5 Cenas de Animes de Mechas Inesquecíveis

Yo!

Eu adoro animes de mecha! Já assisti muitos, mas confesso que muito desse meu gosto vem da série de games Super Robot Taisen. Essa seleção que eu fiz é de momentos inesquecíveis de animes em mechas. Os vídeos são spoilers, claro, mas o texto você pode ler sem medo mesmo se não assistiu. NÃO está em ordem de importância, porque, né? Tanto faz, todas são fodas!


Tengen Toppa Gurren Laggan – Aniki wa Shinda. Mou inai!

Essa cena de Gurren Laggan é simplesmente foda. Simon é o protagonista cagão, que ninguém leva muito a sério. Mas é na tragédia que ele mostra mais profundidade e essa cena pavimenta o terreno pra que ninguém mais ache que Gurren Laggan é um anime do Kamina! Dando a volta por cima, ele impoe respeito na bagaça. Pela primeira vez, a frase de efeito parece dele mesmo, e não só de um papagaio do antigo líder da Gurrendan.

 


Mazinger Z – Final

Mazinger Z é de uma época muito inocente. Apesar disso, é do Go Nagai. Então, mesmo com episódios bizarros, como o da Minerva X, uma Mazinger feminina que se apaixona e namora com o robô, a série também é cheia de violência. Não lembro se o protagonista crescia durante a série, mas essa cara de velho é de um menino de 16 anos, Kouji Kabuto. O final da série nem é bem um fim, já que continuou em Great Mazinger, mas como ninguém fazia ideia na época, imagine você ver essa cena achando que é o fim de tudo. É o tipo de tortura que só rola com robôs, mas não deixa de perder o impacto. É considerada uma das dez cenas mais lembradas pelos japoneses.

 


0083 Stardust Memories – Solomon yo. Watashi wa kaetekita!

Eu adoro Gundam. Principalmente as séries do Universal Century. Mas tive uma identificação especial com essa série de OVA, Stardust Memories. Kou Uraki, o protagonista, ao contrário de todas as outras séries, é simplesmente um piloto normal. Ele não tem poderes mentais nem nada que o distancie da humanidade. Mas ele tem Dendrobium! E isso é a estupidez de um anime de Super Robots em uma série mais pé no chão (na medida do possível). Só que quem rouba a cena é Gateau, o vilão carismático, que quebra um certo tabu das séries de Gundam, por não usar máscara. Entre tantos momentos pra escolher, fiquei em dúvida entre a cena do Mobile Armor vermelho e esta, mas o momento em que Gateau volta à Solomon com um Gundam roubado e uma vingança, fica um misto de sentimentos pelo ato terrorista, quase justificado.

 


Mobile Suit Gundam – Meguriai Sora Hen

Gundam clássico! Grandes momentos, difícil escolher. Mas o final é na medida certa. O embate final entre Amuro e Char, primeiro de Mobile Suits, mas depois que a coisa fica feia, eles partem pra… ESGRIMA! Detalhe pra cena final do Gundam RX-78-2, tão emblemática que virou um dos pôsteres mais famosos da série. Antes de ver a série de TV completa, eu assisti os três filmes que compilam ela, cortando coisas desnecessárias, como o G-Armor. E dos três, o mais legal mesmo foi o último filme, não tem como negar. E ter um lugar pra voltar é uma coisa incrível.

 


Ghost in the Shell Stand Alone Complex – Bokura wa Minna Ikiteiru

Por duas séries e mais os filmes, você via os Tachikomas, robôs com inteligência artificial ajudando o pessoal da Seção 9. Apesar de não terem forma humanóide, nem rostos ou mãos, eles esbanjavam personalidade, mesmo entre eles mesmos. Vozes infantis ainda acentuavam a posição de mascotinhos graciosos de 4 metros, e sua curiosidade também remetia à uma imagem infantil. Mas eles filosofavam, sobre sua posição, sobre os membros da Seção 9, sobre as pessoas. E no momento do sacrifício da inteligência coletiva deles… eles cantam. E é uma música infantil, Bokura wa Minna Ikiteiru, um equivalente à “Somos todos necessários” lá no Japão. A letra falando que todos estamos vivos, que os insetos e sapos também estão e eles dançando e trabalhando em seu suicídio, por um bem maior, mas que ninguém vai se lembrar.

 

21 ideias sobre “5 Cenas de Animes de Mechas Inesquecíveis”

  1. Man, eu só vi Gurren Lagann desses aí.

    Só minha opinião: lista de cenas épicas de anime mecha sem Evangelion, pra mim n tem credibilidade.

    1. Desses, você só viu Gurren Lagann. Não tem credibilidade. Hehe! Mas falando sério, pega qualquer um pra ver. Vale a pena. E como eu disse, é pra fugir do óbvio. Listas óbvias não acrescentam nada.

      1. Pô, foi mal, cara. Reconheco q eu falei sem propriedade mesmo. Não sei muito então não posso julgar. E ainda exagerei no lance de credibilidade.

        Mas ainda acho que devia ter Evangelion aí, rsrsrsrs.

        E quanto à GITS eu vi só o primeiro filme, pretendo ver tudo relacionado à franquia algum dia. xD

          1. Papo de vocês tá bom, mas eu vou me meter um pouco.

            Jushin Liger, de Go Nagai. O robô era orgânico, movido por conexões neurais e no anime, era o Seiya pilotando um robô gigante.

  2. Como assim não tem a cena final do movie de Ideon? Como assim não tem a cena do 3º impacto de The End of Evangelion?

    Mas enfim, lista interessante. E Gurren Lagann é escolha obrigatória de coisas mais recentes, de fato.

    1. Ficou na lista do “quase”. Gunbuster é legal, mas não teve nenhuma cena em específico que eu lembre até hoje.

  3. Ótimo post, também gosto muito de animes de mecha e um MUITO OBRIGADO por me lembrar de uma cena que eu jé tinha esquecido e que é muito importante pro otaku que sou hoje, essa cena de Ghost in the Shell é de dar lagrimas nos olhos XD.

  4. Quando penso em cena inesquecível de TTGL sempre vem a formação do Super Tengen Toppa Gurren Lagann, mas poxa, essa cena de quando o Simon vira hominho também é genial.

    1. Também é legal, mas é numa fase onde o nível da história já é outro. Escolhi essa porque acho que é a mais empática possível. Transformou o Simon de Shinji pra Kabuto Kouji em um capítulo.

  5. Ai ai neo-otakus fazendo tops…. mas enfim

    QQ top sobre mechas tem que estar incluido a cena do episódio 27 de Macross, o ataque suicida da Macross contra a tropa Zentradi, esta cena não é apenas uma das melhores cenas (e mais bem feitas) dos animes mechas mas de toda história da animação japonesa.

    1. Não pra mim. Nunca fui um grande fã de Macross, provavelmente porque os robôs são secundários e sem carisma nenhum. Vottoms também tem robôs que poderiam ser tanques, mas tem muito mais background. E ainda tinha Ideon, Zambot 3 e até Eva na frente de Macross PRA MIM.

      Ah, mas não encare a lista como um top, é um apanhado de cenas legais para quem conhece relembrar e quem não conhece se interessar.

Deixe uma resposta