Video Quest 60.1 – Berserk – Era de Ouro (mangá) A Dialética do Destino

Finalmente completando a mais clássica e memorável fase de Berserk: A Era de Ouro! Neste vídeo, não fazemos uma análise ampla da série, e sim tentamos focar em apenas um tema, que na nossa visão, é “o” tema da obra: DESTINO.

E aí, qual é o tema de Berserk para você? Opine abaixo!

Finalmente completando a mais clássica e memorável fase de Berserk: […]

25 thoughts on “Video Quest 60.1 – Berserk – Era de Ouro (mangá) A Dialética do Destino”

  1. Bem vamos lá minha opinião , acho que só que vocês esqueceram de certas coisas como o Skull kinght falando que o destino de gutts é destruir essa corrente do destino ou a própria vida, ainda não se sabe, e outra uma analogia melhor seria que gutts é um cão contra uma boiada ,e ainda sim ele não é um heroi, uma outra acho que caska deveria ter morrido serio ja deu, para de estupra ela miura para com isso .

    1. De fato acho que casca só existe para ele lembrar do como era o antes e o agora e o que se perdeu sem falar do desejo de justiça ele não é um herói ele não é nobre é um homem amargurado que disse chega não aguenta mais a sua humilhação de viver.

  2. Muito bom o vídeo, gostei demais.
    Mas eu queria fazer uma observação. Vídeos com temas focados pra mim, funcionam quando você fala de apenas da versão oficial de uma obra, como foi o Exemplo de Angel Beats.
    Porem no caso de Berserck, nas adaptações falar de quase todas as partes das obras, e na original focar em apenas um tema é estranho porque (pra mim) deixa algumas “falhas”. Como por exemplo o Kitsune disse que odiou o trabalho que fizeram com a Caska (ou Kasca) nos filmes, só que vocês não falaram o porque disso nesse video.

    Resumindo eu acredito que uma franquia deve ser “criticada” inteira por igual. Porque analisar partes de uma mesma obra de maneiras diferentes é meio estranho pra mim.
    Por favor me respondam e até mais .

    E mais uma coisa. Eu sou Gabriel Rocha, tenho 16 anos, moro em Tremembé (município não o bairro)

    1. Não pela razão de analisar que de fato analisou mas foi de ter falado como se todos soubessem ou tivesse lido o mangar eu entendi porque eu li berserk todo mas teve gente que não leu só viu o mangar então kitsune naquele momento falou como se todos soubessem ou para os que já sabiam.

  3. Eu acho que a luta do Guts numa visão geral é a luta do profano contra o sagrado. Sim, ele esta lutando contra o destino mas eu sempre o vi na verdade lutando contra deuses (um Seiya Dark xD). Ele simbolizando a humanidade, luta para sobreviver mesmo sua vida não tendo sentido algum. Ele não é uma pessoa boa nem de longe, mas eu não consigo não torcer por esse cara que é praticamente um bug da vida, o cara nem deveria ter nascido e ta aí vivo desafiando o inimaginável.

    1. Mal ele também não é, a vida o forçou a afastasse das pessoas mais nunca o vi judia de nenhuma menos com monstros. ele foi estrupa por um negão aos 10 a 12 anos a mando de seu pai acho que isto é motivo de fato de ele se mal encarado mas mal ele não é.

  4. A existência e luta contra um possível destino concerne também a vida das pessoas, é uma daquelas grandes perguntas da vida que transforma todo humano em filósofo.
    Expurgando qualquer elemento religioso, concluo que o que as pessoas chamam de “destino” pode ser chamado de “Determinismo” – Todas as ações são efeitos de ações anteriores, onde os sujeitos não possuem nenhum poder de livre escolha sobre suas próprias ações, e as vezes sequer há curso alternativo para escolha.
    Pode-se dizer que Guts é uma representação da condição passiva humana em face ao determinismo. Além, Guts nem mesmo “escolhe” lutar: A sua personalidade, que é um mero produto da sua natureza, de sua origem e de influências externas, atuam numa conjuntura que não lhe permitem fazer outra escolha, senão lutar. Portanto, na minha opinião, Guts não está “lutando contra o rio”, ele está no rio. Rio este que prende também Grifith, Skull Knight, eu, você…

    1. *Esse comentário é meu, é muito parecido com o outro, pois quando estava escrevendo este, a página deu um bug e atualizou, pensei que não tinha sido postado, então reescrevi com outras palavras. Sorry pela bagunça.

    2. Bom, mesmo que nos estivermos no rio sendo que Grifite e os outros dedos de Deus são as fluentes gats está lutanto contra o curso do rio quando eu li o mangar em determinado ponto sim ele era passivou mais assim como todos nos quando ele perdeu tudo ele só tinha duas escolhas aceitarlutar contra eu vejo gats como um salmão que luta contra o rio.

  5. Na minha visão de mundo, que é determinista, Guts não está lutando contra o rio. Ele sequer escolhe lutar. Todas as ações são meras consequências de ações anteriores, sobre as quais o indivíduo nunca teve controle. A própria personalidade é produto secundário de fatores externos como genética e o contato com o ambiente. Sendo assim, Guts não escolheu lutar: A sequência de fatos que se sucederam, todos efeitos de causas anteriores, confluiram de tal modo que Guts não poderia agir de outra maneira, senão lutando. Vou além e digo que neste mesmo rio estão presos Grifith, eu, você… Quem sabe o Miura não compartilha da mesma visão determinista e o Guts é uma grande representação de disso…
    E prova de que o próprio Grifith está nesse mesmo rio é a seguinte: Foi admitido no vídeo que é consenso aceitável Grifith ter sacrificado os colegas, pois dotado da natureza que possui e das experiências que viveu, não era esperado que agisse de outra forma.

    Bom, é isso.

    1. já eu vejo de outro modo, grifite poderia ter conseguido tudo sem isto é o que gats pensa, na visão de gats ele sacrificou todos os amigos e irmãos e estrupa a namorada bem na frente dele sim se quiser dizer que esse desejo ou escolha de vingança é o destino é predefinido pelo meio eu descordo pois ele poderia ter seguido em frente como quando uma pessoa passa por uma guerra e depois acaba ele poderia ter desistido e seguido em frente entretanto ele decidiu destruir o destino que o oprimia gats decidiu fazer um ser transcendental um agente divino pagar pelos seus pecados e aniquilar tudo o que significa destino.

  6. Kitsune e Urso, o quê vocês acham do capítulo 83 ter ficado fora do tankōbon ? Será que o autor se arrependeu de ter feito o mesmo? Interessante que o capítulo corrobora a interpretação de vocês sobre o mangá.

  7. Griffith não lutava contra o status quo. Ele QUERIA SER status quo. Por isso, o exemplo que tu falou do “mov. estudantil” faz sentido. Ele não queria lutar contra a sociedade, ele queria estar no topo da sociedade para oprimir. Ele é o oprimido que quer ser opressor. E conseguiu.

  8. Bem, eu estava aqui pensando com os botões que eu não tenho e, defitivamente, destino é um palvra bonita.
    Eu não tenho lá muito conhecimento sobre Berserk, mas a colocação de vocês sobre a sociedade da época em que o mangá se passa me fez pensar em algumas coisas. A Baixa Idade Média – que é o período em que ocorre a Guerra dos Cem Anos – é quando o sistema feudal começa a entrar em decadência. E, com isso e por isso, vão ficando mais evidentes as falhas desse sistema. O que não significa que soluções para isso vão surgir e vigorarem em pouco tempo. Em casos com esse, soluções passam por rupturas ideológicas. Como romper facilmente com algo que está entranhado na sociedade há quase mil anos e que, querendo ou não, também na própria pessoa? É complicado, dói, embora seja necessário.
    Na Baixa Idade Média, de certa forma eles ainda não estavam prontos para isso.
    Gatts achava que lutar e matar era o seu destino. Um pensamento compreensível em uma época em que a crença era a de que a vida de todas as pessoas era predeterminada. O que aliás é uma crença fundamental para sustentar uma sociedade de castas como a do feudalismo.
    Griffith é o sujeito que queria chegar ao topo, a despeito do que estaria reservado para ele. Mas ele tem suas amarras internas, que são a sede por poder é a idéia de que as coisas não poderiam funcionar de outra forma, fora o outro fator que vocês explicaram bem demais com a analogia do peixinho. Resultado: Conseguiu o que queria, mas não mudou nada com isso.
    Eu não sou uma pessoa que acredita em destino. Mesmo que hajam algumas coisas em nossas vidas que nós não podemos meter o dedo, não quer dizer que seja assim com todo o resto. Claro que isso não significa nada já que não fui eu quem escreveu esse mangá, hehe!… Mas por isso eu fiquei com vontade de trazer minhas pequenas e insignificantes colocações. A idéia de destino é uma interessante ferramenta para manter o status quo. Faça com que as pessoas acreditem que algo é imutável, e você terá poder em suas mãos. Por muito e muito tempo. Ainda que não para sempre.
    “…Porque o meu destino é sofrer com o Video Quest.”. Para a nossa felicidade, hehehe! *sádica*

    1. Isto me fascina neste mangar uma sociedade presa no destino dois homens inversamente proporcionais diferentes em ideologias mais ainda semelhantes, Gats de fato é um coitado amaldiçoado e passivo quando ele ve caska sendo estrupada o amor de sua vida, seus amigos companheiros mais irmãos que companheiros morrerem em pro do sonho de grifite ele se revolta contra o destino tudo em sua vida muda ele perde todas as coisas que mais amava é a luta de um mortal contra tudo que se pode chamar de imortal e gigante de fato eu admiro muito essa ideologia.

  9. Olá. É o meu primeiro comentário, espero que não fique uma porcaria, mas vamos lá.
    A questão de Destino de Berserk conseguiu despertar um pensamento, que o nosso destino é traçado e influenciado pelas pessoas que nos rodeiam, depois dessa fase depende do que a sociedade nos mostra o como nós respondemos a isso. Bem, está é frase que não se encaixa muito no tema, mas ok. Eu identifico-me mais com o Gats, sou uma pessoa mais passiva e tento aceitar, por muito difícil que seja, a realidade e tentar melhorar, e resumindo o Gats é a nossa parte que desiste de descobrir e lutar contra as coisas, por outro lado o Gri qualquer coisa é o oposto, ele luta de uma maneira incondicional contra o suposto destino.

    Bem acho que repito o que vocês disseram só que em palavras diferentes, mas sei lá, foi o que consegui pensar.

    Continuem o bom trabalho, estarei à espera ansiosamente pelo próximo video e irei comentar novamente no próximo video.

    Cumprimentos, Rapger.

    1. Gostei do que disse o destino é formado pelo meio para mim de certo modo é verdade em parte, eu por exemplo detesto coisas pre determinadas e isto é que me atraiu em berserk alguém maldito lutando contra o rumo da correnteza de fato sou fã deste peixinho dourado contra o rio amazonas. Creio eu que o destino deve ser confrontado e não aceito mais isto é opinião minha, creio eu que assim como a sua a minha está certa em parte.

  10. Pessoal do video quest , venho acompanhando vcs desde o video 13 e sempre vejo no dia do lançamento ou um dois dias depois e , sei que é dificil ouvir as recomendações aqui porque são muitas.
    Não precisam fazer um VQ para o msm más eu fiquei tão fissurado nesse que acho que pelomenos merecia que vcs assistissem pois se trata de uma obra fantastica e se depois disso vcs acharem que ele merce pelomenos um “side”, más ta ai pra vcs assistirem tenho CERTEZA que vc vão gostar , os 11 Episódios do Higashi no Eden + os 2 Filmes, vlw ai fabio e leonardo espero que vejam esse coment e tentem ver essa obra!!!

  11. Também foi destino eu ter assistido esse VQ, eu já estava há séculos querendo assistir Berserk, e dessa vez me motivei.

    Recém acabei a Era de Ouro, e a obra até esse ponto é fascinante.

  12. Adorei o Video quest, vcs apontaram um dos temas mais recorrentes do mangá.Mas para mim o tema mais abordado no berserk é a perda da humanidade e mostrar que o ser humano que possui uma ambição descontrolada e que não liga para realisala sacrifica sem dó as coisas mais preciosas para ele(não estou apenas falando do Grifith o O cavaleiro caveira diz a Gatts q para vencer Grifth ele teria que sacrificar a Caska ) e até o arco da guerra de ouro ( o abordado por vcs ) sempre é mostrado que as pessoas se tornam facilmente demônios , mas não contra a vontade e sim por que querem .Para mim o melhor tema é a essa dualidade que tem entre homem e Demônio , por que para mim o Gatts é mais assustador que os próprios demônios .Sobre os filmes , eu conheci berserk pelos filmes e ACHEI UMA MERDA o único que eu gostei foi o ultimo por que mostrou do nada um monte de capeta que até então quase não aparecia(depois por curiosidade eu li o mangá e amei) e é só.

    Ps: não quero ser chato .. mas vcs fizeram video quest de todos os anime que eu gosto menos um dos meus favoritos TRIGUN espero um dia apenas ouvir a opinião de vcs sobre esse mangá (pode ser Sede quest ou comentar no fala otaku) q eu já fico feliz

  13. Só uma das teorias de Berserk , Gatts é o homem que vai quebrar o reinado do quinto anjo (demon) para o quinto não existir ! (não faz sentido mas..)

Deixe uma resposta