Video Quest 43 – Video Quest Rises! Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Nosso primeiro Video Quest na era Genkidama… não é sobre animê.
The Dark Knight Rises! O fim da (provável) maior trilogia sobre super-heróis do cinema.


ACESSEM:

Genkidama: http://www.genkidama.com.br/
JBox: http://www.jbox.com.br/
Anime Freak Show: http://anfreak.com.br/
Rádio Fast 89: http://www.89fm.com.br
Ledd HQ: http://www.leddhq.com.br/

Twitter: https://twitter.com/video_quest
Fanpage no Facebook: http://www.facebook.com/canalvideoquest
E-mail: [email protected]

Twitter dos Aventureiros:
https://twitter.com/leokitsune
https://twitter.com/fabio_o_urso

Nosso primeiro Video Quest na era Genkidama… não é sobre […]

69 thoughts on “Video Quest 43 – Video Quest Rises! Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”

  1. MACGUFFIN! Adoro esta palavra!

    Sobre este filme, achei a escolha do Bane, como o grande vilão, bom e mal ao mesmo tempo. Porque quando o Bane surgiu nos quadrinhos ele surgiu de forma totalmente assessória para causar uma grande “reviravolta” na vida do morcegão (embora em quadrinhos de super-heróis “reviravoltas” durem poucas edições, e depois tudo volta ao normal…) e de forma muito rasa. Ele não pertence ao Grande Hall, ele nunca teve uma personalidade lá muito marcante nem qualquer outra característica que o destacasse – como o Urso disse, o Bane é só um ‘capanga level épic’, nada mais. Não serve muito para estar na berlinda. Mas enfim…

    Michael Caine participou de uma porrada de filmes, mas ele é mais um ator de teatro (por isso que ele é tão bom!) e despontou ao grande público agora internacionalmente – da mesma forma que demorou um bocado para o Ian McKellen despontar também, embora sempre tenha sido famoso na Inglaterra.

    1. Ah, esqueci!

      O lado “bom” de terem escolhido o Bane é porque ele é um vilão “novo” para o grande público do Bátima, os que não lêem os quadrinhos. Mas neste caso existiriam tantos outros vilões “novos” que poderiam ser mais espetaculares: o Ventríloquo acho que ficaria foda! Dr. Hugo Strange, se souberem fazer direitinho, ficaria animal. O Espantalho também.

          1. Seria interessante, mas não faria sentido para a atmosfera “real” que o Nolam tentou criar.
            Acho que ele optar pelo Bane foi um ótima escolha, o que eu não curti foi o Bane ter sido transformado em um simples peão no jogo.

  2. A liga das sombras é IMPORTANTISSIMA no primeiro filme… Ras Al Gul treinou Bruce Wayne, é seu mestre, literalmente… e no final todo esse treinamento era apenas para ter um general a frente do exercito que iria expurgar GOTHAN… a presença FISICA foi pouca, mas pra historia foi importantissimo [a ponto de ser usada no terceiro filme]

    meu problema com o Bane foi apenas que ele passa o filme inteiro dando a sua ideologia [se é boa ou não, ai depende da visao de quem vê]… e no final O bane era APENAS um CAPACHO pra uma VINGANCINHA… isso foi broxante, assim como a morte dele.

    1. O que o Urso quis dizer é que a própria ideologia é mal explicada.
      “Gotham é a decadência da civilização, e deve ser eliminada”.
      OK, mas por quê? Baseado em que critérios?

      Pro Urso essas coisas do universo são de extrema importância.

      1. Os filmes dessa trilogia enfatizam que antes do Batman, Gotham era uma cidade extremamente corrupta (talvez a das mais corrupta do mundo). Claro que ele não mostra os números mas da pra ver pelos filmes que Gotham é bem corrupta.

      2. Bom, o filme é fraco em explicar o porque de Gotham ser a decadencia, pra falar a verdade, poucos roteiristas conseguem transmitir essa mensagem até nos quadrinos, o que sabemos é que Gotham é lotada de corruptos e gangues e apesar de ser uma das maiores cidades no universo DC, ela é considerada a escória da boa moral (moral que é tão idolatrada pela DC que chega a irritar, ponto pra Marvel).

        Gostei do filme, mas Batman é muito mais complexo do que é mostrado no filme.

        E o que achei falho é a ausência de 2 “personagens”, os Robins (Tim Drake, Jason Todd e sem duvidas o mais importante deles e que mais tarde se torna o Asa Noturna o Dick Grayson) e o 2º Batman e mais tarde o vilão Azrael, Jean Valey.

        O filme é bom, me surpreendeu muito pois não esperava grandes coisas dele uma vez que no “A queda de Batman”, Bane é visto como um vilão secundário, uma vez que o verdadeiro vilão (Jean Valey), só tenha aparecido quando Bane deixa Bruce invalido.

  3. dentre as cenas cortadas, parece que se explica a detalhes a MASCARA e o COLETE do Bane… eu to rezando todos os dias antes de dormir pra isso sair em BD

    a Selina Kyle pra mim é a melhor mulher-gato de todos os fimles/series… ponto =P

  4. por fim… acho que a morte do Heath Ledger alterou de ultima hora muitas ideias dos roteiristas [o proprio Nolan incluso], e que o filme seria ainda melhor se não fosse por essa tragédia.

  5. Assisti o batman cavaleiro das trevas ressurge a poucos dias e acho que, o segundo ainda conseguiu um ritmo, porrada, e literalmente ”risos” se é que me entendem, maior.
    Esse foi bom, voltou bastante as origens ao primeiro, a unica coisa que vi que conecta esse filme com o segundo foi o Harvey, se alguém assistir esse filme antes do segundo, vão pensar ” Harvey Dent foi o unico vilão do cavaleiro das trevas ”, o coriinga não foi mencionaado por respeeeito ao atooor, mais acho que isso quebrou um pouco a obra-prima do segundo.
    Bane achei um bom vilão atééé, aparecer a Thalia, pra mim ela meio que quebrou um pouco o Bane, vingancinha literalmente, e sem ela ainda ficaria algo melhor ( como disseram os que estavam comigo, sem sal e sem açucar ).
    A ”mulher gato” foi legal mais não parece uma coisa que diz ” olha ela é a mulher gato ”, da pra perceber mais por percepção, o filme em si não deixou algo ”divulgado”.
    Foi um bom video quest, boa sorte novos Genkidamas…

  6. E-mail enviado, Kitsune quando você falou pra mim no face uma dica “I am man of many misteries”, é assim que se escreve? Eu pensei “Não, não pode ser Batman?”, eu acertei e você não quis me dizer “You is bad”. kkk
    Abraços.

    1. Gostei do site e principalmente do texto, XD.

      Continue com esse excelente trabalho. Estou lendo a sua review do Ga-Rei e assim que terminar vou comentar lá, blz?

      1. Beleza, valeu Danilo pela força. Na verdade foi o Alex um mebro do Blog que está com a função de fazer reviews de mangás, eu por enquanto faço de hq’s e tokusatsus. Porém, já que sou o dono de lá eu posso fazer um review de mangá ou anime. kkk
        Valeu!

  7. Quanto ao comentário do Kitsune em relação à idéia central do filme, vale lembrar também um aspecto do filme que passou batido nesse VQ: A lei Harvey Dent. Como ela é uma lei baseada em uma mentira sobre um falso heroísmo de Harvey, ela sustenta o argumento de que um dos pontos centrais do filme é o controle. Quando o comissário Gordon esconde a verdade sobre Harvey com o intuito de aprovar uma lei que acabe com o crime organizado, a pergunta que segue é se a população não está melhor quando há alguém “zelando” por eles “debaixo dos panos”(Que não deixa de ser um questionamento sobre a plausibilidade de um possível Batman). Obviamente o fim do crime organizado é desejável, mas vale ser obtido com base em mentiras ou mediante à força? Na minha opinião esse conflito está representado na angústia de Gordon quanto à verdade sobre Harvey, que é mostrada várias vezes até a primeira metade do filme.(Principalmente na cena onde Blake descobre a verdade).

      1. Realmente muito melhor este layout mais escuro e essas letras mais separadas ficam mais fáceis de se ler e também são maiores então obrigado genkidama .!!.

  8. Gostei muito desse VQ, muito melhor do que os anteriores, isso porque o assunto em questão é mais interessante (Pelo menos para mim), e também quero fazer uma pergunta, já que estão nesta onda de fazer VQs abordando filmes, porque não fizeram para o filme do “Espetacular Homem Aranha”, seria até interessante, pois teria como comparar com o primeiro filme e talz, enfim.

    Sobre esse filme do Batman, bem… não tenho muita coisa a dizer, pois filmes de ação e de super-heróis para mim precisam só serem divertidos, e com boas cenas de lutas (óbvio), essa parte da ideologia pouco me importa, claro tendo o básico já está mais do que satisfatório. Só para terminar, não concordo com a parte em que vocês dizeram que a mulher gato não é TÃO importante assim para a história, o filme ficaria um saco sem ela, sinceramente. Ela é a única personagem ativa desse filme, um filme de ação precisa de ação, e como o Batman meio que tirou férias (kkk), ela que proporciona as cenas que todo mundo quer ver, e o fato dela ser gostosa também ajuda. kkk

    Até mais.

  9. O Filme em si é muito bom porém é um filme bom pra quem não acompanha o HQ , é um bom filme mais é só mais um filme de ação de super herói.Quem acompanha o HQ viu inúmeros erros como a envolvimento da Talia com o Bane com o Bane não tento sofrido nenhum tipo de mutação pra ganhar super força e colocar a força dele como explicação o Ras al Gul.Sobre a mulher gato também não há explicação dela como marcenaria da liga das sombras, ela viro uma personagens q quer salvar seu nome uma coisa completamente improvável.
    Porém quem nunca chegou a acompanhar as HQ do Batman ou leu o gibi “A Queda do morcego” tem um conhecimento pequeno sobre batman ou não é TÃO fã vai achar o filme muito bom

    1. Mas peraê, isso que você apontou não são erros! Um filme de herói não tem de ser totalmente fiel às origens, mas sim adaptado para que caiba tudo dentro da trama e ainda sim seja entendível(?) ao público não fã, devo dizer que sou muito fã do Morcegão, tenho uma coleção imensa de HQs dele e não fiquei incomodado quanto a essa relação desses personagens, pois foi muito bem encaixado e explicado. O fã que é fã, deve saber separar uma obra de outra, pois são totalmente diferentes.

  10. Rafael Santos, 28 , Viamão-RS

    ADOREI esse VQ. Dizer, que no mundo dos quadrinhos americanos, Batman pra mim, é e sempre vai ser o melhor herói, já criado.
    É o único herói, dos quadrinhos que dos aqui de casa adoram, hahahaha.

    Um tempo antes da estréia do filme, eu já tinha feito cara feia, para a atriz escolhida para fazer a Catwoman. Apesar de achar ela uma excelente atriz, e uma linda mulher. Não vejo ela como Mulher Gato. Acho que pelos comentários de vocês, minha previsão estava certa.

    Infelizmente nenhuma filme será 100% do agrado de todos, mais para mim, concordo com você, essa trilogia se não é a maior, é pelo menos uma das mais respeitáveis já feitas de heróis.

    Não sei se concordam comigo, mais essa trilogia, é a unica, até hoje, que eu não vejo, como um herói, fictício. Sinto como se ele existi-se realmente.
    Acho que é isso que o Batman faz. Sem super poderes, sem magias. Ele é um homem comum, que resolve fazer a justiça com suas mãos, contra vilões que a policia, não conseguiria resolver sozinha.

    Acho que Nolan começou a errar no 3°filme, já no 2°filme. Se era para colocar Bane no ultimo da trilogia, não deveria colocar Batman em decadência, contra o Coringa.
    A unica vez, em que o Bane realmente fez diferença nos quadrinhos, foi na saga A Queda do Morcego (que tenho completa), foi nassa época, que Batman estava realmente passando mal, e bane quase matou ele.
    No filme, Nolan tentou, também colocar o Bruce, mal contra Bane. Mais ficou essa sensação de repeteco do segundo filme.

    Acho que todos já sabiam quem era o Robin, bem antes de começar a passar o filme.

    Muitas criticas, mais no final, esse realmente, foi a melhor trilogia de herói, já feito para os cinemas.
    Eu acredito que o único que poderá chegar próximo disso, é X-man- Primeira Classe…

    Discordar de você, Kitsune…o filme Inception…não me agrado, não assisti assim como você. Foi beeeeeem parado, arrastado, foi começar a dar uma emoção la no meio.

    1. Alberto 20 anos mongagua SP;
      Rafael as vezes você não entendeu a mensagem de Inception ,que é a mesma que PAPRIKA tenta nos dar que o imaginário é um mundo fantástico mas o mundo real pode ser muito bom também e é responsabilidade nossa fazer dele fantástico entendeu Rafael, bom mas você não gostou as vezes é uma questão de ponto de vista assim como eu que não gosto de BERSERK a pesar de ser uma das melhores artes que eu já vi bom obrigado e como sempre abraços .!!.

      1. Não foi que não gostei ou não entendi.
        Só achei parado. filme que demorou para me fazer curtir ele.
        mais achei um filme bem divertido no final, mais não foi para ver como o Kitsune falo…de ficar empolgado e ansioso para ver o que ia acontecer

  11. Não sei se alguém já disse, mas por curiosidade, o “canto” da música do Bane é “Deshi Basara” (Deshi deshi, Basara basara). Como obviamente vocês sabem, é árabico (eu acredito) pra “He Rises” ou só “Rise”, o canto dos prisioneiros do poço.

  12. galera aqui é o damiao marques tenho 26 anos e gostei da ideia de vcs mais meu amigo não gostou , bem percebo que a parte da mulher gato ficou meio vazia mas se formos analisar sendo nessesario ou desnessessaria na storia do batiman éla é a vila eroina seila que sempre esta interagindo com ele
    e de certa forma é importante quanto a demostração da storia pelo desenho digamos se tirar ela quem iria participar das cenas., ou mais , quem iria encher linguiça com ele XD digamos assim. valeu pessoau bom trabalho valeu ….!!!

  13. Como sempre, comentários muito sóbrios de vocês do Videoquest. Eu queria comentar alguma coisa mais significativa sobre o filme do Batman, mas no momento eu não consigo pensar em alguma coisa útil para dizer hauhauhau Bom, posso dizer que gostei bastante do filme, e achei a atuação do Tom Hardy como Bane muito boa (a teatralidade do discurso do Bane em frente a Prefeitura é fenomenal). Mas achei que o filme correu um pouco nos minutos finais (quem sabe quando/se sair a versão do diretor, essa sensação vá embora).
    E Kitsune, como você é fã de Inception, recomendo você assistir o anime-filme Paprika, que apresenta um tema muito próximo, também sobre invasão dos sonhos.

  14. para ser sincero descordo de endeusar o Nolan,o cara plagiou Paprika.tamben acho que a trilogia dele não vez jus ao Batman.Nolan na minha opinião e só um diretor normal,que mais erra do que acerta.

    E depois esse filme não e um filme de super-heróis e um filme policial com um cara vestido de morcego.

  15. Ola pessoas se vocês são fás como eu e meu pai vão pegar estas referencias vou fazer duas referencias aos Comics da DC.
    1# The cult neste Bruce wayne é sequestrado e levado ate o subterrâneo de gohtam e sofre lavagem cerebral de um culto , alem de que gordon sofre uma sena igual a do filme em que ele leva dois tiros pelas costas.
    2# Provavelmente a maior de todas seja Gotham Knight em que BANE se torna aluno de Ra’s Al Ghul e ele se achava meio irmão de batman mas no fim ele acaba sendo apenas uma parte da historia de batman e quando no gran CLÍMAX Ra’s Al Ghul revela que eles nao sao irmaos bane despenca e não consegue mas lutar naquela historia .
    Bom se duvidam de mim neste site tem estas e outras
    http://www.kotaku.com.br/quadrinhos-batman-cavaleiro-das-trevas/
    e acessem o action comics para conseguir as historias que tem neste site bom e como sempre abraços .!!.

  16. Eu acho que o que o Kitsune disse está certo, é o melhor filme de herói já feito, por um motivo simples, esse Batman pode existir no mundo real. O diretor procura trazer ele para a realidade, com erros ou acertos essa trilogia ficou otima.

  17. VQ muito legal. Gostei da idéia de vocês pegarem um filme “normal” pra falar. Ficar só nos animes é legal, mas chega uma hora que bate aquela “ressaca” hehehe

    Sobre a idéia central do filme, discordo de vocês.

    Acho que a grande sacada do filme que vocês deixaram passar foi que o maior inimigo do Batman não foi Bane, as limitações físicas ou mentais do Wayne, nem a vingança da Talia nem nada do tipo. O grande inimigo do Batman nesse filme foi a ideologia da liga das sombras. O que o Batman enfrenta ali, é aquele ideal anarquista de que é preciso que o sistema atual seja reduzido a pó, para que uma nova ordem surja em meio ao caos e dali se crie uma sociedade mais justa. E pra chegar a esse fim, todos os meios possiveis devem ser utilizados como matar, explodir prédios, sitiar a cidade etc. Enfim, o Batman tem que enfrentar a, vá lá, base intelectual do terrorismo.

    E o Bane representa aquele cara que se entrega de corpo e alma a essa causa, por isso aquela tranquilidade dele em todos os momentos, por isso os capangas dele estavam dispostos morrer por ele (lembra daquela cena do cara que ficou no avião pra morrer?).

    O que o Nolan quis mostrar com esse filme é o potencial destrutivo de uma ideologia.

    Ao mesmo tempo, com a história da lei Harvey Dent, o Nolan tenta passar a mensagem que uma justiça que se utiliza de quaisquer meios necessários pra se fazer valer, não é a verdadeira justiça. E é aí que vem a necessidade do Batman aparecer na história. Não porque ele represente o cara incorruptivel, não. Olhando friamente, o Batman é só um justiceiro. E um justiceiro só apaerece em sociedades onde a justça não cumpre o seu papel.

    Enfim…falei pra caramba, mas basicamente, os principais pontos que eu discordo desse VQ são esses.

    Abraços, e sucesso nessa nova fase aqui pelo Genkidama.

  18. Parabéns ao VQ pela ótima análise. Também sou fan dos filmes de Nolan e para mim essa trilogia é a melhor releitura do Batman ou de qualquer herói para os cinemas, realista e muito bem construída. Na minha opinião a “mulher gato” é muito útil a trama em vários momentos, ela é quem desperta o interesse do Bruce sobre o que está acontecendo em Gotham ao roubar o colar, ajuda em momentos importantes e dá um charme a mais com a boa atuação de Anne Hathaway. Aliás todos os personagens (Fox, Gordon, Blake, Alfred) têm uma representação muito boa por parte dos atores. Bane é um show a parte, um personagem que tem suas expressões faciais limitadas pela máscara necessitava de uma voz poderosa, um olhar penetrante e uma postura confiante, realmente um dragão como foi citado, e o twist do final para mim não diminui em nada seu personagem. Discordo que a filha de Ra’s Al Ghul agia por vingança, é só uma questão de terminar o que seu pai começou e cumprir o objetivo da liga das sombras, também não vejo problema na lógica de algumas partes citadas.
    A trilha sonora é muito boa, principalmente a Deshi Basara, música tema de Bane, que parece estar te desafiando a todo momento. Quanto ao Nolan ser hesitante em fazer um filme de super-herói …. se não estou enganado será ele que dirigirá Man of steel, o novo filme do superman. Acompanho o VQ a algum tempo e curto bastante, mesmo este sendo meu primeiro comentário, VLW.

  19. Muito legal, mas criticando…acho que o tema Batman pra começar o Genkidama ficou fora do contexto totalmente. Acho que vcs têm que se ater a mangá e anime já que a proposta é essa, unir os blogs de informação da cultura japonesa pop. Vcs se perderam no tema.

    1. Discordo… acho que quando uma trabalho é bom, e esta englobado, nesse mundo de quadrinhos e animações, esta aprovado para ser comentado.
      Anime, traduzindo é desenho animado, Mangá traduzindo, é história em quadrinhos.
      Acho um pensamento limitado achar que só deve se falar de trabalhos feitos la no oriente.
      Acho que não tem problema, falar de uma filme do Batman, como já comentaram de Vingadores, e provavelmente devem comentar do novo filme do Samurai X.
      E outra…ficar sempre em animes, pode até cansar as vezes. Trazer novidades, sempre é bom.

      1. 110% concordo não da pra ser sempre anime as vezes tem que diversificar os assuntos assim não fica na mesmice valeu esse comentário Rafael valido muito bom;
        P.S po podiam fazer um sobre POKEMON os jogos e animes .!!.

  20. Olá galera, acho que comentei apenas duas vezes aqui, mas preciso expressar minha opinião, dadas as colocações pertinentes dos Videoquesteiros.
    Quanto ao resto do Video Quest, achei como sempre as análises pertinentes, o filme tem falhas mesmo e não é o melhor de Nolan. Mas tenho um ponto específico a discutir, e gostaria muito de ver vocês comentarem isso no Leitura de “e-mails” pq vejo poucos abordarem o filme desse ponto de vista que vou expor.
    Bem, eu acho que faz, sim, sentido pensar no filme com três personagens centrais (Gotham, Blake e Wayne) mas há um centro, um nó que une os três: o Comissário Gordon. A cena principal para compreender isso, a meu ver, é quando Batman está para levar a bomba para fora da cidade e ele olha para Gordon e diz o que é um herói. É aquele cara que, quando o menino que acabara de presenciar a morte dos pais, o acolhe e o acalma, colocando uma capa sobre seus ombros (sim, eu vejo isso como uma metáfora) e o dizendo que tudo está bem. O herói na saga do Nolan só é um herói, a meu ver, porque ele tem um referencial, e o herói de Bruce Wayne, John Blake e Gotham é o Gordon. Ele é o que o Batman gostaria de ser, o cara que consegue salvar a cidade sem gadgets, máscara ou dinheiro, apenas pelo esforço e dedicação, e que é incorruptível também. Pensem que o que Bruce esperava de Harvey Dent era isso, e ele cai porque o Coringa desestrutura o Harvey, o que leva a Gordon assumir uma mentira em prol da justiça e do bem estar de todos. Nesse sentido eu não concordo com o Kitsune de que temos uma oposição entre anarquia e controle, pois a anarquia de Bane não apenas é uma forma de controle (ele mantém os cidadãos prisioneiros do caos), como ele sitia a cidade, mantendo-a sob o SEU controle. Assim, apesar de passar uma ilusão de anarquia para a população e as autoridades e uma ilusão de revolução para bandidos e rejeitados, ele estabelece pela via marcial o controle, e usa o poder que lhe cabe como vigia e detentor da força maior de Gotham (os Tumblers + a ausência da polícia). Ele não derruba os três poderes, ele os mantém sob sua constante vigilância, e o poder de vigiar e punir (Foucault, né?) só é submetido ao senso de justiça de Gordon, que organiza uma resposta e consegue, sozinho, mesmo velho e debilitado, encontrar a bomba e impedir que ela exploda antes do Batman agir. Ele arma o plano, corre, sobe no caminhão… ele salva Gotham, e o Bruce sabe muito bem disso, ele sabe que ele pode confiar no Gordon. O fim coroa isso, mostrando que apenas um discípulo de Gordom, Blake, poderia ter a confiança de Wayne para cuidar de Gotham. Pois ele é o maior herói de Gotham, capaz de mentir em prol do bem estar da cidade, de mudar a postura de um policial de má índole, e até de perder a sua esposa e filho para fazer o que acha certo.
    Vejo, por fim, uma história sobre heróis sim, mas sobre o herói como símbolo (a estátua é fundamental nessa equação, bem como o farol quebrado em que Gordon espera todos os dias a volta do Batman) e sobre o herói comum, aquele que cuidou e criou o Batman de Wayne e o “Robin”: Jim Gordon.
    Bem, é isso. Abraço e keep the good work, boys!

  21. Poxa Tio,
    Libera o vídeo lá no Youtubo para exibição em dispositivos móveis.
    Tentei assistir no iPad e bati na trave.
    Durante a semana é por ele que assisto vídeos no intervalo do trabalho.
    Sniffs

    1. Tentei, mas como fomos pegos por direitos autorais por uma das músicas (o que por sorte não afetou a conta toda) ele foi bloqueado em dispositivos móveis.
      E na Alemanha.

      O que quer dizer que um cara com um iPad em Munique tá fudido.

      1. Valeu a tentativa.
        Sistema de reconhecimento de direitos autorais do Youtube é muito estranho. Sou noob em fazer vídeos mais fiquei fulo num que coloquei som de vento nos créditos. Advinha: O Youtube disse que eu tava violando direitos autorais e que referentes a conteúdo do CD do Bebe (ou algo do tipo).
        Putz patentearam o som do vento!!!!!!!!!!

  22. Wiliam, 36 anos, Rio de Janeiro.
    Um bom filme. Não que eu vá dizer que foi “O Filme” do Batman.
    Concordo que o Nolan tentou ao máximo fazer filmes do Batman, que não fossem do Batman.
    O Batman do Nolan não é o Batman das HQ’s. Mas, não deixa de ser o Batman. E foi assim que assisti esse e os dois outros filmes, procurando não ser muito critico nas comparações com as versões para os quadrinhos. E me diverti assistindo.
    Mas, uma coisa tenho de ressaltar: O Dark Knight do título, não é o Bruce Wayne. Mas sim o John Blake.
    O Rises que foi traduzido no título em português para ressurge, ficaria melhor como “Surge” ou “Ascende”. Acho que o filme é mais como tudo vem a levar e motivar ao John Blake a assumir o manto de Batman.
    E isso se conclui no final do filme quando ele entra na Batcaverna e, literalmente, “Rise”.
    E aí temos uma das várias declarações do Nolan sobre o filme: De que não teríamos o Robin no filme.
    O Nolan parecia ter uma certa aversão a obrigação de colocar certos personagens do panteão do Batman em seus filmes. Então acabamos tendo personagens que eram sem ser.
    Eu sei, aquela citação do “Robin” como nome de batismo do Blake (à lá fanservice). Mas, não ele não é um parceiro (sidekick) e nem de longe se enquadra na persona de qualquer um dos Robins (seja Dick Grayson, Jason Tody, Bruce Tim ou Carrie Kelly). Mas, ele é moldado como o sucessor do manto de Cavaleiro das Trevas.
    No decorrer do filme é dado mais importância a essa formação da identidade do Blake, com o seu desagrado com o sistema e como as coisas são resolvidas e a sua necessidade de fazer algo quanto a isso, do que ao Bane ou a qualquer outro personagem. Ele tem mais espaço do que “A Vilã” do filme.
    Acho é a divisão do filme é 50% Batman/Bruce Wayne, 30% Blake/Next Batman e 20% Todos os outros personagens.

  23. bom so vou falar uma coisa rapidinho aqui,achei o filme bom criticamente como fan do morcego acheio o filme bem chato,poderia colocar varias coisas q me deicharam chateado no filme mais vo fala algo q nao vi no comentarios ai de cima e poucos comentaram ai pela net a fora,Bom tem muito nego ai q fala q o nolan feis um filme mais realista e tal poriso nao colocou o bane como um mutante e tal,bom acho isso uma grande besteira,PÓ,me fala q esse filme e realista,na realidade os policiais na hora do beco la nunca chegariam se quer perto dos bandidos la onde se viu os prisioneiros todos armados e os tiras malema com pedras e eles conseguiram pegar os caras NA MORAL ISSO NAO EXISTE tb quando o batman vai bate nos caras armados os caras nao atiram nele e espera pra apanhar ISSO NAO EXISTE,o batman erra pra ter morrido umas 4 VEZES NO FILME no minimo SE FOSSE UM FILME REALISTA,entao vamos parar de falr q o noaln e FODAM pq feis um filme realista PQ NAO E UM FILME REALISTA CHEGA NEN PERTO,entao ja q é pra fazer ficsao, porra nolan fais logo coloca o BANE das HQs no filme e tantas outras coisas q é do universo do batman/dc q vc deichou de fora pra fazer um FILME MAIS REALIST,q na minha opniao q estrago boa parte do filme foi isso.
    OBS:o 2 fico minhoes de vezes melhor pq o coringa como todos sabem ele sim é um HUMANO normal entao com o estilo do nolan o coringa caiu como uma luva,mais tirando o coringa do 2 a trilogia pra min e bem razoalveu

  24. Naum tem nada a ver sobre o tema mas bem que vcs podeiriam fazer um video sobre one piece .. Um anime mto bom ! Eu acho q ia ser bem popular falar de um anime tao bom !

  25. Outra coisa que todo mundo esquece, como chega comida pra os policiais, que fica preso no subsolo. Da mesma categoria de como o Batman chega em Gotham.

  26. Duas coisas a ideologia ja foi mto bem apresentada no primeiro filme e sobre batman entrar na cidade sem dinheiro nao foi totalmente jogado sei lah ele pelo menos fala q vai precisar de suprimentos pra viagem e tal. Como ele chegou pode ficar implicito, mas deixaram claro q nao ia ser uma viagem de sao paulo ate campinas.

  27. Cara eu até concordo em parte com alguns comentários sobre o filme, mas o final me deixou completamente pasmo, o filme segue um ritmo bom mas colocar uma vigança como motivo para o ataque a Ghotam é ridiculo, uma coisa que eu particularmente não gosto na trilogia, é que o Batman que muitas vezes tem a alcunha de ser o maior detetive do mundo, é enganado facilmente pelos vilões.

  28. Eu acho simplesmente ridículo marmanjos com mais de 14 anos amando heróis que vestem capinhas, cintinhos, cueca em cima da calça! Pára cara! Cresce caralho!

    1. Beleza, só que tem várias histórias desse tipo muito mais madura do que muitos livros, filmes ou outras mídias por aí. As vestimentas são só mero detalhe, caso contrário, não existiria tantas pessoas talvez mais velhas que seus pais que até hoje lêem e assistem coisas relacionadas a heróis e até HQ’s como um todo!!!!

  29. Bem, antes de mais nada, há certas coisas nesse filme que seriam entendido melhor se fosse lida as HQ’s, principalmente Batman Ano 1, que é a inspiração pra toda a trilogia, com o Batman iniciante, cometendo erros. Inclusive a Mulher Gato que aparece não como uma anti-heroína ou vilã, mas como ladra que faz tudo pra sobreviver. Claro, Cavaleiro das Trevas, que fica evidente o fato do Bruce ter aposentado e anos depois ter voltado a ativa. E A Queda do Morcego, onde aparece o Bane, e a única história legal desse vilão, onde ele tenta tomar o poder de Gothan pra ele, e pra isso o primeiro obstáculo é o Batman.
    Com toda a certeza o filme tem erros sim, mas nem por isso deixei de ficar tenso e vidrado em cada cena, pra mim foi um excelente filme, não em termos técnicos, mas como história em si. Esse foi o filme que eu realmente aceitei, pois como ele é totalmente diferente como adaptação das HQ’s, o primeiro não gostei, o segundo só deixei levar por achar que é outra coisa menos adaptação, nesse com certeza fica a impressão que é como se fosse uma graphic novel cinematográfica com a visão só do Nolan. Mas ainda assim, como adaptação gosto bem mais dos filmes do Burton.

  30. Estava devendo uma explicação, sobre a “pior atuação do Michael Caine quando ele mais precisava tirar um Oscar da manga”.
    Me referia a cena final, não a do funeral, a final.
    Me pareceu falha a atuação dele, ele não me pareceu muito emocionado, nem surpreso principalmente. Parecia que ele tinha ido aquele restaurante a convite já sabendo o que iria encontrar. Quando ele levanta para ir embora parece como se ele estivesse com pressa, como se quisesse sair da cena antes de terminar de atuar. Foi estranho.

  31. Nossa, esse vídeo ficou muito bom, mas foi mais falando do principal, vcs podiam ter falado mais do Gordon e pelo menos citado o Crane que por sinal aparece nos 3 filmes.Nunca gostei mto de Batman mas um maluco chamado Joker me fez amar Batman. Achei esse filme bom, mas poderiam ter feito melhor, não gostei mto do vilão, existem mtos outros mais classicos e que ficariam melhor. Poderiam até acharem outro ator e continuar com o Coringa no filme, acho que não ia ficar tão ruim assim porque pelo que eu vi no dark knight, o coringa tinha q ser o vilão final, nenhum outro vilão eh contagiante e apaixonante que nem ele. mas mesmo assim o filme foi bom, mais pela atuação do próprio batman e da “mulhergato” do que do proprio vilão como foi no 2. Esperava mais desse final de trilogia mas mesmo assim o filme compensou.

    HEy, pq voces não fazem um videoquest do batman Dark knight? td bem, vcs só fazem de filmes que estrearam. Mas seria legal vcs fazerem tipo um videoquest especial. Acho que mtas pessoas iam gostar, porque de fãs de Joker esse mundo tá lotado \o.

Deixe uma resposta