We Are All Street Fighter: Compartilhe os SEUS momentos durante os 25 anos de Street Fighter

Olá pessoas, como estão?

Para comemorar os 25 anos de Street Fighter, além de uma edição de colecionador fodástica prevista para ser lançada no dia 18 de setembro de 2012, a Capcom também criou um site interativo onde a comunidade pode, dentre outras coisas, compartilhar as suas experiências e memórias ao longo dos 25 anos da série de jogos de luta mais famosa de todos os tempos.
A proposta da “Timeline” do site dos 25 anos de Street Fighter é muito simples e é idêntica à proposta do Facebook: Contar a sua vida ao longo desse tempo. Começando lá em 1987 até os dias de hoje, a timeline mostra quais jogos foram lançados em seus respectivos anos e te dá a chance de compartilhar fotos e vídeos sobre aquele jogo ou ano que ele foi lançado. Vale de tudo: Cosplay, vídeos emblemáticos de combates, pôsteres especiais, action figures, homenagens, ilustrações… a ideia é transformar o site em um grande conjunto de experiências compartilhadas por todos.
Eu, Leo-Kusanagi, sou mais fã de The King of Fighters do que de Street Fighter. Na minha infância nos anos 90 e começo de 2000, as maquinas de fliperama ainda eram uma febre no Brasil e eu sempre escolhia as maquinas de KOF às de SF, tanto que até hoje KOF 97 ainda é o meu jogo de luta preferido. MÃS, eu sou sensato em afirmar que Street Fighter é a representação de uma geração de pessoas que cresceu vendo filmes de luta e que viu neste jogo uma forma de se divertir tendo como base um game onde golpes especiais e poderes fantásticos fazem parte de uma boa briga de rua.

A briga entre o fandom de KOF e de SF (e de Tekken, e de MK…) sempre irá exisitir, crossovers já foram feitos, mas no meio de toda essa pancadaria cada um teve o seu papel implementando novas modalidades e engines que transformaram os games de luta no sucesso que é hoje. Agora em julho, por exemplo, irá acontecer a edição 2012 do “The Evolution Championship Series” (EVO), o maior campeonato de fighting games do mundo. O EVO é a síntese do que os jogos de luta se tornaram: O que surgiu como uma ideia de um grupo de amigos em um Arcade na Broadway em Nova York, hoje é realizada em Las Vegas em um evento para centenas de pessoas.

Quem me acompanha no blog ou no Twitter, deve saber que sou um grande apoiador de ideias que juntem pessoas em prol de algum assunto específico, pois o processo colaborativo entre pessoas do mundo todo é uma das vantagens que a globalização pode trazer. Isso pode ser visto, por exemplo, em posts recentes que fiz sobre Vocaloid e Hatsune Miku. Ao ver propostas como esta da Capcom em criar um site onde os fãs de SF contam as suas histórias, só tenho a dizer que iniciativas como essas são verdadeiras formas de aproximar não só os fãs mas também o público e as empresas por trás disso tudo. Vida longa à Street Fighter e a todos os jogos de luta!

Street Fighter 25th Anniversary

Dica do Graveheart no twitter

Olá pessoas, como estão? Para comemorar os 25 anos de […]

Deixe uma resposta