Top 5 – Aberturas dos animes de outono 2011

Como o título descreve aqui está a lista das 5 melhores aberturas dos animes dessa temporada (na minha humilde e doentia opinião), continue lendo para saber quais são elas. =)

5° – Fate/Zero

http://vimeo.com/30649621

Nome: Oath sign
Artista: LiSA

LiSA começou sua carreira com uma banda ainda no colegial, em 2008 se mudou para Tóquio para aprimorar sua técnica e buscar o sucesso como cantora. Em 2010 foi escolhida para ser uma vocalista da banda “Girls Dead Monster” e consegui emplacar músicas para uma das aberturas e um dos encerramentos do anime Angel Beats!. Em 2011 ela lançou seu primeiro álbum solo.

Vamos lá, quando vemos a abertura logo percebemos o seu ponto forte, pelo menos foi o que me chamou mais a atenção, é a apresentação de personagem, achei essa abertura a melhor dessa temporada nesse requisito, eles conseguem mostrar os personagens de um jeito direto e de fácil compreensão (o que é importantíssimo para um anime com tantos personagens).

A abertura está cheia de efeitos especiais para deixar qualquer anime com inveja e a animação das lutas está muito bem feita. Mas então, se abertura possui tantas qualidades porque está no quinto lugar?

Apesar da animação e da canção serem muito boas achei que elas não conseguem ter uma sintonia com o clima do anime. É muito alegre essa música, não combina com um anime que não foi feito para ser engraçado ou “feliz”. Por esse motivo ela fica no quinto lugar na minha lista.

 

4° – Persona 4: The Animation

http://www.youtube.com/watch?v=8zodwdgV8E4

Nome: Sky’s the Limit
Artista: Shihoko Hirata

Shihoko Hirata é uma artista que aos olhos de Shōji Meguro (compositor dos jogos) consegue passar bem as emoções que suas musicas devem transmitir. Meguro foi o diretor de todo o soundtrack do jogo e portanto do anime também, já que em ambos as músicas são as mesmas. Hirata por sua vez também cantou todas a músicas do jogo e agora está interpretando as canções da série animada.

Alguns de vocês já devem ter notado que a abertura de Persona 4 possui algo incomum para animes, uma abertura inteiramente em inglês. Não apenas isso ela ainda por cima consegue fazer bem o seu principal objetivo, ser bem fiel ao jogo. Tanto a canção do anime quanto a do jogo são bem parecidas, bem executadas e únicas.

Amarelo, essa é a primeira palavra que vem a mente quando falamos dessa abertura e ao meu ver essa cor foi bem utilizada, achei uma boa idéia colocar o fundo dessa cor, a abertura tem um estilo “Clean” (limpo) e o contraste com a animação consegue dar um foco muito bom ao o que está sendo apresentado.

Está em quarto lugar pelo design por trás dessa abertura, podemos ver que tudo foi bem pensado antes de produzi-la, desde o background da animação que da um toque único ao clipe, até a musica que está “cool” e com um bom ritmo. Outro detalhe que gostei bastante (podem achar meio estranho) foi o das linhas que passam ao fundo e vem acompanhadas pelos créditos, muito bonito o efeito que elas conseguem atingir.

 

3° – One Piece

Nome: We Go!
Artista: Hiroshi Kitadani

O artista nasceu em 1968 e seu grande desejo sempre foi cantar músicas para animes, seus principais trabalhos são as músicas “We Are” (One Piece), “Hatenaki Inochi” (Kamen Rider) e “We Are the Heroes” (Daigunder), atualmente está trabalhando na banda JAM Project.

Hiroshi Kitadani foi o criador da primeira abertura de One Piece, então nada mais justo do que chamar ele, que nos introduziu a esse mundo que tanto amamos,  para cantar a abertura que marca o começo de uma nova fase.

A abertura, assim como a primeira, começa contando um pouco sobre o mundo de One Piece, o mais legal é que igual a “We Are” ela passa a mesma sensação de felicidade, novidade, amizade, felicidade (de novo) e alegria… Acredito que deu para vocês entenderem como essa musica é feliz…

Está em terceiro lugar não apenas pela volta de Kitadani ao anime ou pela alegria que melodia passa, mas sim pela qualidade da animação que está incrivel (como sempre) para um anime de vários episódios e que vive mudando de abertura e encerramento.

 

2° – Guilty Crown

http://www.youtube.com/watch?v=bD-9oV2f0_Q

Nome: My Dearest
Banda: Supercell

Supercell é uma banda composta por 11 integrantes, sendo liderada pelo membro “Ryo”. Começou sua carreira em 2007 com músicas cantadas pela vocaloid Hatsune Miku, algum tempo depois a banda compôs a música que deu origem ao OVA “Black Rock Shooter”, também usando a mesma vocaloid e atingindo um grande sucesso.

My Dearest é o atual sucesso da banda e também serve como música de abertura para o anime Guilty Crown um dos mais esperados dessa temporada. Podemos defini-la como uma canção que pega fácil e na minha opinião que passa um certo ar de grandiosidade.

A abertura está muito bem feita e conseguimos entender bem o tema do anime apenas ao assisti-la, algo que as aberturas devem realizar claramente (só que nem todas conseguem). Outro ponto forte dela são os recursos que o produtores usaram para passar a idéia de um mundo tecnológico, curti muito a parte onde ele passa o dedo nas fotos holográficas dos personagens, em termos conceituais essa cena fico bem interessante.

Está em segundo lugar basicamente pela qualidade da música e da animação, mas devo admitir que ainda prefiro a introdução do anime no primeiro episódio (em uma cena digna de grandes animações), o nome da música é Euterpe e vale apena ser ouvida.

 

1° – Mirai Nikki

http://www.youtube.com/watch?v=t3nUxQSBl-Q

Nome: Küsö Mesorogiwi
Banda: Yousei Teikoku

Música feita pela banda Yousei Teikoku, cantada pela vocalista “Yui” e composta pelo resto da banda: Takaha Tachibana (guitarrista), Nanami (baixista) e Relu (baterista). A banda começou em 1997 como parte do grupo “Team Fairithm” onde produziam músicas de vários gêneros desde clássico ao eletro. Atualmente tocam o estilo denominado “Rock Gótico”.

A melhor abertura dessa temporada, uma música com uma pegada realmente gótica e que mostra o lado perturbador e psicológico do anime. A mais diferente das aberturas de animes dessa temporada, trás consigo um visual único para a produção como um todo.

Sobre a animação da abertura e suas escolhas vemos que há um grande uso do contraste do preto e branco com a cor vermelha. Esse contraste somado aos movimentos rápidos de câmera acaba dando a abertura um visual extremamente doentio as cenas.

Está em primeiro lugar por conseguir passar para quem assisti a idéia principal do anime, que é o fato de ter todo um conflito psicológico por trás dos personagens. Também acho importante frisar que mesmo a animação não estando ótima consegue impactar o telespectador.

Como o título descreve aqui está a lista das 5 […]

3 thoughts on “Top 5 – Aberturas dos animes de outono 2011”

  1. Concordo com o top três estão realmente otimas. Colocaria em quarto a de Fate/Zero e em quinto Bakuman. Sempre que vou ver esses animes acabo vendo a op, sempre faço isso eles estão legais demais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *