VQ Review – Shingeki no Kyojin – eps. 04 e 05

shingeki 4-5

Dois finais de episódio fantásticos.

RESUMINDO

No episódio 4 (que foi há uns 15 anos, pela minha noção de tempo) vimos o final do treinamento, mais conflitos sobre a motivação dos soldados, e um final arrebatador, com mais um ataque do Titã Colossal. No episódio 5 a batalha com o Titã Colossal continua, até que ele dá uma de Bátema e some. O exército se reagrupa, mais incoerências do exército vêem à tona, e Eren parte para o ataque aos outros gigantes, até que…

EU ACHO QUE…

EPISÓDIO 4

No fim das contas, veio meio a calhar essa falta de tempo para escrever sobre Shingeki no Kyojin. O post sobre o episódio 4 ficaria meio vazio. Não tenho muito o que dizer sobre ele. Acho que boa parte dele foi meio encheção de linguiça, pois o debate sobre as motivações já tinha acontecido (todo o papo do pessoal que entrou pro exército apenas para ter uma vida confortável vs. Eren e a chatice panfletária dele). Mas, de certa forma, foi uma preparação interessante: toda a calmaria daqueles tempos de treinamento se arrastando, só pra ser quebrado com o impacto daquela cena final fantástica, com o Titã Colossal surgindo do raio (aliás, que porra é aquela?).

snk07

snk08

A animação estava meio… duvidosa, nesse episódio 04.

Só mais um comentário sobre o ep. 4, que também tem a ver com o ep. 5: o exército desse lugar é uma coisa muito hipócrita. O mundo todo é hipócrita em Attack on Titan, e acho que esse é um dos temas mais fortes do animê, mas o exército em especial é absurdo. O fato de os melhores e mais capazes serem colocados em cargos sem risco (onde eles não usariam suas capacidades, apenas serviriam os mais ricos) me lembra um pouco a ironia das faculdades públicas brasileiras, lugares cheios de gente com dinheiro, usando um serviço de graça. Mas divago…

EPISÓDIO 5

Aqui o bicho pega!!! A cena do Eren escalando o Titã Colossal estava incrível. Uma pena ter sido tão curta. Essa é uma “encheção de linguiça” que eu não reclamaria. Afinal, o que nos atrai em Shingeki no Kyojin? Gigantes estraçalhando pessoas, e pessoas voando com pistões hidráulicos, não? (bom, isso, e a abertura fantástica)

Depois do Titã simplesmente sumir (isso me deixa muito confuso…), temos mais uma vez o exército sendo babaca. Tem gente lá que entende a falta de sentido de se proteger apenas os mais ricos (aquele general do xadrez, por exemplo), mas, mais uma vez, o exército move seus soldados mais capazes para controlar a evacuação, e deixa os novatos para o combate. Mas o que mais me irrita é que, em cerca de 5 anos (é isso?) de treinamento, aquele exército não conseguiu motivar ninguém. Os únicos motivados são aqueles que já tinham motivação antes de entrarem, como o Eren. Os outros todos entram em pânico. Tudo bem que enfrentar aquilo não é pra qualquer um, mas mesmo assim, o propósito daquele treinamento é preparar física e psicologicamente. E não funcionou, nem um pouco.

snk09

Mas, motivados ou não, ninguém se dá bem. E é aqui que eu preciso fazer o meu protesto contra vocês, leitores. Se estão aqui, lendo, devo supor que já tenham visto o episódio. Então, vocês viram essa cena:

snk05

Armin está decepcionado com vocês.

Armin está decepcionado com vocês.

Pois bem. Genial, não? A série constrói um personagem principal, dá uma motivação forte, uma personalidade marcante, faz com que gostemos dele no mínimo pelo fato de ele pular para a ação como poucos na série… e o mata, brutalmente. Decisão interessante, cena fantástica, e grande virada pro animê… ou melhor, seria tudo isso, se essa área de comentários não tivesse me dado spoilers do destino do Eren. Quando eu o vi na boca do gigante já sabia o que ia acontecer. Muito obrigado a todos os envolvidos.

obs: tô sem tempo, e faz uns 3 episódios que não vejo Aku no Hana… sorry, guys.

Dois finais de episódio fantásticos. RESUMINDO No episódio 4 (que […]

140 thoughts on “VQ Review – Shingeki no Kyojin – eps. 04 e 05”

    1. “O personagem principal é muito shounen, ele passa aperto, mas no final ele arruma um jeito de evoluir e derrotar os inimigos”. kkk vai nessa! Ned Stark tem um concorrente agora!

  1. Que pena que soltaram spoilers pra vc.! qnd eu li no mangá, fiquei horrorizado e ao mesmo tempo “feliz”, pq pensei q o anime não ia depender só de um protagonista…

    aquela parte do pixis é filler, mas é muito interessante ..

  2. Pois é, esses spoilers malditos são foda!! =/
    Quando eu vi a cena do Eren sendo engolido eu pensei: “CARALHO, COMO ASSIM?” o.O
    E 15 minutos depois eu dou de cara com o spoiler do Destino do Eren e corta toda a empolgação e aflição que o episódio passou. Lamentável!!

      1. eu acompanho o manga todo mês mas contar spoilers, sabendo que o pessoal não acompanha o manga é foda! principalmente esse spoiler. Mas diz ai Kitsune, até onde você sabe sobre o Eren? Não se preocupe, de mim não sai spoilers.

      2. eu que ja li o mangá, posso dizer que a empolgação não é a mesma. mas vamos da credito pro anime, a cena final fico muito boa.
        alias, ja imaginava que o episodio iria terminar nessa cena..rs
        uma pena que tenha idiotas que ficam dando spoilers desnecessários. parece que fazem isso só pra aparecer.

        e falando em spoiler, eu até me arrependo um pouco de te lido o mangá (apesar que o mangá não deixa a desejar), porque sei muito bem que não vai te a mesma emoção. mas não queria correr o risco do maldito spoiler, e também na resisti a vontade de ler. foi tentandor demais…kkkkkkkkkkk

      3. eu que ja li o mangá, posso dizer que a empolgação não é a mesma. mas vamos da credito pro anime, a cena final fico muito boa.
        alias, ja imaginava que o episodio iria terminar nessa cena..rs
        uma pena que tenha idiotas que ficam dando spoilers desnecessários. parece que fazem isso só pra aparecer.

        e falando em spoiler, eu até me arrependo um pouco de te lido o mangá (apesar que o mangá não deixa a desejar), porque sei muito bem que o anime não vai te a mesma emoção. mas não queria correr o risco do maldito spoiler, e também não resisti a vontade de ler. foi tentandor demais…kkkkkkkkkkk

  3. Pra mim a quebrada de clima no fim do epi 4 tinha sido fantástica, e me deu um impacto pra crer que o anime seria diferente de tudo, mas meio que o epi 5 não me animou pelos prováveis spoilers… Continuo bem mais satisfeito com Hataraku Maou-Sama, e Mushibugyou (Que se não sair logo da parte de apresentação de personagens vai desandar)

      1. Nem isso, provavelmente o spoiler que eu peguei foi o que você pegou, mas acho que é mais pessoal, até o episódio 4, com a quebra de clima incrível com o titan aparecendo do nada, somente ali eu tive um impacto e falei, agora vai ficar foda, e vai valer todo o hype dele, tipo, sei lá, não me impactou mesmo, e quando vi a cena, falei, porra, de fato, não é algo convencional, que foda, o cara matou o personagem principal e… Deu pra entender, né?

    1. O anime tá sabendo terminar os episódios muito bem, deixando aquela sensação de “angústia” por ter que esperar mais uma semana (ao menos pra mim). Tanto o Epi 4 quanto e 5 foram fantásticos na virada no final.

  4. nao li o manga + si o cara usar o gameshark para aparecer vivo no prosemo capítulo eu paro de ver esse anime. porque o pai dele injeto alguma coisa nele no ep1 (ou 2 sei la ) vai que foi o inseto do residente evil e ele vira o nemesis

  5. Eu gostei do episódio e gostei da sua análise Kitsune, como sempre ver anime sentado na caixa te dá ótimas análises hahaha enfim, eu não tomei spoiler, pois fui ver o mangá assim que o anime começou, acho interessante o destino do Eren, mas quando vi a cena dele sendo engolido me lembrei de Evangelion haha, só vi o que acontece depois e parei o mangá, continuarei só no anime mesmo, quero ver as próximas sequências com a Mikasa, que na minha opinião evolui muito daqui pra frente

  6. Eu fiquei em duvida se ele morreu mesmo. Sei lá, não tem aquele negócio dele sonhando com o pai e uma mensagem importante no sonho dele? Pra mim ele iria simplesmente sair cortando o gigante por dentro, ou o Armin ia matar o gigante e tirá-lo de lá. Mesmo assim, acho que depois disso o cara ia ter que dar uma passadinha no universo paralelo de fullmetal alquemist para conseguir seu braço e perna devolta. huashuashuasuas!
    Já imaginou um crossover de fullmetal e shingeki no kyojin? em que a explicação para os gigantes fosse a alquimia? rs maior bullshit que eu já falei.
    Anyway, que bom que eu não tomei nenhum spoiler até agora e que bom esse anime é foda!
    E Kitsune, fiquei meio triste de tomar uma bronca não direcionada a mim no texto. Mas é isso aí! pau no cu deles!

  7. Depois desse Episódio 5 eu me empolguei em ler o mangá (sou um caçador de spoilers por natureza), e só venho deixar a mensagem de que o buraco é bem mais embaixo, esse anime vai ser muito mais viajado do que parece até agora.

  8. Armin com certeza sera o novo protagonista ou a Mikasa

    talves seja apenas um jogo ESSA HISTORIA DE QUE O EREN fosse o principal

    *bem que podia rolar um VQ de KHR

  9. Bom as respostas de como esse titã aparece e desaparece vai aparece daqui dois epis,Acho que o anime esta contando o mangá perfeitamente,e ñ teve nenhuma como vc disse “encheção de linguiça”,td que é mostrado é para um plano futuro XD
    Principalmente a luta contra humanos que o Eren acha desnecessaria,ela é necessaria para a contrução de um epi

  10. anyway, vendo isso, será que fui o unico que pensou nisso:

    Eren = Kamina.

    (ou pensaria, já que eu já li/comprei o mangá e já sei o que acontece)

    E para todos os queridos FILHOS DA P*TA que enchem os comentários com Spoilers:

    Vão tomar gostosa e profundamente no meio do fundo de vossos Anûs.

  11. O EP 5 foi ótimo ,conseguiu me dexar chocado, tbm peguei spoiler dpois sem querer , mas não estragou o que achei do EP …

    E parece que agora começaremos a conhecer os titãs melhor 😀

    ATE mais fuii o/

  12. Até os soldados veteranos se ferram com os titãs, pros novatos a coisa é pior porque não tem como treinar com um titã vivo. No esquadrão de reconhecimento (os das asinhas) alguns micharam em pleno voo quando brigaram com um titã pela primeira vez. Agora, imaginem essa cena, muito cool, né?

  13. Tô gostando do anime de Shingeki no Kyojin, mas 2 coisas têm me desagradado:
    – Em relação ao mangá, o anime está muito “shounen”

    – Muito provavelmente o final será filler

      1. Basicamente, creio que o mangá ainda tem um looooongo caminho pela frente (creio eu, ainda tô no capitulo 19), e ele sai mensalmente. Logo, é um tanto quanto improvavel o mangá acabar antes do anime.

  14. Gente eu pensei que nada seria mais tenso do que o final daquele epi. 4, então passei a semana a pensar como seria a continuação dessa história, então ontem, me deparo com aquela onda de adrenalina que é esse 5º episódio, totalmente diferente de tudo que eu pensei que pudesse acontecer! A missão agora é ter que aguentar até o domingo que vem pra ver a continuação e conseguir desviar de todos os spoilers durante toda a semana, sem contar com a curiosidade que vai aumentando. Sobre a história, eu realmente não gostaria que o Eren morresse de fato, já que ele é um ótimo personagem,e me lembra muito o Ed de FMA, ainda por cima tem muito mistério em volta da vida desse personagem, o fato de ele ter sonhos premonitórios, o pai dele ser possivelmente alguém muito FODA, e não um simples médico que sumiu depois q a mãe dele foi devorada, além do que algo foi injetado nele e ele guarda consigo uma chave que o próprio pai misterioso deu a ele. Tudo isso me faz crer que o Eren não morre, essa coisa toda é só pra dar uma sacudida no plot e dar um tapa na cara do Armim que ainda não tinha acordado pra vida. Análise ficou legalzinha, mas não acho que nada posto nesse anime deva ser encheção de linguiça, apesar de não acompanhar o mangá, pelo o que eu vejo, esse anime, digamos, não tem “tempo” pra isso e tudo vai mostrar sentido na hora certa.

  15. haaa eu falei pra você Kitsune no post anterior que o Titã Colosal veio do Raio rs, mas agora o porque de ele vir e sair assim do nada que é complicado de entender….

  16. Olá pessoal!!!!!
    Eu acompanhei essa parte pelo mangá…. E quando vi o Eren sendo devorado pelo Titã fiquei pasma, não conseguia acreditar e pensei deve ter alguma coisa por trás….. E comecei a ler freneticamente os capítulos para achar a resposta… E foi meio decepcionante quando eu ví… Não sei pelos outros mas eu meio que esperava por isso…. 🙁
    Bom, mas isso não diminuiu nem um pouco a minha empolgação com o anime e muito menos com o mangá…. Estão perfeitos!!!!!
    Bem, minha opinião é que existe uma crítica à ciência ( um ramo dela pelo menos – se eu especificar é perigoso deixar algo bem futuro no ar, uma vez q nem no mangá está claro ainda, mas existem dicas – e a hipocrisia humana) em cima disso tudo.
    No mais, este com certeza é o melhor anime do ano para mim.

    E quero dizer que gosto muito do trabalho de vcs, continuem assim. Obrigada!!!

    1. O que eu acho mais legal é que depois desse arco, eu não esperava mais nada, achava que nada poderia ser tão foda quanto o que vai acontecer, mas ele consegue se superar a cada arco. Mesmo eu achando a história como um todo meio lenta demais, principalmente nos próximos arcos.

  17. Normalmente gosto de ler os comentários, mas vi alguns spoils no meio, a partir de hoje nas reviews de Kyojin vou só comentar algo do post e eras isso…

    Tem coisa sutil que no final acaba sendo spoil grande.

    Coisas do tipo “Será explicado em breve” tira toda a expectativa de “isso tem explicação ou não?”.

    Isso aqui é review do anime pessoal, se forem contar spoils, coloquem uma tag ou algo do tipo pros outros saberem. “Spoil” quer dizer “Estragar” por algum motivo…

    1. Isso só não vale como Spooiler em Bleach. Pois o Tite Cubo sempre vai te explicar em breve, algo que apareceu em um quadro de um capitulo de 14 volumes atraz, e que você nem se deu conta que precisaria de alguma explicação.

  18. eu to achando o anime muito show e é um bom passatempo pra quando chegar to aru majutsu no index III
    (no qual a primeira temporada é sem grasa e segunda comesa a ficar foda)mas mudando de asunto o gigante barbudo lembrou o leonardo da vinci(vinte sei la)

  19. Concordo que quase de maneira ditatorial, espoiler indesejado me deixa com vontade de matar, mas quanto ao fim do episódio já rolou algumas imagems do volume 10 que ele tava na capa então imagei que alguma treta ja tinha mesmo. Pra falar a verdade acho até que vou procurar o magá pra ler.

  20. eu dei sorte, não li nenhum comentário sobre esse anime,por causa de spoilers.
    então no final do ep.5 eu fiquei chocado,e ao mesmo tempo um pouco feliz por reviver aquele velho sentimento de quem lê gantz..
    mas fico triste por vc,que teve a diversão diminuída por causa de pessoas sem noção.

  21. Nossa que viagem, nada dá certo pros personagens. Se o autor realmente matou o Eren e acabou para este, o autor foi muito desgraçado e deu um ritmo ao anime incrível, alterou a imagem que eu tinha em minha cabeça

  22. Kitsune, vc n achou ilógico o gigante arrancar pedaços dos personagens com dentadas e o Eren segura a boca de um daquele jeito? E ainda mais, se vc analisar, esse anime é tipo –> conversa chata—> motivaçãp chata—> nada acontece e no fim do episódio–> cena de ação ou drama do tipo “TCHARAM!”. Acho isso meio encheção de linguiça.

    1. “vc n achou ilógico o gigante arrancar pedaços dos personagens com dentadas e o Eren segura a boca de um daquele jeito?”
      Seria ilógico, se não acontecesse o que aconteceu DEPOIS de ele ficar segurando.

      1. Sinceramente, isso é totalmente impossível. Nem por um segundo sequer ele conseguiria tal façanha…
        Só a mandíbula de uma Hiena é de um peso igual a 453 Kg. Um crocodilo
        africano chega a 1 tonelada!
        Eren, uma criança magra, com sangramento e sem uma perna, não teria a mínima
        chance de segurar a mandíbula de um gigante como aquele…

          1. Compreendo e respeito.
            Mas acredito que existem inúmeras formas de dramatizar sem causar incoerências gritantes como esta. Estamos falando do que?… 5 toneladas de pressão em um criança comum?!
            Ainda assim está mais aceitável e realista que a maioria dos animes por ai…

          2. eu penso assim
            o eren tava espetando a boca do titan com a lamina, forçando-o a abri-la. tipo quando vc come um peixe e acaba tendo a boca espetada por uma espinha.

          3. Impossível serem leves, seus passos são fortes e fica visivelmente claro isso no anime.
            Leves ou não, eles ainda tem constituição. Na verdade mais ainda do que os humanos, já que eles regeneram e se reparar suas bocas são enormes (tanto os gigantes quanto os titãs colossais).
            Provavelmente estamos falando de umas 6 a 7 toneladas de pressão na mandíbula…

          4. Interessante… A questão é que isso não ocorreu de fato. O anime mostra ele simplesmente segurando os maxilares com a própria força.

            Reconhecer que há falhas não necessária mente torna a história um lixo. Nem lhe obriga a deixar de gostar de algo. Mas como críticos, devemos saber separar gosto de qualidade.

            De qualquer forma, já escrevi e enchi o saco de muita gente aqui hahahah
            Valeu pela resposta aos meus comentários. ^ ^

          5. Tá…. a física não existe em Shigenki no Kyojin.
            O que quê custa admitir que isso foi uma falha no, anime/mangá? (O que de fato foi)
            Desculpas qualquer um pode inventar.
            De qualquer forma, que fique como está… já disse o que eu pensava.

          6. O peso anormal deles faz parte dos 10 trilhões de mistérios que a obra carrega e,assim como o equipamento quebrado no episódio 3,não foi uma mera desculpa pra mostrar que o Eren era fodão.Ambos possuem uma enorme importância no mangá que servem no futuro como base para resolver outros mistérios que no fim acabam gerando mais mistérios e por aí vai…
            Mas o que eu achei realmente irrealista foi quando o Eren simplesmente teleportou na boca do titã em menos de 1 segundo e com uma das pernas faltando -.-

        1. Também é ilógico o Goku agüentar nunseiquantas mil vezes a gravidade da terra. A densidade dos ossos dele teria de ser tal que nenhum músculo, cartilagem ou ligamento suportariam. Ele seria tão massisso que não conseguiria se mover.
          Mas, lembrem-se que no caso do Eren dá para engolir devido a um fato explicado cientificamente. Em momento de extress e forte emoção, a descarga de adrenalina e outros hormônios pode possibilitar a pessoas, momentaneamente realizarem feitos sobre-humanos. Há relatos de pais rasgarem de mãos nuas a carroceira de carros, por exemplo, para salvarem seus filhos. Já vi resgate de terremotos em que pessoas agiram como escoras humanas, segurando por horas os escombros, para salvar alguem querido.
          Não se sabe exatamente como acontece, nem poque ocorre com uma pessoa e outra não, mas é fato. Então podemos olhar para o feito do Eren, por essa ótica.

          1. Isso se chama Suspensão de Descrença KzArashi. Em Dragon Ball aceitamos o Goku fazer coisas impossível pois nos é dado a informação de que ele é de outro planeta, possuindo um corpo sobre-humano. Devido a isso é aceitável no universo deles. Mas em SnK nos é apresentado um mundo em que os humanos aparentam ser normais. Tanto que facilmente morrem e se desesperam – assim como nós.

            Mesmo com a descarga de adrenalina (eu já contava com esse fator) é impossível erguer sobre a cabeça algo que no MÍNIMO pesa 5 toneladas.
            E como falei antes, Eren é apenas uma crinaça, ão um adulto, muito menos em condições saudáveis. Sangrento é algo sério, você rapidamente perde força – e caso faça mais força ainda, perde mais sangue.
            Sei que todos nós aqui adoramos SnK, mas é preciso separa gosto de qualidade. Todos cometem erros…

  23. Final excepcional! Realmente, não esperava por isso. Esperava por várias mortes, sim. Mas não por
    esse ‘twist’ em especial.
    O autor não só matou simplesmente o protagonista, forte presença e personalidade, ele o fez em contraste com Armin, fraco e até então deslocado de foco e atenção – o personagem cujo mais parecia desnecessário e sem explicação de estar ali. Eren sacrifica-se para salvá-lo, fazendo do ato uma simbólica passagem de peso narrativo na história?
    Excelente. Admito que estava preocupado com Eren tomando o rumo do perfil cliché de protagonista Shonen, super determinado e detentor da voz milagrosa que motiva e guia a todos em meio ao desespero… Será um pouco difícil dele dizer alguma coisa agora.
    Alias, espero que ele assim fique! Morto! Vê-lo aparecer dentro da boca do gigante por um passe de
    mágica (a lá teleporte do Titã Colossal) e SEGURAR a pressão da mandíbula do mesmo, com grande perda de sangue, já me foi muito exagerado… Caso ele saia dessa com vida, estragará um clímax culminante e bem elaborado, …além do mais eu não gostava dele mesmo. HAHA!

    Ao mesmo tempo em que o episódio me animou muito, também me gerou algumas… má impressões:

    Antes eu já estava intrigado em: “como o Titã Colossal sumiu do anda? Ele não pode ter simplesmente evaporado no ar!” Bem, aparentemente ele pode! Não apenas isso. Os Titãs tem regeneração e não precisam se alimentar. Juntando isso ao fator teleport Minato Raido Dourado, não há explicação lógica plausível, tudo indica que o enredo apelará ao sobrenatural. Eu, pessoalmente, não gosto disso. A história aborda que esses gigantes aparentemente sempre existiram, embora sejam seres fantásticos, parecem fazer parte da ordem natural mundano. Porém, está tudo muito “mágico” agora.

    Sei que não é correto projetar suas exigências a uma obra. Ela seguirá o próprio caminho, com o toque
    de seu autor. Mas, fica ai minha opinião sobre isso desde.
    Em contra partida, esse mistério todo tornou de enorme importância o grupo de exploração.

    O episódio tem uma certa queda no ritmo, bem no meio do episódio. Líderes militares organizando em formações desorganizas o exército. Boa heim. Ou a cena clássica do rico gordo metido e mimado jogando partidinha de xadrez. Não precisa, eu já entendi o quão ineficiente é essa sociedade.

    Até porque, qual é o motivo deles ainda usarem CANHÕES? Ao que parece, é uma tática defensiva
    antiga que não me aprece funcional. Não seria mais útil mirar na parte de trás deles? Faça um cerco para DENTRO da cidade e não para fora dela. Ou canhões espalhados no meio da cidade.

    E porque o Titã Colossal não usa seu summon teleport no meio da cidade? Ele é evoluído suficiente para
    ter valores morais e respeitar as muralhas? Ou tem alguma barreira mágica em sua volta?
    Bem… brincadeira de lado, não creio
    que seja certo avaliar uma história sem lê-la por completo.

    Gostei MUITO do episodio. E espero que a qualidade se mantenha.
    João Costal – 22 anos.

  24. Quanto ao Titã Colossal sumir, acho intrigante que por algum motivo (que não quero saber com antecedência) ele aparece apenas para quebrar as muralhas e vai embora. Quer dizer, por que diabos que ele não pulou ela (que do ponto de vista dele eh um cercado, praticamente) e depois disso foi se alimentar/destroçar os humanos também? Se ele pode usar teletransporte, por que não quebrou (ou tentou) logo as três em sequência? Realmente esse anime tá inspirado que nem Game of Thrones, cheio de informações ocultas e protagonistas morrendo no quinto (!) episódio…

    1. Já que há uma hipótese de que os Titãs não precisam se alimentar e ignoram outras especies, acho que os Titãs tão fazendo isso por diversão, o Titã Colossal quebra a muralha para os outros entrarem e se divertiram mutilando e comendo humanos, que aos olhos dele são como bonecas.

      1. n sei é so uma hipotese mas quando o Eren tava lutando contra o tita colossal o titã deu claros sinais de inteligencia,talvez quebrar a parede n seja apenas diversão…

  25. Muito chato essas pessoas q ficam dando spoiler, será que na bendita cabeça do cara não passa q o mais legal de acompanhar um anime ou manga é o fato de vc não saber oq vai acontecer, é a sensação de vc ficar imaginando oq vai vir pela frente, eu acompanho shingeki no kyojin desde quando as scans gringas começaram a traduzi-lo, eu quando vi essa cena do Eren sendo comido me deixou em choque, nunca tinha lido algo assim as pessoas q eu conhecia q liam o manga também ficaram abismados, debatíamos sobre isso como o protagonista podia morrer logo no começo, não tinha logica então quando veio o desfecho disso, acho q foi nesse momento q eu virei um verdadeiro fã desa obra que até agora a unica coisa q peca é um pouco na arte mas q é algo q se torna irrelevante com o decorrer da historia, acho q as pessoas q ficam dando spoilers deveriam ter em mente q se o pessoal quiser saber o desfecho da historia q eles peguem o manga e leiam ou esperem uma semana e vejam o ANIME.

  26. Eu tava com muita vontade de saber o que ia acontecer, então eu li o mangá. Ainda bem q eu fiz isso, pq eu tenho mania de ler comentarios e tava escrito até o que ia acontece com o Eren e tinha um q até falava de uns 10000000000000000 capítulos depois Mangá, vc me salvou!!!! Agora spoilers não me afetam mais u.u

  27. cara eu tomo muito cuidado nos post e nao leio comentarios….ou seja, nao ganhei NENHUM SPOILER, e nao faço ideia do rumo que o anime vai tomar, mas imagino que algum deus ex machima vá salvar o Eren,

    De qualquer forma o anime esta mto bom e estou gostando, um inicio fantastco que nem FMAB

  28. Então Kitsune, entendo (muito bem) sua raiva e frustração pelos spoilers… Mas só pelo seu comentário, agora já dá pra perceber que o Eren NÃO morrerá/morreu nessa cena.

    Como já diriam Kishimoto e Takei: ódio só gera mais ódio, e o ciclo do ódio não tem fim. Cuidado para não se transformar naquilo que odeia.

  29. Quando eu vi essa cena no mangá eu fiquei maluco, muito fod@, só ficava pensando
    “que porr@ é essa o protagonista já morreu!?”. Antes disso tem
    todo aquele papinho dos novatos entrando em combate saltitando sobre os telhados
    e de repente eles são dizimados, é um baque muito grande.

  30. Só vou falar um dos meus problemas com a serie
    Protagonismo
    Em todas as missões, todo mundo MORRE
    Menos os protagonistas
    O autor parece não pensar direito, o que faz os protagonista ter as chances tão absurdas de sobreviver enquanto todo o resto(ou quase todo)morre?
    Acho que ele deveria ter um pouco de coerência na hora de escolher quem morre ou não, eu gosto da serie, mas falta coerência nesse caso, e no caso dos titãs serem volverines gigantes sem inteligencia até o momento, e kitsune, vc vai entender mais para frente por que o Titã colossal simplesmente sumiu, talvez já dê para sacar no próximo episodio .a.
    Perguntinha idiota:
    Com que o Ehren conseguiu tirar o Armin de dentro do Titã sem uma perna HUAEHUAHE?
    O autor realmente ta se lixando para logica HUAEHAUEHUAEH
    É uma grande historia, pena que já já alcança o mangá e param de animar ela .a.

    1. Concordo com o exagero do resgate
      eles podiam ter deixado mais plausivel mostrando sei la as cordas presas na cara do titan

      tipo o equipamento de manobras deles
      Usa um Gas(fictício) para atirar as cordas
      e puxar com uma força absurda(por isso deixa um rastro de fumaça)

      entao para o ehren chegar no titan só precisaria virar de frente e atirar no telhado que o armin estava e ser puxado em seguida atirar na cara do titan e se puxar pra boca

  31. Olha, desculpa aí… Mas é só eu que tinha maiores expectativas pro anime? Eu sei, ainda é cedo pra julgar; provavelmente daqui pra frente vai ficar tudo mais foda. Mas cara…

    Eu não me surpreendi com o gigante devorando o Eren. Ele é o personagem principal, é LÓGICO que ele NÃO vai morrer. Dei uma olhada nos comentários e logo que vi que o cara já ia começar a falar spoiler e já parei de ler, mas sei muito bem que o Eren não vai morrer aí.

    Até agora, o que eu vi no anime? Kyojins aparecendo do nada, pessoas morrendo e o desenvolvimento do Eren e seus amiguinhos. Acho que, como o Kitsune e o Urso dizem, acabei entrando errado no anime. Comecei assistindo ele com a expectativa de ver algo inteligente, diferente, um desenvolvimento que fizesse me prender na história. Daí eu vejo a previsão pro próximo episódio e vejo que vai ter flash backs! FLASH BACKS! Porra, bem na hora que a coisa poderia ficar interessante! Logo me veio Naruto na mente.

    Sei que tudo isso pode ser apenas um aglomerado de preconceitos que acabei criando, a série apenas está começando, mas sei lá… Vamos continuar acompanhando, né.

  32. Deculpe o tamanho:

    Teve titã usando teleport, gente morrendo, trama política e
    explicação mal feita. Foi um episódio que tinha de tudo um pouco, eu
    achei bem foda, mas certas coisas deixaram a desejar e espero que sejam
    retomadas a seguir.

    Mas começando do começo, o titã colossal
    aparece novavemente e a porra fica séria, quando o Eren começa a escalar
    ele, meu deus aquilo foi intenso, eu quase vibrava pra ver o que
    aconteceria. Tudo bem a pessoal responsável pela CG faltou nas aulas de
    anatomia (o que era aquela cabeça de formiga no corpo de gigante?), mas
    enfim, foi cena bem feita e conseguiu passar um feeling bem coerente.
    Depois dessa ação frenética o episódio da uma “acalmada” e passa para a
    organização militar, a evacuação e etc. E diga-se de passagem, a
    organização deles é muito mal feito. Uma das partes mais interessante
    talvez do episódio foi de como o exército é focado principalmente em
    defender a minoria e o povo fica em segundo plano. Isso ficou bem
    evidente como o jogo de xadrez, foi de modo um tanto superficial, por
    isso estou interessado em como o exército vai “resolver” essa nova
    invasão.

    Porém o que me deixou desanimado mesmo foram as
    possíveis explicações a cerca dos titãs. O.K eles não se alimentam nem
    mostram interesse em outros animais, então como eles se sustentam? Por
    acaso ele fazem fotosintese? Essa já foi uma explicação bem meia boca
    pra mim, isso significa que eles atacam os humanos por puro sadismo ou
    querem eliminar uma raça concorrente. Mas isso eu consegui engolir, a
    historinha da temperatura também, mas sério que você pode explodir a
    cabeça dele e ele irá sobreviver mas ao cortar a parte de trás do
    pescoço ele morre? Onde está a lógica nisso tudo? Se fossemos fazer um
    paralelo com o corpo humano séria como explodir o cérebro e ele se
    regenerar, mas ao cortar as terminações nervosas da medula tudo acaba.
    Isso não faz sentido não importa o modo que eu pense. Infelizmente o
    sobrenatural vai estar envolvido em Snk, eu realmente espera algo mais
    “natural”, mas com gigantes usando raios como teletransporte e uma
    muralha provavelmente protegida por monges xitoístas tenho certo receio
    em o que vem a seguir, provavelmente vai ser bom, mas as explicações da
    “física” desse mundo difícilmente vão me agradar.

    Pra finalizar
    vou comentar sobre o banho de sangue que foi o final do capítulo. Eu
    imaginava que iria ter gente morrendo, mas o Thomas? Eu jurava que ele
    seria da “Equipe que salva o dia” junto com o Eren e a Mikasa mas ele
    morreu! Cara aquilo foi foda, quebrou todos meus paradgimas, foi
    realmente inovador (pelo menos eu nunca tinha visto), eu realmente
    gostei de todo aquele sofrimento, e o modo como a luta com os titãs será
    e é cruel desde o seu inicio, é quase como um circo se fechando em
    torno de toda a humanidade sem uma única saída. Mas o que me desagradou
    nessa parte foi o Eren, não o fato dele fazer o que fez (apesar que
    estou meio confuso em como ele pulou em cima do gigante, segurou a
    mandíbula dele, salvou o seu amigo tudo isso sem uma perna). Mas o fato
    de que provavelmente ele vai dar um jeito de sair de lá. Vai ficar meio
    apelativo, ou a Mikasa vai usar o trovão como o T.Colossal e abrir a
    barriga daquele bixo ou o próprio Eren vai dar seu jeito, o que não me
    agrada de nenhum dos modos. Mas battle Shounen é assim mesmo, e se o
    protagonista morrer no quinto episódio séria muita loucura (prevejo um
    pseudo Luke Skywalker a vista).

    Bem é isso eu gostei pra caramba desse episódio, me fez vibrar e to me segurando também para não sair a cata do mangá.

    PS: Achei interessante como eles não conhecem nem o oceano, da uma ideia ainda mais profunda a necessidade de liberdade do Eren.

    PS2: Um gigante barbudo? E outro com cara de anime Moe? Estranho…

    1. Seu comentário se assemelha muito ao meu. Concordo em todos os pontos.
      Principalmente com o pudor de que SnK está ao rumo do sobrenatural. Uma pena, para mim.
      Eren sair vivo dessa será o cúmulo do impossível. Ai não vai ter o diferentecial do anime mais…Vai estar valendo qualquer coisa. Vou preferir assistir My Little Poney do que SnK…
      Alias, eu também preferia o Thromas. Uma pena… foi o primeiro a ir pro saco dessa vez.

      “Tudo bem a pessoal responsável pela CG faltou nas aulas de anatomia”
      -hahahahha boa.

      1. Talvez eles não tenham falhado. Os titãs se assemelham a humanos, mas não são humanos. Então não devem estar restritos as normas anatômicas postuladas inicialmente por Leonado Da’Vinci. Eu pessoalmente já ví muitas pessoas com cabeças desproporcionais. E há diversos animais com anatomias um tanto como estranhas.

        1. Como o joão disse eu não estava falando dos titãs em geral, eles são meio estranhos mesmo, mas sim do T. Colossal. Pois no episódio 1 ele era bem proporcional, e nesse também, mas na hora da ação a cabeça ficou muito pequena em relação ao braço. Teve um efeito legal, mas ficou um tanto estranho.

    2. Só deixando claro que o meu comentário a seguir NÃO contém spoilers:
      Acho inválido você considerar certos aspectos da obra como incoerentes, como por exemplo, o fato dos titãs morrerem apenas quando são cortados na nuca. Coisas como essa fazem parte dos grandes mistérios sobre os titãs. Como você pode achar incoerente algo que sequer foi explicado?
      E só deixando claro: Embora o anime passe a impressão de ser um Battle Shounen, SnK é um seinen de suspense e ação.

      1. Concordo, principalmente pelo fato de que, desde o primeiro episódio vem se deixando claro que a sociedade humana (na série) não sabe praticamente nada sobre os Titãs. Todo o conhecimento é império e baseado em observações a distancia. E muito do que se supõe provavelmente esta equivocado. É semelhante ao que os Astecas supunham saber sobre os Espanhóis, quando da chegada de Cortes ao litoral do México.
        Veja que o primeiro avisamento relatado de um Titã colossal, se deu no primeiro episódio. E o de um Titã encouraçado, no segundo.

      2. Sim eu entendo, as explicações são meia boca e devem ser assim, afinal a humanidade não possui muito conhecimento sobre os titãs, mas mesmo depois de explicado o fato de poder explodir a cabeça deles mas não poder cortar a parte de trás do pescoço, olha pode vir qualquer explicação que ainda vai ficar na minha garganta. Mas isso é so uma impressão minha, talvez o autor venha a me convencer mas eu duvido.

    3. Sobre essa parte da cabeça do titã explodir eu penso o seguinte (NÃO É SPOILER, É SUPOSIÇÃO): é provável que a cabeça não seja o centro do sistema nervoso deles, ou seja talvez o “cérebro” por assim dizer esteja localizado em outro ponto de tal forma que, ao cortar aquela parte da nuca, eles morram. Eu considero uma hipótese, pois já foi mencionado que os titãs tem uma fisionomia própia, que não é necessariamente igual ou similar a dos humanos.

      1. Sim isso é o mais provável, mas se eu não faltei a minhas aulas de biologia(me corrijam se eu estiver falando bobagem), levando em consideração que os olhos, o nariz, o ouvido e a boca estão na cabeça dele, ou seja evolução avançada um pouco semelhante a nossa, biologicamente faria sentido que o centro do sistema nervoso do titã, ou seja o cerebro, estaria lá também.

  33. Falando em Aku no Hana Kitsune, tu vai conseguir assistir tudo? Tá osso aguentar aquela “toscocopia”… Uma Guiness se conseguir ver tudo

  34. Eu pessoalmente não ligo para spoilers. Não sei, mas talvez o fato de ter crescido vendo Star Wars reprisado todos os anos, como programação de Natal da Manchete, tenha contribuído 🙂
    Vale somar nisso, o fato de todas as TVs abertas brasileiras, transformarem qualquer seriado ou desenho semanal em diário, assim após poucos meses entrando no ciclo de reprises eternas :p

    Mas, vamos ao que interessa. Mesmo não lendo os comentários, nem lendo o manga, eu já havia deduzido.

    O que me agradou é a forma que foi apresentado. Não, que eu seja fã de carnificina. Na verdade não sou. Não curto os Pânicos e equivalentes da vida.

    Virar um balde de sangue encima de um roteiro e salpicar alguns membros e vísceras, não faz um filme ficar melhor. Tampouco recordes de disparos e contagens de corpos. Não quando isso é o principal e o restante secundário. Por exemplo: adoro Rambo I e III, mas assisti o 2 apenas uma vez e não me interesso em ver o IV.

    Mas, dependendo do clima da história, do contexto em que ela se passa, tem coisas que precisam ser mostradas e que se dane a classificação indicativa.

    Ouvi pessoas dizendo, antes da estréia,que o manga é bem pesado e que tinham medo de que iriam estragar a história, pois precisariam censurar muita coisa para passar na TV.

    Nem sempre. E acredito que eles entenderam que para que a obra fosse convincente, que não poderiam omitir certas coisas. E SnK tem mostrado o talento da equipe. Pois, eles alem de darem um tom mais “realístico” (nós somos capazes de imaginar o terror, o desespero do mundo), eles souberam como dosar, como executar as cenas de forma que não fossem vulgares e até em alguns momentos fossem poéticas.

    A morte da mãe do Eren, me lembrou muito a cena em que o Sargento Elias (Willem Dafoe), morre no filme Platoon. A execução da cena (até as gotas de sangue, como pétalas ao vento), transmitiu mais completamente o sentido de perda, dor e tragédia, que passaria batido se fosse só mostrado ela sendo devorada à la qualquer fotocópia Hollywoodiana, de Tubarão.

    E depois de muita volta: Eu já imaginava que o Eren ia se fuder de alguma forma. Tá, ele sofreu enormes tragédias pessoais. Mas, não esta no clima do mundo de SnK, que ele não fosse vitimado mais diretamente. É o que falta em The Walking Dead, por exemplo. Deveria ter sido o Rick a ter perdido um membro, ao tentar salvar alguém, e não o velhote.

    Mas, a forma que foi feito, KARALHO!!!!, genial, eu não estava esperando. Também imagino o que vem depois, mas digo o seguinte: O Goku também morreu, mas a morte dele não me impactou e chocou tanto. A diferença está na execução, na forma que foi apresentado. Em DBZ, você sente um distanciamento, não é tão “real”, porque o contexto ameniza. Mas, o clima, o contexto e a forma como é apresentado em SnK faz com que o sentimento te alcance.

    Teve alguém aí que comparou a Game of Thrones. Mas, para mim o tom de SnK se aproxima mais de outra obra da HBO, The Pacific (parceria de Tom Hanks e Spielberg).

    Viagei muito né?

    1. Bacana o texto
      KzArashi. Mas, refletindo um pouco, eu não sei se posso
      dizer que também não sou gosto de “baldes de
      sangue” em roteiros. Foi justamente isso, e a quebra de estilo,
      que me chamaram a atenção em obras como Gantz.

      Não
      há abuso de muito sangue (com algumas poucas exceções,
      mas mesmo assim não é tão ‘gore’), ou fluídos
      ou órgãos enfeitando as cenas.
      Ele[autor] aparenta
      focar em dois tipos de mortes: por quebra de ritmo e por ponto
      dramático. Todas estas com forte apelo à estética
      – é só reparar que sempre dá um slow motion na hora.

      1. Meu problema não é o gore. O que eu não curto é o Gore pelo Gore, sem roteiro ou história ou qualquer coisa que dê um mínimo de doentia na coisa. Dar um exemplo: o filme Ninja Assassino tem Gore inquestionavelmente. Desmembramentos épicos. Mas, é coerente com a história e o clima da hambientação. E é tudo executado de forma competente e artística. E eu já assisti esse filme 10 vezes. Assisto toda vez que passa no Max Prime, quando possível.
        E é o mesmo que me tem prendido em SnK. As coisas são bem executadas e são coerentes a hambientação e ao clima da obra e são na medida necessária.

  35. Bom, eu assisti o anime, não aguentei e fui ler o mangá. Sinceramente, me desapontei um pouco, mas ainda assim continuei lendo, e AINDA assim é um excelente mangá. MAS, maldito seja o Deus Ex machina! bulhufas, achei que ia ser algo como “humano X gigantes” e só, uma ideia sensacional que podia dar certo, mas ok, essa foi um desapontamento meu, que esperei algo demais desse anime, mas pelos comentários que li, não serei o unico. hahaha, mesmo assim ainda é ótimo e continuarei assistindo.

  36. Excelente sequência de episódios. Este é um anime como há muito tempo não vejo. Acabei de assistir o 5 e minha reação está no PQP PQP PQP PQP… E obrigado pelo aviso Kitsune, não leio os comentários desde o post do primeiro ep : )

      1. é um daqueles travesseiros grandes para dormir agarrado
        normalmente tem garotinhas de anime pros necessitados comprarem
        rachei de rir com esse do titan ainda mais a pose dele kkkk

  37. Eu acho q não viajei tanto nas teorias quando comecei a ler o manga qto alguns caras q comentaram abaixo e falar q é incoerente o titã não morrer pq estourou a cabeça deles, pessoal lembrem é um manga oq acontece nele nem sempre, na verdade na maioria das vezes não se aplica ao mundo real, o manga ainda não deu nenhuma explicação do fato de ser só a nuca o ponto fraco deles, mas pelas revelações mostradas da se a entender o pq de ser somente a nuca quem leu o manga deve entender o pq digo isso

    1. me desculpem se saiu algum spoiler mas alguns comentarios abaixo eram tão loucos q acabei comentando minhas impressões sobre acontecimentos futuros, teve um cara que comentou q o anime vai acabar logo pois vai alcançar o manga acho que ele não leu o manga pois tudo q foi mostrado só representa 6 capitulos da obra, q tem 44 capitulos e mais alguns especiais em lançamento

  38. Cara essa série ta muito boa, fazia tempo, mas tempo mesmo que não me sentia assim, assisto o episódio todo de boca aberta pq cada cena me impressiona mais que a outra. Eles conseguem passar o desespero que as pessoas sentem.

    As coisas que o Leonardo comentou eu até aceito na série, pq tenta se imaginar numa situação dessas, se isso for possível, não acho que alguém conseguiria motivação mesmo em 5 anos, porra lutar contra titãs numa luta tão desigual, provavelmente pouquíssimos, e como ja dizem os novatos são apenas alimentos de titãs, eqto os ricos ficam no lugar mais protegido com o melhor exército. Eles não iriam querer perder os comandantes e correr o risco de ficar sem pessoas mais capacitadas para treinar uma nova geração ou qualquer outra coisa.

    PS> Achei mto foda qdo ele percebeu que eles tem inteligência, pq vendo eles nos primeiros episodios eles pareciam mongos sanguinarios, mas nesse ultimo eles se mostraram bem inteligentes até, com emboscadas e tudo mais.

    PS2> Parabéns pelo VideoQuest, acompanho ha mto tempo o trabalho de vcs e gosto bastante, um grande abraço a todos!

    Jgabriel

  39. EU ESTOU SATISFEITO COM O ANIME POIS E MELHOR DO QUE NARUTO BLEACH EO BOMBA DO AN O CAVALEIRO DO ZODIACO OMEGA ESSE EO LIXO DA TOY ATE AGORA ZEUS ESTA SE REVIRANDO DO MONTE OLIMPO E SEM FALAR NO JOJO BIZARE ADVENTURE E OUTRA BOMBA MAS FALAR FRANCAMENTE EU DI RISADA QUANDO AQUELE TITAN PULOU E DEU COM A CARA NO RELOGIO DA IGREJA EOS NEM REPÁRAO QUI O BICHO FEIO HAVIA PEGADO O THOMAS E JA MORRER DE CARA COITADO AJUDAVA TUDOS NO ACAMPAMENTO E ELE MORRE DAQUELE JEITO PO QUI O AUTOR TA PENSANDO MATAR OS COADJUVANTES DAQUELE JEITO NAO GOSTEI DO ARMIN POIS ELE E COVARDE E MERECIA MORRER MAS O EREN TEVE QUI LAVANTAR COM UMA PERNA SO E SOCORRER AQUELE EMO E NO FINAL DE TUDO EREN JOGA ARMIN PRA NAO SER DEVORADO TAMBEM E DEPOIS O EREM ACABA SENDO DEVORADO E QUANDO O TITAN FECHOU A BOCA O BRAÇOS DO RAPAZ SAIU VOANDO EU MORRI DE DAR RISADA QUERO QUI O ARMIN MORRE JUNTO COM O SASUKE EMO EO AMANTE DELE O NARUTO

Deixe uma resposta