Os Grandes Palcos de Shows Japoneses

Olá pessoas, como estão?
Hoje decidi fazer um post bem diferente do que eu costumo fazer aqui no blog. Ontem eu estava assistindo a um Show de uma banda japonesa e percebi que mesmo não mostrando inicialmente onde foi o show, reconheci o lugar unicamente pela disposição de lugares do mesmo. Pra quem não sabe, eu sou viciado em Lives japoneses, devo ter pelo menos 1 de todas as bandas e artistas japas que eu gosto. Pra mim, uma banda ou um artista mostra que é bom mesmo em um Live, se apresentando para milhares de pessoas e mostrando todo o seu potencial em cativar o público. Disso, veio a idéia de fazer este post. Aqui falarei sobre a maioria dos estádios e arenas que o público japonês tem a disposição para grandes eventos e shows de bandas e artistas solo. Acho que nunca vi um post desse em blogs então acredito que seja a primeira vez que alguém comenta sobre tal assunto 🙂

Arenas
Nippon Budokan
Tóquio – Inaugurado em 1964
Capacidade para 14.201 pessoas
O Nippon Budokan junto com o Tokyo Dome talvez seja a arena mais famosa do Japão. Tendo a forma de octógono, ele abriga não só grandes shows, mas também eventos de artes marciais e outros esportes. A maioria dos esportes marciais japoneses tem campeonatos realizados no Budokan e por isso ele é considerado um grande templo dessas artes de luta. Já tocaram no Budokan grandes nomes da música mundial como os Beatles, Oasis, Pearl Jam e Bob Dylan. Para os artistas japoneses, se apresentar no Budokan marca a passagem entre se apresentar em clubes de música (como o Shibuxa AX ou o LIQUIDROOM) para grandes Arenas (como o Yokohama Arena e o Saitama Super Arena), sendo assim, um marco na carreira de um artista. Praticamente todos os cantores e grupos japas de sucesso já passaram pelo Budokan, tornando o lugar ainda mais importante para a carreira dos artistas e também para os fãs dos mesmos.

Yoyogi National Gymnasium
Tóquio – Pré-inaugurado em 1963 e totalmente inaugurado em 1964
Capacidade para 13.291 pessoas
O Yoyogi National Gymnasium não é tão famoso quanto o Budokan, mas é bastante importante pelo seu design extremamente bonito inspirado na Arena Frei Otto de Munique. Ele tem um imenso teto suspenso e é palco para grandes eventos de esportes como hóquei no gelo, basquete e futsal. Para shows, ele é usado principalmente para artistas com uma carreira já estabelecida ou que estão em ascensão. Foi projetado por Kenzo Tange, um famoso arquiteto japonês que foi responsável também pela construção do Tóquio City Hall, o edifício onde fica a sede do Governo Metropolitano de Tóquio, um dos maiores arranha-céus do Japão. O Yoyogi Gymnasium é facilmente reconhecível internamente pelo seu teto em duas grandes sessões dividas ao meio.

Hiroshima Green Arena
Hiroshima – Inaugurado em 1994
Capacidade para 10.000 pessoas
O Hiroshima Green Arena não é um estádio normalmente usado para shows, tendo seu foco principal em campeonatos de vôlei e também de luta livre. Shows de grandes bandas aqui são realizados principalmente durante turnês nacionais onde o artista percorre o Japão inteiro e além de se apresentar em grandes estádios, faz shows em Arenas menores como o Green de Hiroshima. As Perfumes, em sua primeira turnê nacional, fará um show no Green Arena. O local já foi palco para shows do Kinki Kids e muitos outros artistas.
World Memorial Hall
Kobe – Inaugurado em 1984
Capacidade para 8.000 pessoas
Uma grande arena localizada em Kobe que assim como as anteriores, funcionam para diversos eventos, esportivos ou musicais. É localizado em uma ilha artificial em Kobe chamada Port Island que abriga, além do Memorial Hall, diversos centros de convenções hotéis e universidades. Foi no World Hall (como também é chamado) onde o Luna Sea fez a sua primeira performance de Countdown (Ano Novo) sendo transmitida em vários cinemas pelo Japão. Em abril de 2010, Lady Gaga também fez um show no World Hall, como parte da sua turnê daquele ano.
Nippon Gaishi Hall
 Nagoya – Inaugurado em 1987
Capacidade para 10.000 pessoas
O Nippon Gaishi Hall é uma arena multiuso coberta localizada na cidade de Nagoya. Tem um formato circular e também já foi palco de shows de um elevado numero de artistas internacionais que fizeram shows ou turnês pelo Japão. É conhecido pelo seu grande teto circular com suporte para telões e equipamentos de iluminação no centro. Além de concertos, abriga também campeonatos de vôlei e MMA. Recentemente a banda Kis-My-Ft2 fez um dos seus Lives de debut no Nippon Gaishi e além deles, outros artistas japoneses como L’Arc~en~Ciel e Ayumi Hamasaki já fizeram show lá. É uma arena que costuma receber diversos artistas consagrados.

Marine Messe Fukuoka
Fukuoka – Inaugurado em 1995
Capacidade para 8.500 pessoas
O Marine Messe faz parte de um grande complexo comercial chamado Fukuoka Convention Center. Já foi usado como palco para a fase de grupos do Campeonato Mundial de Vôlei de 2006 e já recebeu artistas como a Koda Kumi, Ayumi Hamasaki e recentemente o Kis-my-Ft2. Além do Marine Messe, o Convention Center conta também com o Fukuoka Kokusai Center, inaugurado em 1981 e que é palco de um torneio de Sumô todo mês de novembro.

Osaka Castle Hall
Osaka – Inaugurado em 1983
Capacidade para 16.000 pessoas
O Osaka Castle Hall, ou Osaka-jo Hall, é uma arena de grande porte localizada em Osaka que já ganhou prêmios pela sua arquitetura não só do prédio em si, mas do entorno do mesmo. É uma das Arenas mais bem equipadas dentre as listadas aqui, pois abriga não só concertos como feiras, exibições e conferências internacionais. Recebe também competições de atletismo por ter dimensões semelhantes a de pistas de corrida além de campeonatos de Sumô e Boxe. É famoso por todos os anos em novembro, ser palco de uma grande performance da 9ª Sinfonia de Beethoven com um coro de mais de 10.000 pessoas. No verão a “Disney on Ice” acontece no Osaka-jo Hall e artistas japoneses com Mizuki Nana, SPEED, Dir em Grey, Kis-my-Ft2 e Acid Black Cherry já fizeram apresentações lá, além de internacionais como Avril Lavigne e recentemente o Justin Bieber.

Yokohama Arena
Yokohama – Inaugurado em 1989
Capacidade para 17.000 pessoas

<div

O Yokohama Arena é junto com o Saitama Super Arena, um local onde acontecem grandes shows de diversas bandas. Ele tem diversas configurações para o palco e além de concertos serve também para torneios de WWE e torneios de Artes Marciais. É usado constantemente como ultimo palco em diversas turnês de artitas já tendo recebido shows de praticamente todos os artistas que fazem sucesso hoje em dia. Antes de entrar em hiatus, a cantora Udaka Hikaru fez o seu último show no Yokohama Arena e a Momusu Kamei Eri teve a sua graduação também no Yokohama Arena. O local foi palco também do live totalmente orquestrado da Mizuki Nana em janeiro de 2011.

Saitama Super Arena
Saitama – Inaugurado em 2000
Capacidade para 37.000 pessoas
O Saitama Super Arena é considerado uma das Arenas multiuso mais modernas do mundo. É a porta de entrada para artistas japoneses fazerem shows em grandes Domos, pois é a maior Arena do Japão. É dividido em dois tipos: O Arena Mode e o Stadium Mode. O Arena Mode é menor, e tem capacidade para até 22 mil pessoas. O Saitama Super Arena é tão grandioso que a mudança do Arena para o Stadium mode é feita por uma estrutura gigantesca presente dentro do local que expande as paredes do Arena Mode até as laterais do SSA transformando-o em um estádio com capacidade para até 37 mil pessoas. É palco de todos os tipos de esportes e torneios exatamente pela sua capacidade de “se tranformar” em dois tipos de lugares totalmente distintos. O SSA é tão importante que é comum artistas japoneses, ao lançarem DVDs com Lives feitos no lugar, colocar o nome do mesmo. Foi projetado pelo estúdio de arquitetura Ellerbe Becket, um dos mais famosos do mundo. O prédio, feito basicamente de aço e vidro é um dos símbolos da arquitetura moderna presente no Japão. É palco, todos os anos do Animelo Summer Live, além de já ter recebido shows da Mizuki Nana, Luna Sea, Morning Musume, Utada Hikaru, Radiohead, Tohoshinki e Girls Generation.

Domos e Estádios

Seibu Dome
Saitama – Inaugurado em 1979
Capacidade para 35.655 pessoas
O primeiro Domo da lista é um dos que eu mais gosto e também um dos mais interessantes da lista. Ao contrário dos outros domos, ele tem sua grande cúpula sustentada por grandes pilares de aço, além de ter praticamente 70% de seu teto coberto por um material transparente que deixa a luz do sol entrar no estádio durante  o dia, reduzindo assim a necessidade de holofotes em jogos. O Seibu Dome não tem arquibancada linear, pois como é um Domo feito para jogos de baseball, concentra boa parte de suas arquibancas em 1/3 do local. É a casa do time de baseball Seibu Lions e já recebeu 4 shows da Mizuki Nana e este ano o primeiro show em Domo das AKB48. Como boa parte dos Lives costumam acontecer no final da tarde, o Seibu Dome se torna um espetáculo a parte, pois devido ao seu teto, faz com que a luz natural diminua aos poucos deixando assim o espetáculo ainda mais bonito.

Sapporo Dome
Sapporo – Inaugurado em 2001
Capacidade para 53.796 pessoas em jogos de beisebol e 67.400 em jogos de futebol
O Sapporo Dome é um dos domes japoneses de maior capacidade para público e um dos mais modernos também, pois assim como o Saitama Super Arena, é capaz de se transformar em dois. Para jogos de Beisebol, é usada grama artificial já presente dentro do Dome enquanto que para jogos de futebol é usada uma grama natural que fica fora do estádio e quando necessário, é deslizada para dentro do mesmo, algo semelhante ao que acontece no Veltis-Arena na Alemanha. Foi projetado pelo arquiteto japonês Hiroshi Hara, responsável pela construção de outras grandes estruturas pelo Japão. É palco de um dos shows da turnê do Arashi que percorre todos os maiores Domos do Japão.

Nagoya Dome
Nagoya – Inaugurado em 1997
Capacidade para 40.500 pessoas
O Nagoya Dome é uma gigantesca estrutura estritamente geodésica localizada na cidade de Nagoya. É palco de grandes shows internacionais e lar do time de beisebol Chunichi Dragons. É equipado com o que há de mais moderno para shows e campeonatos em lugares fechados e assim como o Seibu Dome, parte de seu teto é feito de material transparente, deixando assim a luz natural entrar dentro do dome durante o dia. As arquibancadas tem três níveis e artistas como Dreams Come True, Bon Jovi e Aerosmith já se apresentaram no lugar, além de também fazer parte da turnê de domos do Arashi e ter feito parte também da turnê de domos do KAT-TUN.

Osaka Dome (Kyocera Dome)
Osaka – Inaugurado em 1997
Capacidade para 36.477 pessoas
O Osaka Dome é uma estrutura localizada em Osaka que visto de fora parece uma grande torta e de dentro um cenário digno de filmes como Independence Day, pois seu teto parece uma nave. Já foi casa de diversos times de beisebol sendo que hoje pertence ao Osaka Gol Villicanes. É administrado pela empresa Kyocera Corp desde 2003 e além de jogos de baseball e concertos, já recebeu até uma partida da NFL em 2002.  Já teve shows do Aerosmith, Guns N’ Roses além do Arashi e do KAT-TUN. Junto dos outros domos japoneses, é um local feito exclusivamente para turnês com grandes shows e torneios de beisebol. É de facil acesso como qualquer grande estádio japones e seu design diferente desperta bastante curiosidade.

Fukuoka Yahoo! Japan Dome
Fukuoka – Inaugurado em 1993
Capacidade para 35.695 pessoas
Este é talvez um dos domos mais espetaculares que eu já vi. Além de ser absurdamente grande e bonito, a parte mais incrível deste domo é que o seu teto é retrátil. O Teto é divido em três partes que deslizam sobre grandes trilhos localizados na parte superior das arquibancadas. É lar dos Fukuoka SoftBank Hawks para jogos de beisebol, além de também receber partidas da J-League e ter sido palco de shows de Frank Sinatra e do Arashi. A abertura do teto deslizante do domo é um show a parte que dever ser incrível de se assistir. Apesar de ser um domo relativamente antigo, ainda é um dos mais incríveis do Japão.

Tokyo Dome
Tóquio – Inaugurado em 1988
Capacidade para 55.000 pessoas
O Tokyo Dome é considerado o templo da música japonesa. É o maior lugar para concertos e shows fechados do Japão e para se apresentar aqui o artista precisa ter realmente uma carreira e provar que é bom o bastante para se apresentar no “Grande Ovo”.  É lar do time de beisebol Yomiuri Giants e está dentro de um complexo gigantesco de entrenimento chamado Tokyo Dome City composto de um parque de diversões além de shoppings e outros centros de convenção menores. Se apresentar no Tokyo Dome é o sonho de todo artista japonês devido a sua importância como símbolo de uma carreira de sucesso. Além de shows japoneses e jogos da Liga Japonesa de Beisebol, o Tokyo Dome já recebeu também jogos da Major League americana, exibições da NBA, NFL além de campeonatos de luta livre e Boxe. A performance de maior duração do Tokyo Dome pertence ao Guns N’ Roses que fez um show em 2009 com quase 4 horas de duração. Além de já ter recebido lendas da música japonesa como o X, Luna Sea e o The Alfee, o domo já recebeu shows de artistas como Michael Jackson e Mariah Carey. Praticamente todos os grandes shows da Johnny & Associates acontecem no Tokyo Dome. Artistas como o SPEED, Perfume e Koda Kumi também já fizeram shows no local. Desde que acompanho o trabalho da Mizuki Nana, em 2005, sonhava com o dia em que ela iria se apresentar no Tokyo Dome e, finalmente, nos dia 3 e 4 de dezembro deste ano, a Nana-chan irá se apresentar no local onde os artistas japoneses consagram a sua carreira.

Ajinomoto Stadium
Tóquio – Inaugurado em 2001
Capacidade para 50.000 pessoas
O Ajinomoto Stadium (ou Tokyo Stadium) é um estádio projetado originalmente para esportes de atletismo e jogos de futebol. Recebeu partidas de seleções na Copa do Mundo de 2002 e é casa do Tokyo Futebol Clube e também do Tokyo Verdy 1969. Vi poucos Lives neste estádio, mas sei que bandas como o L’Arc~em~Ciel já se apresentaram no local. O único show que assisti e que foi gravado no Ajinomoto Stadium foi o EXILE LIVE TOUR 2010 FANTASY, que foi marcante pelo palco absurdamente grande e pelo show ter sido um verdadeiro espetáculo visual. Recentemente recebeu o CLAMP FEST, evento voltado exclusivamente para os fãs do CLAMP, mas que teve apenas metade de sua capacidade usada. Assim como o Seibu Dome, Lives aqui costumam acontecer no final da tarde para aproveitar o anoitecer e deixar os shows ainda mais legais. Quando o Macaranã estiver totalmente reconstruído, ele deverá ficar bem parecido internamente com o Ajinomoto Stadium.

National Olympic Stadium (Kokuritsu)
Tóquio – Inaugurado em 1958
Capacidade para 57.363 pessoas
O Kokuritsu, como é chamado, é talvez o ponto supremo que um artista japonês pode chegar em relação a performances. É um estádio de futebol extremamente restrito e que só recebe por ano um ou dois lives. Até hoje só três grupos foram autorizados a fazer shows no Kokuritsu: Dreams Come True, SMAP e Arashi. Mesmo sendo um estádio antigo, é junto do Tokyo Dome a grande lenda do Japão em relação a música pois é absurdamente grande. Por ser totalmente ao ar livre, as performances do Arashi no estádio costumam ser verdadeiros espetáculos de luzes e fogos, além de outros efeitos que fazem os shows do grupo serem bem marcantes.

Nissan Stadium
Yokohama – Inaugurado em 1998
Capacidade para 72.327 pessoas
O Nissan Stadium (ou Estádio Internacional de Yokohama) é o maior estádio do Japão.  É a casa do time de futebol Yokohama F. Marinos e foi o palco da grande final da copa de 2002 entre Brasil e Alemanha onde a nossa Seleção se consagrou como Pentacampeã mundial. Ele é palco também da grande final do Mundial Interclubes da FIFA, onde os vencedores de todos os grandes campeonatos continentais do mundo se enfrentam para decidir o melhor time do mundo. O Yokohama Stadium já recebeu shows de Tsuyoshi Nagabuchi, Luna Sea e Anzen Chitai. Recentemente o Ikimono-gakari fez um show no estádio para mais de 60 mil pessoas.

======

Ainda há muitos outros lugares onde artistas japoneses se apresentam, mas acredito eu que os principais locais estão todos listados aqui. Como falei no inicio esse post é bem diferente do que costumo fazer aqui no blog mas serviu como um grande post sobre curiosidades do mundo da música japonesa. Seria pedir demais algum estádio desses aqui no Brasil? Quem sabe com a Copa do Mundo de 2014 possamos ter grandes arenas como estas em terras brasilis. Gosto muito desse tipo de curiosidade sobre algum tipo de assunto específico como foi o deste post e espero que tenham gostado 🙂

E deixo um agradecimento mega especial à minha amiga Rê Shimura que mora no Japão, é fã de Arashi e ajudou bastante com algumas Arenas e Domes que eu não lembrava 😀

Olá pessoas, como estão? Hoje decidi fazer um post bem […]

11 thoughts on “Os Grandes Palcos de Shows Japoneses”

  1. BEST.POST.EVER!

    Amei! Kokuritsu é claro meu preferido e eu jurava que ele era o maior! Por falar nisso, eu ADORO o semi-barraco entre fãs do Arashi e de outros grupos da JE por causa dele! usehesuiusehoia só as arashians têm shows lindos que qndo está de dia dá pra ver todas as uchiwas e vai anoitecendo e todo mundo liga as penlights! FORA qndo chove e eles ficam molhados e os microfones estragam etc hahahaha

    Das Arenas a YokiAri é minha preferida! Eu amo pq o Yuzu é de lá e geralmente esses shows são os melhores e mais animados (são os q saiem em dvd tb), e lá é tão organizadinho que vai um mooonte de família com crianças e tal ;__; é lindo!

  2. Muito bom o post…amei…*______*

    Comecei a me interessar em conhecer todos as arenas e outros estádios por causa da turnê de debut do Kisumai…^^

    E também como estudante de arquitetura é divertido conhecer os estádios, e comparando com Brasil é fácil perceber que precisamos da construção de estádios com estrutura moderna para receber shows…

    E pra mim o Kyocera Dome me lembra totalmente Kanjani8, por sempre fazerem o countdown lá…e por ser em Osaka, é claro! xD

    Mas o que eu mais gosto mesmo é o Yoyogi…o arquiteto que fez ele é o mesmo que fez o prédio da Fuji TV…

  3. Não querendo pentelhar, mas já chateando com uma pergunta que nada tem com o assunto…

    E o Ledd onde está? Não haveria um post sobre a história aqui no Mithril, com um dos extra do exemplar a ser lançado, como nos blogs Sushi Pop, Gyabbo, Video Quest, Chuva de Nanquim e JWave?

    Achei estranho, já que fiquei sabendo do blog através de um informe desses e quando chego aqui vejo nada sobre o assunto.

    De qualquer modo, adorei a matéria sobre estádios japoneses e seu uso como locais de show. Aqui o aproveitamento de estádios (assim como muitas vezes seu nível) ainda deixa um bocado a desejar.

    Na real e com frieza, se pagamos preço de cadeira de cinema (quando não bem mais) por ingresso de jogo de futebol, competição de MMA ou show de Rock, porque não temos conforto equivalente? É uma pergunta simples e básica, não é?

  4. @Marcel

    Olá, Marcel!
    Sobre LEDD, o post sobre a HQ já está pronto e está previsto para ser postado ainda neste final de semana aqui no blog. Normalmente para lançamentos assim costumo deixar um ou dois dias de diferença entre um post e outro, é uma regra própria minha para posts importantes por isso fique de olho 🙂

    Sobre os estádios, infelizmente como tudo no Brasil, precisamos de uma Copa ou Evento esportivo relacionado a futebol para que o país faça alguma coisa. Em 2014 teremos (espero) estádios grandes e modernos, mas a infraesturura ao redor de tais estádios continuará ruim como é hoje. No Japão a facilidade com que as pessoas se locomovem para ir a tais estádios é de dar inveja a muitos países do mundo.

  5. Incrível post, Leo! Vi e revi várias vezes a sua grande matéria. Realmente, alguns Domes são muito lindos, algumas fotos até me arrepiaram, imagino como deve ser conhecer ao vivo tais grandiosidades!

    Mais uma vez, parabéns pelo empenho e qualidade no post!

  6. Ahhhhhhhh, SÓ AGORA que estou lendo o seu post (que vergonha! m(_ _)m ゴメンナサイ)!!!

    Ficou muitíssimo bom o post! E as fotos, show de bola. Eu sabia o nome de vários dos que eu te passei, mas não sabia como era a aparência deles. Agora okagesamade eu sei a aparência deles! Arigatou!!!

  7. Parabéns pela excelente matéria….
    Sou fã do Arashi, e por curiosidade estava querendo saber a capacidade do Kokuritsu e me deparei com esta materia superexplicativa sobre os estadios e os domos, e ainda com fotos….
    eu nem tinha idéia de como eles eram externamente…
    Parabéns novamente…

  8. Eu gostaria que voces fizessem um rank das 4 casas de show no Japão que mais recebe atrações internacionais, se não for pedir demais. Obrigado.

  9. Achei muito boa a matéria. Senti falta de outros lugares aonde realizam shows, mas é isso aí mesmo. E o Guns N Roses não foi o ato de maior duração na majestosa Tokyo Dome, e sim a World Tour Live do X-Japan em 2009 com dois dias de show, sendo o ato do segundo dia ultrapassando a faixa de 4:00:00. E no Nissan Stadium o Momoiro Clover Z realizou um dos mais lindos e majestosos lives lá, o Summer Dive em 2013, com quase 5 horas de show. E também dá uma atualizada no Kokuritsu, já houve mais shows de lá pra cá, como Momokuro (tornando-se o primeiro grupo feminino a realizar um ato lá e também em tão pouco tempo), AKB48 (que era aonde para ser a graduação da Yuuko no segundo dia, mas por conta do clima não ocorreu, então foi transferido para o Ajinomoto). Mas eu agradeço pela matéria, realmente não tinha uma assim ainda

Deixe uma resposta