VQ Review – Aku no Hana – Ep. 01

aku-no-hana-01

O animê mais polêmico da temporada. E olha que não aconteceu nada nesse episódio, hein!

RESUMINDO

O animê conta a história de Takao Kasuga, menino um tanto recluso, que encontra sua fuga em As Flores do Mal, de Baudelaire, mas esconde isso dos amigos, de certa forma até arrogantemente, pois acha que eles não entenderiam. O típico menino que se acha especial porque lê livros clássicos enquanto todos curtem peitos. Além disso, ele é apaixonado pela menina mais bonitinha da escola, e não admite que pensem nada sexual dela, pois eles também não entendem a pureza de sua amada.

Takao Kasuga é um pé no saco.

anh 01

Outra personagem importante desse primeiro episódio é a Nakamura. Essa da foto de abertura do post. Ela ainda não fez nada de muito importante nesse primeiro episódio, mas já mostrou que é bastante simpática e agradável, tratando o professor como lixo e tal…

EU ACHO QUE…

Aviso: esse é um animê lento. Bastante. Se você andou lendo sinopses por aí, sabe que esse primeiro episódio foi apenas preparação para o grande plot da série: Nakamura, a sádica, fazendo chantagem com Kasuga por conta daquela coisinha que o garoto vê na última cena do episódio. E isso não é ruim, de maneira alguma. A lentidão representa como o menino sente aquele mundo, como a rotina, as pessoas, os relacionamentos, a vida, tudo é sufocante e repetitivo e sem graça para ele; o que faz com que ele busque abrigo na beleza das palavras de Baudelaire. Lógico que você tem todo direito de dizer que o animê em si é que é sufocante, repetitivo e sem graça, mas acho que é essa a ideia, e funciona.

anh 02

Mas tem um fator que faz com que tudo seja sufocante e feio nesse animê. E esse fator é provavelmente o motivo de todos vocês terem assistido esse animê (e terem vindo aqui ler a minha opinião): a animação.

ROTOSCOPIA

Sim. Tá um horror. Mas é bem mais do que isso.

Muita gente costuma separar forma e conteúdo. Pra mim, arte se faz no seu máximo quando a forma É conteúdo. E eu acho que há uma intenção em se usar esse recurso da rotoscopia (opiniões e informações melhores sobre a técnica no Argama e no Anikenkai) em Aku no Hana.

Como falei anteriormente, tudo aqui é feio e desconfortável. E, acima de tudo, comum. É o mesmo, sempre. Vidinha normal de estudante, pessoas rasas e desinteressantes por todos os lados, garotos tarados falando de peito e bunda, alunos desrespeitando professores. E Kasuga parece desprezar tudo isso. E por isso foge, para o mundo das ideias e das palavras. Agora, compare todas as imagens acima, com essa cena:

anh 03

Não é nada fantástico. E podia ser bem maior. O diretor poderia ter pirado muito mais, ter feito o personagem literalmente viajar para longe, voar na imaginação. Mesmo assim, o contraste me parece bem grande. A diferença entre aquele mundo horrorosamente normal em que ele vive e a percepção dele da poesia pra mim já é grande o suficiente para justificar o uso da técnica.

Esse contraste não aconteceria caso o anime fosse assim:

e56a25f3-s

Se a Nakamura fosse como na foto acima, eu pessoalmente não acharia nada ameaçadora a cena do desrespeito com o professor. Na verdade, ela sendo uma menina-bonitinha-padrão-animê, isso seria quase um fetiche: a garota bonita e dominadora. Mas, do jeito que ela está desenhada no animê, ela parece, sim, um ser desprezível. E aquele mundo é um mundo do qual alguém fugiria. A técnica de animação, portanto, faz parte da mensagem e da atmosfera da obra. É a forma sendo também conteúdo. E pra mim, isso é ótimo.

Sim, eu sei, o mangá é assim, nesse estilo mais bonito (acho, inclusive, a arte do mangá bem comum). E como sempre digo: dane-se, não estou falando do mangá.

Portanto, acompanharei Aku no Hana. Gostei desse primeiro episódio. E vocês, gostaram também, ou acharam que eu pirei total nessa review? Opinem!

Aku no Hana no Anikenkai
Aku no Hana no Argama

 

[obs: que maluquice aquele encerramento, hein? adorei aquela merda]

O animê mais polêmico da temporada. E olha que não […]

44 thoughts on “VQ Review – Aku no Hana – Ep. 01”

  1. A rotoscopia realmente me causou um estranhamento grande, mas no concordo com você! O uso é justificado na obra. Me lembrei agora do que o Urso disse sobre Sandman, vou mudar um pouco:
    “Ele em nenhum momento se comprometeu a fazer um anime bonitinho. Você que tá cobrando dele algo que ele não se comprometeu a fazer e nem o cara que pagou ele exigiu.”

    A obra tá aí, eu vou acompanhar.
    Quem não gostou veja algo que o agrade e pronto!

  2. Me dá aflição aquela porra chacoalhando, aqueles pelos malditos. Parece ser bacana o anime mas é difícil de assistir, tem que ter paciència. Gostei do texto.

  3. E aí Kitsune,
    Eu acho que, pela história, usar rotoscopia foi bom, por causa das expressões e pra deixar mais verossímel a vida escolar japonesa, principalmente porque ficaria muito bom se fosse adaptado para um dorama. No caso, a atuação foi mais valorizada, mas também considerando como uma animação.
    Mas o que estragou foi a música do encerramento, vc se acostuma com a dinâmica propositalmente monótona e um pouco depressiva, aí vem aquela música, transformando em uma coisa horripilante (deu até arrepio).
    As pessoas superestimaram de mais o anime, pensando que seria, no mínimo, fiél a arte do mangá, que eu acho bem infantil. Aí quando viram a arte do anime tiveram uma aversão muito extrema.
    ~William Diko (19), Curitiba-PR

    1. o “estragar” da musica de encerramento, na minha opinião deixou o episódio ainda melhor.
      penso agora que o encerramento é um dueto entre o delírio e o desejo “personificados” como as flores do mal.

  4. Eu leio o mangá, então eu já sei o que vai acontecer… por esse exato motivo, me incomodou muito a arte e a animação. Já que a arte é completamente diferente do mangá. Ao mesmo tempo acho que isso contribui um pouco, devido o enredo ser de certa forma, bem realista. Continuarei acompanhando e espero ver mais de suas opiniões sobre o anime Kitsune.

  5. GOSTEI BASTANTE!
    Nunca li o mangá e acredito que esse anime me motiva um pouco mais a lê-lo por pura curiosidade de saber as diferenças entre o anime e o mangá além da animação, que
    Acho muito preconceito (e uma outra palavra que não lembro) uma pessoa que elogia o mangá pelo conteúdo e fica dando uma de “cult” (também falam da arte, mas não parecia pelo que as pessoas andavam falando o grande atrativo), mas na hora da animação o conteúdo tá lá, mas não vê porque a Nakamura é feia.
    Pra mim esse negócio de rotoscopia fez uma diferença pra melhor, entretanto sinceramente não sei dizer se acho o design dos personagens com esse efeito feio ou bonito.
    E não vou dizer que o conteúdo compensa a animação fraca. Eu creio que a animação acrescenta positivamente ao conteúdo.

  6. Ainda não vi Aku no Hana, mas seu parecer sobre a arte do anime me lembrou outro lançamento da temporada, Suisei no Gargantia. Sei que você falará dele, mas o que quero dizer é que, na parte artística é bonitinho, mas tem tanta coisa desnecessária e tão pouca coisa que É CONTEÚDO (para não dizer que não tem nada). Exatamente ao contrário de Aku no Hana nessa parte.

  7. Bom eu prefiro o manga da pra le rapido e acaba nao dando essa sensaçao de lentidao, agora essa animaçao com rotoscopia, DEUS DO CEU matou o anime o manga acaba sendo muito melhor se tivessem feito uma animaçao simples bem proxima com a do manga eu tinha ficado feliz, o outro anime que saiu o shingeki no kyojin esse a animaçao ficou foda demais em comparaçao com o manga, pelo menos com esse ja começou com o pe direito

  8. Adorei o primeiro episódio, mas com certeza é um anime maçante, difícil de digerir. Achei que a animação cabe muito bem na proposta e não achei tão horrorosa como a maioria.Estou ansioso pelo desenvolver da história.

  9. Curti bastante esse primeiro episódio de Aku No Hana. Acho demais essa técnica da rotoscopia, dá um ar mais sério e realístico à história. Concordo com suas opiniões Kitsune. E quem tá reclamando, que vá assistir aqueles animes com personagens de rosto padrão de “traços” delicados e suaves e fanservice.

  10. Cara, Aku no Hana, conquistou o meu irmão que não curte anime. Achei isso uma boa. E foi pelo traço do anime. Ele viu um “desenho” fora do padrão e falou ” putz, que dahora essa coisa”. Ele assistiu o episódio inteiro daquele jeito desconfiado ( tipo, vai ser o padrão). Quando acabou o episódio, ele saiu do meu quarto e disse ” curti, quando sair o proximo, me avisa”. Achei legal contar porque meu irmão não gosta de anime, mas gostou de aku no hana, e foi pelo traço do anime ( que doido hein). Eu também vou acompanhar pra ver no que da…

  11. se o objetivo esta sendo cumprido e funciona como vc disse, vc esta certo.
    e como ninguem esta sendo obrigado a assistir, mesmo vc estando certo eu vou deixar essa passar xD

  12. nao importa se o anime vai ser bom ou nao… aparentemente nada nele é despropositado… e nao é anime pra idiota… tem que uma certa experiencia com animes mais dificeis e menos acessiveis para poder gostar dele;;;

  13. Eu teria feito o mesmo no lugar da Nakamura, aquele professor foi um filho da puta. Ficar difamando um aluno assim por motivo nenhum. Que chamasse pra uma conversa depois da aula ou algo do tipo.

  14. Acabei de assistir e fiquei com uma interrogação na cabeça, como explicar, achei o clima pesado, mas, pelo que foi mostrado até agora, um adolescente tedioso e uma de TPM, não combinou uma coisa com a outra.

  15. Kra quando eu fiquei sabendo que Aku no Hana teve essa diferença de traço do mangá para o anime, eu fiquei irado eu não conseguia aceitar eu quase chorei pq eu sou super fã do mangá e eu queria que meu amigos que não gostam de mangá assistissem e eles só assistem animes se tiver meninos com rosto bonitinho e padrão e animação bonitinha não são como eu que se tiver conteúdo bom eu assisto, eu só fiquei com raiva msm pq eu sabia que meus amigos não iriam assistir por causa disso.

    Mas ai eu fui assistir o episodio e tipo eu estranhei e foi difícil de engolir a diferença enorme com o mangá na parte estética, eu achei os senários lindos, o anime dessa temporada com os melhores cenários é aku no hana, mas os personagens me davam agonia, mas o tempo foi passando e eu comecei a entender o que esse anime realmente queria passar para os telespectadores e dai eu comecei a curtir o que eles fizeram com a adaptação e comecei a me acostumar com o designer dos personagens, e aquele clima de tensão e de vida muito comum e chata com aquela trilha sonora horripilante e eu que sabia o que Aku no Hana é pq leio o mangá e comecei a achar aquilo fantástico(apesar de não ter acontecido nada nesse primeiro episodio) e ele foi me envolvendo e eu pensei:”qro que meus amigos vão a merda pq eu curti e tá muito foda hahahahah” e pra fechar com chave de ouro veio aquele encerramento assustador que deixou tudo mais legal do que já tava, parecia o Demônio lendo as Flores do mal pra gente eu fiquei com medo mais curti e vi duas veze e vou ver outra vez agora já que me lembrei hahaahahha e eu acho que Aku no Hana ainda pode ser pra mim o melhor da temporada.

    Aku no Hana é muito bom!!!

  16. Rapaz eu achei da hora o primeiro episódio ainda mas que acompanho e mangá e definitivamente é muito loco, a unica coisa que estrago e todos ja estão careca de saber foi esta “Arte” escroto que eles fizeram, mas mesmo assim vo me se esforçar pra ver “mesmo que seja torturante ver um anime”. Tomara que eles pelo menos sigam o manga de boa \o.

  17. Acho que foi justo a estética desse anime que me atraiu o interesse, já que ela “foge” do comum.
    Não conheço o mangá então não sei nada sobre a história, mas gostei desse primeiro capítulo, apesar dele ser um tanto parado.
    Vou acompanha-lo e espero que seja um bom anime. =D

  18. Parece bem interessante e diferente. Entretanto, vou deixar para ver depois, já que é o tipo de anime que eu preciso estar no “mood” para melhor apreciar. Vou acompanhar as reviews, claro, já que eu sou que nem os japoneses – não me importo nada com spoilers.

  19. olhei o primeiro episodio de aku no hana tendo um pouco de tédio no começo, mas a partir do momento emq akela guria xinga o professor de pedaço de merda kkkk eu ri kkkk e ai a coisa fiko mais interessante, depois eu li o mangá e tenho a impressão de que o primeiro capitulo do mangá vai terminar em 2 episódios

    a grande polemica dos graficos, achoq esses graficos deixam um pouco melhor, pq os personagens do mangá parecem ser crianças ao inves de adolescentes, por isso achoq esse grafico é perfeito para aku no hana.

    [EDITADO PARA NÃO TER SPOILERS – ass: Kitsune]

  20. Concordo que haja utilidade artística nesse tipo de animação, mas sinceramente não acho que isso compense ou justifique os erros grotescos já observados. Isso de “não é feio, é artístico” é extremamente relativo e muito discutível, por assim dizer. De jeito algum eu consigo relevar o frame rate defasado, a aparente falta de sincronia em algumas falas e as faces que aparecem e desaparecem. Não vou deixar de assistir por conta disso, mas também não posso simplesmente deixar isso passar, se me entende. Particularmente, não senti tanto desconforto assim, e certas partes do episódio até me arrancaram risadas, como os trejeitos e expressões do melhor personagem até agora, o monocelha. Apesar disso, tive um problema de feeling parecido nos primeiros 3 episódios de Shinsekai Yori. O efeito que uma “atmosfera opressiva” tem em mim é um efeito de tédio e nada mais. Talvez simplesmente esse não seja o meu “copo de chá”, como diziam os gringos. Dito isso, parabéns pela sua análise. Muitos citaram a utilidade estética da rotoscopia, mas você foi um dos poucos que se expandiu com um exemplo e trouxe algo de novo, por assim dizer. Eu não consegui ter essa percepção, até porque como disse, fiquei entediado na maior parte do tempo.

  21. Nada contra rotoscopia, mas acho que tinham que aprimorar ela mais, e fazer isso em séries que não sejam adaptações de mangá. Nunca li o mangá, mas se eu lesse, ficaria muito incomodado.
    Eu concordo que o traço do mangá é genérico, mas essa é a expressão artística do autor, e o anime muda isso para uma expressão artística de outra pessoa (do diretor).

    “Se a Nakamura fosse como na foto acima, eu pessoalmente não acharia nada ameaçadora a cena do desrespeito com o professor.”
    Essa imagem é uma montagem, logo, se ela tivesse o design como na imagem, os animadores teriam que reajustar o clima para compensar isso, e fazê-la parecer ameaçadora mesmo com o design “cute”.
    Outra, existe um motivo pelo qual no mangá ela é bonitinha, isso é para que ocorra um “contraste” da aparência com as atitudes.

    Sinceramente, acho que eles deveriam ter feito um live action. Mas essa é apenas a minha opinião

  22. bem, não tenho opinião formada sobre o anime, pelo simples fato que não aconteceu nada…. o ritmo é lento e etc.
    sobre o protagonista, ele é bem parecido com os pseudos intelectuais que promovem a auto exclusão social, por se considerarem acima de media intelectual/mentalidade diferente da massa… ou qualquer outra desculpa em forma de auto afirmação que este grupo faz…

    sobre o traço do anime, sim achei FEIO pra carai, mas ja assisti tanta coisa com traço feio e com conteúdo, tenho que concordar com kitsune no que tangue, o traço ser assim propositalmente para combinar com a msg e atmosfera do anime… no mais não chega a ser algo alienígena ja que a faixa etária Josei e Seinen as vezes inventa uma coisas assim, então não é algo totalmente estranho para quem é acostumado estes 2.

    curiosidade a parte, o visual do protagonista e ate de muitos outros personagens, realmente se parece com um japonês, os olhos puxados e etc

    sobre o conteúdo, é como falei, o episodio não mostrou absolutamente nada, vamos ver se vai prestar.

  23. Kit se ta drogado fih, shsuhs zuando, eu gostei da arte, gostei de tudo fiquei até com sono quando tava assistindo, o manga é bem melhor, nada contra essa arte chapada, eu entendi o que eles quiseram passar o cotidiano tedioso e tals, Mas poderia usar sombra pelo menos nos personagens, parece até que foi jogado lá por que estão sem verba.

  24. Bom… eu estava em site scan de manga em que o cara fez um poste indignado sobre o cara “estar estragando uma obra” seguido de muitos comentários no mesmo estilo criticando “a falta de respeito” do diretor. E comentei algumas coisas que resolvi postar aqui também (nada demais, é só que eu ainda não tinha me manifestado aq apesar de ver o videoquest):

    Humn… posso tah falando uma baita merda, (e eu não li todos os comentários).

    Mas pra mim os personagens serem “feios” nesse anime é uma coisa boa e que só faz ganhar na história em si.
    Sei que se eles vendessem com uma animação bonitinha e ateh ecchi eles iam vender mais como propaganda e imagem o anime.
    Mas PRA MIM na história e tema no manga/anime é até estranho pra caralho que os personagens no manga sejam “bonitinhos”, porque a temática não é bonitinha e ele não fala de coisas bonitinhas.
    A história fala de tortura psicológica, de perversões e de certa maneira de um lado sujo e distorcido e confuso das pessoas. Não vejo como isso pode ser “bonitinho”, por isso, apesar de eu também ter algumas ressalvas quanto a animação, eu ainda levo alguma fé nesse anime e vou acompanhar pra ver no que vai dar.

  25. Olá, Kitsune!

    Gostei e muito da sua análise desse primeiro capítulo e também gostei muito do primeiro capítulo de Aku no Hana.

    Você me tirou algumas dúvidas, principalmente sobre rotoscópia. Não tinha conhecimento da técnica, mas na hora que bati o olho percebi que foi algo feito pra ser diferente e de maneira intencional. Aí você expôs de forma mais clara no trecho que fala da Nakamura: “Na verdade, ela sendo uma menina-bonitinha-padrão-animê, isso seria quase um fetiche…”. é isso. Achei muito válida essa sua observação, porque é exatamente o que percebi (mas não saberia expor tão bem). Aku no Hana, (pelo que deu pra perceber nesse primeiro capítulo) é que o anime quer passar uma história em um Japão mais real e não no Japão idealizado que os fãs de animes acreditam existir além do arco-íris.

    Nesse anime, os estudantes japoneses, as escolas, os professores, as ruas, o clima, todos e tudo são comuns (próximos de algo real), não tem nada de mágico (a não ser pelo mistério da flor do mal). E eu realmente gostei da ideia. Acredito que um bom suspense e um drama psicológico podem ser muito bem desenvolvidos dentro de um cenário como esse.

    Então já estou esperando muito dessa história (dentro do ritmo e do enredo dela, claro)

    Parabéns pela ótima análise! 😀
    Até o próximo!

  26. Sinceramente achei esse episódio um pé no saco, independente da arte, eu até gostei dela. Além do mais o plot principal não parece algo tão simples q quase perco as esperanças. Dane-se se é artístico, real ou o caralho a quatro, se não ficar intrigante/divertido/empolgante ( sendo que esse anime provavelmente só tem chances de se enquadrar na primeira) logo vou largar esse anime sem peso na consciência. Você falou que a lentidão se justifica… e daí? Isso não muda o fato de eu ter me esforçado pra não dormir vendo

  27. Enquanto a maioria tem como seu favorito o Shingeki no Kyojin, eu tenho como o meu Aku no Hana.

    Antes de mais nada gostaria de deixar algo bem claro: não se obriga que uma obra se enquadre dentro dos modelos industriais ou do modismo artístico atual. O público não tem direito de exigir como uma obra deve ser. O autor, o artísta, deve ter sua liberdade! Cada narrativa é feita de uma forma, e Aku no Hana escolheu um estilo mais lento, parado, natural e sutil.
    A partir do momento que uma obra apresenta e mantem uma escolha de estética, deve-se respeita-la.

    Ou seja, esse anime é para ser apreciado sem pré-formatação mental do público.
    Dedique um tempo calmo para aprecia-lo e saiba que ele será diferente, pois essa é sua proposta.
    Sua “falta de climax” não é um defeito.
    O que é diferente de, por exemplo, algum outro mangá como Naruto, onde sua linguagem visa uma leitura rápida e recheada de picos estrondosos e fulminantes, neste caso, quando encontra-se em arcos e momentos de lentidão, é por descuido e falha dos autores

    OPINIÃO:

    Eu gostei do traço sem muitos detalhes, menos sofisticado e mais realista, visando uma movimentação mais fluida.
    Adorei as cenas em silêncio, as expressões e as imagens das paisagens comuns do dia-a-dia. O corte brusco em em momentos que parece preceder algo, com aquela música composta por “ruídos” ao fundo.

    FINALMENTE encontrei um anime que trata a vida e os personagens de forma totalmente natural, sem a o exagero meloso social de “senpai” para cá e para lá ou o exagero dramático dos perosnagens.

    Meu anime favorito da temporada e provavelmente do ano.

    Kitsuni: “Takao Kasuga é um pé no saco.”

    -Ou seja, eu adorei. (ele me lembra o Shinji do Evangelion)

  28. Poxa, acho uma idiotice muito grande esse pensamento de que “a arte é feia, não vou assistir!”. Porra, quer dizer que se Aku no Hana tivesse o mesmo traço que milhares de animes vocês assistiriam? Achei o traço e a animação pontos fortíssimos na obra pelos mesmos motivos da análise do Kitsune. Ah, e mais uma coisa: Se o anime destoa do mangá, isso o faz falho COMO ADAPTAÇÃO, mas não como anime.

  29. Por mais que pareça o contrário no começo, a história não trata a Nakamura como um ser desprezível, na verdade ela se torna o objetivo e musa do pivete sem graça (que é absolutamente irritante em todos os aspectos) mais para a frente. A arte do mangá é genérica sim, mas as expressões são muito bem aplicadas (especialmente o sorrizo maligno da Nakamura) e a beleza dela serve de contraste para a personalidade completamente podre (e aparentemente sem motivo).

  30. to achando muito bom o anime,por causa dele fui ler o mangá e gostei bastante.
    a arte é estranha,mas achei o estilo dela bem coerente com a história,e também daqui a pouco todo mundo acostuma com ela.

  31. Estava com uma dúvida extrema se pegava esse anime para assistir.

    Mas tem épocas na vida que você não tem “cabeça” pra assistir gêneros que exigem mais do psicológico por sua carga dramática.

    Essa técnica de animação chamada Rotoscopia (não verifiquei os links, então perdoem o engano, caso aconteça), talvez encontrasse correspondência se aplicada a um filme longo ou curta-metragem, ou a séries de curtas.

    Acho que para 13 episódios de 24min, fica ‘aborrecido’ demais.

    Lembrei que Keanu Reeves estrela um filme chamado Scanner Darkly, que utiliza a mesma técnica (mas aparentemente é bem mais detalhado que Aku no Hana)

    p.s: o traço facial ‘bizarro’ dos personagens está perfeito para representar os mangás ero-guro de Suehiro Maruo.

Deixe uma resposta