tal começar por estes onze?

 

6 ideias sobre “Os indicados à melhor mangá de 2012 do Manga Taisho”

  1. Muita coisa interessante, fiquei com vontade de ler quase todos, conheço de nome Ore Monogatari!!, Ansatsu Kyoshitsu e Terra Formars; A.K. já já irei iniciar, mas os outros não tem scan, nem publicação por editora e como eu não domino jp fica impossível .

  2. Nossa, eu fui tentar ler Ansatsu Kyoshitsu e achei realmente muito fraco, mal feito, não entendi mesmo todo o sucesso dele, vou tentar dar mais uma chance e ler o segundo volume, espero estar errado, porque não entendo mesmo o sucesso do mangá até onde eu li.

Deixe uma resposta