Retrospectiva – Naruto Ultimate Ninja

Com o mangá de Naruto chegando ao fim, vamos relembrar a série de jogos que consagraram o ninja no mundo dos games. A série Naruto: Ultimate Ninja de PS2, desenvolvida pela CyberConnect2.

A franquia de jogos Naruto: Ultimate Ninja é uma série de jogos de luta baseada no anime e mangá Naruto, lançado para o Playstation 2. A série possui cenários em 2D, tornando as lutas muito mais competitivas para os jogadores. A jogabilidade usa vários elementos do universo dos personagens nas batalhas, como ferramentas ninjas, jutsus especiais e os Ultimate Jutsus. As transformações do anime/mangá, conhecidas como Awakenings, e os jutsus de substituição também estão presentes nos jogos. Os gráficos da série são feito em Cel Shading, sendo polidos em suas sequências, mas o grande salto visual é atingido em Naruto: Ultimate Ninja 4.

naruto u1 Naruto: Ultimate Ninja 1 é o primeiro jogo da série e aquele que consagraria Naruto nos games. Ele possui um Story Mode que consiste em até seis batalhas divididas por alguns diálogos em uma exibição ao estilo mangá. A vários cenários do universo do personagem no jogo, como Konoha ou o Estádio do Exame Chunin. Existem 12 personagem jogáveis e 2 transformações desbloqueáveis, cada personagem possui um suporte para usar na batalha.

Naruto: Ultimate Ninja 2 possui muitas similaridades com seu antecessor, em questão de jogabilidade. O Story modena imagem 1 foi transformado em Adventure mode, que cobre que até o episódio 96 do anime, além de contar uma história feita exclusivamente para o jogo. O número de personagens jogáveis subiu para 32 e agora qualquer um pode servir como suporte.

Naruto: Ultimate Ninja 3 é o último jogo da série que adapta a Fase Clássica. O jogo agora conta com 42 personagens jogáveis e cobre toda a história da primeira parte do anime/mangá. Agora o jogador pode customizar os jutsus especiais e, pela única vez na série, os Ultimate Jutsus. Foi adicionada a disputa de jnaruto u3utsus especiais, quando dois se colidem. Outra novidade são as transformações temporárias e as permanentes. Alguns personagens podem usar o jutsu de invocação no lugar do Ultimate Jutsu, por exemplo Jiraiya invocar o sapo gigante Gama-Bunta. A última mudança nas lutas foram todos os suportes terem sido retirados. O Adventura Mode foi expandido e agora conta uma história original para o jogo, em contrapartida o Hero Mode conta os principais acontecimentos do anime/mangá e utiliza alguma cenas animadas em CGI.

http://youtu.be/q25dVkLuzsg

Naruto: Ultimate Ninja 4 foi o primeiro jogo que da Fase Shippuden do anime. Ena imagem 2xistem agora 52 personagens jogáveis. A mudança na jogabilidade foi a introdução do Ultimate Jutsu Fixo para cada personagem, e o sistema chamado de Shadowblur Extra Hit, um minigame de “Janken-pon” que é ativado quando dois personagens colidem. O Master Mode (aventura) foi ampliado e agora possui uma movimentação livre, para melhorar a experiência do jogador. A história só vai até o episódio 16 do anime, mas também foi criada uma história exclusiva para jogo e ela acontece durante as viagens de Naruto com Jiraiya.

Naruto: Ultimate Ninja 5 foi o quinto jogo da série e o último jogo de Naruto para PS2. Ele trouxe de volta os naruto U5suportes para as batalhas, permitindo executar jutsus especiais e Ultimate Jutsus únicos quando duplas específicas são feitas nas batalhas. O Master Mode continua igual ao do jogo anterior, mas agora é possível controlar o Sasuke em determinado momento. A história adapta até o episódio 53 do anime. O jogo possui 62 personagens jogáveis, pois é possível jogar com personagens da Fase Clássica e da fase Shippuden.

 http://youtu.be/z3JBcr6AmUM

Esses 5 jogos merecem o reconhecimento que tiveram, pelo desempenho que a equipe de desenvolvimento teve em cada um deles. São jogos de luta em 2D, baseado em anime, que possuem lutas frenéticas e uma grande variedade de combos, fazendo qualquer jogador dedicar horas jogatina. As cores e animações das batalhas foram feitas com muito empenho para ficar o mais próximo do que conhecíamos pela animação da TV e isso se provou um sucesso que viria a ser levado a outro nível com os jogos da geração seguinte.

Nossa Avaliação
Avaliação dos leitores
[Total: 0 Média: 0]
  • Sabo

    Os melhores jogos de Naruto, de fato, são os de Playstation 2. Até pelos três últimos serem bem ”Open World naquelas” que cada vez mais te abria mais espaços de onde você podia ir e interagir, o Ápice da Saga Ultimate Ninja foi claramente o 5 onde você podia explorar diversos lugares diferentes, você tem a junção de dois arcos ali, diversos personagens e tudo mais.

    O Ultimate Ninja STORM 1 até que poderia ter sido bom, mas ele se limitou a vila da folha e os próximos jogos não seguiram o padrão de qualidade de esquema de batalha do Storm 1, foi cada vez tornando as coisas mais fáceis e deixando o jogo menos dinâmico e enfiando coisas e coisas. Acho que um bom jogo de Naruto seria a maneira de Mundo Aberto do Storm 1 mas não somente limitado a vila de Konoha, os esquemas de batalha do Storm 1 e a quantidade de personagens que os próximos games vieram trazendo depois.

  • Rafhael Victor

    Esses jogos são extremamente divertidos. O último disputa o primeiro lugar com Dragon Ball Budokai Tenkaichi 3, na minha lista de jogos preferidos. Joguei ele por muito tempo e ainda continuo jogando. Nunca canso.
    Lembro de quando chegou ele na locadora da minha cidade, e eu fui um dos primeiros a alugar. Eu estava tão ansioso, que acabei terminando o modo história (excluindo a parte do Sasuke) em umas 3~4 horas, jogando direto. Fiquei muito empolgado de jogar com o Sasuke shippuuden, no modo versus. Também já passei inúmeras tardes disputando campeonatos com os meus amigos, sendo que nenhum de nós ficava enjoado. Aposto que continuarei jogando ele por muito mais tempo xD

  • Gabriel Monteiro

    Foda. se tem um jogo que eu me considero expert é nesse. Tenho até um vídeo de um combo secreto https://www.youtube.com/watch?v=W7vM7LaG9Ws&list=UUEOEiYmN1Us3KUMyGaIaxZA quem quiser dar uma moral aí.

  • Lokuale

    Adoro a jogabilidade e a “liberdade” da Saga Ultimate Ninja. A Saga Storm é legal mas, sinto falta da complexidade do modo de batalha do Ultimate ninja 5, sem contar que batalhar num campo 2D torna mais difícil desviar dos adversários ^^

  • Anon Kaneshiro

    Sinceramente, eu amava o terceiro game da parte clássica. Ele trazia uma gameplay mais fluída que todos os outros jogos de toda a franquia Naruto (ao menos os que conheço), sendo superado apenas pela qualidade gráfica dos posteriores. Eu gostaria que, assim que a história de Naruto acabasse, fizessem um jogo com tudo o que os anteriores tem de bom, com todos (ou pelo menos a maioria) dos personagens, e gráficos melhores. Seria um dos melhores jogos….
    ;-;