Eventos XMA e 20º Fest Comix, Palestras da Panini e JBC.

comixlogo

Nos dias 1,2, 3 e 4 de maio os eventos XMA X5 – Mega Arena e Fest Comix se uniram. O primeiro chega tentando inovar ao ser 100% focado nos populares e-sports e o segundo, já tradicional, volta após um ano de hiato e com nova coordenação. Será que essa mistura de games e quadrinhos deu certo?

Um panorama sobre evento

Para chegar no local era possível pegar um ônibus gratuito próximo ao metrô, mas os sites dos dois eventos não explicavam como, o da Fest Comix nem mencionava a existência do ônibus na verdade. Até ai tudo bem, quem tem boca vai a roma e mesmo sem essas informações estarem claras, foi rápido e fácil chegar ao local (mesmo nos dias mais movimentados).

IMG_5080peq

Quem já foi no Centro de Convenções Imigrantes sabe que lá é gigantesco, isso possibilitou estandes espaçosos e corredores largos, o que ocasionou até algumas áreas mais vazias. A praça de alimentação possuía uma fila grande na maior parte do tempo e os preços eram caros se pensarmos que era uma “comida de feira” (tinha Black Dog e Domino’s fora do evento). A infraestrutura não deixou a desejar e era possível encontrar seguranças, enfermaria e muita limpeza em todas as áreas.

Evento Games: XMA – X5 Mega Arena

xma

Campeonatos de games existem desde o NES, mas foi com o surgimento das lan houses e do game StarCraft que a competitividade dos games chegou a um novo patamar em 1998. Em poucos anos os jogos online viraram líderes no cenário competitivo, com partidas sendo assistidas em estádios e canais de televisão especializados no assunto surgindo. Um novo mercado com jogadores recebendo salários exorbitantes e premiações de encher os olhos começou a se formar também, principalmente em países da ásia, sendo a Coreia do Sul o principal entusiasta dessa modalidade.

Mesmo não envolvendo tanto dinheiro como em outros países o e-sport chegou ao Brasil, mas as competições sempre estiveram atreladas a outros eventos, essa foi a primeira vez que um evento com foco total no e-sport foi organizado em nossa querida terrinha. O XMA disponibilizou seis grandes estandes grandes e computadores para jogar a vontade, enquanto youtubers famosos ficavam passeando e tirando fotos com fãs.

IMG_5076peq

Para essa estreia foram escolhidos o jogos League of Legends, CrossFire, Combat Arms e Point Blank, que não por acaso são os que fazem mais sucesso no Brasil (em público e competitividade). A grande maioria obviamente estava alí por causa do League of Legends, mas os fãs do bom e velho FPSs também marcaram presença em grande número. Acredito que só ficou faltando um game de estratégia e um MMO, o e-Sports desses tipos são fracos no país, mas deveriam ter arriscado um pouco mais nesse quesito.

Agora a parte interessante, o palco principal, era uma grande quantidade de cadeiras, telões gigantes e ótima iluminação.  Sem dúvida foi um show a parte, era muito legal ouvir o som bem alto e ver a empolgação das pessoas, tudo isso fez com que as partidas ficassem emocionantes, realmente ao vivo é outra experiência.

Mas você que não foi nesse primeiro evento, pode ficar tranquilo. A organização confirmou que vai ter mais uma edição esse ano, fique de olho no site deles.

Evento quadrinhos: 20ª Fest Comix

comixaba

A Fest Comix é famosa por ter ótimos descontos, o evento desse ano não poderia ser diferente e era possível encontrar muitas HQs e mangás com ótimos preços (mesmo lançamentos).

Outro destaque bem legal do evento foi a área para quadrinhos independentes, que estava muito bem posicionada, ficando em um corredor próximo ao galpão principal. Saindo um pouco do underground e indo para os autores conhecidos, uma das áreas mais concorridas do evento foi a mesa de autógrafos, por onde passaram grandes nomes da indústria.

IMG_5049peq

Um dos poucos problemas foi o som alto, entre os palcos tinha um local chamado “Espaço Mundo” que funcionava como uma mesa redonda para discutir o mundo dos quadrinhos. Esse lugar sempre estava com poucas pessoas, por que não dava para ouvir quase nada do que se falava por lá. A sala de palestras que ficava do lado também sofreu com esse mesmo problema, mas nada tirou o brilho dos grandes anúncios que foram feitos.

paninia

Os destaques:

  • Os volumes 24 e 25 do mangá D.Gray-man serão lançados em breve, a novidade é que eles virão com mini-posteres.
  • A última edição de Homunculus vai ser mais cara, mas terá o dobro de páginas e só vai ser possível comprar pelo site da Comix ou da editora Panini.
  • Full Moon, 07 Ghost, Maid-Sama, Deadman Wonderland, Tiger & Bunny, Tiger & Bunny Anthology e Vampire Knight vão ser todos finalizados, sem riscos de cancelamento.
  • Pela primeira vez na história a editora fará um relançamento, o mangá escolhido foi Berserk.
  • Foi anunciado o lançamento do mangá Pokemon Adventures, que inicialmente será lançado os volumes de Black & White e se fizer sucesso eles vão lançar as séries anteriores também. O primeiro número vai ter menos páginas porque vai contar a transição do Heart Gold e Soul Silver para o Black & White.
  • Outro anunciou foi o do mangá The Conductor, um titulo alternativo de mistério no qual ocorre um crime e os suspeitos são os instrumentistas de uma orquestra. Lançamento em Junho no formato 13×18 com 180 páginas por R$11,90.
  • Defense Devil foi o último anuncio do dia e é sobre um demônio expulso do inferno que para poder voltar precisa defender os pecadores. Possui 10 volumes e tem um visual muito bonito.
  • Dois títulos não foram revelados oficialmente, mas deram duas dicas, uma bola de basquete e uma bola amarela com sorriso irônico (Kuroko no Basket e Assassination Classroom?!).

jbcaba

Destaques:

  • Lançado no evento, o mangá Prophecy. História policial que fala sobre cyber terrorismo e desigualdade social.
  • Lançamento do segundo número da Sailor Moon que atualmente é campeã de vendas.
  • The Lucifer and buiscuit Hammer vai  chamar Lucifer e o Martelo no Brasil.
  • Yuyu Hakusho vai ser relançado em formato Tankōbon, sem data de lançamento ainda. A nova tradução vai ser trabalhada junto ao autor do mangá.
  • As outras novidades ficam por conta dos one shots Tom Sawyer com um volume de 400 páginas e o Tsumutsuki que é de terror.
  • No final da palestra a editora oficializou que lançará o aguardado mangá Magi.

IMG_5059peq

Finalizando

Mesmo com o preço salgado de R$40  para entrar e outros pequenos problemas, foi um evento que valeu muito a pena para os fãs dos games e de quadrinhos. Ambas as equipes organizadoras estão de parabéns.

 

Nos dias 1,2, 3 e 4 de maio os eventos […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *