Video Quest 44 – A Viagem (de LSD) de Chihiro


Video Quest oscarizado! Mas… por que esses filhos da p*** teimam em acabar com nossos sonhos?
A VIAGEM DE CHIHIRO, para esses dois, não é tudo isso. Saiba porque!

ACESSEM:

Genkidama: http://www.genkidama.com.br/
JBox: http://www.jbox.com.br/
Anime Freak Show: http://anfreak.com.br/
Rádio Fast 89: http://www.89fm.com.br
Ledd HQ: http://www.leddhq.com.br/

Twitter: https://twitter.com/video_quest
Fanpage no Facebook: http://www.facebook.com/canalvideoquest
E-mail: [email protected]

Twitter dos Aventureiros:
https://twitter.com/leokitsune
https://twitter.com/fabio_o_urso

Video Quest oscarizado! Mas… por que esses filhos da p*** […]

78 thoughts on “Video Quest 44 – A Viagem (de LSD) de Chihiro”

  1. Ah, o adorável Lucy in the Sky with Diamonds! Não duvido que o nosso Disney Japonês já não tenha ficado colocado com isto… que inveja! (por que não colocaram esta música como tema? Total fits!)

    A Viagem de Chiriro provavelmente é um dos exemplos mais fantásticos do quão longe um Brainstorm pode chegar. Eu fico imaginando como foi para organizar e colocar na tela todas aquelas ideias e designs diferentes de monstros (acho que deram o Oscar ao filme mais por causa do esforço mesmo). Mas além da qualidade gráfica e sonora tenho que concordar com vocês: não é o melhor filme do Miazacão. Também acho um porre e só assisti completo uma única vez.

    Sobre a própria Chiriro, acho que a intenção de faze-la uma personagem chata e inútil era a ideia principal. No final ela ficaria um pouco mais, digamos, crescida. Talvez nem tanto, mas pelo menos um pouco. No começo ela era total e completamente dependente dos pais, no final nem tanto.

    Meu filme preferido do Miazacão é O Castelo Mágico – sim, eu sei que muita gente não gosta deste filme (embora eu não saiba por quê) pois tem mais ação e eu gosto mais do tema.

    P.S: adoro o Kamaji – ele lembra o doutor Robotnik, a versão Youkai dele!

    P.S. 2: nos próximo video quest o Leo e o Fabio precisam estar com orelhinha kawai de raposa e urso, huahuahuahua!!!

  2. eu gosto da viagem de chihiro, mas confesso que não vi nada do que vocês interpretaram vendo o filme ^_^
    eu realmente só gostei por conta dos espíritos, do designer e por ser de Hayao Miyazaki mesmo KKKK
    não faço muita questão de ver simbologia ou mensagens em filmes, só espero que ele tenha uma animação boa e uma historia divertida ~

  3. Eu gosto da viagem de Chihiro, mas confesso que na época do filme, com 12 anos mais ou menos, eu achei chato e n entendi muita coisa, como o Urso falou.

  4. Olá, muito bom o Vídeo Quest. Gostei que vocês deram vários dados e abordaram várias interpretações do filme que eu mesmo não tive. Porém, não sei porque vocês falaram que o filme não é tudo isso, pelos argumentos que deram o filme continuou parecendo fantástico, mesmo talvez não sendo a melhor animação de Miyasaki.

    Discordo dos dois pontos ruins que vocês colocaram.
    1º – Não ser um filme para crianças: Não considero isso um ponto negativo, acho que na verdade o filme encanta mais aos adultos por remeter a infância, inocência e pureza. Se pensarem direito, grande parte dos filme de Miyasaki possuem essa máscara infantil mas são adulto, Nausicaa, Mononoke-hime, etc…Além disso, eu assisti pela primeira vez com 11 anos em japonês, algo que não estava acostumado na época, e mesmo assim adorei! Em cerca de dois anos eu devo ter assistido esse filme umas 5 vezes, e eu não era um consumidor de cultura cult que ouvia Bach e lia Nietzsche, era uma criança normal que gostava de DBZ e games. Acho que essa coisa de ritmo vai da pessoa, mas acredito que Chihiro pode encantar criança pelo universo mágico, fantasia e sensação de aventura que traz, algo bem similar a Alice no País das maravilhas, o qual também trata de temas adultos.

    2º – A protagonista – Acredito, como a Jussara Gonzo comentou acima, que o fato de Chihiro ser vazia e sem personalidade é proposital, umas vez que a ideia da trama é tornar a menina mimada, chorona e dependente dos pais, a qual só pensa nela, em alguém maduro que se esforça pelos outros. Acho que ela cresce sim durante a trama.

    Bem, não possuo muitos argumentos a mais pois fazem anos desde a última vez que assisti Chihiro, vou reassistí-lo essa semana e ai volto para deixar um comentário melhor.

    Abraço

    1. Concordo com você.
      O fato de não ser um filme para crianças(acredito piamente nisso) não é um ponto negativo. Mas cara, se você com 11 anos gostou desse filme você é um guerreiro, eu achei insuportável, só passei a adorar esse filme depois que eu assisti pela segunda vez com 18 anos.
      Também compartilho das mesmas ideias de você e da Jussara Gonzo no segundo ponto.

    2. Concordo plenamente com o fato da Chihiro ser dessa forma prositalmente. Engraçado que, como você disse, na época que vi esse filme também não era nenhum adepto de cultura cult. A coisa mais cult que tinha assistido era Laranja Mecanica, o qual eu gostei bastante. Vi esse filme em 2005, aos meus 17 anos. Não sei nem se já tinha assistido Naruto nessa época. O que eu conhecia sobre animação japonese se resumia a DBZ, Yu Yu, Cavaleiros e Sailor Moon. Sinceramente eu não vi o filme tentando interpretar o que ele passava. Vi como um espectador comum, sem julgar o que estava vendo. O que me lembro é de ter chorado 3 vezes no filme. Na época, nenhuma animação tinha feito isso comigo. Me emocionei muito por conta dos grunhidos do Sem-Face, que na época me remetia ao desespero. Me emocionei muito por conta do caráter contemplativo daquela cena do trem. Achei a idéia daquele trem passando sobre o mar visualmente deslumbrante. Me emocionei também com aquela cena do menino-que-não-lembro-o-nome se tornando um dragão, sem procurar qualquer interpretação do ocorrido. Se me perguntar o porque dessa emoção toda eu não sei responder. Só sei que aconteceu. Por conta disso ainda considero a melhor animação ganhadora do Oscar.

      PS: Acho que esse filme passa longe de ser um filme para crianças.

      1. Concordo, mas vale lembrar, que a Chihiro, acima de tudo é uma criança. Crianças, filhos únicos normalmente, são mimados e muito dependente dos país. Gosto dela, e gosto ainda mais do filme. sobre o que vocês do video quest disseram sobre não entender ”onde ela chegou” com toda a jornada, eu tenho que concordar. Talvez ela não tenho chegado em lugar nenhum, ou tenha aprendido apenas a aceitar mais as mudanças, que é o ”problema” dela no início, e como esse mundo onde ela vai parar está constantemente mudando, as vezes em um ritmo rápido, as vezes em um ritmo lento, ou talvez eu esteja vendo coisas onde não tem nada.

  5. Minhas suspeitas estavam corretas. Sempre tive essa ideia de que vocês não gostavem de A Viagem de Chihiro. Não sei explicar, mais esse filme me agrada muito, já assisti umas 4 vezes depois dos 18 anos, porque quando assisti em 2000 e alguma coisa eu dormi logo depois da Chihiro assinar o contrato.

    O fato da Chihiro ser uma personagem chata é porque crianças são chatas. Imagina uma criança que acaba de se mudar, saiu de perto de seus amigos e do lugar onde ela se sentia bem, vocês acham que ela agiria como? Ela seria um porre, da mesma forma, ou ate pior, que a Chihiro é no inicio do filme.

    Eu estava dando uma olhada na lista dos indicados ao Oscar de melhor filme de animação e no meu ponto de vista era uma disputa difícil, os indicados foram: A Viagem de Chihiro(claro), Spirit: O Corcel Indomável, Planeta do Tesouro, A Era do Gelo e Lilo & Stitch. Eu já assisti todos e são ótimas animação, então para A Viagem de Chihiro ter ganho o Oscar o filme deve ter algum mérito, não acham?

    É de fácil entendimento esse filme para pessoas já crescidas, porque para crianças… Na idade em que eu assisti esse filme eu estava acostumado com Dragonball, Shaman King, Yu-Gi-Oh, Pokemon, Digimon e joga jogos como Mortal Kombat, Twisted Metal, Rock N’ Roll Racing então um filme como esse me daria sono mesmo.

    1. Pior que eu assisti umas 5 vezes com essa idade e adorei, será que eu tinha problemas huahauhahuahua

      Claro que eu não interpretava essas coisas de dualidade e tal, mas mesmo assim eu gostava muito,por isso é meu filme favorito do Miyasaki, mesmo tendo outros melhores, esse possui um sentimento de nostalgia e carinho por minha parte.

      1. Quando fui ao cinema assistir esse filme, eu tinha apenas 9 anos! E eu simplismente adorei.

        O que me deixou encantado com o filme, naquela época, foi o mundo fantástico criado na obra, com monstros, espiritos, dragões, etc… Era um mundo totalmente novo para mim, pois o folclore Oriental era algo não tão conhecido por aqui, naquela época.

        OBS: Também ignorei todas as dualidades. XD

  6. Ah…e acho que o filme merecia ganhar Oscar sim, é melhor que a maioria das animações da Pixar, Disney e DreamWorks. Mas um ponto o qual acho que ajudou o filme a ganhar, foi para finalmente dar um Oscar a Miyasaki, que já havia feito trabalhos fantásticos mas não tinha ganhado nada ainda.

    1. Só concorda na parte da dreamworks, agora da disney e pixar NUNCA. Se fosse a princesa mononoke ou laputa até concordaria, mais Spirited away nunca.

      1. Ah eu acho, gosto bastante da Pixar , mas os únicos filmes dela que, a meu gosto, são tão bons quanto Sen to Chihiro no Kamikakushi são UP e Wall-E, as outas animações são boas, mas acho que são inferiores. Isso do meu ponto de vista, não estou levando em conta argumentos nem nada hehehehehe

  7. rsrsrs… ate que se esforçaram pra criticar o filme… mais serio… dessa vez vcs fracassaram misseravelmente !!!
    ate na verdade elevaram o filme com mais coisas possitivas ainda…

    enfin, tanto faz…
    ate mais ai…
    abraço…!!!

  8. Porra serio seis não entenderam bom vou tentar explicar o GRANDE MESTRE tenta dar uma mensagem simplesmente complicada para crianças, então eu peguei a do sem face que é nao ostente ou almeje tanto a mudança porque nem sempre a mudança pode fazer bem a você ou aqueles a sua volta, entendem bom essa mensagem na minha opinião de merda foi foda da forma que foi feita no filme bom se alguém concorda ou não pode responder e sempre bom discutir um pouco sobre essa prova que animação ainda não morreu bom ate logo e como sempre abraços.!!.

      1. Acho que ele está digitando dessa forma para que o comentário dele seja lido estilo Marcelinho. Já eu, cometi erros de concordância, esquecendo alguns “S”, por digitar errado mesmo kkkk

      2. NO eu me desculpo se as vezes eu erro porem a mensagem que eu digitei pode ser assistida no filme sobre o sem face que e muito foda, mas este com toda a certeza não é a melhor animação de Hayao miyazaki esta esta entre as trés melhores bom se não entenderam foda-se ,o filme pode ser meio parado mas a arte e a historia te prendem ate o fim do filme bom tomara que dessa vez vocês consigam me entender bom ate mais e como sempre abraços .!!.

  9. olá,
    gostaria de fazer um comentário sobre o bebê, ele é a representação de uma mononoke chamado Zashiki Warashi que significa “criança do quarto”. E não tenho certeza, mas lembro de ter lido que o miyazaki queria mostrar um protagonista feminina forte(ou que se tornasse forte), pois estava cansado de protagonistas masculinos estereotipados. e as três cabeças tambem existem na cultura japonesa, indico para vocês assistirem um anime “MONONOKE”(não é mononoke hime), fala muito sobre cultura japonesa.

      1. Se ele quis dizer isso, eu tenho que concordar com ele. Nem faço ideia de como eu cheguei no final de Evangelion com esse anime tendo um personagem principal tão, mais tão ruim.

        1. Uma coisa é o personagem ser chato. Outra é ser vazio.
          Não estou dizendo que a Chihiro seja vazia.
          Mas o Shinji, mesmo insuportável, é um personagem denso, complexo e fascinante.

          Então, se a comparação aqui é com Shinji, fica aqui meu argumento.

          1. Mas ai você esta se contradizendo, ou você acha ele insuportável ou você acha ele fascinante. Mas Kitsune, me responde uma coisa, você gosta do shinji como personagem? Sem comparar ele com a Chihiro.

          2. Se ele fosse um cara real, e eu convivesse com ele, ele seria um cara insuportável.
            Como personagem, com todos seus problemas, complexos, traumas e medos, ele é fascinante.
            O Shinji É Evangelion.
            Entende?

          3. Ah….acho o Shinji muito chato na verdade, no sentido de irritante…moleque chorão de merda! Fica chorando e tendo crises pessoais enquanto todos morrem…concordo que ele possua sua profundidade e tal, mas acho ele um pé no saco mesmo assim kkkk

          4. Ah, Kitsune, você usa os óculos do Kamina no seu perfil, já está em tempo de fazer um Video Quest de Tengen Toppa Gurren Lagann, né? É um anime muito bom que não foi visto por muita gente no Brasil, ao menos quando comparado com sucesso como Death Note e Code Geass.

  10. Sério, acho que vocês é que usaram um lsd antes de fazer a análise desse filme HAUHAUAHAUAHAUHAUAHAUHAUHAUAA

    Minha opinião / análise:

    1 – Chihiro começa como uma criança chata que parece que tudo enche o saco. Como ela e os pais estão se mudando, nada mais natural do que ela agir dessa forma. Como já afirmaram acima, ela teria motivos pra agir de maneira muito mais irritante.

    2 – Ela é uma criança COMUM, e é disso que esse filme trata: de pessoas comuns vivendo em um mundo de fantasia. Nenhum humano é favorecido com algum tipo de habilidade ou poder. Todos os humanos são apenas humanos, e é essa a poesia da história [e pra vocês, a chatice da história].

    3 – O filme critica MUITO os adultos, desde o início eles são tratados / retratados como um bando de imbecis. E realmente, é isso que eles são. E também são humanos, o que os torna corruptíveis [é assim que se escreve? oO], daí as várias cenas das pessoas bajulando clientes atrás de ouro.

    4 – A Chihiro passa de uma criança irritante pra uma criança um pouco mais consciente, compreensiva e responsável. Sim, pra mim no final ela continua uma criança.

    5 – Um personagem que realmente dá uma boa análise da mensagem que passa no filme é o sem-rosto. Ele quer agradar a todos, aceita tudo de todo mundo, por isso é um ser vazio que só acumula o que os outros oferecem, sem criar nada por si mesmo. O lance da máscara foi sensacional, pra mim foi o que fechou direitinho a mensagem de que ele é um ser completamente sem identidade.

    6 – Mensagem do filme: vai de cada um. Enquanto eu posso tomar a mensagem principal a mensagem passada pelo sem-rosto, outra pessoa pode tomar a evolução da chihiro como mensagem principal. Outros podem tomar outras mensagens como principais. Cada parte do filme e cada personagem dentro do núcleo principal são capazes de nos passar mensagens, que podemos tomar como conclusão do filme ou não.

    7 – Assisti todos os filmes que concorriam com Chihiro ao Oscar, e eu gostei muito mais de Chihiro do que dos outros. Pra mim foi mais que merecido.

    É um filme simples, com uma mensagem simples. Porém, muitíssimo bem executado, com uma direção de arte e som fantásticos. BITCH, PLEASE, é o Miyazaki T.T

    1. Acho que não tinha nenhum filme melhor não. Era do Gelo, Spirit, Lilo & Stich e Planeta do tesouro. É, foi o ano que concorreu que deu o Oscar pra chihiro.

  11. Bem, faço parte do grupo que assistiu quando criança e gostou. Embora na época eu não tinha percebido metade do significado dos monstros eu gostei da trama em si. Nunca achei a Chihiro vazia, a situação em que ela se encontrava de se mudar a deixou assim. Já a conhecemos sem saber como ela era antes dessa mudança e por isso acho que muitos a julgaram vazia poe esse motivo. Não que mudar de casa faça isso, mas 12 anos realmente é uma fase em que a maioria se questiona como é ser adulto. E esse filme pra mim mostra as várias faces que a vida adulta tem: um adulto tentando se encontrar como o sem face, a vida atribulada e corrida da cidade para a casa de banho, a casa de campo da bruxa gêmea mostrando a calmaria do interio. Aliás por esse motivo a cena dos trilhos de trem tem que ser calmos e de contemplação. Ela deixa uma vida de correria e vai para o campo, é um choque cultural entre eles que o diretor quis nos passar.

    Chihiro foi inspirada na vizinha do miyazaki, talvez por isso não consigo achá-la uma pernsonagem vazia, apenas alguém tentando se encontrar. O sem rosto a meu ver se identifica com ela por estar passando a mesma situação e por isso no começo a observa e até a ajuda. Acredito eu que acontece o mesmo com Haku.

    Todos os personagens crescem de alguma forma no final, principalmente a Chihiro que no começo era uma menina que não se conformava com o novo.

  12. poo, vcs tão pegando uns animes random da poha pokspkospkospsk . proximo façam um mais famosinho se der, tipo code geass ( zoera ). uma ideia é fazer de shiki q é um anime bom.

    1. Mais famoso do que uma obra do Ghibli que ganhou um Oscar ?Acho que o público casual é que deveria ver que existem outros animes além dos shonens da Jump .

  13. Em primeiro lugar, como é a primeira vez que comento aqui, meus parabéns ao video quest pelos ótimos vídeos. Já comecei a assistir muito anime só porque vi o comentário de vocês xD

    Porém, algo que me desagradou especificamente nesse vídeo foi a pessoalidade exagerada. Como muitos já disseram nos comentários, eu não consegui ver argumentos tangíveis no vídeo que explicassem a postura crítica que vocês fizeram questão de enfatizar… Tah, claro que vocês não são obrigados a terem sen to chihiro como o anime favorito de vocês, porém o jeito com que vocês colocaram suas palavras no vídeo e na própria descrição do vídeo foi um tanto exagerado considerando os argumentos apresentados.

    Vejam bem, vou resumir os argumentos de vocês: 1. Personagem fraca 2. Faixa etária duvidosa 3… 3… Cabo?

    Uma coisa que talvez tenha atrapalhado o desenvolvimento da crítica foi a interpretação de vocês. Não que ela esteja errada, é claro! Aliás, vocês tiveram uma interpretação que foi até inovadora para mim (A de o filme refletir a passagem da infância para a maturidade). Porém, ao meu ver, o filme não retrata a evolução de chihiro (ao menos, não como tópico principal), e sim o próprio ambiente! Ele é muito mais uma reflexão sobre o nosso sistema social baseado no lucro e na avareza (Capitalismo) do que uma ode a vida de uma menininha comum.

    Tendo em vista esse aspecto, acho que fica fácil perceber o porque de chihiro ter sido uma personagem tão fraca… Porque, na verdade, o foco do filme não foi a viágem de chiriro, mas o lugar para o qual chihiro viajou! E sim, o sem face É um personagem chave para toda a trama, a partir do momento em que a sociedade, representada pela empresa de banho, o oprime e o molda em padrões que são agressivos aos seres humanos… Veja quanto suicidio, depressão e violência temos em nosso mundo?

    A respeito da faixa etária, definitivamente sen to chihiro é um filme para adultos. O que, no mundo da arte, não é uma coisa de outro mundo. O livro “coraline”, de Neil Gaiman, por exemplo, é um livro infantil feito para adultos. E muitos outros exemplos que to com preguiça de procurar… Mas que existem.

    A propósito, eu não dormi quando assisti da primeira vez ‘-‘

    Enfim, a crítica ao filme foi ótima, construtiva, informativa… Mas vocês não teriam sido pessoais demais ao dizer que “não acharam grande coisa”? Afinal, os argumentos contra a produção foram fracos em relação à qualidade técnica e simbólica do filme… Ou vocês também acharam que o Black Swan não foi grande coisa?

    Claro que não estou dizendo para vocês ACHAREM uma grande obra. Ao invés, estou criticando o modo como vocês expuseram a crítica. Acho que deixar um pouco mais claro que era um questão de pessoalidade, ou expor mais críticas com fundamento tornaria o vídeo um tanto mais agradável, melhor.

    Grato, continuem com o trabalho de qualidade de vocês!

  14. ainda não vi esse filme mas pelo video quest de vocês fiquei com vontade de dar uma olhada
    e kitsune sobre o ponto negativo que você citou ,sobre não ser um filme para crianças ,você mesmo respondeu a essa pergunta no video quest da princesa mononoque

    “Myazaki não tem um publico alvo mas sim uma ideia a ser apresentada “

  15. Não me lembro quando assisti esse filme. Atualmente tenho 10 anos,mas quando assisti ele… eu me lembro de ter gostado bastante. Fiquei apaixonada,tanto que alugava várias vezes e ficava revendo. Eu não conseguia pegar a mensagem completa,mas eu percebi o porque do Sem Face estar ali e oque ele estava representando,também consegui pegar o fato da Chihiro sair do mundo infantil para entrar no adulto.

    Lembro de ter compreendido isso,mas eu deveria ter uns 6 anos quando assisti. Agora que entendo eu fico na dúvida se eu realmente tinha entendido sozinha ou se alguém tinha me falado. Só me recordo que entendi.

    Assim não entendo oque querem dizer com ´´Chihiro não é infantil´´,pois eu via ele como um filme infantil, e meus pais,bem,eles achavam entediante. O meu pensamento foi simples: ´´é infantil,não tinha como um adulto gostar´´,mas agora,depois de pesquisar e descobrir um pouco mais eu me pergunto:porque eu sou uma das únicas crianças que cresceu vendo Chihiro e não achou entediante?

  16. Esse filme sempre me faz lembrar de Alice no País das Maravilhas. Admito que a obra de Carroll tem seus elementos genias (discussões lógicas e filosóficas) mais aparentes e objetivos do que em Chihiro. Entretanto dá para perceber sem maiores problemáticas que há sim vários paralelos com reflexões profundas sobre comportamento e vida em ambas as obras.

    No quesito técnico, realmente não há problemas dignos de menção ao meu ver.

  17. sou um grande fã de a viagen de chihiro, tenho o dvd em casa e vejo de vez em quando, quando vi no cinema pela primeira vez achei bem interesante apesar de admitir que esperava um pouco mas de ação, principalmente quando o haku viro a porra de um dragão, achava que ele ia cair na porrada contra algum yokai a qualquer momento.

    sobre a personalidade da chihiro no começo do filme creio que tenha sido bem propocital, afinal crianças no mundo real dentem a ficar bem emburradas e chatas quando acontece algo que lhes desagrada,como uma mudança por exemplo.

  18. O site antigo do VQ fora do Genkidama era mais bonito.

    Eu gostei desse vídeo, da análise, só tenho que apontar que discordo um pouco disso aqui eu escreveram na chamada: “A VIAGEM DE CHIHIRO, para esses dois, não é tudo isso. Saiba porque!”

    Em primeiro lugar devo dizer que eu entendo do filme infantil do Miyazaki.
    Não é um filme infantil, para crianças, com grande risco de ser pouco apelativo para adultos. É o contrário, ou no mínimo um meio termo. É uma aventura adolescente, que não é cínica de forma a afastar os adultos que querem se divertir, nem boba de modo a enganar as crianças.
    O único filme REALMENTE infantil que me lembro de foi Ponyo e talvez Totoro, que você vê e identifica imediatamente que é para crianças.

    Voltando a frase que eu discordo, na verdade vocês não tem o que não entender com Chihiro.
    Onde esse filme é elogiado é na parte artística e todos esses simbolismos, é incontestavelmente algo de alto nível que poucos poderiam sequer tentar fazer. Por isso foi premiado.
    Agora, sobre significados da história ele não tem muito, tem aquelas lições que você pode aprender com os simbolismos usados, mas isso vai de cada um. A Chihiro apenas foi forçada a ver o mundo alienígena e desagradável dos adultos, viu os dois lados, o cruel e como é difícil para os adultos viverem e eles se sujeitam a tanta coisa ruim para viver, e o lado mais agradável que é possível não se entregar e continuar vivendo de forma mais simples e cínica. Ela viu que o mundo dos pais não é tão fácil quando ela poderia pensar, e que ela pode continuar a ser uma pessoa, uma criança inocente talvez, crescer sem se tornar desagradável quanto acha que os pais são.
    Mas eu estou forçando isso, se cada uma das experiência que ela passou e cada coisa que viu ensinou algo para ela isso é pessoal dela, assim como com o espectador. O Miyazaki dá muitas lições nesse filme sem tentar forçar uma única lições de moral, ele simplesmente deixa lá a opinião dele para quem quiser, e aí quem interpretar algo disso fica com o lucro, quem não também não fiza exatamente com o prejuízo.
    Vocês não entenderam algo sobre a Chihiro, e não precisavam entender.
    Por isso acredito que dizer que “não é tão bom assim” não é algo certo a se dizer, porque sim, o filme é muito bom, e se está desmerecendo quem tirou algo dali é uma atitude errada. Não tem como você contextar e desmerecer uma experiência pessoal e particular, que afinal, ensinou algo de bom para aquela pessoa. Se alguns elogiam “tanto assim” o filme é apenas em retribuição.

  19. Já li que, na versão original, a evolução da Chihiro é mais perceptível no aspecto da língua, na forma de tratar as pessoas. No final do filme, seu tratamento para com os outros é o mais formal possível, sendo que esses detalhes se perderam na dublagem.

  20. alegre por terem falado sobre a viagem de chihiro
    eu assisti quando tinha acho que 5 ou 6 anos, e por experiencia de criança realmente, não é um filme pra criança
    eu ficava pasmo, achava bizarro, estranho, ( gostei até mais menos do que esperava )
    eu lembro até hoje dos comerciais ” a viagem de chihiro, hoje nos cinemas ” xD

  21. Olá, vi novamente o filme ontem e agora posso comentar um pouco mais. Com relação ao fato de vocês falarem que a Chihiro é desinteressante, eu discordo, ela na verdade é bem carismática. Ela possui um jeito desastrado, o que ajuda o espectador a dar umas risadas e sentir afeto por ela, e ao mesmo tempo demonstra coragem e convicção nas horas que são necessárias, acho que isso a torna uma personagem capaz de cativar o espectador, isso de acordo com minha opinião.

    Abaixo falarei alguns spoils.

    Outro fator que tenho certeza que vocês se equivocaram é o fato dela não evoluir durante o longa. Reparem, no começo ela é mimada, não sai de perto dos pais, está triste por estar se mudando e não para de reclamar. A Chihiro no começo do longa é medrosa, ela teve medo de descer uma escadaria alta e medo de cruzar um rio, porém ao longo do filme ela ganha coragem, ao ponto de correr por um cano que estava desmoronando, segurar o Haku em forma de dragão e não hesitar frente ao sem face gigante que estava devorando todos, isto simplesmente para assumir a responsabilidade por tê-lo deixado entrar na casa de banho, ou seja, ela se torna alguém mais maduro, crescido, com responsabilidade e que aceita as mudanças. Outro ponto que ilustra seu amadurecimento é o fato dela não reconhecer os pais como porcos no começo do filme, mas no final saber diferenciá-los dos demais animais. Também dá reparar que a Chihiro passa por duas “viagens”, a de sua casa para a cidade nova, e a da casa de banho para sua vida normal, na primeira ela estava triste e não parava de pensar no passado, na segunda ela percebeu que tinha que seguir em frente, tanto que uma das últimas frases de Haku foi “não olhe para trás”, fazendo uma ligação forte com o começo.
    Sério, Sen to Chihiro no Kamikakushi é uma obra de arte, vocês podem não considerar o melhor trabalho do Miyasaki, mas mesmo assim é muito bom e merece todos os prêmios que ganhou. Visualmente, sonoramente, narrativamente e ideologicamente, ele é fantástico.

    1. Eu ia até comentar algo parecido aqui, mas nem precisei. José matou a pau.

      Assim como vocês mataram a pau nesse VQ, algumas das simbologias passaram batidas quando eu assisti. A do rio poluido eu nem me liguei na hora, por exemplo. Aliás, só depois de limpo e de sair toda aquela porcaria é que é falado que aquele espirito na verdade era o espirito de um rio.

  22. Vocês poderiam voltar a fazer o VQ no formato que vocês começaram, animes novos dessa temporada, assiste 3 episódios e falam o que acharam.

  23. Kitsune, pelo que parece vc e o Urso não recomendam A Viagem de Chihiro, estou certo? Pq isso vocês não falaram se recomendam ou não.

    Uma dúvida pra pessoas que não conhecem muito os filmes do Miyazaki(como eu mesmo), vc disse que tem filmes melhores, quais filmes do Miyazaki vc e o Urso acham que são os melhores dele e recomendáveis?

    1. É que faz tempo que a gente deixou de “recomendar” algo. Mostramos nossa opinião e deixamos que vocês decidam.
      Mas é Miyazaki, é quase como se fosse daqueles livros que vc é obrigado a ler na escola, senão vc não sabe nada de Literatura Brasileira, sabe.

      Mas temos um VQ, o VQ 15, sobre outro dele, ‘Princesa Mononoke’, que eu acho bem melhor.
      E meu preferido dele é ‘O Castelo de Cagliostro’.

  24. Excelente Video Quest. Mesmo! Acho que vocês se culparam muito por pouca coisa… todo mundo tem críticas, e além disso, mais da metade do vídeo foram vocês elogiando a obra.
    Faz anos que assisti a esse filme, infelizmente não tenho como comentar muito. Mas tenho memórias de que eu queria gostar do filme, mesmo não compreendi bem o que diabos tudo aquilo queria dizer. Mas de uma coisa tenho certeza, nunca tinha captado todos estes símbolos e metáforas do filme, e definitivamente não acho uma obra para crianças.
    Ralmente espero que um dia façam VQ de Nausicaa e Totoro, meus favoritos do estúdio (e eventualmente de Lupin III, talvez o melhor de Miyazaki), haja Miyazaki ainda pela frente =)

  25. Caramba, eu sou completamente contrario a esta posição, eu acho os outros filmes dele todos muito mais chatos e tecnicamente este é um desbunde, gosto tando deste filme quanto de Akira e tenho os dois como os grandes marcos do cinema de animação japones.

    Eu acho o filme lento sim, mas todos deste diretor o são e muito mais, e mais que entender o filme, eu me identifiquei com o filme, eu entendo o que é viver em um mondo que acha estranho e ter que se adaptar a ele, não, no final não mudamos drasticamente, mas suportamos o mundo de maneira melhor, é difícil ter que enfrentar o tédio do mundo, mas depois que se supera isto, a coisa fica muito boa, vai ver s Chihiro tem TDAH, pelo menos eu tenho e me senti como ela em vários momentos de minha vida… é uma merda…

    Amo este filme, tudo bem que tenha quem não goste… Meu segundo favorito é Ponio…

    Gosto muito de outros filmes do estúdio mas não necessariamente deste diretor, Princesa Mononoke sim, achei a coisa mais chata do mundo, me esforcei pra ver ele todo em uma reprise do MAX, valeu a pena, mas Chihiro a primeira vez que aluguei vi 3 vezes seguida, e depois comprei o filme e revi mais 3 vezes…

    O pior que o filme em si é lindo e tal, mas a música nos créditos que dá sentido a tudo e eu chorei compulsivamente com a música e não com o filme, mas a experiencia como um todo foi transcendental para mim.

    Eu sou espiritualista e chego cada vez mais a conclusão que espirito é mente independente da matéria, que tudo ligado as “mitologias ou simbolismos” espirituais são metáforas a conceitos puramente psicológicos, e este filme tem muito disto tudo.

    Não sei se tudo lá tem significado, e se tudo é intencional ou mesmo consciente, mas eu senti (não necessariamente entendi) muita coisa através deste filme… se bem que o Charles Manson também encontrou significados mil em Helter Skelter e deu no que deu…

    me decepcionou um pouco a falta de entusiasmo de vocês em relação a este filme, mas enfim, o que importa é o que ele representa pra cada indivíduo e não para o coletivo e ele fala muito para mim.

    Experiencia cinematográfica única, daquele nível que cada vez fica mais raro se passar. Talvez o Cidadão Kane das animações (porcaria de comparação sem sentido, é mais como me sinto ao ver ambos os filmes do que relatividade alguma entre eles). Genial!

  26. Eu gosto de A Viagem de Chihiro por uma razão apenas: pela jornada. Os ambientes são tão perfeitos que eu sempre queria ver mais. A estória também é legal e um tanto interessante. Concordo que a Chihiro seja uma personagem vazia, mas as vezes me pergunto se isso foi algo objetivo ou eles só botaram ela ali para o filme existir, sem dar muita importancia na aprofundaçao da personagem.

  27. acabei de ver o filme ,gostei bastante dele e não achei lenta a parte do trem como havia sido mensionada
    tambem não achei a chihiro uma protagonista tão irritante assim

  28. Meu nome é Alexandre bom tenho 19 anos , sou novo neste vlog mas gosto destas animações totalmente piradas , desta tanto quanto RED line , apesar de preferir mangas estilo gunnm e another coisas piradas de verdade , eu não aprecio breserk apesar de consumir o manga de vez em quando , bom já me apresentei a vocês agora posso agora fazer uma pequena analise desta historia tipica de Hayao miyasaki .
    Analise: Bem eu assisti apenas a 2 anos esta animação já era um adulto então não tive este sentimento de estranhar a historia da menina chihiro e seus pais / porcos kkk , ao meu ver esta historia tem mais a ver com o Haku e sua descoberta que ele não é apenas uma pesa nas m mãos da Yubaba e sim um ser livre , quanto a chihiro eu acho que a mensagem é que ela deve aceitar as mudanças que virão porque ela também trara mudanças a sua volta então é isso obrigado por sua atenção .

  29. sobre a chihiro ser uma personagem vazia
    eu acredito que o myazaki tentou mostrar o que ela realmente é uma criança de 10 anos, pois quando se tem 10 anos não se tem grandes ambiçoes tipo “eu vou me tornar o maior hokage de todos ” ou “eu serei um hunter e viajarei pelo mundo procurando meu pai” ,simplismente uma criança de 10 ano só quer saber de brincar e se divertir ,e aos 10 anos não se consegue uma total independencia nessa idade as crianças ainda são dependente doss pais, no começo do filme a chihiro vai atras dos pais por que não queria ficar sozinha ,depois que os pais viram porcos ela fica totalmente sozinha ela não sabe se virar sozinha ,ela ainda tem uma dependencia das pessoas por isso ela faz tudo o que o hako manda ela fazer.
    enfim o que eu quero dizer é que em animes estamos acostumados a ver crianças de 10 anos ,saberem se virar sozinhas cozinhar pegar o metro fazer tarefas domesticas e tal,mas na realidade não é assim ,talvez eu esteja chovendo no molhado mas quem sabe o myazaki não estava fazendo uma critica aos animes que tem crianças como protagonistas e que recebem nas maos o trabalho de salvar o mundo

  30. E ai otakus não sei se vocês já ouviram falar desta serie, Tanken Driland mas ela é bem legal
    assistam ela e baixem é boa bem divertida se vocês procuram algo não pra pensar muito e só apreciar o show essa e para você.

    1. Ola acabo de ver no anmtv que Gintama retornara em outubro ai sim um ótimo enterimento para nos otakus e assisti aquele trailer horrível de berserk e filme de merda e cg de merda why warner why ,essa historia só me chamava a atenção por causa da ótima arte e das tripas to pouco me fudendo pro resto eles ,deveriam voltar aquele estilo antigo do ZODD aquilo era de mais mas agora ele não passa de um pau no cu do viado do griffth a essa faze dele não tem a mesma graça dele acabando ¨ Forever alone¨ com exércitos inteiros, mata logo o rei gay e volta a briga ZODD V.S GUTTS É ISSO QUE EU QUERO SANGUE E TRIPAS nao discursos daquele viadinho .

  31. Assisti Chihiro aos 8 anos e… assisti mais 5 vezes no mesmo final de semana .-. Depois mais umas 20 vezes ao longo dos anos. Eu me lembro que gostava de Chihiro e O Castelo animado (o nome sempre sera assim no meu coracao, ok?) por causa do universo criado dentro deles. Ate hoje, minhas cenas favoritas de ambos os filmes sao as da viagem de trem (em Chihiro) e quando mostram as passagens magicas do castelo do Howl. Eu era uma crianca bem imaginativa, ficava desenhando e criando coisas com papel o tempo todo, entao eu adorei o filme por sua criatividade. Sao animacoes marcantes na minha infancia.

  32. Caras, as análises dos signos e dos aspectos estéticos que fizeram foi bem legal, acho que contribui para oferecer ferramentas críticas para o seu público, mas derraparam feio na principal conclusão e a que, aparentemente, julgaram como a mais relevante. Pq diabos vocês acham que esse filme é infantil? A animação é só uma linguagem para a expressão artística, uma forma de contar história, não quer dizer que só porque é uma animação q o filme seja infantil. Puta conclusão míope e até inocente! A crítica ao ritmo e à personagens são até fundamentadas, mas forçar a interpretação infantil pra julgar o filme como bom ou ruim foi cagar em todo restante. Ou vocês pretendem educar seus filhos com algum Hentai?

    1. Nunca dissemos que o filme É infantil. A intenção era justamente discutir isso: ele é infantil ou não? E não chegamos a concluir nada, amigo. Presta atenção no vídeo. 😉

  33. Ia postar algo, mas basicamente o José e a Jussara Gonzo (lá em cima) postaram tudo o que eu iria escrever aquí (aka criticar e elogiar) sobre o vídeo.

    Só gostaria de tocar em dois pontos sobre a minha interpretação sobre o filme e, consequentemente, em que eu discordo um pouco da visão de vocês:

    1º) Sobre a tão falada conclusão da protagonista:
    Não sei se já postaram algo do tipo nos comentários, mas ao meu ver, a conclusão da personagem é na verdade algo muito simples: Amadurecimento.

    Chihiro começa como uma criança mimada, sem grandes habilidades e/ou virtudes (é medrosa, mimada, dependente, só se importa consigo mesma e etc.), e no decorrer do filme, passa por situações e dificuldades que a estimulam a crescer, forçando-a a abandonar o seu antigo eu (dependente, mimado) para atingir um novo nível – não apenas para poder sobreviver nesse mundo, mas (principalmente) para salvar seus pais.

    Repare que pela primeira vez, aparentemente (ao menos dentro do período na vida da protagonista que o filme nos apresenta), Chihiro se dedica a auxiliar o outro (seus pais, Haku) ao invés de se preocupar apenas consigo mesma, sendo essa uma das principais lições para a personagem no filme – a capacidade de se auto-sacrificar em certas situações em prol de alguém – e no processo, acaba obtendo o já falado amadurecimento (Chihiro se mostra, mesmo que de forma sutíl, muito mais madura/adulta no fim do filme, realizando, o início de uma transformação interna entre uma criança e um adulto, ao meu ver).

    Trocando em miúdos: O tema do filme seria a passagem do mundo infantil ao mundo adulto (como vocês bem expuseram) e o tema da personagem (e sua conclusão) seria o amadurecimento, que é exatamente o elemento mais importante nessa passagem entre uma fase e outra.

    2º) Sobre a questão da faixa etária do filme:
    Eu vejo (e já disseram isso nos comentários) que muitos filmes do Miyazaki são filmes adultos travestidos de filmes infantis, ou pelo menos, filmes sem uma faixa etária definida (ou voltados para ‘todas-as-idades’, enfim).
    É diferente dos filmes da Disney que possuem uma faixa-etária clara e bem definida, no caso do Ghibli, isto é mais ambíguo e indefinido, e isso tudo acaba por ser, ao meu ver, não apenas proposital, mas um dos principais fatores pelo qual os filmes do Ghibli são ovacionados mundo afora, pois é possível absorver diferentes camadas dependendo de sua idade.

    De fato eles são ‘vendidos’ como filmes infantis, beleza, mas a intenção (que por sinal é uma percepção muito pessoal e subjetiva, admito) do filme é mais ampla.
    Talvez a ‘falha’ aí (se é que é falha mesmo) nessa questão de público alvo, esteja mais no marketing do filme do que no filme em sí, vendo nessa forma.

    1. Carajo, o texto saiu cheios de erros e ficou meio confuso, oh well :-/

      Bem aproveitando o comentário, me lembrei também de falar algo sobre o que vocês disseram sobre o ritmo do filme.

      Foi comentado por vocês que o ritmo talvez seja muito lento para o que o púbico infantil geralmente está habituado a ver, e, bem, sem entrar novamente em méritos sobre os filmes serem realmente infantis ou não (mesmo porque, no fim acaba sendo meio difícil chegar em um consenso em relação a essa questão), eu até concordo com o que foi dito, de certa forma, afinal também achei o filme um tanto lento na primeira vez que assistí.

      Porém, será que este tal ritmo lento (presente não apenas em Chihiro, sejamos honestos) não seria uma tentativa do Miyazaki em, talvez, mudar a percepção da platéia (especificamente o público infantil) em relação ao que se convencionou ser um típico longa de animação?

      Longas animados, especialmente os ocidentais, são muito focados no movimento-ação-correria-Bang-Clash-Boom-Pow-GO-GO-HURRY-UP! (martelando essas coisas na cabeça do espectador, quase como se dissesse que ele só permanecerá entretido se houver movimento a cada 2 min.), havendo pouco tempo para a reflexão ou contemplação.

      E não sou eu (um malvado e cruel Weaboo que quer rebaixar as produções ocidentais e enaltecer a GRANDENAÇÃOJAPONESA/Miyazaki a todo custo) que digo isso, e sim o John Lasseter (um sujeito interessante, não sei se conhecem :p).
      Ele esbarra exatamente nessa questão em uma entrevista feita, se bem me lembro, na época do lançamento norte-americano de Chihiro.
      Adaptando, é algo como: “Miyazaki celebra os momentos calmos, a quietude… você não vê muito isso nas animações daquí (EUA).”
      (http://www.youtube.com/watch?v=JPC4SojFeQo&feature=player_detailpage#t=310s)

      Enfim, mais do que apenas uma questão de estilo pessoal, talvez este ‘ritmo arrastado’ seja o tio Miyazaki querendo sugerir uma nova abordagem (e percepção) no que diz respeito a criação e apreciação da animação comercial.

      Isso, ou eu posso simplesmente estar apenas viajando no LSD da Chihiro 🙂

Deixe uma resposta