Review: Pokémon BW Episode N (03-04)

003---banner

Não gosto muito de comparar o anime de Pokémon aos jogos, mas neste review dos episódios 03 e 04 será necessário…

03 – O novo líder de ginásio – Cheren!

Ash chega na cidade Aspertia, onde vai conhecer o novo ginásio que será aberto e aproveitar para desafiar o líder. Afinal, não é porque o Ash já conseguiu 8 insígnias e participou da liga que ele não pode desafiar mais outros (o Gary na primeira temporada havia conseguido dez insígnias antes da Liga Índigo, por exemplo). O anime acaba sendo mais realista nesse sentido do que os jogos, já que nos jogos temos um continente com apenas 8 ou 10 cidades, e no anime vemos muito mais cidades do que isso.

Logo que os nossos heróis chegam, Cilan tenta encontrar o ginásio em seu GPS mas acaba não encontrando (softwares desatualizados, agente vê por aqui). Estranho, afinal o secreto Laboratório P2 ele achou no episódio passado, hehe.

003---imagem-00O GPS em formato de Nindendo DS

Quando eles finalmente o encontram, se surpreendem ao ver que o ginásio também é uma escola. Essa é uma características dos ginásios de Unova: todos possuem alguma atividade secundária (o do Cilan era um restaurante, o da Roxie um palco musical, o da Skyla é um aeroporto, etc). Ao serem recepcionados por um homem que explica como a escola-ginásio funciona, Cilan começa a ter ataques de nostalgia se lembrando de quando o ginásio dele foi aberto.

003---imagem-2

Logo nos corredores eles encontram o líder do ginásio novato, Cheren (sério, vocês não fazem idéia de como é grande o número de fangirls que esse cara tem, assim como o N…). Ele era um dos rivais nos jogos Black e White, e lá, apesar dele ser uma pessoa boa desde o começo e ter lutado contra a Equipe Plasma ao lado do protagonista, vivia querendo provar para si mesmo e para o campeão da Elite 4 que apenas a força bruta era importante numa batalha, sendo sua personalidade bem diferente da rival-porém-amiga Bianca (olha os opostos novamente). No anime, durante a temporada anterior, esse mesmíssimo papel acabou ficando para outro treinador, Trip, rival do Ash, como se fosse o mesmo personagem mas com um ator diferente, com a única diferença de que não houve nenhuma relação romântica entre Trip e Bianca (há um indício do romance entre Cheren e Bianca, mas apenas nos jogos… como o anime de Pokémon é infantil, não pode rolar namoro nenhum. Não pode!). Nos games seguintes (Black 2 e White 2), Cheren, já mais maduro, abre o seu próprio ginásio junto de uma escola, para ajudar os futuros novos treinadores. Ele possivelmente aprendeu que a verdadeira força vem de ajudar outros. Infelizmente, só agora ele dá as caras no anime, não sendo possível ver o desenvolvimento que ele teve até ali…

Cilan logo de cara percebe que há algo de errado com o Cheren. Ash o desafia, mas como o campo de batalha ainda está em construção e o ginásio não está oficialmente aberto, o recepcionista dá a ideia de fazerem uma partida de exibição, sem valer insígnia. Íris sussurra que o Cheren não parece muito animado, e Cilan incorpora o Okabe de Steins;Gate, tendo outro ataque de nostalgia relembrando das coisas que ele pensava quando abriu o seu ginásio. “Um líder de ginásio durante a batalha deve saber o que ele tem de transmitir ao treinador. O papel de um líder é mudar os desafiantes para se tornarem excelentes treinadores Pokémon” (acho que a maioria, quando joga, só pensa em ganhar EXP, não é? Confessem!). Enfim, a insegurança de Cheren também é um reflexo da antiga personalidade dele, mas só quem jogou os games conheceu. É uma pena que o background dele no anime ficou raso.

003---imagem-3

Hora de movimento! Axew ganha destaque, mais uma vez se separa do grupo (como o Togepi da Misty vivia fazendo, aliás), sendo seguido pelo babá Pikachu, gerando uma confusão na escola. Confusão que faz os pirralhos terem de correr atrás de vários pokémons,  que fugiram do abrigo da escola. O último que eles precisam procurar é um Shinx tímido, que havia acabado de chegar e por isso ainda é meio arisco. Eles o encontram numa sala sendo encurralado por duas crianças. Cheren consegue acalmá-lo, dá uma bronca nas duas crianças, no que eles confessam que também tiveram culpa na bagunça toda (um flashback bem disfarçado mostrava isso).

003---imagem-4… minha garganta amarrou numa cena pouco depois. Sou fraco.

Finalmente eles fazem a batalha de exibição, e não há muito o que comentar (e nem quero, spoiler de batalha perde toda a graça). Cheren termina a luta ainda indeciso se será um bom líder, mas a admiração que ele ganha das crianças dá a resposta.

003---imagem-4

Foi um episódio interessante para mostrar o dia-a-dia de um líder de ginásio e algumas burocracias que existem no mundo Pokémon (nem tudo é perfeito naquele mundo também).

04 – Colress VS Looker – A conspiração da Equipe Plasma!

No episódio 04 vemos logo no início a Equipe Plasma fazendo experimentos com um Galvantula, tentando controlar a mente dele para que a aranha pokémon obedeça aos comandos deles….

004---imagem-01Aquele é Colress, o cientista do Team Plasma com cabelo de Internet Explorer

PÁRA TUDO! Tem algo muito errado aqui. Como eu falei, não gosto de comparar o anime com os jogos. Só que, o Team Plasma dos jogos tem um objetivo bem claro: pregar para as pessoas que elas precisam libertar os seus Pokémons, por fazê-las acreditar que é errado aprisionar os monstrinhos e fazê-los lutar (aquela questão polêmica que parece tentar autodestruir toda a franquia). Mas… o anime transformou o Team Plasma em uma nova Equipe Rocket. Sim, porque controlar a mente e ampliar o poder dos pokémons não é nem um pouco original. Os Rockets já tentaram fazer exatamente o mesmo, pelo menos duas vezes até a quinta temporada, além de no 4º filme (do Celebi), e no especial “O Retorno de Mewtwo”…

004---imagem-04… mas vocês que tiveram essa ideia primeiro!!!

Continuando, Ash chega na entrada da cidade Floccesy, a próxima do roteiro, mas vários pokémons chamados Amoonguss aparecem do nada e os atacam. São Amoonguss que estavam na montanha próxima ao local onde os plasmas estão fazendo testes, por isso acabaram sendo afetados. Muitos na cidade também foram atacados por esses pokémons descontrolados, por isso Ash e os outros partem para um suspeito observatório astronômico abandonado nas montanhas, sendo seguidos por Jessie, James e Meowth. O episódio volta então a focar no cientista do Team Plasma fazendo testes cruéis com o Galvântula, o bicho chega a perder a memória durante o teste e é logo descartado. Se o PETA visse esse episódio tenho certeza que mandariam banir o anime.

004---imagem-03

Subindo a montanha, eles encontram Fábio Urso… digo, um montanhista, e logo a seguir Pikachu, Axew e outros da floresta são afetados pela onda de controle mental e se descontrolam. Aí, o montanhista tira do nada uma caixinha que joga no chão e dispara um laser para o céu que gera um escudo magnético (???) e todos voltam ao normal. Mas de onde ele tirou essa maldita caixinha dos milagres anti-controle mental by Team Plasma?? A resposta vem quando ele tira o disfarçe e mostra a verdadeira identidade. Sim, é ele mesmo, o membro da polícia internacional, Looker! Na hora certa, no local certo e com o equipamento perfeito, como todo bom policial faz (sorriso irônico).

004---imagem-02

Dentro do observatório, Ghetsis, o verdadeiro líder da equipe vilã, aparece para ver os resultados da pesquisa do seu cientista, Colress. Aqui cabe mais uma comparação, com alguns spoilers. Ghetsis nos jogos também pregava a liberação dos Pokémons. E foi ele que criou o N durante a infância, o expondo somente a pokémons que sofreram com os humanos, fazendo assim o N ter a motivação pura de que os Pokémons precisam se ser livres. Ghetsis faz o N ter essa motivação sincera para que Reshiram/Zekrom se junte ao N e ambos possam convencer as pessoas a ficarem sem pokémons… mas por trás disso está o verdadeiro plano de Ghetsis, que é se tornar a única pessoa com pokémons, ficando livre para governar o continente (pois não haveria mais ninguém com poder para detê-lo). É um plano bem inteligente, pois de outra forma Reshiram/Zekrom jamais se juntaria a ele diretamente, já que eles só aparecem para as pessoas que tem coração puro. Agora, no anime… ele tem esse objetivo babaca:

004---imagem-05

… parece aquelas frases infantis do Mewtwo no primeiro filme. E o plano em si também soa como idiota… ou será que não? Com os Pokémons se tornando violentos, é possível sim que os humanos passem a ter medo dos pokémons e os libertem. O N no anime não parece (pelo menos até aqui) ter qualquer ligação com Ghetsis ou os plasmas, então pode ser que os plasmas não tenham Reshiram/Zekrom em seus planos. Mas é só uma suposição minha, nada disso é mencionado na tela.

Quando os protagonistas chegam no observatório, os plasmas atacam e usam a oportunidade para testar suas cobaias. Ao verem que o Pikachu consegue ser tão forte quanto as cobaias, eles decidem controlar o próprio Pikachu também. A cena é forte.

004---imagem-06…SAI DESSE CORPO QUE NÃO TE PERTENCE, KYUBEY

Tudo está perdido, certo? Não. O poder da amizade e do amor entram em ação, Ash grita o nome do Pikachu e ele volta ao controle. Eu bem que queria que esse poder falhasse nessa hora (não por maldade, mas porque isso é clichê demais, haha). É tanto detalhezinho ruim que, nesse momento, os Rockets aparecem e fazem uma participação melhor que os Plasmas no episódio todo. Eles invadem o local, destroem os computadores, copiam todos os dados da pesquisa e declaram que eles é que vão dominar Unova! Deixam como única opção para os Plasmas abandonar o local.

O episódio até que teve bastante ação, e é divertido se você desligar o cérebro. Mas prestando atenção deu pra ver um monte de probleminhas, e não é porque sou fã que vou ignorar. Aposto que o Kitsune e outros vão perder a vontade de assistir depois deste review, fazer o quê… haha.

Espero que os próximos episódios não sejam uma tortura de assistir. E então, o que acharam destes episódios? Deixem comentários de solidariedade. xD

Não gosto muito de comparar o anime de Pokémon aos […]

10 thoughts on “Review: Pokémon BW Episode N (03-04)”

  1. Eu preciso comentar, porque eu não vou assistir mesmo, então podem se considerar culpados pela minha opinião retirada dessa divertida review

    Pokémon é considerado “infantil” para mostrar um romance bobinho (DO MEU OTP, BANDO DE PRODUTORES DESGRAÇADOS, EU JOGUEI BW2 SÓ PRA VER A EVOLUÇÃO DO AMOR DELES) do Cheren com a Bianca (porque a May apaixonada pelo Drew e a Misty claramente tendo um fraco pelo Ash pode ter) mas mostrar controle mental de pokémons para atacarem humanos (que é mais ou menos o mesmo que acontece com os cães policiais e com pitbulls) e assim serem mal vistos e, se vermos por um lado extremamente sombrio, poderem sofrer perseguição no futuro é permitido, pois pokémon é mesmo infantil…

    Na verdade acho essa ideia do anime muito mais interessante que a do game, um pontinho.

    Sobre o Cheren ser raso, isso seria facilmente resolvido se aqueles que produzem essa coisa maravilhosa que é o anime pensassem que coloca-lo em um episódio do começo ou da primeira parte do anime, que eu não vi mas acredito se tratar de BW1 (não sei se eles estão juntando os dois jogos em uma série só) como um treinador, viajante, sei lá, para já conhecermos ele e ter essa ideia que ele mudou, mas desenvolvimento em Pokémon é milagre hoje em dia.

    Sdds do Gary.

    A grande questão é, por que diabos a Equipe Rocket ainda existe?

    1. Cara, se o fato da Equipe Rocket ter se tornado uma equipe do mal (sim, eles não estão palhaços que nem nas anteriores) já deixa o pessoal revoltado… Imagina se simplesmente tirassem-los? Pokémon NUNCA foi um anime com romance, chegou perto de ser romance, mas nunca foi, não teve sequer um beijo.

      1. COMO VC OUSAR FALAR QUE NUNCA TEVE ROMANCE??? O BUTTERFREE ROSA COM O NORMAL É O QUE????????
        Brincadeiras a parte, quem é que ficou revoltado com a equipe rocket? Sério, não conheci ninguém xD.

      2. BLASFEMIA! COMO NUNCA TEVE ROMANCE? Sim, pode não ter sido voltado pra isso, mas NUNCA é demais não acha? Eu me lembro claramente de todas as vezes da Misty pagando um pau foda pro Ash com direito a ciúmes e tudo, então me desculpe mas isso ao meu ver é romance, não é um romance desenvolvido, mas é romance.

        E enfim, nunca coloquei que era necessário o romance de Cheren e Bianca explicitado no anime, eu só acho que dizer que não pode ter um relacionamento explicitado porque Pokémon é infantil é uma desculpa esfarrapada quando se tem controle mental de pokémon.

        E Equipe Rocket do mal, finalmente! A piada deles palhaços já ficou batida faz tempo.

  2. na verdade o objetivo da team plasma, na real, nunca foi libertar todos os pokemon. aquilo foi um tabu que eles futucaram pra tentar obrigar as pessoas a abandonarem/cederem seus pokemon a fim de que eles fossem os únicos que tivessem o poder. é como uma corrida armamentista: se somente um grupo controlar pokemons eles dominam o mundo. a equipe rocket, por exemplo, só se preocupava (e preocupa, eu acho) em roubar pokemons, não importando que outras pessoas os tivessem também. em black/white 2, quando o colress assume o desenvolvimento cientíifico eles começam a agir mais claramente. desde o começo do jogo fica bem claro que a team plasma quer dominar o mundo usando os pokemon e no caso do colress ele só se preocupa com a pesquisa, o objetivo dele é levar os pokemon ao potencial máximo, quer seja naturalmente, quer seja por estímulos externos (tecnologia de ponta). por isso acho que não é tão errado assim o que vc viu no anime.
    só pra constar eu não to assistindo o anime, minha opinião se baseia somente e tão somente nos jogos.

    1. A questão do Colress, o problema é que no anime ele dá impressão que ele não faz isso pela pesquisa,mas sim “EU SOU UM CIENTISTA DUMAW E VOU CONTROLAR A MENTE DOS POQUEMÃOS PORQUE SOU DUMAAAAAW HAHAHAHA” (e sim,a máquina no anime é de fato de controle mental). Tanto que quiseram salientar o fato que no anime ele é só um cientista malvado,nesse episódio há pouquíssimas cenas que ele não parece que quer estuprar alguém.

  3. Independente de seguir plot de jogo ou não, esse plot do segundo episódio comentado nesse post parece ser bem fraco. Como dito, esse tipo de coisa já foi usado, mas quantas pessoas assistem pokémon desde as antigas?

    Se eles disserem agora que o Ash já é avô, ninguém nunca poderá questionar, ninguém deve lembrar se o dito episódio existe ou não… mas enfim…

    No mais, sinto pena das crianças no colégio ao ver aquela imagem… elas nunca irão crescer, e terão de ficar admirando o líder de ginásio pelo resto da vida… nessas horas a política de “não-crescer” adotada pela franquia parece bem macabra.

  4. sobre o Team Plasma tem que lembrar que em BW2 o plano deles é assumir o controle,mas no jogo eles são mais ameaçadores,e o Ghetsis foi na minha opinião o melhor vilão de pokemon até agora,mas o Anime o fez um Giovanni2, pelo que vi a Equipe Rocket quem foi esperta,quebrando o clichê deles sempre se ferrarem quando se envolvem com outras equipes e por quê a equipe rocket ainda existe?

  5. Deveras medíocre esse review. Preferi o dos 2 primeiros episódios, esse ficou cheio de reticencias (metafórica e literalmente falando)

    Mas enfim, vamos ao comentário.
    Às vezes eu tenho a sensação que o anime de Pokemon fica mudando de roteirista de vez em quando. Embora, sim, estes 4 primeiros episodios tenham alguns furos e encheção de linguiça, na minha opinião é mais ou menos o que fizeram a partir do 30º episodio de Digimon Xros Wars: uma tentativa de salvar a história. Vamos por partes;

    Parece que após o final de Sinnoh e a enfim entrada do Ash em Unova fez com que ele decaísse como ser humano. As séries Best Wishes e Best Wishes 2 inteiras foram um total fracasso em relação à Diamond & Pearl, fazendo com que o Ash até regredisse de posição na Liga Pokemon (o que ainda foi forçado, já que com os Pokemon que ele estava usando, ele não deveria nem ter passado das partidas eliminatórias).

    Best Wishes Season 2 – Episode N aparentemente veio pra dar uma concertada no que fizeram de ruim até agora. Ligar a série ao jogo (além do básico, me referindo a plot) é algo que faltava para a série desde o inicio. Mas, analisando o que rolou há um tempo atrás, sabemos que a Team Plasma já deveria ter feito sua aparição, mas devido aos terremotos e tsunamis no Japão, impediu que os episódios fossem ao ar (os episodios continham terremotos) e os adiaram por tempo indeterminado.
    Como isso era algo ainda da primeira fase de BW (Team Plasma original), esse arco poderia ter alguma ligação maior com os jogos, inclusive o N já que, diferentemente de o que eu li no review, ele tem ligação com a Team Plasma (conhecia os experimentos na P2 Lab). Ou poderia simplesmente nem existir.

    (A propósito, o GPS do Cilan não encontra o ginásio justamente por ele não estar acabado. Seguindo a lógica, no GPS deveria constar naquele endereço uma escola, e não o Ginásio que fica numa escola; E esse episódio pra mim ainda tem um “quê” de prolongamento da parte ruim; É lamentável que a luta entre Ash e Cheren tenha tido aquele resultado, é impensável para mim.)

    Mas enfim, não houve a saga antes, está tendo agora. Para mim foi bom que eles não tentaram inserir os antigos Plasmas para manter uma cronologia com os jogos, até porque embora 2 anos não tivessem passado no anime, no mundo real o foco maior está na Team Plasma “do mal”. Isso eventualmente iria causar um desfalque na história e alguns furos obviamente surgiriam, mas mesmo com isso eles não estão me desagradando como fã da série. Dentro da proposta deles, está tudo em ordem (com excessão do Cheren usar as roupas de BW2 e a Bianca na liga usar as de BW1)

    Aliás, é muito triste ler que o plano dos Plasmas é simplório e bobo, como era o da ER na primeira fase. Primeiro que, dentro da história, o Mundo Pokemon só existe e funciona como é hoje em função aos Pokemon. Portanto, poder ter o controle sobre todos os Pokemon do planeta (ou os mais importantes) faz com que você tenha o controle sobre absolutamente tudo.
    É simples sim, mas ao mesmo tempo complexo. E era nisso que a ER se baseava.
    Ainda assim, os Plasmas até então não expuseram seus planos. Apenas é objetivo do Ghetsis naquela área, fazer os experimentos para que tornassem os pokes mais violentos, algo que não vai tão longe assim da história dos jogos. Afinal, nos jogos ele usa o Colress e sua obsessão de ver o quão um Pokemon pode ficar forte ao seu favor. Ninguém garante que os planos do Ghetsis não são maiores.

    Aliás, o que você não gostou nesse episódio, eu gostei. O “poder da amizade” até então usado pelo Ash e Pikachu como um mecanismo para o HP não acabar, tiveram de fato uma real importância dentro do plot e está até ligado aos jogos, de certa forma.
    Colress fica impressionado pelo Pikachu conseguir se desvincular de suas ondas, o que é similar à sua atuação nos jogos, ficando impressionado com o vinculo emtre você e seus Pokemon e é por isso que eventualmente ele até abandona os planos da Team Plasma, convencido que a sua amizade com os Pokémon tem maior importância (leia-se: torna mais forte) que a ambição do Ghetsis. Essa provavelmente é a brecha para que tenhamos nesse arco um final para o Colress similar ao dos jogos, se não, o final do arco inteiro.

    O que me intriga de fato nessa saga é se só os boosts malignos e os Genesects serão o foco, pois eles estão indo atrás de Reshiram. Há lá uma possibilidade que o Kyurem apareça (em vista que o Ash viu o Zekrom em sua jornada, ele provavelmente estaria “jogando” Pokemon White e White 2, a logica seria vir um White Kyurem num confronto N e Ghetsis).
    Somado a isso, temos o fato do N ainda não ter o seu background explorado, provavelmente por conta da inexistência do primeiro arco de BW1, mas provavelmente ele fará parte do plot principal do arco, que deverá ligar os principais buracos: Reshiram, Plano da Team Plasma e brecha para o próximo filme (talvez a criação do Genesect com Extremespeed).

Deixe uma resposta