Galilei Donna – Review – Temporada de Outono 2013

Yo!

Enquanto tá todo mundo fazendo primeiras impressões… Bora ver!

Abrindo espaço para fazer reviews individuais de animes, vou aproveitar a temporada passada pra falar sobre os animes que assisti na temporada passada. É uma forma de também fazer algo em retorno pela falta dos reviews semanais.

Para começar, escolhi Galilei Donna, um anime que sequer estava na minha lista inicial, no Guia XIL de Animes da Temporada de Outono de 2013. Mas eu tentei ver todos os primeiros episódios de animes que eu pude. E tive uma boa surpresa com este.

A sinopse da história me fez torcer o nariz. Três irmãs que descendem diretamente de Galileu Galilei acabam entrando em uma confusão envolvendo uma nova fonte de energia e o tesouro secreto de Galileu. Em uma espécie de ficção científica road trip, elas viajam pelo mundo e fogem de piratas e de uma grande organização que monopoliza a energia.

e499c67f-s

As três irmãs têm personalidades bem conhecidas de quem curte animes. A menininha inocente e meio deslocada, a revoltada tsunderê e a irmã mais velha independente, mas irresponsável. E no primeiro episódio, isso pode irritar quem já viu mais de cem animes. Depois de ver tantas séries, é até impossível você não fazer associações e comparar.

Mas uma coisa que eu passei a fazer é não pensar muito nisso. Claro que se é óbvio que é copiado ou que é uma versão de uma história sem tirar nem por (-COF-Gargantia-COF-) é difícil. No caso de Galilei Donna, o que acontece é mais de uma história cheia de elementos comuns, mas montando os blocos de sua forma particular. E acho que isso é o mais importante pra quem vai ver uma história.

O clima de série de aventura dos anos oitenta, apenas trocando o grupo de garotos por três irmãs e as boas ideias de mechas, a coragem de mostrar um mundo cruel apesar de tudo parecer indicar uma história mais leve, tudo isso conta a favor no resultado final e cria expectativa para o final.

Commie-Galilei-Donna-03-08CCD2CC.mkv_snapshot_14.11_2013.10.27_15.57.19

Não é uma série para a vida, não é um anime pra Top 10. Mas é uma boa história e diverte, tem boas escolhas na hora de fechar capítulos e te mantém na história cem por cento, sem histórias intermediárias, de ligação ou que servem só de escada. Se a mesma história fosse transformada em um filme, funcionaria muito bem também.

10 ideias sobre “Galilei Donna – Review – Temporada de Outono 2013”

  1. Acabei de assistir agora mesmo. Mas aqueles três últimos episódios foram horríveis. Pior cena de tribunal possível! E aquele romancezinho do episódio 10 é muito errado. Tirando esses episódios, a série é “ok”.

    Acho que se fosse completamente “character-driven” teria um resultado muito melhor, porque a série caga tudo quando tenta explicar de mais o plot.

    Mas tem seus pontos que são mais que legais. Alguns exemplos: o Roberto, que é um vilão frio e contido, com uma pose bem de hitman, mesmo (coisa rara em anime, que geralmente tem vilão que fica cantando vantagem). E o desenvolvimento do relacionamento da Anna com as três irmãs.

    1. Tinha apagado da mente o tribunal, verdade. Lembro até de dar um facepalm quando a mãe delas apareceu. Só que o romance eu não achei errado. Se achar, precisaria repensar o que acho de De Volta para o Futuro. Ainda assim, um bom anime de Sessão da Tarde.

      1. Mas pelo que parecia… o Galileu já tinha bem mais que 13 anos (idade da Hozuki), quando apareceu. A questão da ancestralidade fica só como um adicional.

        Mas sim… é um bom anime Sessão da Tarde. Aliás, uma coisa que, pelo menos pra mim, ficou legal foi o uso do 3DCG. Não ficou tão na cara e o movimento não ficou travado quando o usam. Diferente de Yowamushi no Pedal, por exemplo. Que apesar da animação estar muito legal e as cores bem vivas, o 3DCG (às vezes) aparece de mais e dá uma sensação de movimento travado e de quebra de continuidade.

        1. Ah, eu não vejo muito pelo lado idade. Por que se parar pra pensar, ele não fez nada com ela, além de deixar poemas que mostravam que ele gostou dela de alguma forma (que nem deixa claro se é romantico mesmo. Pode ser como um par, como uma pessoa especial, afinal, ele era um homem solitário em sua inteligência e ela foi um raro caso de alguém com quem ele podia partilhar suas ideias mais brilhantes ao mesmo tempo que não pode ficar por muito tempo. De certa forma, independente de como seja de verdade, essas lembranças sempre parecem com amor.

          E concordo, o CG é brilhante. Hoje em dia, tem ficado cada vez melhor. Em série pra TV, tá num nível muito alto.

  2. Sério que você conseguiu gostar do desenvolvimento de Galilei Donna? Até o episódio 4 ou 5 pra mim ainda tava aceitável, mas daí pra frente ficou intragável com colares mágicos, viagens no tempo etc. :/

    1. Não acho que isso tenha estragado a história, o colar faz parte desde o começo e a viagem, por mais que seja uma escolha ruim, serve pra resolver a história. Sem aquilo, é uma busca ao tesouro. Com aquilo, tem o valor do legado, a resposta do paradoxo temporal e um motivo para o tesouro existir.

      1. O Colar tava lá desde o começo, mas no começo ele só servia pra iluminar os sketchs lá, daí a transportar as coisas no tempo…

        Bom, opiniões né rs

  3. Ainda acho que a ideia inicial é muito fraca, mas como eu vi alguns reviews, me interessei pelo anime. Esse desenrolar do enredo que você apontou me deixou um pouco mais instigado. Quando rolar um tempo, eu assisto de uma vez.

Deixe uma resposta