VQ Review – Suisei no Gargantia – ep. 04

suisei no gargantia 04

Nada de explosões. Nada de política. Apenas pessoas, e como elas vêem o mundo.

RESUMINDO

Em Suisei no Gargantia ep. 04 temos Ledo ajudando a frota Gargantia como forma de pagamento pela sua estadia. Mas Chamber, o robô, faz todo o trabalho. E se ele não tem o que fazer… qual o seu valor? Qual o valor de uma vida sem utilidade prática? Esses são os questionamentos de mais um sensível episódio desta (para mim) grata surpresa.

sng08

EU ACHO QUE…

sng09Gargantia não é um animê de mecha. Claro, tem um robô lá. Existem, de certa forma, conflitos políticos. Tem ficção científica, um pouco. Ótimas cenas de ação, quando acontecem. Mas tudo isso é ferramenta para Gen Urobochi tecer algumas observações sobre como entendemos o mundo, a sociedade e uns aos outros. E funciona, brilhantemente.

Mais uma vez, a série brilha quando contrasta pontos de vista; aqui especialmente, porque tudo é feito de forma sensível e calma. Calma essa que o Ledo estranha: tudo é parado demais, existem várias “engrenagens” da sociedade que simplesmente não servem para nada. Por que as crianças estão brincando? Elas deveriam estar estudando, ou treinando, não desperdiçando tempo e energia com… nada, basicamente. A mentalidade militar e lógica do Ledo é admirável, e no fim das contas faz muito sentido: realmente, seríamos muito mais eficientes se estivéssemos 100% do tempo ocupados com alguma função.

Mas e quando ele mesmo não serve para nada? Se o Chamber pode fazer tudo independentemente, pra que ele serve? Aliás, o raciocínio pode ir ainda mais longe: se a tecnologia está cada vez mais avançada, e muito do que temos pode funcionar quase que sozinho, pra que nós servimos? O Ledo é só o “software” que opera o Chamber, então?

sng10

E é aí que temos o outro lado. Amy leva Ledo para visitar seu irmão, Bebel, que tem uma daquelas doenças genéricas de animê (o bom e velho “corpo fraco”… sério, gente, custa pesquisar alguma coisa específica? Já ouviram falar em Osteogenesis Imperfecta? Deve servir pra todos esses casos aí). A pergunta de Ledo é: “por que ainda mantém você vivo, se você é fraco?”. Uma pergunta dura, com uma resposta que ao mesmo tempo que é óbvia, também não responde nada: Porque ele está vivo. Ponto.

sng11Ledo está gradualmente aprendendo o que é a sociedade humana; todas as suas imperfeições, incongruências, contradições e “double-standards”, que fazem de todos nós o que somos: humanos. E Ledo finalmente chegou lá! Mais uma vez, a última cena do animê é tocante e significativa. Ledo finalmente é um “humano”. Parabéns, e obrigado, Suisei no Gargantia, por essa bela jornada de conhecimento.

Mas… ainda temos mais uns 8 ou 9 episódios… e aí? Pra onde vamos?

Nada de explosões. Nada de política. Apenas pessoas, e como […]

18 thoughts on “VQ Review – Suisei no Gargantia – ep. 04”

  1. Eu tive a mesma sensação assistindo o episódio. Esse não é um animê de Mecha, é um animê com Mecha, oq é muito diferente. E essa constatação me fez subir ele para o segundo lugar no meu rank de melhores da temporada, finalmente passando o meu querido Majestic Prince. Isso porque Suisei no Gargantia deixa muito a desejar como uma série Mecha, mas é extremamente eficiente em tudo oq faz. Mais uma vez Gen Urobuchi mostra suas garras e faz uma história inteligente e profunda.

  2. Também estou gostando de Gargantia. A questão das “doenças genéricas” de anime, talvez seja falta de costume dos japoneses de entrar em detalhes sobre certas coisas. Quando meu avo morreu, meus pais e tios falavam que ele tinha “algum problema no estômago”, e mais nada.

  3. para sua surpresar Kitsune, Suisei no Gargantia esta te tando bons diálogos que é exatamente o que vc mais gosta. para mim não chega a ser algo para ser filosofar ou pensar, ja que a linha de pensamento parto do principio “se eu não sou util, para que sirvo?” e esta busca por significado e nossa utilidade é algo bem comum para cultura Japa, mas não tanto significado para a Brasileira.

    Ja que no geral não colocamos nosso significado como pessoa no que fazemos “vivemos para trabalhar”, mas sim “trabalhamos para viver” então não temos este problema de procura de nossa utilidade.

    no mais o anime é interessante e legal, tem um protagonista carismatico que nos faz quere conhecer como ele vai lidar com o novo estilo de vida…… mas esta garota principal ai ta tão K-on da vida que nem lembro as vezes que ela esta lá para ser o possível par romântico dele.

      1. também não vejo como nasceria uma romance ai, mas me lembro do primeiro episodio quando Chamber lembra Ledo que so mais uma batalha e ele estaria livre de suas obrigações de militar e poderia ir para “casa” se reproduzir, ai fico com a sensação que Isso ainda vai entrar em foco em algum momento.

          1. para um episodio de Praia ate que eu gostei, pouca conotação sexual, o Ledo não esbarrou em minguem pegando/vendo alguma parte intima e etc.

            Na verdade parecia mais que ele estava confuso sobre ver um corpo feminino com pouco roupa, dai nem demostrou qualquer reação, meio que sexualidade/sexy e etc não são coisas que ele sequer deve entender…

            enfim, foi um episodio bonito visualmente falando! pouco útil no contexto! mas ate comportado no geral!

          2. Sim, para um episódio de praia foi até bom, mas para um anime com essa proposta foi mal aproveitado, eles poeriam ter explorado mais os personagens secundários e as relações deles com Ledo. Mas sim, foi agradável de forma geral, e bem comportado.
            Ledo é militarizado ao extremo, as conotações sexuais não devem ser algo da sociedade dele, mas deu para sentir uma certa apreensão nele, ele sabe que aquilo não deveria aconbtecer daquela forma…

          3. eu fico com a impressão que os personagens secundários nunca vão ter importante, pq eles são “normais” logo servem unica e exclusivamente para cada um da alguma lição de moral ou ensinamento filosófico (mesmo sem intenção) da diferença de VIVER e SOBREVIVER dia a pós dia… ja que Ledo nunca viveu so sobreviveu pela espera do próximo combate, serve como critica direta ao estilo de vida japonês que EU pessoalmente considero uma nação de sobreviventes do dia a dia, quando chegam na fase adulta da vida (eles so tem vida durante o período escolar, estes são os anos que valem a pena), o resto se resume no seu trabalho…

            “vive para trabalhar e não trabalham para viver”.

          4. Sim, também tenho essa impressão de que eles não serão mais destacados que agora. Uma pena, mas é bem como você ressaltou, eles têm uma função narrativa diferente, e a série foca no desenvolvimento do Ledo, não da população de Gargantia…

  4. Esse epi 4 de Gargantia foi incrível, gostei demais como eles explicaram como era a sociedade do Ledo de forma aonde ele comparece a sua antiga maneira de vida da dos habitantes da Terra,fazendo criticas ao sistema que em comparação ao seu é completamente falho, isso realça algo que ainda vai ser muito usado ou testado no Ledo que a sua maneira de pensar,ele é um soldado que só conhece a guerra,nao consegue fazer algo alem do seu conhecimento de batalha. Tudo isso é explicado pela maneira leve de como foi apresentada a organização politica e social.
    Alguns pontos dessa sociedade que nos fora apresentado que eu achei muito interessante foi a aniquilação dos doentes e deficientes e a inexistência da família. Se formos pensar bem isso faz sentido. Os doentes e deficientes não poderiam servir para a guerra alem de ser uma despesa por um longo período, então porque nao cortar gastos. A família poderia poderia influenciar no modo de pensamento da pessoa fazendo ele ver erros no sistema,e isso é claro seria prejudicial a todos do alto escalão.
    A diferença de uma ideologia para a outra é gritante,mas ambas estão certas dentro do contexto onde estão inseridas, ja que uma busca a paz e a outra uma possível paz atras da guerra que se faz inevitável.
    Concluindo eu diria que SnK tem que se cuidar porque Gargantia esta crescendo epi apos epi,nem ficaria surpreso caso ele fosse o melhor anime da temporada

    Minha Primeira teoria sobre sobre Gargantia:

    Vamos lá,inicialmente falam que a Terra é um planeta congelado aonde não era possível o povoamento ,certo, ai o Ledo cai e pela sua surpresa estava pura água e tal,em uma passagem da Amy e seu irmão doente,ele cita algo sobre a terra ter passado por um grande era do gelo,ou algo do tipo,e citam algo como tecnologia antiga,tento isso como base pensei…
    O Ledo foi para um futuro aonde a terra se descongelou e a tecnologia antiga nao é nada menos que seus mechas de batalha que foram deixados de lado pelo fato da tranquilidade,e isso tudo feito pelo Ledo,porque depois dele conseguir voltar pra nave ele instalou uma nova ideologia, que adquiriu com a vivencia e avisa aos so alto escalão que a terra esta descongelada,pois bem,eles voltam pra terra e descobrem que ela ainda esta em processo de descongelamento fazendo dele como o colonizador daquela terra, e assim o sistema de frota é feito e o estilo de Terra aonde Gargantia esta inserido foi tudo idealizado por Ledo na sua sociedade futura.

    Falhas na Teoria: Características biológicas,todos aonde Ledo vivia tinham pele branca e cabelo branco, já em Gargantia a pele é morena e com vários tons de cabelo isso pode ate ser explicado caso humanos tivessem sobrevivido ao período glacial e assim interagindo com o povo do espaço.

    Pontos a Favor: Tecnologia antiga e a afirmação de que a terra tinha passado por um período glacial

  5. O episódio foi sensacional. Conseguiu me levar sem cansar por um segundo, mesmo em um ritmo lento. Só achei forçado o Ledo repetindo diversas vezes que algo não é útil. Foi meio “for dummies”, mas nada que tire um décimo do anime.
    E a parte mais incrível foi com certeza a pergunta: “o que aconteceria com a Aliança Galáctica se os Hideauze fossem completamente derrotados?” É um questionamento tão profundo, que fez o Ledo exitar pela primeira vez. E, diga-se de passagem, faz o espectador pensar em muita coisa. Pelo menos me deu o que pensar por um bom tempo.

  6. O fato da doença ser genérica (nesse e em outros animes), talvez seja para evitar ofender alguém que esteja passando ou passou por alguma doença similar. E outra, explicar qual a doença seria totalmente desnecessário em Gargantia. xD

    Não sei não, estou achando que o Chamber pode acabar se tornando um problema no futuro. Ledo está se tornando mais humano, mas o Chamber é um robô militar e JAMAIS vai mudar isso. E outra: vi alguns com a teoria de que a Aliança Galática poderia chegar ao planeta Terra e tentar colonizá-lo/escravizá-lo. SE isso acontecer, Ledo provavelmente já estará do lado dos “terráqueos”, e aí? Ele vai enfrentar a Aliança inteira? E pior: viram a transferência de autoridade que o Chamber aceitou? Isso mostra que Chamber pode deixar de ser fiel ao Ledo: basta um comando de um superior. Se a teoria estiver correta, o final do anime pode ser algo catastrófico… (vindo do mesmo autor de Madoka Magica isso não seria surpresa. Chamber = Kyubey?)

  7. Eu acho que a “doença genérica” nesse caso pode ser justificada pelo fato deles não terem tanto conhecimento, aquele médico que a menina falou q era o mais inteligente da frota mesmo falou que eles perderam a maior parte do conhecimentoda antiguidade.

  8. muito bom esse anime,nenhum episodio foi disperdiçado,o que me imcomoda ,é esse negocio de é do gen uroboshi,entao tem ser espetacular igual madoka magica
    fizeram isso com psycopas,que foi um anime exelente mas não agitou como madoka

Deixe uma resposta