Good Luck!! – É assim que se cria personagens

Olá a todos, essa é a minha estréia como redator no Vídeo Quest e torço para que seja muito bem-vinda a minha participação no site. Para quem não sabe (ou não leu o texto da sessão “Equipe” do site),  sou o irmão mais velho do Kitsune, portanto, podem esperar uma versão mais ranzinza e chata dele (Até hoje me pergunto como ele me aturou como irmão, mas…). Como o Kitsune não assiste e o Azrael já esta escrevendo sobre Tokusatsu, vou partir para os Doramas.

E para começar com o pé direito, vou falar um pouco sobre “Good Luck“, uma série que gostei muito de assistir na época e mesmo revendo hoje, percebo que não estava errado em pensar assim. Diferente do habitual, não vou aqui descrever o decorrer da série,  nem contar a história dos personagens a fundo, muito menos tentar “analisar” os prós e contras da série. Vou contar a minha experiência em assisti-lo,  pois ao meu ver, é uma série que não deve deixar de ser vista por ninguém que curte um Dorama leve, um pouco dramático, romance e muito, mas muito bem escrito.

Antes de tudo, um detalhe: Eu não gosto de textos que expõe muito da história, nem descreve exatamente o que acontece. Sério! Se fosse assim eu nem assistiria. Portanto, vou tomar o máximo de cuidado para não conter spoilers daqui em diante.

“Good Luck” conta a história do Co-Piloto Shinkai na companhia Ana. Recém formado, ele acaba de realizar o sonho de trabalhar como piloto, mas nem tudo é como gostaria. Ele é pressionado pelo Chefe de Pilotos Kouda, um cara sério que não admite falhas. Possui alguns desentendimentos com a Mecânica Ogawa, que zela pela preservação da aeronave e não pensa duas vezes antes de falar o que pensa. Shinkai conta com a ajuda da Chefe de Aeromoças Togashi, que parece ser a pessoa que mais o entende.

Fugindo das fórmulas batidas ou do caminho mais fácil, “Good Luck” aposta no relacionamento dos personagens. Contando com o carisma do protagonista (interpretado de forma exemplar pelo Takuya Kimura),  o expectador não fica entediado, nem com pressa de uma ou outra cena terminar, ele absorve cada diálogo ou situação de forma natural.

Em “Good Luck”, o protagonista exerce a função mais básica para que se existe numa obra: ele move a história. Sim, tudo o que vemos é uma consequencia direta ou não das atitudes de Shinkai, (que são muito bem justificadas) e mesmo nos momentos mais dramáticos (lá para o final), ele continua a inspirar outros personagens, que crescem junto com o protagonista.

Um bom roteiro geralmente possui personagens   tridimensionais. E o que seria isso? Seria um personagem com diversas características, sejam positivas ou não, com decisões conflitantes e um background bem definido. Vou exemplificar falando do Shinkai (Pequenos Spoilers que cobrem os episódios 1 e 2. Nada demais): O Sonho dele quando criança foi ser piloto, por que numa viagem com seus pais, ele visitou a cabine de um avião e o Capitão foi muito gentil com ele. Portanto, em uma única cena, foi definido o motivo do sonho dele, (simples, mas crível) e também mostra a sua determinação em correr atrás do que quer (o que vemos no decorrer da série, com suas atitudes confiantes e sonhadoras). Mas essa decisão de voar não foi fácil, por conta disso ele possui uma briga feia com seu pai (o que não é mostrado, mas a série deixa isso bem claro na primeira aparição dos dois juntos).

Isso não ocorre só com o personagem principal, outros 3 personagens possuem muito destaque e todos são muito bem trabalhados no roteiro, que são o Chefe dos Pilotos Kouda (o melhor personagem para mim! Sério. Além do excelente atuação de Shinichi Tshutsumi, sua história e evolução durante a série me deixaram muito feliz),  a mecânica Ogawa (Interpretada por Kou Shibasaki. Atuação mediana se formos falar das cenas “romanticas” ou cômicas, mas quando ela precisa mostrar seu lado dramático ela mostra o porque foi escolhida para o papel) e é claro, a Chefe das Aeromoças Togashi (Atuação de Hitomi Kuroki, que infelizmente é a que menos aparece dos três, mas ela serve como ponte do Kouda, mostrando faces dele que não viríamos se ela não existisse).

Todos possuem bastante cenas durante a série, mesmo os secundários, como a Aeromoça Fukawa (Rina Uchiyama, que possui menos destaque, mas contrasta com a Mecânica Ogawa propositalmente para ressaltar as qualidades escondidas de Ogawa), o Chefe de Comissários Ota (Yasunori Danta é tão natural em suas cenas que dificilmente se percebe que esta atuando. O personagem dele é um profissional altamente respeitado e honesto. Gostei de todas as aparições dele) e o Capitão Naitou (Naoto Takenaka possui grande destaque em suas cenas. O mais engraçado e um pouco machista em seu papel, serve para dar um pouco de Humor e evidenciar a pureza do sonho de Shinkai. Ótima atuação).

Um cuidado que gostei particularmente foram os veículos de Shinkai e Ogawa, que refletem diretamente a suas personalidades. Ele, um cara extrovertido, aventureiro que não deixa de curtir a vida, possui um jipe. Ela que é uma mulher livre e independente, que segue o seu objetivo, possui uma moto.

O diretor não tem pressa em desenvolver a cena, nem insere cenas inúteis que “quebram o ritmo” do episódio (A única exceção é a vizinha maluca do protagonista. Totalmente forçado).  Ao contrário, as cenas são muito bem orquestradas, colocando as doses de humor no momento certo. (A conversa de Shinkai com o seu Mestre, o Capitão Mizushima, é memorável. Mostra o quanto ambos se respeitam e admiram). A trilha sonora acompanha bem o ritmo da cenas, deixando tudo mais “leve”e fácil de acompanhar.

“Good Luck” não deve deixar de ser visto, não porque é impactante e lida com algum tema polêmico, muito menos porque é diferente, e sim pela qualidade dos personagens e na forma com que a obra foi conduzida. Me senti sempre motivado a continuar a assistir o próximo capitulo (o que é difícil, se o primeiro episódio foi ruim, eu nem perco o meu tempo) e o carisma do protagonista foi o que mais me chamou atenção. Se você quer assistir um Dorama leve, divertido e que te emocione um pouco, assista. Uma série leve de vez em quando é bom.

Até o próximo texto!

Alguma sugestão para o próximo Dorama?

Olá a todos, essa é a minha estréia como redator […]

34 thoughts on “Good Luck!! – É assim que se cria personagens”

  1. Danilo. meus parabéns pelo texto! Muito bem escrito e bem centrado. Faz o Kitsune, o Urso e o Azrael parecerem radicais extremistas. Eu até pensei comigo: “Que bom! Alguém que diz coisas que fazem sentido do ponto de vista racional.”

    Novamente, obrigado pelo texto. Estarei acompanhando sua participação no VQ com grandes expectativas.

    1. Obrigado pelo elogio Daniel! (Mesmo!)

      Eu ter gostado da série facilitou ( e o roteiro deles também ). Quero ver quando eu for falar de algo que eu não curti…

      Me decepcionei com 2 particularmente, mas estou atrasado com Doramas, vou procurar baixar alguns para assistir agora.

  2. Legal nunca assisti um dorama também…
    Mas pelo descrito pelo Kaneda me fez interessado.pela história.
    Espero com ansiedade novos posts!!!!
    Se puder gostaria de saber o quanto alem de doramas você pode nos oferecer!
    COntinue falando dos doramas vou querer uma basa para saber o que ver e o que não ver XDXDXDXDXD

  3. Nunca vi um dorama, mas depois de tanto recomendação de meus amigos, e amigas, e do seu texto que me deu uma outra visão sobre eles vou começar a os ver.
    Párabens pelo texto, bem legal, me chamou a atenção sem encher de spoiler.

  4. Legal essa, agora cobrindo Doramas além de anime e tokusatsu. Será que aparece alguém pra comentar sobre teatro No?!
    Vi apenas uns 3 doramas até hoje e uns episodios de outros. Dois na verdade por causa de anime: Densha Otoko e GTO. E um que perdi o começo, mas achei muito interessante: Daisuki!!
    Espero que continue com as matérias, essa foi realmente interessante. Falar dos atores foi uma otima ideia também ja que são praticamente desconhecidos por aqui. Sem falar que esse pode ser um dos assuntos mais dificeis aqui pela aceitação jã que doramas são as novelas de lá e muita gente ja associa “novela” = “novela da Globo” e por ai vai. Só que ainda tem um ponto legal de resaltar que é a diferença no tipo de narrativa ja que estamos falando de outro pais! E por falar em pais … eu lembro de ter visto em um dorama, um personagem que esteve no Brasil e as vezes mandava um pouco de portugues durante a serie. Sabe qual é?
    E ja que voce mesmo pediu Kaneda, que tal “Daisuki!!” ou esse que eu nem sei qual é.

    1. Sim Edgar, realmente os Doramas são as novelas do japão. Mas, tirando as diferenças óbvias de comportamento de cada um, há uma grande diferença entre as novelas: Lá qualquer tema ou assunto é abordado. Já vi um de médico ( no melhor estilo ER mais Dr. House ), de detetive, romance puro, etc… aqui tudo é uma desculpa para ter uma troca de casais e intriga, assassinatos mal executados e bordões no pior estilo zorra total. E não, eu não assisto novela brasileira, mas sei que é assim.

      Vlw pela sugestão, esta anotado aqui e vou baixar sim! Eu assisti sim o Densha Otoko ( na época eu adorei, mas hj consigo ver algumas falhas ), e GTO não assisti inteiro, mas lembro ser bem fiel ao anime.

      Uma ressalva é a diferença absurda de atuação e produção dos Doramas ( Japão ) e os K-Drama ( Korea ). Isso já me rende um bom texto… XD

      1. Complicado, complicado. Quando estava vendo Densha eu resolvi falar pra um pessoal que curtia anime e perguntaram o que era dorama, disse que era basicamente novela no Japão e veio a resposta: “AH! Novela!?” viva a xenofobia, ou exemplos caseiros …
        Mas essa diferença foi interessante. Quando eu vi Densha e GTO eu pensei: “poxa legal eles criarem adaptações pra “novela”(o que pensei na época)”, mas quando eu vi “Daisuki!!” foi um choque incrível. Aqui só aparecem temas como o que você disse e quando eu soube que era uma historia sobre uma mulher com debilidade mental, mãe e com a filha já mais capaz do que ela, um tema embaçado. Nunca seria um personagem principal por aqui.
        Pior que tinha pensado a mesma coisa de Densha. A 2º rodada ja foi meio sofrida …
        Sobre a atuação … é … mas até que me surpreendi com o filme de Kimi ni Todoke

      2. Por isso que eu digo que os doramas estão mais para as séries americanas do que para as novelas brasileiras quando vou explicar pra alguém.
        Diferente dos meninos que comentaram aqui eu já assisto doramas faz quase um ano, mas nunca tinha visto good luck. É um que vai entrar pra minha lista.
        Um post que eu gostaria de ver é da diferença de doramas e K-Dramas, acho que ia dar um bom texto e uma boa discussão.

    2. “Um post que eu gostaria de ver é da diferença de doramas e K-Dramas, acho que ia dar um bom texto e uma boa discussão”

      Exatamente Karol, já estou preparando um texto com as principais características de cada estilo. São muitas e refletem diretamente o contexto de cada sociedade. Será bem interessante.

  5. Muito legal Danilo (haha nem sabia que vc era irmão do Kistune), muito bem centrado e bem escrito, você mostrou uma característica em comum com o seu irmão, que é gostar de personagens bem trabalhando, personalidade definidas (ou nem tanto) e com a dose certa de qualidades e defeitos para tornarem eles HUMANOS… e sim a vida é feita de pequenos detalhes… antes de viver pelo dinheiro (a profissão que paga mais) quando eramos menores todos em algum momento viveram uma experiencia que o fez gostar uma profissão, no meu caso os heróis (medico. bombeiro, policial) , e por assim vai (cada pessoa com a sua definição de profissão).

    isso me faz lembrar a época em tentamos divulgar o Dorama aqui em BSB, mostra o que é uma “novela bem feita” para o povo Otaku, fizemos o básico começando o Densha Otoko (o Homem do trem ) que é o Mais Nerd/otaku dos Doramas para ver se chamava a atenção, com o resultado positivo mostramos Ichi rittoru no namida (Um Litro de Lágrimas) que sinceramente não teve um marmanjo que não chorou… My boss my Hero e etc.. dai partimos para os varios outros (basicamente romance e drama).

    Enfim, é algo diferente do costume geral Otaku, são mais adultos, mostra com mais fidelidade a cultura japonesa em alguns aspectos… no Tokusatsu não comentei pq deixei de gostar… mas Dorama ainda gosto e aceito indicações ^^ e vou ver este que vc comentou.

    1. Vlw Silas! Gostei de saber que você buscou divulgar os Doramas. Pelo que percebi, a recepção inicial foi difícil, mas depois se acostuma.

      Comigo também foi assim, há um choque grande ao ver a atuação japonesa ( e depois que parte para a Korea fica pior ainda ), mas é uma questão de você lembrar que a sociedade deles é muito retraída. Eles não gesticulam, nem falam abertamente o que querem, então muitas cenas se estendem para você sacar o que o personagem esta dizendo nas “entre-linhas”. ( Agora, se o roteirista for péssimo, é capaz do personagem falar a mesma coisa 3 vezes seguida ).

      Como você mesmo comentou, são esses pequenos detalhes que tornam os personagens Humanos. Odeio personagens rasos sem motivo. ( Ex: O cara é o galã da série, Então em QUALQUER situação ele esta fazendo “cara de sedutor” com as piores frases de efeito possível. E para ajudar, o roteirista faz com que as garotas sejam imbecis e caem em qualquer papinho deles. Lamentável ).

      Eu gosto muito de Dorama, mas estou muito atrasado. Tive um hiato de 2 anos ou mais sem assistir nada, por isso pedi a recomendação de vocês.

      1. sobre sociedade oriental (japão em especial) ja foi um assunto muito debatido na roda de amigos (a galera de preto, que jogava RPG, movido a petróleo “coca-cola” que ouvia vários tipos de musica mas por algum motivo gostavam de serem chamados de rockeiros, viciados em animes, alto denominado a velha guarda Otaku, viciados em Smarsh Bros, e tempos depois em DOTA, que usavam a bandeira de Social Otaku.) ((apresentação geral da minha galera))

        – levantamos alguns pontos, o comportamento introvertido tanto na amizade quanto no relacionamento amoroso seria um efeito colateral da “organização baseado no respeito, e ordem”? com o agravante do vicio antigo do sistema de castas que tem peso psicológico sobre eles? dai o medo de desrespeitar! evitação de intimidade absurdo! a necessidade de Sufixos para sempre lembrar quem estar qual posição hierárquica?

        enfim… qualquer hora se quiser conversaremos sobre o assunto.

  6. boa sorte ai irmao mas velho do ktsuni

    espeor que nao tenha mas problemas com os videos do video guest

    ate hj nao vi o primeiro video guest na leituras de emails do os cavaleiros do zodiaco espero que onserte isso

      1. Realmente, tá dificil entender, mas aparentemente ele não conseguiu ver o primeiro video de leitura de emails do cavaleiros do zodiaco.

        Quanto ao video. Urso entediado foi hilario 😀

  7. Muito bom o texto, embora não tenha visto nada de mais nesse drama, mas acho que é mais por que não curto dramas(japoneses) de romance ou drama, depois que assisti Koizora fiquei traumatizado, eles exageram demais. Hoje em dia dramas japoneses pra mim só de comédia, com o Nagase Tomoya, que pra mim é um dos melhores atores do japão.

    Para os próximos textos você podia diversificar falando sobre os dramas coreanos. Eu curto bastante todos os gêneros Coreanos por que eles não exageram e sabem dosar cada coisa, sem falar na cultura maravilhosa da Coréia que é muito pouco conhecida em comparação a nipônica.

    PS: Podia falar também de Adaptações, tem bastante dramas coreanos que foram adaptados dos japoneses e vice-versa.

    PS:² O Texto ficou ótimo e parabéns, o VQ está ultrapassando limites e agradando a todos os gostos, a caminho de ser perfeito.

    1. Eu não assisti Kaizora, mas vou adicionar na minha lista. É sobre o que?

      Realmente o Nagase Tomoya é muito bom! Gostei muito de My Boss My Hero e pretendo ver mais séries com ele. ( Ele exagera um pouco não acha? )

      Vou baixar Utahime também, vlw pela indicação.

      1. Acabei ficando sem responder sobre o que é Koizora.

        Koizora era originalmente uma novela pra celular, baseada em fatos reais,virou um fenomeno e se tornou drama e filme.

        Eu não assisti o filme, mas pelo que vi da sinopse eles cortam algumas partes que vale a pena ver no drama, pra enteder um pouco mais os personagens e as coisas se desenvolvem melhor.

        O exagero aqui é no excesso de drama na vida do casal, não vou falar mais pra não dar spoiler, mas esse drama vai te fazer chorar.

  8. PS³: Eu indico Utahime para o próximo texto, um drama bem divertido. Como sou péssimo de sinopse, vou dar um ctrlv+ctrlc:

    Koizumi Akira viaja até uma pequena cidade para assistir o filme
    de fechamento do cinema da lá.
    O filme ocorre na mesma vila durante o ano trinta da era Showa (1950),
    nos anos após a guerra.
    A história segue com um jovem soldado que é encontrado na praia um dia
    por uma familia que o adota e lhe dá o nome de Shimato Taro.
    Apesar de seu passado continuar um mistério Taro se torna grande amigo
    das pessoas da vila, descobrindo que gosta de filmes e se apaixonando.

    Esse drama é no formato Renzoku, que cada episódio é um acontecimento diferente, no entanto esses acontecimentos interferem no rumo da história. É uma comédia romântica leve, do tipo que você ri até o ultimo segundo do penúltimo episódio e chora durante todo o ultimo.

  9. Olá, adorei esse post :DDD
    Até que enfim teremos alguém nesse quest que fale sobre doramas. o_O
    Eu particularmente, sou suspeita por falar deles (prefiro os dramas koreanos e tailandeses são os melhores), mas indico GTO – Grand Theacher Onizuka.

  10. Valeu pelo otimo texto gostei muito de ler.Eu não assisti o Dorama Good Luck mas achei o texto muito bom quase fez eu assistir, mais estou sem tempo e já tenho alguns Doramas para assitir.
    Só para diexar claro eu não vejo diferença entre Live Action e Dorama.
    Uma Recomendação(Já que você pediu)é os live action de Detetive Conan e o filme Kaiji Live Action – Life Reversal Game.

  11. Muito bom o texto, já vi alguns, de preferência os de comédia, o pessoal fala como se fosse novela, eu vejo mais como se fosse uma série ou minisérie.

    Para mim live action é a versão dorama dos animes e mangas.

    Os últimos que vi foram: Akihabara@DEEP, Beach Boys e Moyashimon.

  12. De dorama eu só assisti o 1o ep de Tayou no Uta e só kkk bom, esse texto deu uma certa vontade de começar a ver kkk

    Ótima estréia cara, pretende no futuro apareçer tbm nos vídeos com os três? oloco, ia ficar pequeno o lugar pra quatro pessoas xD

  13. Olá me chamo Damião marques ( DantasKulbchek) moro em goiania Go tenho 25 anos adoro animes e tudo mais XD e tenho uma enorme averção a coisas fofas kkk mais tudo que tem estoria legal nos da uma conotação de enfase que da critica da tezão da odio da descrença ou mesmo nos da vontade de suicidar eu gosto de estorias mais infelisment me prendo mais a desenvoltura do personagem do que na estoria em si pois se a estoria não apresenta personagens bons ela fico rruin ou mesmo existem personagen bunitinhos que tem uma estoria que caga tudo isso é normal ate certo ponto…
    infelisment creio eu que se colocar a pé da letra ção raros os que realmente vem a questão qualidade em um anime …

    mais vcs são grandiosos pela atitude não aconpanha vcs desde o inicio de um ano mais adoro a putaria que voces fasem amigos atitude e faser por fazer não vão acontesem e isso é raro pois eu posso diser por anti mão que tem muinto programa que existe que vcs com simplicidade de dar a opinião superão espero que vcs tenha um merecido reconhecimento
    não por questoes autruistas de reseber premius de ajudar a nação dos mangatas otakus e tudo mais ….

    mas sim o reconhesimento de seus fans que ção milhares eu mesmo sou 1 eu adoro esta merda ai kkkkkkkkkkkkkkkk !!!! fico grato pela atitude vcs ção 100000000000000000

    assim não deichando de diser uma coisa que eu considero muinto mais muinto importante gostaria de fazer um pedido a vcs se possivel e isso eu serei obsecado e insistent pode ter certeza e é possivel que eu ate tente matar voces no futuro se vcs não me ajudarem ja que pela negação isso pode virar um tralma em minha vida e me faça buscar das mais ediondas formas de aniquilalos por isso bem em fim com a devida apresentação deicheme diser eu gostaria
    de faser uma coisa com vcs
    não é iaoi gay nem omosexugay so gostaria de usar sua inteligencia na verdade de anbos
    pra criar uma estoria é eu iria desenhar um manga eu adoro desenhar e trabalho com desenhos desd meus 12 anos hoje trabalho na are de serigrafia e moda camisetas e feminina e desenho mangas mais gostaria de que vcs criasem uma estoria sem fins lucrativos nem nada so pelo praser de vcs criarem uma estoria e eu desenhar ela a risca sobre os teus criterios de qualidade e tudo mais e bem que ela seja colocada ai no saite de vcs eu ficaria puts muinto feliz kkkkkk bem espero que vcs me dem esta oportunidade e se não for mal eu gostaria que vcs me desem a permição de desenhar vccs em verção manga grato e pensem com carinho ou ja sabem sinto cheiro do sanque de vcs com amor beijos !!!!! kkkkkkk

    peço desculpas pelos meus erros de portugues e bem abraço pra todos
    Ps a parte de matar levem acerio XD

Deixe uma resposta