VQ Review – Shingeki no Kyojin – ep. 03

banner snk03

Episódio de treinamento. Será que precisava, mesmo?

RESUMINDO

Os garotos que se alistaram no exército passam por um duro treinamento. Várias motivações diferentes são reveladas. Mas a pior parte é o treino de equilíbrio tridimensional, que testa não só a capacidade como também a força de vontade de Eren, um dos únicos que não consegue se equilibrar, mesmo sendo um dos mais motivados.

EU ACHO QUE…

Shingeki_no_Kyojin_-_03_-_Large_26SIM. Precisava. Eu mesmo disse, no último post, que queria pelo menos um episódio de treinamento em Shingeki no Kyojin. Eu precisava sentir que o que eles fazem tem o mínimo de sentido. Não preciso de explicações técnicas detalhadas do funcionamento daquelas máquinas (mais uma vez, tem um pouco nas vinhetas de intervalo, que são bem interessantes, mas não tão importantes PRA MIM), só preciso da sensação de que existiu esforço, existiu um processo, e não uma passagem mágica de crianças normais para soldados eficientes.

Gosto muito da cena do generalzão gritando com os soldados, e de como aqueles personagens-narradores (sério, estavam lá só pra explicar pra gente tudo aquilo) disseram que alguns não precisam de motivação, porque já passaram pelo inferno para estarem lá. E, de fato, esse episódio não precisou reexplicar a motivação do trio principal; nós sabemos por que eles estão lá. Em vez disso, tivemos outros personagens, com motivações bem diferentes.

Shingeki_no_Kyojin_-_03_-_Large_29

Entre as motivações, alguns estão lá por uma condição de vida melhor (já que, como eu já disse, existe extratificação social naquelas muralhas), outros estão pela comida (plausível, neste universo)… e achei bastante plausível como o Eren questiona a motivação pela condição de vida melhor, já que alguém que passou pelo que ele passou não iria mesmo achar relevante simplesmente querer viver bem. As pessoas gostam de achar que seus próprios problemas são maiores que os dos outros.

Shingeki_no_Kyojin_-_03_-_Large_37E falando no Eren, esse episódio serviu para quebrar o espírito do garoto, acabar com a sua petulância, pra que ele se reerguesse. Interessante, necessário, e boa justificativa para a existência desse episódio do exército. Mas achei bobo aquele final, onde se revela que ele estava usando equipamento quebrado. Parece aqueles clichês bobos de shonen, tipo “o Goku estava lutando com pesos nos pés até agora!!!”, sabe?

Shingeki_no_Kyojin_-_03_-_Large_39

Por fim, acredito que esse seja o único episódio com treinamento, já que ao final todos já estavam voando. E tomara que seja. Já cumpriu sua função, agora bola pra frente.

obs: Aku no Hana ainda vai ter review… calma…

Episódio de treinamento. Será que precisava, mesmo? RESUMINDO Os garotos […]

42 thoughts on “VQ Review – Shingeki no Kyojin – ep. 03”

  1. No final deste ep, fiquei com a impressão que quem sabotou o equipamente foi a amiga do personagem principal. Até o general lá comentou que isto nunca aconteceu antes.
    Bem, pode ser só impressão minha.

  2. ”Mas achei bobo aquele final, onde se revela que ele estava usando equipamento quebrado.”

    Bem, não quero dá spoiler, mas o porquê do equipamento está quebrado, terá importância a trama mais para frente.
    Também achei bobo quando li no mangá, mas o autor gosta de interligar até mesmo coisas pequenas ao enredo. Os três episódios parecem que só eram apresentações, porém servira de base ao enredo daqui alguns episódios, até mesmo para explicar a origem dos Titãs.
    Inclusive no episódio, um dos personagens fala pro Eren verificar o equipamento que assim ele iria bem no teste. Como ele sabe disso???
    Só pra deixar na curiosidade…

  3. Cara no epi 4 sim ainda teremos treinamento,pq precisa que seja mostrado o treinamento que eles tem de luta,bom o pq ñ posso falar sem dar Spoiler XD;Mais pelo final do epi aquilo de que a humanidade se lembrou e etc,no final do epi a muralha Rose deve ser ataqada XD

  4. No mangá esse treinamento é um flashback, por isso ficou até natural quando se lê por algumas situações apresentadas antes, mas pensei mesmo que nesse episódio esse final iria parecer bobo. E ficou mesmo. Mesmo tendo algo a mais lá na frente, se no mangá fosse na mesma cronologia, iria ficar decepcionado da mesma maneira.

    Mas você nem comentou das piadas sérias épicas desse capítulo, a sério, eu ri demais!!! É o único humor que Shingeki tem na verdade, o humor-sério(bem a lá bakuman mesmo) e ainda pouco, mas o que teve me fez gargalhar alto na frente do PC.

    Enfim, parabéns pelo texto, continuamos muito interessados em Shingeki e nos seus reviews no Video Quest o/

  5. Acho que seria interessante ter comentado da animação do episódio. Porque putaqueopariu! Claramente quiseram economizar. Boa parte não foi nem animada, aqueles dois caras que estavam ali só para explicar pareciam “PNGs” sendo arrastadas de um lado para o outro, em um fundo estático. E em algumas partes só aparecia o rosto do personagem e ouvia-se seus pensamentos.

    Mas tirando isso foi um bom episódio. Achei que no mangá, colocar essa parte do treinamento como flashback não se encaixou tão bem e fez com que muitos acontecimentos não tivessem tanto impacto. Mais um ponto para o anime. Quanto a parte do enredo, nada a adicionar no que você disse, Kitsune.

  6. Não entendo a reclamação com a animação. O anime é semanal, vocês querem o quê? Fora que a Production I.G faz vários animes ao mesmo tempo. Esse tipo de comentário não cola mesmo, assim como os que reclamam do visual de alguns personagens.

    Sobre o problema no equipamento do Eren —– daqui pra frente é a opinião de quem não foi a fundo no mangá —- eu acho que foi obra daquele personagem que se apaixonou pela Mikasa, por isso fez todo sentido pra mim.

    1. Assim, entender o motivo do problema não o justifica. Entendo que o anime é semanal, mas não vou deixar de falar de algo ruim por causa disso. Na realidade a minha reclamação quanto a animação foi consciente de que esse episódio, por ser parado, não recebeu tanto dinheiro quanto os outros. É como já disseram, está claro que a produção guarda a verba para as partes que precisam ser bem animadas e apesar de achar isso positivo, não significa que não tem seus pontos negativos.

  7. De longe, o melhor anime da temporada até agora. Também achei meio bobo o equipamento quebrado (eu já tava até prevendo isso; “aposto que no fim vai ser um motivo extremamente besta”). Como você disse, foi só pra o personagem perder a petulância. Achei foda a cena que ele não consegue se equilibrar, e a galera zoa sobre ele ter falado que fracos não tem vez. Tô com esperanças altas pra esse anime!

  8. Parece que que esse anime esta seguindo o mangá e arrumando as ordens dos fatos, que acho muito bacana.

    Quando desenhamos e escrevemos roteiros de uma história, as coisas vão aparecendo aos poucos. Então aposto que se tivessem pensado em por esse flashback no inicio do mangá, teriam posto.

    O anime é bom as vezes por isso…da para deixar as coisas mais vistosas de se assistir. Agora acredito que vem só coisas bombásticas, coisas que não imaginávamos, e coisas que já acreditava que aconteceria, mais de forma bem diferente.

    Esse ano é de Shingeki no Kyojin e Hunter x Hunter

  9. Pra ser sincero eu não gostei muito desse episódio,

    mas serviu pra mostrar certos conceitos interessantes.

    Só falando rapidamente aqui, e fico feliz que não foi só eu que achei
    isso estranho, foi bizarra a inconsistência da animação nesse episódio,
    principalmente com a Mikasa. Se passaram 2 anos, mas em alguns momentos
    ela parecia ter 14~16, mas as vezes parecia que tinha 21! E tenho que
    admitir que isso pode ter prejudicado um pouco a experiência do episódio
    para mim.

    Mas falando sobre os personagens, esse episódio serviu para
    introduzir novos personagens que provavelmente serão importantes na
    história( a garota da batata, e os 2 carinhas ‘coloque o nome deles
    aqui’). E também serviu para “definir” um pouco mais nossos personagens
    principais. A Mikasa se definiu bem mais clichê do que eu esperava(até
    agora), sex symbol da série e menina prodígio que está servindo de
    suporte a nosso protagonista. E por falar em protagonista, foi
    interessante como no inicio do episódio ele se mostrava todo badass mas
    depois acabou se “redimindo” e aprendeu um pouco de humildade. Ele tem
    tudo para ser um ótimo personagem, mas sinceramente, ainda não me
    convenceu, não consigo me importar com ninguem ali ainda, e esse
    episódio não me ajudou muito( um certo preconceito contra ep. de
    treinamento, toda aquela de superação a qualquer custo as vezes me
    desagrada, trauma de DBZ).
    Mas enfim, outra coisa interessante foi o
    destaque que deram as motivações de cada personagem, interessante que
    cada um deles quer entrar para o exército por um motivo diferente
    (ÓBVIO!), alguns por vinganças outros simplesmente por status, ams o
    modo como esses “grupos” irão se moldar é que me deixou interessado
    nessa fase de treinamente, como já disse eu realmente não gosto dessa
    parte, mas pode, e deve, ser um fator importante no amadurecimento dos
    personangens.
    Enfim sem mais ideias, espero um pouco mais de ação no
    próximo capítulo, não precisa ter sangue, mas estou bem interessado em
    como o sistema de gachos funciona.

  10. O melhor desse cap foi a reaçao do Jean quando viu que a Mikasa e o Eren eram bem intimos, ri demais, fora a garota batata.
    Ja a explicaçao aqui no anime ta melhor do que no manga varias partes mostradas nesse cap seriam mostradas no manga bem depois, parabenizo a direçao por isso pois encanxou na minha opiniao bem melhor dessa forma.

  11. A única parte positiva desse ep, foi o Eren conseguir se equilibrar naquele equipamento ( mesmo quebrado), mas o episódio todo parecia anime de colegial e o final foi mesmo clichê.

  12. Primeiro review que discordo do Kitsune!
    Não achei bobo o final, clichê sim, mas tem até uma carga emocional legal. A gente vendo o Eren com toda aquela vontade e não conseguindo passar no teste, até que vem a noticia de que o aparelho estava quebrado e os outros alunos começam a dizer “Nossa, esse cara é foda!” da um alivio e uma alegria.
    Pra mim o grande problema do episódio foi a tentativa de fazer um humor muito forçado e comum e animes.

    A menina virando uma fera por causa do pão, o cara lá que ficou “deprê” por causa da relação entre o Eren e a Mikasa.

    Td isso quebrou o ritmo dramático que vinha sendo construído desde o primeiro capitulo.
    Sinceramente, esse eps me tirou daquele “tesão” que vinha tendo com Shingeki no Kyojin, daqui pra frente vou assistir com mais cautela.

    1. Concordo cara! Foi muito anticlima! Espero que a série desista desse tipo de coisa.

      Eu gosto dessas coisas animescas em outros animes, Kyojin me vendeu um pão de clima sério, eu eu gostaria de evitar essas cartunizações.

      Não foi dizer que o episódio foi ruim por causa disso, mas ficou forçado e não soou natural.

      1. cara, é algo que concordo e muito. No manga não tem essas “cartunizações” clássicas em shounens, em fato a comédia é feita de um modo que poderia classificar como “realista” que simplesmente não tira de forma alguma a seriedade e o clima sombrio imposto no universo do manga.

        Mas com animes é algo diferente, ja que vários tipos de públicos estarão assistindo, e como fã da obra original, isso me cheira a merda futuramente…a série esta se tornando uma grande modinha, o que é de certa forma bom, mas com isso iram fazer mais e mais desse tipo de coisa “boba” que não tem na obra original, o que diferencia ele da maioria…

        1. Putz, eu não li o mangá, mas só de saber que isso é coisa do anime me desaponta muito. =/

          Eu não tenho nada contra ser “modinha” acho até isso muitíssimo favorável, mas os animadores tem de perceber que essa é uma série com grande apelo a público em geral, não apenas Otaku.
          Outra, o ponto de venda da série é ser diferente das demais por causa do clima… torná-la genérica pra mim é um erro gravíssimo.

          Pelo menos o episódio 5 foi tranquilo.

  13. Eu não estou vendo o anime (pretendo ver tudo junto em marotona) mas essas passagens do treinamento no mangá são ótimas pra erguer a relação entre os personagens. Primeira vez que comento aq no VQ e olha que acompanho desde novembro do ano passado, bem parabens pelo que voces fazem , e ficou muito bom esse esquema de por reviews de episodios dos animes da nova temporada, mesmo não assistindo nada esse ano (falta de tempo) sempre passo aq pra ver o que ta acontecendo com os animes que eu queria estar vendo. Valeu!

  14. Estava aguardando por esse post, ficou muito bom. Agora sobre o episódio reparei q teve pessoas q não gostaram desse episodio seja porque foi parado ou pelo final “clichê” do episodio, concordo com os dois mas não tiro o brilho nem um pouco pra min desse anime, episodio foi essencial pq mostra como kitsune disse o motivo de lutar de cada um e tambem houve a apresentação dos personagens q a historia se focara mais, digo pra vcs prestarem muita atenção em seis dos personagens mostrados (Eren, Mikasa,Armin, Berthold, Reiner, Annie) pois cada um tera um papel essencial no desenvolvimento do enredo, bom o trio principal era obvio mas fica ai a dica dos outros, pq falo isso shingeki no kyojin apresenta muita informação e se vc não presta atenção tera q voltar a rever episodios antigos para poder entender. E por fim vcs prestaram a atenção no final do episodio “… e a humanidade levou um novo choque da realidade” como ja li o manga sei oq vai acontecer, e já digo os proximos episodios definaram bem o clima do anime.

  15. O anime parece que mantém mais o foco nas lutas, no sentido shounen. O mangá acho mais foco nos mistérios, crueldade, na força patética da humanidade.

Deixe uma resposta