VQ Review – Suisei no Gargantia – ep. 05 a 08

gargantia_banner

Uma opinião geral do que aconteceu até aqui.

Bom, como o LeoKitsune comentou no Shonen Quest, ele precisou focar em preparar os vídeos do Video Quest e isso atrasou os reviews… então estou quebrando um galho e farei um resumão do que aconteceu em Gargantia até aqui, beleza?

Foram bons episódios, divertidos, com um certo drama e algumas revelações, mas também com alguns detalhes que me preocuparam um pouco.

gargantia1

Fiquei com uma impressão de que algumas questões que o anime apresentou nos primeiros 4 episódios foram jogadas no mar (com o perdão do trocadilho), e o foco passou a escorregar entre um slice of life clichê e um romance. No episódio 05, por exemplo, tivemos um episódio de praia. Foi até que divertido (eu ri pra caramba do Ledo, todo certinho, fugindo assustado daqueles travecos bombados, haha), e ainda desenvolveu um pouco mais aquele mundo e o próprio Ledo, onde ele aprendeu que ao invés de trabalhar só por trabalhar, ele pode trabalhar para se divertir. Eu gostei. Mas… poh, sério que Gargantia precisava de um episódio de praia?

gargantia2

No episódio 06 tivemos momentos bons também. Aprendemos um pouco mais sobre as coisas boas que o dinheiro pode trazer, como por exemplo comer, sair com amigos…. Mas o final do episódio… teve gente que gostou do clima romântico que surgiu entre Ledo e Amy enquanto ela dançava sozinha para ele. Eu achei forçado. Em Magi teve um episódio de dança com a Morgiana muito mais bonito (e bem animado) e que ainda tinha um simbolismo: dançar é uma forma do ser humano sentir liberdade. Já em Gargantia a dança serviu para apresentar um os prazeres da vida para o Ledo… o prazer sexual. Se fosse só isso tudo bem, mas usaram isso como base pro Ledo amar a Amy… e isso é um motivo muito fraco. Qualquer garota da tripulação de Gargantia pode dançar para o Ledo. Se houver alguma atração entre os dois é puramente sexual mesmo, não consigo imaginar algo mais profundo, como um se importando com os sentimentos do outro ou atraído por alguma característica da personalidade…

gargantia3

Enfim, descobrimos no 7º episódio que os Hideous existem na Terra também, porém, elas são chamadas de “lulas-baleia” pelos terráqueos e são encaradas como deuses que devem ser respeitados. Aqui, Ledo “regride”, inclusive em alguns momentos passa a conversar em seu próprio idioma de novo, e volta a ser o soldado rígido que quer acabar com as Hideous a qualquer custo, ignorando a filosofia dos terrestres de conviver pacificamente com elas. Isso mesmo, aqui na Terra elas não atacam os humanos, a menos que alguém as provoque, coisa que o Ledo fez. Mais uma vez Ledo colocou Gargantia em perigo, e dessa vez o comandante Fairlock que bolou um plano de emergência para que uma multidão de Hideous não os destruísse. Eu cheguei a prender a respiração junto com toda a população naquele momento, hehe. Mas o episódio levantou a dúvida: estaria o Hideous coexistindo pacificamente com os terráqueos porque eles não apresentam (ou apresentavam) ameaça? Será que a guerra no espaço começou então por culpa dos humanos? Ou os Hideous são como os anti-espirais de Gurren Lagann, aguardando os humanos se desenvolverem para depois atacá-los? Não sei ainda, mas a forte determinação do Ledo fez eu quase acreditar que os Hideous precisam ser combatidos. Embora isso possa dar merda pra Gargantia.

gargantia4

No oitavo episódio temos então a morte de Fairlock. A presença dele, que significava segurança para a tripulação, é substituído pela incerteza se Ridget, a sucessora, seria capaz de comandar uma frota tão grande. Aqui eu comecei a me importar com a Ridget e gostar dela, porque eu também me sentiria inseguro vendo parte da minha frota partindo. Daí, ela toma uma atitude sábia, e reconhece que sozinha ela realmente não conseguiria tocar o barco (tá, esse foi o último trocadilho), e apela para que todos trabalhem por Gargantia. Ganhou meu voto, Ridget! Outra coisa que achei interessante foi o ritual de “enterro” naquele mundo oceânico: cada um coloca um pouco de areia, talvez retirada do fundo do mar, sobre o caixão até cobrir o corpo, e então o caixão é lançado ao mar. Dá para imaginar que esse ritual usando a areia teve origem na época em que havia terra seca no planeta (a nossa época), onde em geral enterramos os entes queridos.

Ah sim: Chamber finalmente encontra a posição da Terra em relação à Aliança Galática, mas dá uma péssima notícia: será impossível voltar. Se considerarmos que ondas de rádio viajam próximas à velocidade da luz, Ledo está a nada menos do que 6582 anos-luz de distância da aliança (!). MUITO LONGE, mas o universo é grande mesmo. Essa distância ainda fica dentro da nossa galáxia (apenas a título de curiosidade, estima-se que a Via Láctea tenha 78500 anos-luz de diâmetro!).

Voltando aos personagens, Pinion também se mostrou um personagem interessante, por querer usar a determinação de Ledo em caçar as lulas-baleia para assim ajudá-lo a caçar tesouros no fundo do mar. Já a Amy, em certa parte do episódio em que conversa com a amiga-que-não-lembro-o-nome, fala que não se importa em ver ele partir, já que “não rolou nada” entre eles. Roteiro reconhecendo que não havia base pra o romance? Foi o que eu pensei, e quase comecei a gostar da Amy só por causa disso. Aí, pouco depois…

gargantia5

Ela chora preocupada com ele, enquanto ele diz que vai caçar as lulas-baleia para proteger a Amy. Santo Cristo, esse romance não desce pela minha gargantia. Ops.

Ah, foi impressão minha… ou o Bevel foi curado da doença misteriosa? Como é que ele foi correndo para onde o Ledo estava, pra conversar com ele andes da partida? Pelo que deu pra perceber, Gargantia é enorme e cheio de escadas, por isso nada fica realmente perto indo à pé. xD

EU ACHO QUE…

Agora o foco provavelmente será em Ledo e Pinion procurando por tesouros no oceano, além de algumas batalhas contra o Hideous, mas o que estou mesmo curioso para ver é o que eles vão encontrar no fundo do mar. Talvez haja respostas a algumas perguntas, como por exemplo, como o Hideous chegou na Terra ou porquê a humanidade teve de fugir para o espaço no passado (talvez haja uma conexão entre esses fatos). Com certeza serão mergulhos de prender a respiração.

Uma opinião geral do que aconteceu até aqui. Bom, como […]

10 thoughts on “VQ Review – Suisei no Gargantia – ep. 05 a 08”

  1. Concordo contigo, Kaneda. A dança não funcionou, não combinou com a garota, talvez por ela fazer o tipo inocente. Com a Morgiana fez sentido, pois ela foi uma escrava que muito provavelmente viu de tudo, e foi lindo e comovente o simbolismo por que sabemos o que ela e os outros personagens sofreram. No caso de Gargantia ainda não vimos quase nada, o máximo foi o flashback do Ledo com o irmao (que foi comovente, sim, mas foi um único momento).

    1. Só um detalhe, aqui é o outro Danilo, aquele dos reviews de Pokémon, não o Kaneda xD.

      Mas é isso, não tivemos construção da Amy como personagem, e isso atrapalha muito a se importar com o drama dela.

      1. Haha, percebi pelo seu ícone =D

        Quanto a Amy (ah, obrigada por me lembrar o nome dela), é verdade, ela não passa de um esboço de personagem, até o Chamber parece mais vivo e real do que ela. Uma pena, pois já que a linha de Gargantia parece ser mais o da “aventura interior” do que “batalha de robôs”, eles poderiam ter um carinho maior com os personagens.

  2. Um belo, Review, gostei bastante. De fato esse romance está muito forçado, mas ainda gosto da Amy… Talvez… Mas acho que ela ter chorado pelo Ledo e não pela amiga que estava partindo foi meio decepcionante. Mas podemos pensar, que o choro dela foi por tudo o que estava acontecendo ao mesmo tempo. Bom, sei lá, vamos ver como Amy será desenvolvida daqui para frente. Já sobre o epódio da praia, eu gostei, me descontraiu e gostei de ter visto mais a fundo a cultura deles, quero ver mais ainda *-*. E vamos pensar, que até Gurren Lagann teve seu momento de biquinis, quando foram atravessar o mar… Mas o momento biquini estava ligado a uma batalha épica… Ok, Gurren Lagann não tem o que discutir…

  3. A razão pela qual a Amy está apaixonada pelo Ledo chama-se Chamber. Até eu pegava qualquer uma com um mecha daqueles hsauhaushuauahuhas!

  4. eu acho que nos próximos eps vamos ter sim um foco no ledo e no pinion mas não acho que sera no tesouro mas sim nas descobertas que eles encontraram no fundo do mar , acho que o tesouro vai ficar como um algo a mais a ser encontrado no fundo do mar.

  5. Não achei o romance forçado não… Até por que não surgiu do nada naquele episódio, ali foi o turning point onde o Ledo percebeu a Amy como uma mulher (também se não percebesse >_>’), mas a interação deles era um dos focos da série desde sempre, e deve continuar sendo.

    E não tenho problemas com a Amy não. O episódio de praia não foi exatamente desnecessário… A ambientação foi (mas qual é, eles tem que vender Blu-rays xD), mas nele que a gente conheceu um pouco mais dos personagens secundários, e a primeira vez que o Pinion teve algum destaque. E foi divertido ver o pessoal usando o Chamber de grelha.

    No mais, eu concordo com as opiniões. Gargantia tá tendo mais altos que baixos, e eu gosto bastante do clima de tranquilidade que ele passou nesses episódios de “calmaria” (olha só, seu senso de humor me infectou), e também fez eu me apegar mais aos personagens, por isso a série não perdeu pontos comigo não, apesar de ficar a ansiedade pra a acontecer algo que agite as coisas.

  6. CARALHO! que episódio 9 foi esse véio?! (SPOILER PRA QUEM AINDA NÃO VIU!) Eu achei foda pra caralho! Puro mind blow do Ledo. Foi tipo o futuro episódio de One Piece que revelará o que ocorreu no século perdido, conspiração do governo e a porra toda XD.
    Vamos ver o que o Ledo fará em seguida agora que tem uma galera gigante ali apenas para matar os hideous. E também ficou uma outra dúvida, será que é possível haver uma comunicação entre humanos e hideous? Será que será essa é a missão de Ledo agora?
    ps: desculpa não aguardar o post, meus dedos estão simplesmente querendo vomitar palavras agora (literalmente isso daria um ótimo desenho psicodélico huahuahsuahsuashusah!).

Deixe uma resposta