VQ Review – Photo Kano – Ep. 01

banner-photo-kano-01

Eu tive muito problema em entender a minha frustração ao terminar de assistir Photo Kano. Sério! Eu já sabia que ele seria repleto de fan-service e ecchi, mas mesmo sabendo disso, senti que algo me incomoda. Havia algo atrapalhando a minha visão do que realmente eu preciso entender desse primeiro episódio. Percebi que eu esperava muito de algo que nasceu para ser simples.

RESUMINDO

Kazuya Maeda estuda na academia Kouga, uma escola particular  onde os alunos levam muito a sério as atividades extra-curriculares de seus clubes. Ele ganha de presente uma câmera digital com lente única reflex (o que isso quer dizer é um mistério para mim, mas soa imponente). Há partir disso, ele começa a enxergar o mundo de outra forma e busca registrar tudo a sua volta.

EU ACHO QUE…

Pode parecer exagero dizer que eu esperava mais, mas o episódio mostra um grande potencial de explorar o outro lado da fotografia, o lado artístico e mágico das câmeras fotográficas. O protagonista começa a ver as coisas de outra maneira e isso despertou uma necessidade de registrar tudo a sua volta. Esse sentimento nunca sentido por ele é bem dirigido, onde a narração e a cenas casam muito bem com o sentimento de evolução do personagem.

photo_kano_01_00

Até aqui o anime estava perfeito. Crescente clima de mudança, as cenas combinavam muito bem com a narração deixando uma expectativa no ar. O ambiente da escola é mostrado aos poucos, sempre acompanhado de uma nova personagem (que futuramente veremos interagindo com Maeda, claro!), tudo de forma harmoniosa e tranquila.

Mas a partir da metade para o final, o rumo da roteiro vai para um conflito desnecessário entre os clubes de fotografia, presidido pelo Kadou Hiromichi (um stalker esquisito que quer parecer estiloso e engraçado), e o clube da foto, presidido pela Kurebayashi Katsumi, aparentemente uma personagem divertida. Ambos tentam convencer Maeda a se inscrever em seu clube. Um é composto por um bando de clichês ambulantes que querem tirar fotos pervertidas das alunas sem propósito, e o outro contém algumas garotas que gostam de tirar fotos das paisagens e cenários do mundo a sua volta da forma mais bela possível. Adivinha para qual clube o protagonista entrou? Pois é…

photo_kano_01_01

Essa disputa se arrasta em alguns minutos que ficaram cansativos e chatos para mim, não foi engraçado como o anime tentou parecer, mas se fez necessário para mover a história. Além disso, ao invés de terminar logo o episódio, houve duas cenas para incluir mais alguns “conflitos” com o protagonista e outras personagens. Uma das cenas finais é a apresentação da Sanehara. Ela é a garota “misteriosa” do telhado. Estou chutando, mas ficou óbvio para mim que ela irá despertar um interesse maior do protagonista em tirar fotos sérias durante a série. E espero muito que o anime vá para esse lado, mas infelizmente sei que a maioria das cenas serão em prol do fan-service e do lado ecchi.

photo_kano_01_02

Resumindo, o primeiro episódio de Photo Kano apresentou muitas personagens que farão parte do harém do protagonista  de forma convincente. Todas apresentaram o mínimo, repito, mínimo de personalidade que, se bem feito, pode ser explorado para desenvolver diversas situações. Por se tratar de um anime de romance voltado ao ecchi, veremos muitos clichês, como festivais de escola, campeonatos de clubes, etc. Espero que seja explorado a arte da fotografia como tema, mas sei que estou esperando demais…

Eu tive muito problema em entender a minha frustração ao […]

17 thoughts on “VQ Review – Photo Kano – Ep. 01”

  1. Realmente ficou meio cansativa a parte da briguinha dos clubes. E é bem provável que termine tudo em ecchi mas, quem sabe ele consegue se tornar interessante, que nem Ano Natsu de Matteru, que foi exibido no ano passado (Mais ou menos nessa época) com uma temática bem parecida só que no lugar de Fotos eram Filmes.

  2. kaneda, amigo, colega, parceiro do mundo dos animes! este anime vai ser visualmente bonito, talvez uma superficial apresentação do mundo da fotografia e as belas possíveis de encontrar neste mundo! um harem onde ele NÃO vai escolher ninguém, e por algum motivo incompreensível varias garotas vão gostar dele… e tudo vai ser justificado pelo desejo delas de serem fotografadas e o dele de fotografar… enfim parece que vai ser um ecchi harem com qualidade ate acima da media, mas não vai ser um josei poético/filosófico ou romântico na vida…

    Então… fica com o animes de mecha! sei que vc gosta ^^ Ginga Kikoutai Majestic Prince ate o momento foi minha boa surpresa, o estilo descompromissado e comediante dele, mesmo querendo ser levado a serio esta me lembrando muito Tengen Toppa Gurren Lagann.

    1. Também lembrei de Lagan na passagem que mencionam a possível dependência que os mechas tem do estado mental do piloto. Eu sou suspeito pra falar, pois adoro batalhas espaciais desse tipo. Parece que será o novo Gundam Seed (inclusive com o mesmo character designer), só que um pouco mais leve.

  3. Danilo Kaneda menino inocente: “mostra um grande potencial de explorar o outro lado da fotografia, o lado artístico e mágico das câmeras fotográficas”.
    kkkkk nos dois Sabemos que isso JAAAMMMMASSS Acontecera, o que mais me surpreendeu na verdade foi o fato do ecchi e o do fã service ter pegado tão leve no primeiro episodio, o clássico incesto (cena irmã e irmão) quase me assustou pensado que eles fossem partir pra agressão logo de cara.kkk
    Mais acho que o anime pode ser interessante, mas não tenho esperanças de achar nada realmente artístico ou no mínimo técnico sobre fotografia.
    Parabéns pela review, gostei cara abraço.

    1. eu ja fotografo a algum tempo e to com vc nessa sua opnião, pelome nos uma parte técnica sobre fotografia, pq ate agora nao vi nada sobre técnica, enquadramento, composição etc… mas tb é querer d+ pro primeiro EP… vamos esperar talvez nos surpreendamos + pra frente.

  4. Se fosse para o lado artistico poderia se tornar um apollon, pet kanojo ou um bakuman da vida, isso seria demais adoro este tipo de idea m um anime, mas é mais um ecchi cara isso me enche o saco.

  5. lente única reflex (DSLR) digital sign lens reflex, e em uma tradução livre seria “câmera digital de reflexo por uma lente”. é as câmaras usadas por profissionais da fotografia.
    bom espero que esse anime seja voltado para a arte da fotografia (como foi dito a cima) e realmente espero isso, pois se fugir disso nao vai passar de um romance a nada a ser acrescentado, mas ainda sim espero que desperte algum interesse nos outros pela arte que é fotografar.

  6. Um enredo bem melhor seria: ele tentando tirar algumas fotos, e nao conseguindo… pesquisando sobre as técnicas fotograficas e tentando entrar num club de fotografia mas porem rejeitado pq nao era bom o bastante… ele correndo atras do seus objetivos tornando bom fotografo virando motivo de disputa dos clubs que o rejeitaram e se tornando um grande fotografo de todo napão etc… blablabla

  7. Partilho da sua opinião,embora deseje que o anime tome um rumo sério e trate como assunto principal a fotografia,ficou claro que seu alvo são pré-adolescentes e marmanjos que adoram um anime sem conteúdo com muito fan-service e ecchi.

Deixe uma resposta