Ganbaru! 02

Yo! Novo capítulo de Ganbaru! – Otaku Lifestyle – depois de um bom tempo ocupado aqui.

Sem enrolação, leia aqui

O tema da série é a busca pelo sonho e a manutenção dele depois de alcançado. Apesar de não ser auto-biográfico, é um meio de levar os meus pensamentos, questionamentos e algumas experiências para você que me lê.

Viver de sonhos aqui parece ser uma coisa dura. Não sei dizer se é algo cultural, social, sei lá, mas nós temos uma aversão incrível pela busca do impossível, somos criados convenientemente céticos demais para acreditar em nós mesmos mas crentes o suficiente para acreditar em “se Deus quiser!”. E esse ceticismo alimenta um outro sentimento, que não sei dizer se é inveja, mas que cria nas pessoas uma vontade de desmerecer as conquistas e cobrar mais dos que se esforçam e menos dos que não levantam um dedo pra nada, nivelando a gente por baixo.

É incrível como cobramos alguém que chegou ao topo. Por exemplo, um jogador de futebol, como Luiz, se não joga, faz corpo mole, se joga muito, é fominha, marrento. Talvez porque quem está no topo está à vista de todos e isso parece incomodar tanto que todos querem que ele caia. Como quando você está sentado e conversa com alguém de pé. “Senta aí, meu pescoço já tá doendo!”, dizemos. Relaxa. Pra que sonhar tão alto? Aonde você quer ir com isso?

Outro aspecto do ceticismo é um mais inevitável. A realidade batendo. Quando você não tem mais o que fazer, precisa tomar uma atitude e sabe que seu sonho não vai te alimentar e te vestir. Quando seu sonho precisa ser a massa que faz a liga de uma parede útil e descartável, como é pra Takeru e sua banda, que tentam fazer rock em um cenário tão desfavorável que desanima. Quer viver de música? Faça o que dá dinheiro. O que você gosta, faça por hobbie.

Mas o pior aspecto é a completa falta de sonho, de ambição, de objetivos de vida. É algo que muitas pessoas devem entender, principalmente os mais novos. “Mas eu tenho um sonho…” é uma frase comum, quase negando o fato de que, na verdade, você não quer realmente tudo o que você cobiça. Seria legal se… Eu gostaria de… Se der certo… como se fosse uma decisão de momento, escolhendo o que vai comer no almoço. Rafa é assim. Ele quer ser muita coisa, mas desanima. Chegou numa idade em que tudo muda e vê seus amigos alçarem voo e ele lá, sem direção, querendo voar junto mas só pra estar junto. E chegou a hora que não dá mais.

Mais difícil do que lutar por seus sonhos é encontrar um para chamar de seu. Fugir da zona de segurança, da fantasia que os pais protetores criam, dar um primeiro passo pra verdadeira liberdade, a liberdade de espírito.

É um assunto recorrente meu, o de ter e buscar sonhos, e por isso, sinto que pode ser algo divertido.

Numa próxima vez, tagarelo mais um pouco por aqui! Boa leitura!

 

Ganbaru! – Otaku Lifestyle 02

Uma ideia sobre “Ganbaru! 02”

  1. Hmmm… “viver de sonhos aqui no Brasil é coisa dura” nem me fale!

    Alias este tópico até mereceria um texto mais longo e detalhado sobre o assunto. No Brasil realmente as coisas são difíceis e muitas pessoas ao redor tornam tudo mais difícil ainda. Deve ser cultural mesmo.

Deixe uma resposta