Video Quest 15 – Uma ode à Princesa Mononoke

O Video Quest tem a honra (e um certo medo) de apresentar uma das mais belas obras do Mestre Hayao Miyazaki: PRINCESA MONONOKE.

E um filme tão importante merece tratamento especial: aagora temos a opção de assistir em High Definition! Agora vocês podem ver as nossas caras feias em fullscreen, em até 720p!

Não se esqueçam de comentar abaixo, e de interagir conosco nos diversos canais de comunicação do Video Quest.

[Mais tarde postarei a OST do VQ, não se preocupem]

Fanpage do Video Quest no Facebook: http://www.facebook.com/canalvideoquest
E-mail[email protected]
Twitterhttps://twitter.com/video_quest

Apoio:
http://www.jbox.com.br/
http://www.punch-fansub.com.br/
http://yokaianimes.com/

O Video Quest tem a honra (e um certo medo) […]

82 thoughts on “Video Quest 15 – Uma ode à Princesa Mononoke”

  1. Me deixou com vontade de assistir Princesa Mononoke…
    Mas… falando sobre os comentários aleatórios sobre mil coisas nada a ver com o assunto principal do VQ… Aquele sobre Uma odisséia no Espaço ser um filme “lento” não foi uma crítica real, né? o.O Senão vou ficar em choque pra sempre.

  2. Otimo VQ. So nao concordo quando falam q ele é um filme lento. Ele é longo mais é muito agradavel de assistir, vc nao passa o filme pensado “pow, esse filme esta demorando pra acabar em…”, um pouco da demora do filme axo q se deve ao fato do Miyazaki querer mostrar o mundo de Princessa Mononoke e a arte, q é linda. Sempre q eu assisto um filme do Estudio Ghibli eu fico admirando a arte e cada detalhe q esse japa se da o trabalho de colocar, oq torna a animaçao mais rica, e isso nao deixa o filme ficar monotono, na minha humilde opiniao.

  3. Saudações

    Não vi a animação, mas ainda assim assisti a segunda parte de VQ também, inclusive com o período de spoiler sobre o final da obra em si.

    Acredito que Princess Mononoke deva valer mesmo tudo o que de tão positivo falam desta animação internet afora. Este VQ em si não foi exceção à regra.

    Se a passagem da história se dá de forma lenta ou não ainda estou impossibilitado de ter uma opinião mais aguçada (uma vez que ainda não vi a obra), mas chamou-me a atenção o fato do Kitsune colocar isso em um de seus argumentos.

    No geral, um bom VQ.

    darei uma opinião mais concisa depois de assistir à este filme.

    Até mais!

  4. É por isso que eu adoro o Video Quest!! MUITO, MUITO, MUITO, MUITO, MUITO (xinfinito) OBRIGADA!!! Eu estava à procura do nome deste filme à imenso tempo!!
    Tenho de concordar com a vossa opinião sobre o filme, ele é lindo! Não há como não reflectir sobre o mesmo, é definitivamente algo que te marca e fica na tua memória. Depois de tantos anos eu nunca me esqueci e agora posso finalmente revê-lo. (Eu sei que talvez foi meio tosco, porque até acham fácil de encontrar, e enfim… eu vou parar agora.)
    Foi um VQ excelente! Valeu a pena esperar mais um pouco.
    Eu acho que tenho de discordar, por mínimos, do facto do mundo ver a natureza como um objecto. Isso poderia ser uma tendência, mas acho que com os desastres naturais ficou provado o poder e a influência dela na nossa vida. Ela é capaz de destruir tudo em segundos. Por isso, acho que está a acontecer uma mudança, as pessoas estão a consciencializar-se que é necessário começar a respeitar e a cuidar da natureza caso não queiram acabar por se tornar nómadas, embora eu acho que esse será o caminho, visto que as mudanças climáticas estão cada vez mais visíveis.
    E vou acabar os meus devaneios por aqui. Continuem com o bom trabalho e eu estarei aqui para ver o próximo VQ!
    p.s Vocês conseguiram por a minha irmã, que não vê animes, a ver afincadamente os vossos vídeos. Só por isso merecem os parabéns.

  5. Parabens por mais um videoquest! Eu não esperava Princess Mononoke, poxa acho que vou ser queimado por dar minha opinião mas paciência: Já assisti o filme faz algum tempo, bastante tempo, e depois de ver o videoquest naõ tive vontade de revê-lo (mas acho bom as pessoas verem e formarem sua própria opinião). Eu acho a historia meio “simples”, deixa eu explicar melhor: é obvio que destruir a natureza é algo errado, não é preciso pensar muito para entender isso, o “ideal” é um desenvolvimento sustentável respeitando a natureza, então para que eu vou ver um filme que tem como tema principal isso se eu já sei? (Afinal, qualquer pessoa normalmente vê algo por causa da historia, e depois analisa trilha sonora, atuação etc) . A força do lado feminino no filme é legal de ser mostrado pois as mulheres são fortes, ou muitas vezes mais fortes que os homens, à sua maneira, embora isso também é meio obvio mas é bom de ser ressaltado. Agora falando do que não é obvio, o simbolismo existente na obra, eu nem sabia que existia Animismo , o Deus da floresta pisando no chão e as plantas nascendo e morrendo quase instantaneamente (a vida é efemera? eu sou o inicio e o fim?), o lado negro não entrando na água (talvez a agua como origem da vida?), caras, na boa, saber o que eles representam não vai fazer a maioria das pessoas deixarem de entender a obra como um todo (ou vai?), aumentar conhecimentos, talvez sim (eu já esqueci o que é Animismo uhahaha), gera discussão sadia para entender isso, com certeza, todavia não vejo muita utilidade nesse simbolismo (EU é que não vejo, quem vê, otimo blz,). Quanto a arte, eu não gosto do traçado dos personagens porém acho muito bonito os cenários, (o anime ser todo desenhado a mão, até esqueci quantos quadros o autor fez, não me comove de nenhuma forma, Record of Lodoss War foi desenhado à mão, ele me comove, como puderam perceber é questão de gosto). Ah! a trilha sonora, impecável, muito boa mesmo (lembrei de algumas vendo o videoquest). Bom eu particularmente não considero o anime um clássico (acabei de morrer he he) mas essas “listas” de classico sempre geram discussão, sempre haverá um ou outro que não será consenso, para mim é esse!
    No mais senhores continuem fazendo o que gostam, e falando de animes que gostam,
    abços

  6. Ola Raposinha e Ursinho

    Amo as obras do mestre Miyazaki pra mim é uma das suas melhores obras, só perde mesmo pra Kaze no Tani no Nausica.

    Achei interessantes algumas opiniões suas, não creio que o filme seja tão lento assim.
    Também acho que as mulheres têm papéis muito importantes nas obras do mestre, isso particularmente me atraiu, porque se vocês forem olhar bem, a cultura japonesa é bem machista e patriarcal.

    Também aprecio os pequenos detalhes da obra, são muito bons, só conheço outro cara que mostra esses detalhes tão bem quanto o Miyazaki, e é o Satoshi Kon, um cara certamente brilhante, outro mestre da animação japonesa.

    Adorei esse VQ

    beijos e abraços sz

  7. Viu o que acontece quando os homens param de tentar imitar mulheres mostrando os mamilos que não tem?
    Voltaram aos eixos.

    Uma pena que por causa da Disney (reza a lenda…) não teremos os discos Bluray em GLOURIOUSO AGÁ DÊ tão cedo.

  8. O ”espirito da floresta”(esqueci o nome dele tb até pq são dois 8D),acredito ser
    inspirado numa antiga pintura rupestre com orelhas de lobo, chifres de veado,olhos de coruja, rabo de cavalo e patas de urso.Ela é considerada por muitos um dos primeiros indicios da religiosidade do homem.
    https://www.xamanismo.com.br/twiki/pub/Universo/SubUniverso1186617496/brujo.gif
    (o treta pra achar essa imagem)
    Já aqueles pequenos espíritos da floresta,vi muitos quase identicos em pinturas Incas se eu não me engano^^
    A influência das primeiras religiões é evidente.O anime é lotado dessas referências.
    Quanto ao conceito de que tudo é vivo…O universo é vivo. A matéria não pode ser destruída,somente transformada…Esse é o ciclo da vida,onde tudo é um e um é tudo.
    Quando uma espécie é extinta,afeta todo um ecossistema,pq tudo é interligado.
    Tudo esta em equilíbrio e depende do outro pra sobreviver.
    A Eboshi representa a visão inconsequente moderna.Ela se esqueçe,que o mundo é vivo e que ela esta nele.E não pensa nas consequências que isso pode trazer.
    Todos culpam o progresso e o capitalismo por isso…Mais acredito que religiões como o catolicismo são grandes responsáveis também.Acreditam que a vida não é terrena,e sim em algum céu ou inferno.Que Deus esta muito acima,e não aqui conosco.Assim o mundo fica em segundo plano :/

  9. Ah, e quanto ao filme ser lerdo….Eu adoro os filmes e animes que todo mundo diz serem lerdos….Gosto de diálogos,explicações,coisas que te ensinam,e te fazem se questionar a respeito e pensar.
    Enfim,me atirem pedras…Mais cenas de lutas e de ação…guerras,bombas,explosões…Me dão um sono danado.Eu viajo literalmente não tenho saco pra prestar atenção.
    Gosto de coisas dinâmicas,mais os quadros de ação geralmente são longos e previsíveis demais.Não me atraem.
    Porém,imagens chocantes e sangue me prendem bastante a atenção.Violencia gratuita é sempre bom xD Mais se só tiver isso a oferecer também não presta.Necessita de algo a mais.
    Porém,eu achei sim Mononoke Hime meio ”cansativo”,e que deveria focar mais em alguns personagens,que ao meu ver ficaram meio sem personalidade.Mais não vamos esquecer que se trata de um filme,e não há tempo para se aprofundar demais.
    Porém, eu chorei com esse filme,e com Nausicaa,então nem se fala.Como sempre,Miyazaki consegue me tocar com sua obra.
    Bom eu poderia escrever bíblias aqui,falando como eu amo as obras dele XD Mais não vou estender mais ;D

  10. o filme pareceu muito interessante, eu saltei o periodo de spoiler da 2º parte do VQ mas assim qe eu vir o filme (pois pelo qe disseram do filme pareceu mesmo muito bom) eu volto para ver a parte qe saltei
    ate’ la’, comprimentos

  11. Muito bom, quando vi me emocionei muito… Mas repensando agora, já não causou o mesmo impacto como antigamente, mas ainda sim é um clássico. E sobre ele ser lento, eu concordo, mas por ele ser lento nós conseguimos saber o que precisamos e ai onde ele acerta!
    Sobre as referencias não sei sobre todas, mas os espíritos da floresta são baseados na crença dos incas, como dito pela Beatrice em cima… Os incas tinham uma enorme ligação com a natureza, eles acreditavam que em toda lugar da natureza, seja uma floresta, um rio, um campo, havia um ou vários espíritos guardiões que no caso seriam os da floresta, a forma eu não me identifiquei com as pinturas, mas nos conceitos são praticamente iguais.

  12. Bom,não esperava menos do estúdio ghibli,acho que de imediato eles não fazem para agradar ninguém,mas se preocupam com o que vai sair,fazendo uma história interessante trabalhando melhor o personagem em uma animação,a um nível até mais elevado que um filme e mostrando que “desenho” não é coisa de criança.

  13. Muito bom! Este video quest demorou mas estou vendo que foi por um bom motivo. Mononoke é demais! Alias eu espero que vocês comentem umas obras do Lupin III também (fazendo ganchos com os romances franceses, lógico!)

    Falando em orelha percebi que talvez o Leo seja uma espécie de “orelha” aí do Video Quest. Basicamente ele é o senso comum (um pouco mais) e depois temos o Ursopédia e sua memória cheia de potássio que nos esclarece coisas mais profundas sobre as lebres que ele levantou inicialmente – o que fica mais claro ainda naquele video do Hetalia.

    Muito bacana o video quest, cada vez melhor!

    P.S1: o nome Video “quest”, este quest vem porque vocês decidiram fazer homenagens aos antigos adventure games da Sierra?

    P.S2: Wathefuck esse finalzinho depois dos créditos? XD Se eu passar de trás para frente vou ver uma mensagem secreta?

  14. Este anime traz-me recordações da minha infância, vi esse anime/filme (ainda não sabia que se chamava anime), quando passou na rtp2(canal de televisão português). Já não me lembrava dele, mas assim que comecei a ver o vosso vídeo lembrei-me. Quanto á minha opinião sobre esse anime/filme, acho que já se pode considerar clássico, mas considero que o anime/filme é lento. Acho que é um bom anime/filme, mas esse tipo de anime não é para mim, gosto de mais acção, se possível com artes marciais á mistura, ou então magia. Mas isso não quer dizer que não goste antes pelo contrario, também acho surpreendente ser quase tudo pintado á mão.

    Tigpe, recomenda Princesa Mononoke, mas não muito!!!

  15. Gostei muito do filme. Não assisti ainda, mas não resisti e vi a parte do spoiler.
    Eu gosto muito do Hayao miyazaki, mesmo tendo assistido poucos filmes dele, mas princesa mononoke com certeza vai entrar pro topo da minha lista agora.
    Ao contrário de vocês, a lentidão dos filmes do Miyazaki me agradam. As coisas parecem mais naturais do que num filme que corre muito, que tem muita ação. Quanto ao animismo, eu gosto muito e as vezes chego a acreditar que isso é verdade, não que os animais falam é claro, mas que eles pensam e sentem ao seu modo e que a natureza é mais viva do que nós pensamos.

  16. Ah tinha esquecido de falar sobre o traço, eu prefiro mais esse antigo e feito a mão do que os de hoje. Eles muito iguais enquanto os antigos não poderiam ser já que ninguém desenha exatamente do mesmo jeito

  17. Meu favorito é A Viagem de Chihiro, nesta animação eu me emocionei demais com toda a mudança de consciência da menina apos todas aquelas situações, é um filme lento, mas achei o Mononoke muito mais lento, lento em demasia, e nem vejo como demérito um filme ser lento, veja por exemplo Era Uma Vez no Oeste, extremamente lento, em 15 minutos daria para se contar aquela história que levou quase 3 horas, mas cada frame nele vale a pena, não cansa, Mononoke me cansou e muito, talvez pela legenda de otaku não, sei, mas na época, algo me fez não conseguir me conectar com o filme, de maneira que após este videoquest eu tive até vontade de procurar uma cópia melhor para ver se enxergo com os mesmo olhos o que foi dito, porque apesar de rever todas aquelas imagens, realmente, a interpretação dada deu uma perspectiva bem diferente.

    Engraçado, me lembrei quando fui ver no cinema o filme Ponyo, nenhuma criança daquele cinema parece ter gostado muito do filme, enquanto eu tinha adorado profundamente, é obvio que embora fosse uma animação “bonitinha” com personagens infantis e bonitinhos como protagonistas, era um filme adulto, muito mais adulto que os filmes de verão americanos por exemplo, hehehehehehehehe! Se não mais adulto, muito mais profundo!

    1. Verdade, os filmes do Estudio Ghibli sao muito profundos para uma criança entender, eu mesmo nao intendi nada quando eu assisti A Viagem de Chihiro em 2001(eu tenho 19, entao fassam as contas). Mas quando eu peguei pra ver de novo esse ano, eu maravilhado, é ate o meu filme favorito do estudio. Entao por causa disso eu me pergundo: Essas animaçoes sao para as crianças ou para os adultos?

      1. é que ele é sempre muito profundo, mesmo quando quer ser simples, passando muitos significados e detalhes a todo instante que certamente a maioria acaba não percebendo, ainda mais as crianças…

        As ditas infantis como Chihiro são animações para adultos se sentirem crianças novamente, o mesmo com Ponyo!

  18. Gostaria de levantar um questionamento para o Videoquest:

    é fácil de notar que a religião ou filosofia oriental calcada no mundo material sendo uma parte minima de um mundo maior imaterial, da existência de uma conexão maior com o mundo da imaginação que vai além de nossos corpos, a abordagem constante de temas religiosos em quase todo anime/mangá dá a impressão de ser o Japão um pais extremamente espiritualista, quando na verdade ele também se mostra extremamente material, embora busque o equilíbrio é latente que os moradores das metrópoles japonesas vivem em desequilíbrio.

    Assim, a questão que fica é: Por que os autores japoneses se esforçam tanto para passar uma ideia filosófica e ensinamentos práticos de condutas espirituais e busca do equilíbrio em um país que embora tenha muito disto em sua tradição, aparenta ao mesmo tempo uma certa apatia a isto, resguardando este lado espiritual para momentos específicos da vida (feriados), mas vibrar na verdade a materialidade gananciosa? Porque esta constante busca ou demonstração pelo ideal quando o interesse é muito maior? Quase que é um OK, sabemos que existe uma formula de felicidade baseada no equilíbrio derivada no desapego, mas preferimos seguir consumistas e superficiais, embora nossos produtos de entretenimento cultural tenha muito peso filosófico e espiritual. Como interpretar esta ambiguidade? Será que eu criei um japão idealizado em termos de cultura de entretenimento, mas que seus leitores lá (mesmo tendo aparentemente uma educação mais privilegiada) podem estar tão desatento ou apáticos a estas informações como o resto todo da humanidade incluindo o nosso país, e a opção a ganancia é independente de nossa suposta ignorância a filosofias espiritualistas (embora fortemente calcada no cristianismo que de certas forma apresenta uma formula semelhante de conduta moral e desapego embora suprimida por diversos dogmas e interesses)?

    Muito complexo?

      1. Existe uma visão de que o mundo material (nossos corpos, nosso planeta, as leis da física) é apenas uma parcela mínima de nossa existência verdadeira (já hoje e não só após a morte ou desencarne), que ficar preso apenas a estas sensações materiais é ser levado a uma ilusão irrelevante a verdadeira verdade que só a mente ampliada, a consciência expandida, a gnose, estado budico (ser buda é entrar em um estado e não é referente a um ser especifico, houveram vários budas diferentes) ou espirito santo ou acesso ao consciente coletivo (dependendo de sua cultura ou linha filosófica) é capaz de transcender (o filme Matrix é uma metáfora a isto e ao Cristianismo gnóstico). É algo possível a todos que procuram alcançar este objetivo, diferente de uma mediunidade espontânea que a pessoa pode nascer com ela sem ter querido um dia ter esta capacidade, alias, em algum nível todos somos médiuns, mas somos treinados a ignorar esta capacidade que é facilmente despertada, a maioria das pessoas despertam involuntariamente mas é possível despertar com exercícios, aqueles que despertam espontaneamente podem ter problemas por não saber o que está havendo e sofrer preconceitos por não saber lidar com uma realidade que a maioria ignora.

        Todo conhecimento budistico tem como finalidade alcançar o equilíbrio perfeito para expandir a consciência e entrar no estado iluminado (budico) para se entregar com o todo e não mais ser necessário passar pela vida material (quebrar a roda reencarnatória, vida material = sofrimento, parar de sofrer = não mais precisar aprender com o sofrimento, não mais necessitar encarnar, desapegar totalmente da matéria = felicidade verdadeira e plena). Este e o objetivo final, mas existem benefícios práticos e imediatos ao se atentar a esta busca pela conexão com o todo.

        O cérebro não é a mente, é na verdade o equipamento material que transporta para a matéria a nossa consciência, um cérebro danificado é uma maquina menos adequada a trazer estas informações para o mundo material, mas não implica em uma consciência verdadeira danificada, é como um grande piloto com um carro quebrado, usei imaginação como sendo um elemento deste mundo imaterial, assim como os sonhos e mediunidades. é o que está alem da matéria mas que conscientes temos dificuldade de acessar.

        É interessante como o material anime?mangá é fascinante para céticos tendo tanto material espiritual, pela forma sem dogma e pratica que apresenta, como uma simples filosofia de vida. Sem aquela cara de que eis uma verdade, engula ou sofra o resto da vida, porque sofrimento de fato não existe se entendemos seu significado e como lidar com ele, apenas mais uma de muitas ilusões que nós mesmo criamos e queremos acreditar serem reais.

        Eu não sou budista de fato, só curioso.

      1. Sim, posso dizer que sim, uma vez que estudo e frequento um grupo espirita e participo de algumas atividades, mas seria simplificar demais, porque estudo outras filosofias, mesmo que superficialmente e faço outros estudos de grupo, tive uma faze onde fui ateu por questionar coisas que não faziam sentido até encontrar respostas mais profundas que a matéria me avia dado até então, não vejo em uma linha restrita uma verdade absoluta em uma única filosofia, e sim noto uma verdade maior que se repete em todas, se complementam, cada religião no final é uma interpretação diferente de um mesmo fenômeno (o que muda é a língua, seus costumes, suas limitações de entendimento), se não tivessem os interesses e visemos a religião em sua essência e origem, veríamos que elas tem mais em comum e explicam o mundo muito melhor do que esta maneira que as religiões são apresentadas, quase que uma afronta a inteligencia e a observação em nome dos interesses e dominação, que mais afasta do que atrai. Tudo tem uma origem e um motivo de ser, é importante estudar história junto das escrituras para se contextualizar e compreender, mesmo porque muito é deturpado propositalmente ou mal interpretado.
        Por exemplo pecado = errar o alvo, demônio = Espirito e apocalipse = revelação, são termos simples, para coisas simples que tomaram um significado e uma interpretação muito fora de sua origem. Demônios nem existem no judaísmo por exemplo e a maioria dos fatos contados no criacionismo são entendidos como metáforas e não como fatos históricos, como tendem a interpretar em certas religiões. Céu e inferno na verdade eu entendo como sintonias, entendimentos e não como locais físicos de fato. No final os demônios de fato são as nossas inferioridades, nosso ego em ação, onde vivemos mais pelo instinto do que pela rasão. No fundo, religião nada mais é que a procura por meios de buscar a nossa própria evolução como ser humano através de filosofias.

  19. Essa parte da luta do personagem principal com a deus da natureza na hora que cortaram a cabeça dele um interpretei um pouco diferente, de maneira que o Deus da natureza não representa-se só a natureza, mas sim o planeta com um todo. porque o nosso planeta tem o poder de se reconstruir por se só dependendo a intensidade de como ela é destruída, como mostra o Deus curando os ferimentos do personagem principal. quando e cortado a cabeça do Deus da natureza, é como o planeta estive-se entrando em colapso. e com isso ela esta tentando destruir o mal que o a flora.( como nosso planeta esta agora, um exemplo disso é os, terremotos em vários lugares, em lugares onde teoricamente nem era para haver terremotos, as quatro estações todas descontroladas e por ae vai…), quando o personagem principal devolve a cabeça do Deus da natureza e ele começa a curar tudo ao seu redor, e como se o planeta terra tive a voltado ao seu equilíbrio original e assim voltando a se reconstituir de maneira normal ( embora no anime isso foi quase como instantaneamente).

    outra coisa que eu queria ressaltar que eu tenho reparado que não estão mais presentes nas leituras de Email que são: Lupin III e Edward Elric que tanto embelezavam o cenário da leitura de Emails( muito mais do que vocês isso e certeza XD)?

    Um abraço a todos e continuem assim, o video quest esta de parabéns.

  20. Olá meninos! Finalmente vocês comentaram sobre esse filme. Eu já tinha mandado um E-mail pedindo para comentar sobre Princesa mononoke. Com a sorte que eu tenho, deve ter sido declarado Spam e foi deletado do universo. Mas falando de Princesa mononoke, é muito dificil mesmo colocar um “grau de importância” sobre o que é mais interessante nessa obra. Quando eu vi na Matéria no J-BOX há um tempo, falando sobre o DVD de Princesa Mononoke, confesso que não achei que o filme “fosse tudo o que escreveram”. Assisti á um nivel de curiosidade. Não me arrependi. Meu irmão que é chato pra cacete, gostou muito do filme.. e não acreditou que ele já tinha uns 10 anos. E nem dá pra acreditar. É uma animação limpa, detalhista, fluente… e olha que eu baixei o filme.. legendado e audio original…HOHOHO… É de uma beleza unica. Falando em audio. Uma das coisas que em encantou mesmo, foram os efeitos sonoros. Mais do que o detalhistmo gestual dos personagens, os efeitos sonoros são incriveis.. Desde os brincos da Sam (principalmente na cena Sex dela com seu baton vermelho sangue) até os golpes de espadas e facas e as flechas do Ashitaka ( raspão nem pensar! perde um rim).. Isso sem falar na manada de Porcos correndo para a guerra! (alias.. devem ser ninjas pra correr parede pra “riba” o/). Adoro quando entram os chocalhos dos Kodamamas. (quero um) Concordo com o Leo em dizer que esse filme é bastante contemplativo, te faz parar e refletir sobre o “papo cabeça” dos personagens. Seja no momento que for. Outra coisa legal é a Ambiguidade dos personagens. Fora o Ashitaka que fica sendo ” o garoto em cima do muro “, por assim dizer de uma forma maligna, não existe nenhum “ser” ali totalmente santinho..Pelo menos dentro dos personagens que “arrastam” a história. Uma das cenas mais lindas foi aquele momento que A San leva Ashitaka para onde Shishi-Gami está. Ela tira oarreio do “viado alado” (eu esqueci o nome do bixinho tá ToT) e diz, “você está livre agora, vá para onde quiser” (acho) e lá ele ficou. (ToT)
    Olha.. Se o Video Quest recomenda, Angélica Kawai recomenda tambem!! Pois eu vi esse filme bem antes deste Video Quest! (quem é Angélica Kawai? o.O uma doida doente mental que ta ficando sem assunto ¬¬ que maaaau… ToT)
    Beijos meninos! Ve se falam tambem de castelo animado! É bem interessante tambem. (vi a versão dublada.. mas ficou 10, e eu admito isso!)
    Beijos denovo e até a proxima!
    ó meu bloguizinhoo!
    http://blogkawai2.blogspot.com/

    capoaz que vou perder a deixa.. XD

  21. Excelente Vídeo Quest, Princesa Mononoke sempre será um clássico,foi o primeiro filme do Studio Ghibli que vi, após ter assistido nos cinemas A Viagem de Chihiro, e até hoje sempre que revejo Mononoke, gosto mais ainda do filme.

    Uma sugestão,já fizeram VQ de outras produções do Studio Ghibli? Em todo caso deixo algumas sugestões: Laputa; O Túmulo dos Vagalumes (Hotaru No Haka); A Viagem de Chihiro; Meu Vizinho Totoro; Porco Rosso e Nausicaá.

  22. Excelente esse Video Quest galera ^^ , eu tava louco pra que vcs fizessem um video quest sobre uma das obras do Hayo Miyazack, por favor façam um video quest sobre Nausicaä

  23. Mononoke Hime é um MEGA CLÁSSICOOOOOOOOOOOOO… e tenho o orgulho de dizer que é o melhor filme animado que ja assisti.
    OBS: Assisti umas 8 vezes.

  24. Bem comentado como sempre , Quando eu assisti um poucodo filme eu não imaginei q esse era um filme tão complexo e importante na historia da animação , estou pensando seriamente em fazer o download para assistiro filme inteiro

  25. Olha, tenho que dizer: Por essa não esperava! Não mesmo ahahaha.
    Mononoke Hime, foi, pra mim, maravilhoso, mesmo eu não tendo aquela grande idade mas já avisti muito anime pesado e profundo durante os anos, consegui pegar a essência e a maravilha de que Hayao Miyazaki consegue fazer sempre, surpreendo-me com tal habilidade! Comentando um pouco fora do contexto, gostaria que houvessem mais Hayao’s, não muitos… mas outros que consigam cativar e te fazer entrar dentro da história, como sempre me vejo.
    Voltando ao meu post, parabenizo a VQ, não tenho muito à dizer, apenas que é excelente tal escolha e sobre a lentidão, bom… não é a todos que agrada sentir o decorrer de algumas ‘etapas’ de forma real, vejo muito que gostam de ação – ação – ação – luta – fim.

    Para finalizar, só queria deixar aqui uma dica, sobre um filme que o filho de Hayao fez (espero que ele siga firme as habilidades do pai!), o Tales from Earthsea, meio tenso sobre a opinião da autoria real da série do livro [que não gostou da adaptação], mas mesmo assim, eu achei o filme maravilhoso.

    É isso, abraços pessoal!

    1. Porque os videos são tão bons e tão cheios de conteúdo, que geram reflexão por parte do espectador, e quem tem (ou acha que tem) algo a acrescentar se sente motivado a escrever.

      Eu dou o maior apoio. Pessoal, escreve mesmo, manda bala, não tenham medo de serem chatos ou falarem besteira. E, se vc está reclamando agora, espera só quando eu começar a participar também, hehehe.

  26. Boa noite para min. ,PRINCESA MONONOKE:
    Primeiramente o filme tinha sido imaginado para ser como uma bela e a fera oriental,
    mas tal fera foi usado em outro filme(Tonari no totoro que pra min. é a melhor obra do Studio Ghibli).
    Princess Mononoke: uma tradução do titulo seria A princesa fantasma, que não se refere San em sim é o titulo da obra como tamen poderia ter sido “A viagem de Ashitaka” mas foi mudado por preferência dos distribuidores.
    Para min. Ebosh:alem de pensar no bem de seu povo;ta Mem busca a imortalidade ou seja ela é egoísta nesse sentido.
    San:apesar do pouco contato com humanos consegue ver em Ashitaka o amor eu
    respeito pela natureza que ele possui e sua determinação de parar a guerra o ajudando.
    Princess Mononoke: não é um filme lento mas poético sobre a natureza onde Hayao Miyazaki mostrou além dos seus ideais ta Mem a beleza da natureza, a grade mensagem,
    é vamos viver em harmonia com a natureza que foi simbolizada, não no sumiço do deus da floresta mas sim no fato de ele ter ser tonado um com a natureza.
    No final do filme vemos que o progresso pode e irá continuar ,Ashitaka continua sua jornada e San retorna para floresta para viver com os deuses lobos ou seja a vida continua mas
    numa forma e visão diferente.

  27. Todo esse tempo curtindo mangá e depois de assistir mais de 300 animes diferentes, sempre me perguntei porque nunca tinha assistido Mononoke Hime, fato interessante pois tenho ele aqui no meu pc, depois desse video quest eu vou assistir. flw

  28. Muito o VQ!
    Agora fiquei na vontade de ver..

    Se der, escute depois nosso podcast e deixa sua opnião..vlw

    BAC # 4 – J-Rock, O Rock Japonês | Banana Atômica

    Neste cast venha conhecer sobre uma cultura musical que está do outro lado do mundo! O Rock Japonês! Saiba o que é o Visual Kei, o estilo e recomendações!

    http://bit.ly/q02FHA

  29. Vídeo Quest cada vez melhor só descobri essa grande obra que é Princesa Mononoke grassa a vocês parabéns, e se possível acharia interessante o um Video Quest sobre o Akira que eu considero um clássico.

  30. Nessa linha de filmes, gostaria muito que vocês falassem sobre Byousoku 5 Centimeter e/ou Perfect Blue, considero ambos obras-primas (ou quase isso) da animação japonesa.

    Estou baixando Mononoke para poder ver os 7 minutos que tive pular xD

    Continuem com os ótimos vídeos.

  31. Bom VQ
    eu estava vendo o filme quando terminei entrei no youtube e vi que vcs tinham feito o VQ de Mononoke Hime(grande conhecidencia)
    Gostei muito do VQ descreveram o filme muito bem mas tem uma coisa que vcs n falaram…
    vcs n citaram a historia da mononoke q a familia dela é humana(obivio) e a mãe dela a deixou no caminho e a loba(q eu esqueci o nome XD) cuida dela como uma loba
    vlw VQ
    bom trabalho pra vcs

  32. O que eu mais gosto nas obras de Hayao Miyazaki é a forma como ele cria o conflito sem usar aqueles típicos vilões de história cuja o único propósito é matar o principal ou dominar o mundo. Ele mostra que cada um defende o que imagina ser seu por direito e aí gera um conflito, por isso as obras dele são um clássico. Ótimo video quest meninos, se bem que eu gostaria que falassem mais um pouco sobre alguns personagens.

  33. Pretendo ver… Realmente há uma grande diferença entre os totalmente desenhados e os de atualmente, muito mais bonito e também só por você saber que o ele se esforçou e por isso ficou tão bom daquele jeito… Parabéns para ele. E parabéns também pro pessoal do Video Quest por falar de algo tão interessante quanto.

    E vou aproveitar pra sujerir que falem de assuntos mais generalizados, tipo: Fillers, Plágios e animes de diversas classificações. ^^

    http://vwdarkside.com/en/jedi/becky-cobain-264729

  34. Filme é muito bom mesmo, vou procurar os outros filmes do cara, pq se um é bom, os outros devem ser XD

    Po, ta na hora de um video quest de algo mais atual né, deseterraram duas animações da epoca de 1990 nos ultimos tempos

  35. muito bom ! gostei mesmo parabens.
    vcs ouviram o jcast ? eles falaram mal do videocast e deram um monte de teoria mais eu acho que cada um tem uma opiniao sobre certo animes.

  36. Bom primeiramente eu gostaria de elogiar o trabalho de vocês, estou sempre acompanhando o trabalho de vocês e muitas vezes usando como referencia na busca de animes diferentes, com foi o caso de Maho Shoujo Modoka Magika (Desculpa se estiver escrito errado, mas japones realmente não o meu forte), onde eu pensei que vocês tinham recomenda um anime ruim, contudo foi uma feliz supresa quando assisti e vi que era realmente um anime bom, e foi o ponto de partida para mim passar acompanhar o trampo de vocês e respeitar as suas opniões.

    É um trampo muito bacana, partircularmente eu estava esperando vocês terem alguma divergencia de opnião comigo para gerar algum debate legal entre agente, contudo até agora não foi o caso, e também não resisti fazer um comentario quando vocês falaram de Miyazaki.

    Confesso que quando vi o anuncio de Princesa Monoke no Video Quest fiquei meio assustado, pensei que vocês iriam falar mau de Miyazaki, por muitas vezes os filmes dele serem considerados lentos, como vocês fizeram um comentario no meio do video quest.

    Gostaria de expor um pouco da minha opnião sobre a “lentidão” de Miyazaki, se é assim que podemos chamar, acredito que quando falamos de Miyazaki não estamos falando somente de um autor brilhante, um diretor, Etc… Nós estamos falando de um verdadeiro artista, e como um artista ele realmente gosta de expor seus trabalhos e o meio que ele encontrou de expor seus trabalhos é através de filmes, criando cenarios maravilhoso personagens diferenciados, quando se cria todo esse universo essa verdadeira arte, passar rapidamente por tudo isso dando velocidade para o filme realmente acredito que vizualização de tudo isso que foi criado iria se perder um pouco, para mim realmente não é uma opção, apesar muitas pessoas realmente não gostarem dessa exposição de arte feita por Miyazaki em seus filmes.

    O Video Quest foi realmente muito legal, e o começo foi realmente muito legal quando vocês falam que “Existem pessoas que tem talento e existem pessoas que são mestres, Hayao Miayazaki é o mestre e Princisa Monoke é uma obra prima.”, para mim foi a tradução de todo o Video Quest, confesso que até me emocionou, realmente não teria como falar algo diferente de Miyazaki, brilhante meus parabéns.

  37. Muito bom esse vídeo quest,achei muito bom o documentário que vocês fizeram que segui a recomendação de vocês,baixei e assisti Mononoke Hime,realmente…filme muito bom,não achei lento,achei a velocidade bem razoável,achei perfeito cada detalhe do filme,muito bom mesmo,o que vocês falaram no vídeo eu observei no filme,perfeito mesmo xD
    Tem outro filme desse mesmo autor que é ‘Hauru no Ugoku Shiro’ achei muito bom esse filme,pretendo também assisti ‘a viagem de chihiro’,parece ser muito interessante também.
    Bom….gostei muito desse vídeo quest,espero que possa falar sobre ‘Hauru no Ugoku Shiro’ gostaria de saber a opinião de vocês(se já falaram sobre esse filme,ignorem o final desse post xP).

  38. Olá querida Punch!

    Cara, confesso que esse foi o melhor video quest de vocês, em todos os quesitos. Porém, como é bem a minha “praia”, o assunto abordado no filme
    e eu adoro falar e discutir esse tipo de coisa, então escreverei UM MONTE.

    Primeiro quero me apresentar, sou Heitor Kimura, sou estudante de
    Artes Visuais Multimídia, e trabalho com programação visual/ilustração.
    Moro no norte do paraná, londrina.

    Eu estou acompanhando vocês desde o comecinho, e NUNCA senti necessidade de mandar e-mail para o video quest.
    Mas dessa vez, no primeiro minuto eu já queria enviar isso aqui, hahaha.

    Bom, eu fiz umas anotações que são discutíveis, então vamos lá.

    Primeiro sobre o comentário de vocês em relação ao filme ser “lento e parado”.
    Bom, isso não é só parte da linguagem cinematrográfica da época, e do Hayao, mas também
    tem base FORTE nos conceitos estético-culturais do japão.

    Isso justifica o filme todo, desde sua ideologia, técnica, temática, desenvolvimento, etc.
    Bom os conceitos mais visíveis nessa obra, são:

    Miyabi – a elegância refinada.

    O miyabi se conceitualiza na busca de enchergar e contemplar a beleza através dos elementos da natureza.

    KA-CHOU-FUU-GETSU

    Respectivamente, Flor, Pássaro, Vento e a Lua.

    Isso fica VISÍVEL nesse filme, claramente. em todo ele, bem como vocês comentaram, estou reforçando
    com um embasamento de minhas pesquisas pessoais e estudos pro meu tcc(logo falo melhor dele, hehe)

    Mono-no-Aware

    Outra coisa muito clara, de mesmo peso, é o conceito do Mono-no-aware, é difícil traduzir ao pé da letra
    e ficar entendível, mas ele basicamente traz os conceitos da efemeridade da natureza.
    O sentimento de piedade, melancolia perante às efemeridades da natureza, seja uma formiga andando, uma folha caindo.

    E claro, o conceito estético cultural japonês mais famoso:

    Wabi-sabi

    WABI é a beleza rústica, simples e natural.

    SABI é a beleza “do tempo”, a tranquilidade, a beleza nas coisas envelhecidas.

    No filme percebe-se essa simplicidade no próprio concept design dos personagens.

    Ele não precisa colocar milhões de detalhes nas roupas, acessórios pomposos, penteados bonitos, para mostrar que ela é uma princesa
    e muito menos nos kamis/nushi da floresta.

    A técnica do Hayao é tradicional, 2D puro, frame-by-frame, fundos e aquarela, é LINDO, é artesanal, não é industrial, por isso custa CARO.
    Mas os temas dele são MUITO tradicionais.

    Sobre tradição e outros pontos, preciso falar umas coisas sobre o Xintoísmo(odeio escrever isso com X, mas fazer o quê)
    Só uma correção, o Xintoísmo é sim a religião mais popular do Japão, acontece que ela co-existe com “perfeição” com o Zen-Budismo (não confunda com budismo, budismo puro é na índia).

    E a crença deles não está exatamente no sentido das coisas terem vida, mas de que tudo é divino, sagrado.

    Os animais alí não falam simplesmente pela temática do filme ser animista, mas porquê a Moro, o Okkoto-nushi, e o Shinka(deus da montanha/floresta) representam os tochi-gami,
    os deuses locais.

    O Xintoísmo possui uma deusa principal, a Amaterasu(do sol) mas existem MILHARES de deuses menores, que se originaram nas florestas, e montanhas, cada uma tem seu
    “nushi” ou mestre, que é uma divindade.

    Outra coisa é que no Xinto. os deuses ficam mais “fortes” se são venerados e respeitados, e mais fracos se o seu território (a natureza) é destruída, ou se deixam de ser
    venerados, isso é algo que vocês devem ter visto já em animes e tal, Nurarihyon no mago é o mais recente que mostra um deus (tochigami) “morrendo”.

    E isso acontece também com os YOUKAIS. Se você os teme, eles ficam fortes, eles existe, ou seja, o Xintoísmo não se baseia em doutrinas, hierarquias, missas, etc.
    mas sim na FÉ propriamente dita.

    E quando falamos de youkais, podemos sim considerar os mestres das florestas, os animais grandes nesse caso, como sendo também youkais, visto que
    APESAR de alguns animes colocaram eles como malignos, eles são nada mais nada menos do que “entidades sobrenaturais do folclore japonês”

    Ou seja, não necessariamente malignos, e RARAMENTE tem ligações com o “demônio” ou inferno.

    Eles são muito mais do plano material, desse plano em que vivemos. E os filmes do Hayao abordam MUITO bem isso, a cultura espiritual do japão.

    Outra coisa é que no japão, 80% da população é Xinto ou Zen-budista. E elas coexistem, até nesse sentido das entidades, os youkais são parte das crenças das duas.

    Mas como foi colocado, não que o japão perdeu isso, ou o catolicismo tomou conta, nada disso, mas de certa forma a ocidentalização do japão faz com que isso
    vá sumindo, e definitivamente as artes da comunicação, principalmente os mangás, filmes e animes, são quem perpetuam essa tão linda cultura tradicional do japão.

    Sobre a personagem Moro, a loba. Ela é simbólica em outro sentido.

    Os lobos são extintos no japão, e ao contrário do ocidente, no japão o lobo é uma figura pacifica, um dos símbolos da deusa amaterasu.
    Então quando assistimos esse filme, inconscientemente nossa visão de que o lobo é mal, influencia um pouco, sem querer.

    O mesmo serve para corvos e dragões, aqui são coisas ruins, do “mal”, e lá são sagrados, simbolicamente falando.

    E outra coisa que foi muito bem colocada, e vou reforçar, é o peso das personagens femininas.

    O japão é um país em que sua cultura antiga, até hoje, não em todas as famílias, mas a mulher é uma figura pacificamente submissa. O homem respeita a mulher
    e ela respeita ele, e cada um exerce sua função familiar. Lá não é algo tão machista uma mulher que vai receber o marido ao chegar do trabalho, e o ”serve”.

    E bem como já falei, a principal deusa do panteão Xinto. é mulher, a deusa do Sol, e curioso que a entidade da lua lá, é o homem, o Tsukuyomi-no-okami.

    Sobre a Eboshi. É interessante essa abordagem, pareceu no filme como se fosse algo “comum” mas a devastação da natureza para crescimento é algo que foi FORTEMENTE
    reforçada pela cultura do ocidente.

    No periodo das guerras, principalmente no bakumatsu, que houve a grande entrada das armas de fogo no japão, e Portugal foi um dos principais exportadores, ou seja
    não eram produzidas armas lá. Você comprar uma GATLING-GUN, aquela metralhadora fodona que mostra no fim do “ultimo samurai” era tipo
    uma ferrari da exportação.

    Então essa ideia que o filme passa da produção no japão, mostra não só as armas serem RUINS pro homem, mas sua própria produção acaba com a “existência” da natureza.

    Bom, era isso que eu queria comentar e acrescentar às suas observações.

    Sobre meus projetos, e porque eu sou tão nerd por esse assunto, HUSHUAHUS, é porque eu tenho uma PAIXÃO insana pela cultura japonesa, são
    minhas raízes e influencia em muita coisa na minha vida.

    De criação eu sou “praticamente” Xintoísta/Zen-budista. Então essa cultura espiritual do oriente me “toca” profundamente. Esse filme é MUITO forte nesse sentido.

    Eu tenho um projeto pessoal de pesquisa em cultura oriental, mais dentro da arte, e também agora, no folclore e mitologia.

    E meu segundo projeto, casado com esse, é um prático, de ilustração mesmo, onde eu pretendo ilustrar algumas criaturas do folclore oriental, e fazer um livro ilustrado.
    Isso daqui 2 anos ficará pronto, espero, e será material do meu TCC.

    Por isso eu tenho essa nerdisse nesse assunto, e falo tanto sobre.

    Pra vocês conhecerem meus trampos, tem meu cargo collective, e já mandei o link pra um projeto acadêmico, que eu falo
    sobre o “signo” lobo, é bem resumido, e achei bem pertinente com a discussão da loba do filme.

    http://cargocollective.com/hkim#2001749/Peirce-Wolf

    Abraço caras, sou fã de vocês, obrigado e até mais!

    @heitorkim

  39. ai que legaL AMEI E OTIMO VOU PROCURAR POR TODO LUGAR O SO PRA VCS QUE QUEREM ASSISTIR E ESTAO PROCURANDO EM OSASCO SP ESTAO VENDENDO PRINCESA MONONOKE LEGENDADO DUBLADO ESPERAM QUE CURTAM O FILME BELE 😀

  40. Assisti o filme graças a vcs, gostei muito e realmente é uma obra prima, e fiquei contente com o detalhismo do filme. E gostaria de pedir uma dica de Filme. Abração

  41. Assisti o VQ, gostei e fui procurar. Muito lindo!!! Em nenhum momento senti q tava demorando ou coisa assim. Realmente, como vcs disseram, a arte é absurdamente linda, e a história se desenvolve num ritmo ótimo pra q tudo fique no seu devido lugar.
    Muito obrigada por essa ótima recomendação!!

  42. Cara, essa parte de comentário é estranha. Tentei comentar e disse q eu tava enviando comentários mt rápido, aí eu voltei. Enrolei um pouco e tentei de novo, aí disse q eu já tinha enviado o comentário. Porém meu comentário não apareceu aqui. É assim msm??? Vou colocar aqui e se por acaso o meu comentário fantasma aparecer não briguem cmg.

    Comentário original:

    Assisti o VQ, gostei e fui procurar. Muito lindo!!! Em nenhum momento senti q tava demorando ou coisa assim. Realmente, como vcs disseram, a arte é absurdamente linda, e a história se desenvolve num ritmo ótimo pra q tudo fique no seu devido lugar.
    Muito obrigada por essa ótima recomendação!!

    Espero q agora vá!

  43. sobre a parte de que há ” um lado bom de destruir a natureza” acho que a colocação foi um tanto destorcida se relacionada ao enredo do filme e principalmente a fala do personagem Ashitaka parece que há muito mais uma defesa para se estabelece um dialogo que pudesse proporcionar um equilíbrio entre as partes pois o conflito estabeleceu todo o caos que se observa na trama.

Deixe uma resposta