VQ Review – Mushibugyo – Eps.04 e 05

banner-SQ---Post

RESUMINDO

Ichinotani é um Onmyoji poderoso, mas o que ninguém imaginava é que ele tem medo de insetos rastejantes (irônico, não?). Jimbei tenta de tudo para ajudá-lo a enfrentar esse trauma, mas  o ataque de um inseto gigante a cidade o força a enfrentar o seu medo de frente.

Mushibugyo_05

EU ACHO QUE…

As apresentações dos membros do grupo estão ótimas. Todas as principais características foram demonstradas em cada episódio, dando o mínimo de informação para entendermos as personalidades de cada personagem. Todos, menos o protagonista, infelizmente, possuem um background interessante, e a forma com que foi mostrado deixa em aberto algumas informações, despertando ainda mais a nossa curiosidade sobre eles.

Mushibugyo_02Ichinotani pode não ser o personagem mais imponente, nem o mais forte, mas demonstrou ser o mais corajoso. Apesar do tremendo medo de insetos rastejantes, exibido de forma cômica durante todo o episódio, ele enfrenta o seu medo de frente para proteger o povo de Edo. Sua determinação para tal é relacionado de alguma forma com algo que ocorreu com os seus pais. Ficou claro que eles morreram por culpa de algum inseto, pois há uma cena em que Ichinotani reza por eles. Gostei muito do anime não falar com todas as letras que isso ocorreu, por que não precisa, uma simples cena é suficiente.

Mushibugyo_04O tema do episódio é a superação. Toda a confiança que a população tem pelo Mushibugyo (Escritório do Magistrado de Insetos) gera uma responsabilidade imensa em Ichinotani, que só encontra forças para superar o seu medo para salvar a cidade de um ataque do inseto gigante. Isso até abre uma discussão sobre força: O que é ser forte? Existem várias formas de força. Destruir uma rocha com um golpe pode ser uma demonstração óbvia de força física, mas enfrentar o seu medo de frente também é uma demonstração de força.

Mushibugyo_03O episódio foi muito bem executado, mas como Ichinotani é um personagem mais infantil, o lado da comédia se sobressaiu. Muitas cenas foram investidas nesse lado, mas para mim ficou um pouco demais, mas eu entendi o porque disso. Sabe quando a piada perde um pouco a graça? Então, isso quase aconteceu. O início do episódio possui várias cenas cômicas do medo de Ichinotani, uma atrás da outra, para gravar em nossas mentes essa fobia do personagem. Inteligentemente, o episódio fica mais sério até o climax da batalha final, dispersando o exagero cômico inicial. A cena final, retomando a piada, só funcionou por conta dessa estratégia.

Agora vamos ao próximo episódio, onde temos o verdadeiro astro do anime: Mugai!

Obs: Mugai pode ser o astro do anime, mas o design do personagem é exagerado demais para mim.

Mushibugyo_06

RESUMINDO

A mansão do Ministro Mizuno é invadida por vários insetos pulga (Oohitonomi) e cabe ao Mushibugyo detê-los. Jimbei tem a honra de ser escalado para a missão junto com Mugai e ele fará de tudo para provar o seu valor. Será que Jimbei é digno dessa parceria?

EU ACHO QUE…

Mushibugyo_07Se até agora tivemos a apresentação dos personagens do grupo de forma satisfatória, este episódio decepciona por não mostrar quase nada sobre Mugai, o ídolo do protagonista que para mim não convenceu. Continua o mistério do porque ele se juntou ao grupo, seus objetivos e seu passado. Esses fatos serão explorados com o tempo de forma gradativa e lenta para manter o mistério do personagem, mas se não tomar cuidado pode cansar o expectador.

Mushibugyo_08O episódio foi competente em demostrar a admiração de Jimbei por seu idolo e o quanto Mugai não liga para isso. Não sei se é por que ele gosta de trabalhar sozinho ou se ele possui um trauma de perder um parceiro na batalha, mas ficou claro que ele queria testar as forças de Jimbei, que respondeu a altura. Sua batalha contra a Oohitonomi foi muito boa, pois o nível de dificuldade estava acima de sua capacidade. Não houve o famoso Deus Ex-Machina dando maiores poderes para Jimbei para derrotar o inimigo, e isso é um ponto positivo para o anime.

CONCLUSÃO

Fica evidente a participação do ex-grupo de Mugai em alguns eventos, portanto muito dos mistérios que temos até aqui serão revelados. Quero ver cada vez mais o universo de Mushibugyo expandir, mas jogar toda essa responsabilidade em um único personagem pode ser perigoso, principalmente se ele não é carismático como os outros.

RESUMINDO Ichinotani é um Onmyoji poderoso, mas o que ninguém […]

4 thoughts on “VQ Review – Mushibugyo – Eps.04 e 05”

  1. Eu só me pergunto o quão favoráveis ao anime estão sendo esses vários episódios de introdução.
    Tem muita gente que já perdeu o interesse e o anime não alavancou muito a venda do mangá.

    Por mais que pessoas “old school” tendem a gostar desse tipo de narrativa, ela também é meio cansativa para outras, já que os piás normalmente procuram um personagem legal para se apegarem, e nesse caso, fica algo muito transitório.

    Vamos ver se agora a coisa anda, só espero que os espectadores potenciais não tenham desistido.

  2. Concordo que deveriam ter aprofundado mais Mugai no ultimo episódio, mas talvez ele só seja um personagem interessante agora por ser um mistério, ou por outro lado ele pode se tornar um Kakashi (Naruto), que começa como um personagem misterioso e depois que você conhece a história dele, o personagem fica mais interessante, pois você sabe porque ele luta e quais são os seus medos.

    Já no episódio 4, ri muito, em geral é um episódio divertido.

  3. Uma coisa que eu gostei no episódio 5 foi o motivo do Mugai ter escolhido o Jimbei: “Porque ele é substituível”. Isso foi racional e engraçado. XD
    Estou gostando do anime, mas espero que não demore muito para o plot principal da série começar, uma vez que os episódios de apresentação de personagens/mundo já foram o suficiente.

  4. Esse é o típico anime de moleque, nós já conhecemos o esteriótipo do Mugai. Eu particularmente achei muito engraçado quando ele simplesmente ignorou todo mundo que tentou falar com ele. Nossa! como ele é fodão, não deu a menor atenção para os outros. Huashuasuhasuashuas! É o tipo de o coisa que uma criança tenta fazer na escola para ganhar popularidade e acaba sofrendo bullying por ser imbecil. Porém devo dizer que eu gostei do personagem, de longe ele parece uma pêra, a espada que ele usa é ridícula de grande e eu fico imaginando quanta gema de ovo esse cara não tem que passar no cabelo pra ele ficar assim. É o tipo de exagero que fica na memória de quem assiste.

    Eu gostei também do motivo dele escolher o Jimbei, faz muito sentido.
    No geral eu estou gostando do desenho, mas eu devo dizer que ele ainda não começou de fato. Tudo vai depender da história que virá agora depois dessas apresentações e personagens. Quem serão os vilões? quais serão os planos desses vilões? qual é a relação dos insetos gigantes com esses vilões?

Deixe uma resposta