VQ Review – Suisei no Gargantia – ep. 09

gargantia09_banner

Gênio Urobuchi está de volta.

RESUMINDO

Temos um flashback mostrando Pinion perdendo seu irmão ao explorar uma ruína submersa em busca de tesoures. No presente, Pinion traz Ledo para o mesmo local, o encarregando de cuidar das Hideous. Porém, o que Ledo descobre o afeta profundamente: ele descobre dados que revelam como surgiu as Hideous e a Aliança Galática.

EU ACHO QUE…

gargantia09_02
Uma personagem nova, da tripulação do Pinion. Só faltava criarem um triângulo amoroso entre ela, Ledo e Amy… quem aposta?

Bem, aventureiros do Video Quest… Como vocês se sentiram no episódio 8 de Madoka Magica, quando você descobriu o que acontece quando a Soul Gem da Sayaka fica totalmente corrompida? Foi o mesmo choque que recebi neste episódio de Gargantia. Aqueles contra quem lutávamos, sem perceber, eram nossos semelhantes. Sim, os Hideous, eram humanos.

Com a 5ª era glacial ganhando forças, a humanidade procurou paralelamente duas formas de sobreviver: uma organização utilizou a engenharia genética para criar uma forma dos humanos “hibernarem” por séculos no espaço sem envelhecer, possibilitando assim que viagens espaciais à outras estrelas se tornassem possíveis. Nascia a União Continental, posteriormente chamada de Aliança Galática. Enquanto isso, outra organização teve uma idéia ainda mais drástica e contra o senso da maioria da população da Terra: alterar o DNA humano, misturando-o com o de lulas, até chegar ao ponto do corpo poder sobreviver no vácuo por um enorme período de tempo. A organização por trás disso era os Evolvers. Em certo ponto, os Evolvers descobriram que a União Continental planejava abandonar completamente o planeta para trás, o que iniciou uma rivalidade eterna entre ambos os lados, que se estendeu por milênios até chegar aos dias de Ledo. Sim, os Hideous do espaço são uma forma super-evoluída dos primitivos Evolvers. E as lulas-baleia da Terra são remanescentes das primeiras cobaias dos Evolvers, que com o tempo foram se adaptando à vida marinha.

gargantia09_01

As reações de Ledo enquanto vasculhava pouco a pouco a antiga instalação dos Evolvers eram praticamente as mesmas que eu fazia enquanto assistia, completamente assustado. Ledo havia acabado de trucidar centenas de lulas sem muita dificuldade, e em momento algum elas representavam algum perigo. Mas quando Ledo chega num corredor onde bebês lulas cresciam e algumas tinham o formato de feto humano, comecei a ficar com medo do que aquelas lulas representavam. Ainda até aquele ponto não dava pra entender o porquê do formato fetal. Até que Chamber consegue recuperar alguns dados e uma série de vídeos mostra um “flashback do planeta” cheio de informações chocantes (em especial para o Ledo, que ficava cada vez mais perplexo), sendo em resumo o que está no parágrafo anterior. “Quem realmente é o inimigo?” tentava entender o soldado. Aí é que está a questão: não há inimigos. Há dois grupos que tiveram a mesma origem e que lutam simplesmente por uma divergência de ponto de vista. Parando pra pensar, isso também lembra Madoka Magica, não? (As bruxas também eram vítimas naquela história…)

Ah, mas o episódio ainda fecha com chave de ouro quando uma lula-baleia em formato bastante humano aparece em frente ao Ledo. Apesar dela não falar, ela tinha nome: Elaine. Sim, a mesma que apareceu em certa cena nos vídeos. Estaria ela tentando fazer contato? Nunca saberemos, porque Chamber, seguindo seus “instintos”, a esmaga, derramando mais uma mancha de sangue no mar.

Enfim, nota 10 pra esse episódio. Comentem aí o que vocês acharam, porque estou sem muitas palavras. Explicou tanta coisa que estou em choque até agora. xD

Gênio Urobuchi está de volta. RESUMINDO Temos um flashback mostrando […]

22 thoughts on “VQ Review – Suisei no Gargantia – ep. 09”

  1. Efeito Madoka, o autor faz você achar que está tudo caminhando para algo melhor, e depois mostra que o inimigo na verdade é você mesmo. Usaram bem os conceitos de transgênia e mudanças climáticas. Espero que contem mais sobre a guerra no espaço, também seria legal ter um pouco do ponto de vista dos Evolve/ Hideauze.

  2. “It’s time for Senmetsu!”

    Eu já esperava muito um twist! Valeu a pena não dropar como muitos estavam fazendo durnate os slice of life.

    É algo realmente imprevisível que se você voltar e rever o primeiro episódio você nota as “indiretas”, como por exemplo o símbolo da Aliança!

    Outro detalhe é, eles são contra aideia evolucionária dos evolvers, mas o Ledo mesmo disse que os humanos que não podem se tornar soldados são descartáveis por que são inúteis, “por que isso é natural”. O anime está o tempo todo falando de ideias evolucionistas e te colocando contra elas, (por isso toda aquela importância dada aos diálogos com irmão da Amy) para preparar o telespectador para o choque desse episódio.

    *clap clap clap*

  3. Achei esse epi fantástico! No começo eu estava “Vai lá, mata geral que eu quero ver qual é o tesouro!”. Depois, no final, foi “WTF?! + triste”. Nota 10 o episódio. Valeu a pena ter dado uma chance pro anime.

  4. Tá tipo Bleach, ninguém esperava kkkkkk. Estou ficando louco ou a garotinha que aparece no vídeo se aparece com a Amy? A filha do primeiro cara a virar essas lulas malucas?

    De qualquer forma, eu estava gostando até, apesar das ‘caídas’, agora ficou muito melhor. Vamos ver o desenvolvimento 😀

    1. Sim, so que possivelmente o que o Chamber fritou no final , não seja a filha do cara por que ja se passaram centenas ou milhares de anos 😀

  5. (reaproveitando comentário)
    eu gostei do episodio… se construiu uma surpresa para um enredo intergalático batido e sempre usado em animes futurístico… levanta questões biológicas interessantes…. e questões morais que eu vi um video recente muito bonito que falar de coexistência… vamos por partes..

    Terma humanos x “humanos” (Hideauze)

    em praticamente todos os Gundam e 50% ( humanos x coordinators / dos demais anime futurístico com mecha… existe a batalha Humanos x Humanos ou sua variação humanos comuns x humanos modificados… então isso não é exatamente novo mas ficou legal…

    Embate moral sobre Coexistência….
    sempre se levantou a questão sobre a coexistência entre especies, se a inteligencia/identidade individual ou consciência é um requisito minimo para existe o respeito da dignidade do ser vivo (ou dignidade da pessoa humano propriamente dita)..

    sinceramente para esta questão…. eu vou ser bem, simplista… Assista isso..

    por fim finalizo o meu comentário dizendo que…. gosto do rumo, não sou apegado a temática que achamos que deveria ser, se vier algo de bom mudando o rumo da historia… e for BOM… ta valendo…

    e esta solução usada para uma revolução da humanidade esta na lista dos top 10 dos possíveis modos de evoluir a humanidade ^^ que autores de ficção cientifica usam…

    (olhem a numero 9)..

    http://gizmodo.uol.com.br/10-dos-cenarios-futuristas-mais-bizarros-para-a-evolucao-da-humanidade/

    Bonus: ja tem ate as giffs piadinhas deste episodio..
    https://i.imgur.com/o4JVBI3.gif

    1. No final os que sobreviveram e ficaram em paz foram os pobres e a primeira classe de ex-presidentes. 😀

      Essa garotinha e muito fofa pena que o anime dela tem 2 temp deu uma preguiça 😀

      Bom comentário nos vemos no ELBR o/

      1. hahha foi engraçado este dia no ELBR, foi o que? quase 100 comentários em menos de 1 hora apos a Beta postar?

        por fim, juntei algumas coisas de la para compartilhar aqui tb..

  6. Foi um bom twist. O episódio foi bem morno antes da revelação, o que ajudou na impacto. A direção não caiu nem um pouco e as coisas aconteceram.

    Suisei parecia sem propósito depois do episódio em que o Ledo descobre a recompensa do trabalho, mas agora voltou com tudo. Só quero saber como tudo será desenvolvido. Porque eu amei a revelação, fiquei chocado… mas isso trouxe uma grande chance de cagar com a porra toda.

  7. Bom review o/

    É agora Gargantia começo mostrar seu potencial 😀

    A natureza humana prevalece ideais diferentes gera conflitos .

    Agora o final que eu achava que era previsível ficou inserto para min tomara que eu seja surpreendido 😀

    Ate a proxima o/

    1. unica coisa que me deixo chocado foi porr.a do Chamber ter esmagado aquele ser no final que me deixo frustado e triste principalmente pow se um humano

  8. Fiquei chocada com o episódio, quando acabou fiquei um minuto, pelo menos, parada até digerir tudo, foi muito bom! Acho que os episódios mornos aterioresforam para deixar esse episódio mais chocante.

  9. Sério, por esse episódio, valeu a pena assistir todo o resto. Até agora este anime, para mim, era bem mediano, mas depois disso não tem como permanecer indiferente. A origem dos Hideaus foi muito bem planejada e foi além de ter sido apresentada no momento certo.

  10. Foi muito bom esse episódio, mas sei lá, depois de um tempo achei o Ledo meio hipócrita, poxa ele chegou no episódio 2 e desintegrou os piratas (HUMANOS).

Deixe uma resposta