1 Litro de Lágrimas (e uma vida de dor)

1LitrodeLagrimasReview

Yo!

A NewPOP anunciou em seu lineup pra este mês o livro “1 Litro de Lágrimas”, a história real de uma menina lutando contra uma doença.

Este novo lançamento da NewPOP, investindo mais em livros, traz um sucesso japonês para o mercado brasileiro. E adivinha quem trabalhou no livro? Pois é!

Para quem não conhece, 1 Litro de Lágrimas não é um livro narrado. É uma coletânea de pedaços de diários de uma menina chamada Aya Kito, que durante os melhores anos da vida para uma garota comum, sofreu de uma doença que a destruia aos poucos, degenerando seu cérebro e fazendo seu corpo se tornar sua tortura e sua prisão. É um triste relato onde vemos ela ganhando e perdendo a coragem, sofrendo por não poder ser uma menina comum. Realmente, não é o que a gente espera ler em qualquer livro.

Cena da novela que adapta o livro, com Erika Sawajiri.

Cena da novela que adapta o livro, com Erika Sawajiri.

Aya Kito viveu em Toyohashi, cidade portuária da província de Aichi. Para quem leu em algum lugar dos meus textos, sabe que eu vivi dez anos nessa mesma cidade. Outros tempos, já que ela faleceu um pouco depois que eu nasci. Mas todos os lugares citados, os hospitais, a região onde ela morava, o colégio… É estranho sentir que a história aconteceu assim tão perto e não em algum lugar fantástico e distante.

Certo dia, eu voltava do trabalho e ao olhar pela janela do ônibus, pude ver uma agitação em frente ao Teatro Municipal da cidade. Estavam gravando. Talvez em Tóquio isso seja comum. Quem sabe em Nagoya, maior cidade de Aichi… Mas em Toyohashi era novidade. Eles gravavam uma cena da novela que adaptou o livro de Aya, com Erika Sawajiri interpretando ela, no papel que a jogou ao estrelato. Porque a novela foi um sucesso. E ela veio depois de um longa metragem com outro casting, que também foi muito bem recebido.

Mas Aya nunca viu esse sucesso. Ela morreu um pouco depois que a primeira tiragem do livro saiu, aos 25 anos. Esse livro foi uma promessa que sua mãe havia feito para Aya. Mesmo que estivesse no fim de sua vida, acamada e praticamente inerte, Aya sorriu. Seu livro não vendeu muito no começo, era um livro pequeno perdido nas livrarias. Mas aos poucos, as pessoas foram conhecendo, lendo e indicando, e antes que pudessem perceber, se tornou um grande sucesso. E o litro derramado já se somava a rios de lágrimas.

A verdadeira Aya Kito, antes da doença afetar sua vida.

A verdadeira Aya Kito, antes da doença afetar sua vida.

Antes da doença, ela era uma menina inteligente, que gostava de ler e ouvir música clássica. Era um pouco preguiçosa e chorona, como uma garota normal deve ser. E teve reações de uma garota normal quando percebeu que a cada dia sua vida ia ficando pior. Que suas amigas iam se distanciando, mesmo que a amassem, e sua família precisava mudar sua rotina só por ela. E talvez o momento mais doloroso seja quando, depois dos relatos de Aya, você consegue cruzar informações com os relatos de sua mãe e de sua médica. Aya é gentil e parece tomar cuidado com as palavras em seu diário, mas a medida em que você entende o que estava por trás de cada momento, as lágrimas escorrem, em litros.

Eu não sei bem onde cabe uma história dessas em minha bagagem, é algo que é difícil de saber onde guardar, mas acho que é um livro que é preciso ler por algum motivo. Cada um deve ter o seu.

1 Litro de Lágrimas – Diário da Garota Aya e Sua Luta Contra Uma Doença Incurável sai pela Editora NewPOP. A versão em mangá já está disponível.

1 Litro de Lágrimas
(Ichi Rittoru no Namida)
ISBN: 978-85-60647-60-6
Aya Kito
15 x 21 cm – 200 paginas – Papel Chamois Bulk – Capa Cartonada 4×0 com orelhas
R$ 29,90

480728_564240536940015_78575440_n (1)

Leia no Gyabbo! também!

3 ideias sobre “1 Litro de Lágrimas (e uma vida de dor)”

  1. tem algumas frases dela aki,como essas: ”Porque essa doença me escolheu ?
    Destino é algo que nao se pode coloca colocar em palavras”

    Felicidade ? voce é feliz ? estou a procura no fundo do meu coração,para que eu seja feliz”

    “Não sou a única que sofre.
    Aqueles que não são etendidos, aqueles que não entendem, ambos são ruins.
    Se eu fosse uma flor, minha vida seria um botão.
    Esse começo da juventude, quero guardar sem arrependimentos.”
    pois eu choro mtoo quando vejo o dorama e sinto a dor dela a cada vez mais

  2. bruno, o dorama desse livro 1 litro de lágrimas é mais emocionatemente ainda do que o livro, mas acredito muitoo que muitas pessoas vão amar o livro e chorar assim como o dorama que ja vi milhares de vezes..bruno voce vai amar o livro dela acho que nao final do livro da aya kito tem algumas frases que encantam o publico todo e eu amei as frases dela

  3. Manoo!!! Melhor noticia do ano. Cada vez mais fã da ediotra, achava que jamais leria esse livro em português. Obrigado Fabio, obrigado Newpop!! Adorei o mangá. E tenho certeza que vou adorar o diário dela.

Deixe uma resposta