13 thoughts on “Video Quest 11 – Suzumiya Haruhi no Yuutsu”

    1. Se eles estão tão equivocados assim nas análises, por favor, elucide nossas mentes confusas, porque a maioria dos que assistiram concordam com o que eles dizem…

      1. Acho que posso ajudar…

        Começando pelo vídeo abrir dizendo que a Haruhi GANHA um poder de alterar a realidade. E ela não GANHA poder nenhum, isso esteve nela desde sempre. Os poderes dela sempre foram suprimidos por seu passado, até encontrar o Kyon. https://www.youtube.com/watch?v=XE-qmHdZIKU

        Depois o Urso começa dizendo que assistiu Haruhi como uma ficção científica… Assistiu errado e pôs a culpa na obra. Haruhi Suzumiya utiliza ficção científica como ferramente dramática, pelos personagens, assim como Steins;Gate.

        “[…]irritante e chata, que deveria ser a pessoa mais legal do mundo…” (não, ela não deveria…)

        Em seguida reclamam que a ficção científica é usada pra engrandecer a Haruhi (em nenhum momento a obra faz isso), e que isso é errado porque ela é chata e irritante, sendo que ela ser assim é justamente o ponto da história. Existe uma reprovação contra a Haruhi, por parte do próprio Kyon. É a mesma coisa que reclamar do Shinji ser um bundão.

        O que chamaram de “engrandecer” é simplesmente a obra tratando a Haruhi como humana. Não é por desgortar da personalidade “elétrica”, agitada e animada da Haruhi que ela deva ser tratada como lixo. Essa é parte da mensagem principal de Haruhi Suzumiya, que é respeitar as diferenças, porque não existe ninguém normal no mundo, assim como Haruhi, que buscava apenas aliens, espers e viajantes do tempo, aceitou Kyon e os outros mesmo acreditando que eram humanos: http://imgur.com/a/Y6Q6s

        O Koizumi não pára o Kyon só porque a Haruhi pode destruir o universo se levar um tapa, ele faz isso porque não se resolve nada com violência. Não é batendo na Haruhi que ele vai resolver o problema. E ela se arrepende, pede perdão através de “God knows…” e passa a refletir sobre a própria vida: http://imgur.com/a/Y6Q6s

        Na cena de “God knows…” é possível ver o suor pingando e escorrendo em seu rosto. A balada da não-Deusa em seu ato de desespero e com esforço máximo, gritando “Sou uma garota normal! Me perdoe! Também posso fazer coisas boas! Também sou capaz de ajudar alguém sem pedir nada em troca! Não sou um Deus: https://www.youtube.com/watch?v=WWB01IuMvzA

        Also, a Haruhi NÃO ACREDITA naqueles seres, ela mesma admite que eles são ficção, mas gostaria que existissem. Ela é igual ao Kyon: http://imgur.com/a/uhVEu

        Engraçado que a obra inteira preza pela ideia de que não existem pessoas normais e desconstrói a personalidade da Haruhi Suzumiya, mostrando que por dentro daquela casca havia uma jovem garota que uma vez perdeu sua razão de existir e se redime através da música. E mesmo assim, qual a resposta de algumas pessoas? Chamá-la de chata e irritante. Acho que ninguém captou a mensagem de não julgar o outro por fragmentos externos de personalidade…

        O pior é que mesmo questionando a funcionalidade da ficção científica, eles reclamam que a Nagato não fala o que ela sabe pra ninguém. Será que ela não conta isso porque influenciar a ordem natural das coisas com o conhecimento dela causaria um paradoxo temporal? Será que não foi exatamente isso que aconteceu no filme? Questionar ficção científica e reclamar que a personagem não causa um paradoxo temporal de propósito é meio esquisito…

        Ah… eles também questionam que ninguém pergunta, sendo que sim, o Kyon pergunta, tanto que a Asahina tem que explicar que são informações confidenciais. Also, tanto Nagato quanto Asahina são paródias de estereótipos Moe, e a Haruhi explica isso no primeiro episódio (cronologicamente), tomando a posição do autor. Já o fato da Nagato ser desse jeito é explicado no filme. Se quer saber por quê a Nagato é assim: http://imgur.com/a/llUQt

        Provavelmente só concordo [em partes] com o argumento da ordem cronológica invertida, eu mesmo assisto na ordem correta. A KyoAni só fez isso pra tentar “melhorar” o clímax da história, só que o episódio final (cronológico) se encaixa perfeitamente na série sendo exatamente o último, porque ele é um prenúncio e um cliffhanger para o plot do filme. Ele utiliza diversos ângulos de câmera de modo que a Nagato e o ambiente à volta dela parece estar sendo observado por alguém: http://imgur.com/a/L2Ydb

        O plot de Endless Eight é o mesmo, mas os episódios não são iguais. A ordem dos eventos muda e a KyoAni utiliza diferentes filtros de imagem.

        As ações humanas jamais se repetem com 100% de exatidão, somente as máquinas conseguem essa façanha. Embora sejam loops temporais, as ações dos personagens sempre diferem, em pequenas nuances, e tal característica é representada pela visão da Nagato, através dos diferentes filtros utilizados em cada episódio. Pra ela um loop temporal deveria ser literalmente 100% igual.

        Nagato, após tantos loops, passou a perceber aquelas nuances, e foi esse excesso de informações que culminou no arco (filme) Disappearance. Ela percebeu esta característica única do ser humano, e desejou ser como ele. Desejou ter sentimentos e ser uma garota normal. Admito que 8 episódios foi exagero, a KyoAni é conhecida por experimentos como este (as animações de Hyouka e Nichijou, por exemplo). Na light novel mesmo esse arco só tem 30 páginas. Mas para fins de fazer você sentir na pele o mesmo que a Nagato, funciona. De uma forma grotesca, mas funciona. Eles ficaram putos, não?

        Eu já li muitas críticas a Haruhi Suzumiya, concordo com algumas, e também tenho minhas críticas a adaptação da KyoAni em comparação com as novels (por exemplo o fato da 5º novel ser adaptada antes da 4º, que é o filme), definitivamente não é uma adaptação perfeita, mas essa de longe foi a pior crítica que já vi… Eles acham que a Haruhi é a protagonista… O protagonista é o Kyon, a Haruhi é uma personagem secundária. Eles não tem a menor noção sobre o que assistiram. Detesto esse argumento, mas… Não entenderam nada do anime.

        Quem não sabe nem quem é o protagonista de uma história qualquer, definitivamente não entendeu nada… A maioria concorda com eles porque são zumbis sem opinião que adotam opiniões populares como verdade. Ou ao menos adotam a opinião dos caras que ficaram meio famosinhos no YouTube…

        1. Pergunta, porque eu não vi até o final: a história toda foi amarrada nesse anime ou mais pra frente? Porque eu to em dúvida se as informações que você trouxe são referentes a essa obra, ou às novels, filmes e spin offs, pois se este for o caso sua defesa falha.

          1. Está tudo no anime. E você provou meu ponto final: “Pergunta, porque eu não vi até o final”. NÃO VIU ATÉ O FINAL E ESTAVA ALI DEFENDENDO ELES COM BASE EM CONCORDÂNCIA POPULAR.

          2. Hum, agora ficou melhor explicado. Creio que o caso do Video Quest foi questão de expectativa quebrada e falta de tempo/vontade de assistir com mais calma, o que não aumenta a qualidade da crítica, apenas justifica a reação.

        2. A Haruhi confirma ainda nesse anime que não acredita nessas coisas, ou é informação da novel, ou outras mídias? Porque lembre-se, a análise está sendo feita com base NESSE ANIME, não no conjunto da obra. Ou vai dizer que a série do Demolidor ser boa exclui a merda que foi o filme anterior? Entende o meu ponto?

  1. a lista de animes que nunca vou entender.

    1 – neon genesis evangelion
    2 – guilty crown
    3 – psycho pass
    4 – code geass
    5 – mahou shoujo madoka magica
    PS se alguem quiser me explica qualquer so comentar.

Deixe uma resposta