Protagonista e Personagem Principal

Reflexões sobre a diferença entre protagonista e personagem principal, com base em Shingeki no Kyojin, Eren Jaeger, Levi Ackerman, e mais uma porrada de personagens.

LINKS

Redefining Protagonist and Main Character, por James R. Hull

Reflexões sobre a diferença entre protagonista e personagem principal, com […]

13 thoughts on “Protagonista e Personagem Principal”

  1. Se for analisar dessa maneira, poderia tbm existir protagonistas diferentes, não? Posso estar falando merda, mas usando como exemplo Ansatsu Kyoshitsu, ao meu ver o Nagisa é o personagem principal da história. Por mais que seja apresentado um pouco de cada um da sala, inclusive os professores, é o Nagisa “Sem Gênero” que se torna a ponte entre o leitor e a história. Só que na atuação prática, todos têm seu momento. Então, já que praticamente todos os assassinatos e ações são geralmente feitas em conjunto, seria errado afirmar q a Classe E é o protagonista da série ?

  2. Muito interessante, sem dúvida. Como fica o slice of life, nesse caso?

    No caso de Barakamon, por exemplo, em que o personagem principal é meio que “exilado” para um vilarejo e tudo gira em torno do relacionamento dele com as pessoas desse lugar, o que pode ser considerado o problema a ser resolvido? Se não há problema, pode-se dizer que a história não tem protagonista?

    1. mas a questao é o handa ainda toma atitudes, ele reage , ele toma partido de sua situaçao , ele so foi jogado num cotidiano que nao conhece e que depois passa a interagir com as pessoas de la , Um outro exemplo parecido com o handa é o hachiken em gin no saji , e se vc forcar a barra um pouco pode ser comparado a filmes como o ultimo samurai ou dança com lobos , onde o personagem assimila uma cultura nova e toma partido dela para defende-la

    1. sei que a pergunta n foi direcionada para mim mas vou fazer um comentário para mim um história tem um protagonista definido porém levando exemplo um B-shonen Naruto o protagonista óbvio é o Naruto porém tem momento na história que o antagonista Sasuke recebe um foco dentro da história que o faz parecer um protagonista ( isso no shipuden no clássico eu não me lembro de muita coisa ) em outro shonen Bakuman (se n sabe que anime é assisti é muito bom) temos dois protagonista mas história se foca mais pro objetivo do Mashiro então minha opinião é que pode sim ter 2 protagonista em uma história porém é provável que a história vai se focar mais em um deles posso resumir isso em protagonista numero 1 e protagonista numero 2 escrevi muito e pode tá tudo errado basta colocar seu ponto de vista

  3. se vc for analisar friamente , em dragon ball z acontece isso algumas vezes no mesmo esquema de fairy tail , onde o gohan é o protagonista e o goku é o personagem principal, ou isso as vezes se perde no caminho também , dar a entender que sera no principio ai a historia toma um rumo diferente…

  4. Legal esta linha de pensamento, gosto de imaginar então que existe, histórias onde se tem um personagem principal mas não existe um protagonista e também de história que tenham um protagonista com um mínimo de participação e todo um grupo de personagens principais divididos em situações menores que formam uma história maior. Gostei da teoria! Parabéns pelo vídeo!

  5. Hoje li sobre a diferença sobre conto, novela e romance, e além do numero de páginas (e subsequentemente de palavras) está na questão de que a novela ” toda a ação acompanha a trajetória de um único personagem (o romance, em geral, apresenta diversas tramas e linhas narrativas).”

    Um mangá com esta estrutura de protagonista e ou personagem principal no geral é uma novela, Game of Thrones já é um romance (ainda que eu nunca tenha lido ou visto a série ousei este exemplo).

    1. Conto – quando Renê diz no MDM que tem uma esposa imaginária
      Novela – O dia a dia de Renê e sua esposa imaginária.
      Romance – Renê contando a viagem imaginária que fez com a esposa imaginária.

  6. Fica então a dúvida sobre a função do personagem orelha. Se o personagem principal são os nossos olhos e quem resolve os problemas o protagonista onde fica o orelha? Digo isso especialmente falando de Shaman King onde um dos coadjuvantes mais importantes da história é tbm um orelha, porém, ele tem um impacto muito grande na história. Estou falando obviamente de Mana que conta grande parte da história e passa todo o conteúdo. Nos importamos com o Ryo, sim, no entanto, arrisco dizer que Mana é importante demais para ficar de lado. Então, como fica isso?

  7. Legal a consideraçao sobre o assunto…outro exemplo atual disso e Madoka Magica onde a Homura atua como protagonista e a propria Madoka e personagem principal…outro exemplo k me vem a mente tbm e kill la kill onde a Ryuko e a personagem principal e Satsuki ea protagonista enfim isso e o legal em animes alem do intreterimento podemos levar seus assuntos alem e ponderam sobre diferentes assuntos

  8. Gostei muito do vídeo e acho super interessante este debate.

    A partir do que o Kitsune falou me surgiu um pensamento
    óbvio, mas que de certa forma me surpreendeu. A maioria das historias que eu
    vejo é uma saga do personagem principal se tornando um protagonista .

    Também pensei no Rurouni Kenshin. O personagem principal no caso
    o Kenshin, é o personagem principal. O problema é que o Japão está mudando, mudança
    esta desejada e implementada pelo lado vencedor da guerra.O Kenshin fez parte
    desta guerra, mas ele se omite. Não que agir, não quer a mudança e também não
    quer impedir a mudança (não quer ser o protagonista).

    Posso cometer um grande erro agora. Seguindo esse raciocínio o Shishio é o grande protagonista de Rurouni Kenshin? Sendo que, ele quer a mudança, ele acha que o Japão está mudando para pior e quer resolver esse problema.

Deixe uma resposta