Uma nova safra veloz da Shonen Jump e a despedida de KochiKame

Sem nem dar tempo para que suas três séries novas esquentassem os assentos, a Shonen Jump já nos entrega uma nova leva de mangas!

A Jump está com pressa! Depois da lentidão e do marasmo do primeiro semestre deste ano, os editores agora nos entregam a nova leva mais cedo do que o esperado. Duas das três séries da última safra nem chegaram ao seu oitavo capítulo (aquele que, tecnicamente, seria o primeiro rank representando a votação dos leitores) e já são acompanhadas de dois novos colegas.

Mas para duas séries entrarem, duas precisam sair. Vamos falar destas primeiro:

Capa de uma edição extra da Jumpa feita SÓ com histórias e colaborações de Kochikame!

Capa de uma edição extra da Jump feita SÓ com histórias e colaborações de Kochikame!

Saindo da revista com pompa e circunstância, Kochira Katsushika-ku Kameari Kouen-mae Hashutsujo – KochiKame, obra de Osamu Akimoto, recebeu tratamento VIP-PLUS em seu glorioso encerramento após 40 anos de publicação ininterrupta. Com direito à uma edição da Jump exclusiva com histórias do desastrado policial Ryoutsu, mais uma enorme quantidade de homenagens, publicidade gigantesca, anúncio de anime, Stage Play, capa de despedida e mais a republicação do seu primeiro capítulo totalmente colorido na Jump #42… ufa! Muita coisa!

Kochikame é, de longe, a despedida mais festiva da história da Shonen Jump (e uma das mais inesperadas!), superando Dragon Ball, Slam Dunk e Naruto, que, até então, tinham sido as séries mais bem “tratadas” em seu encerramento. Mas Akimoto-sensei merece! E, seja como for, a sua saída deixou um local aberto na revista e que será muito, muito difícil ser preenchido à altura!

Por outro lado quem cai fora da revista beeeeem pianinho é a obra de Kentarou Itani, Takuan and Batsu’s Daily Demon Diary. O manga de comédia sobrenatural, com uma pitadinha de loli, não convenceu os leitores e editores. Que o autor possa voltar com uma nova oportunidade num futuro próximo.

E falando em volta de autores…

Página anunciando as duas novas séries!

Página da Jump #44 anunciando as duas novas séries!

Ishiyama Ryou, o mesmo autor da série Condor, obra lançada em 2014 de duração curta, três volumes, retorna com uma nova série que estreará na edição #45, Ibitsu no Amalgam, mesmo depois de não ter conseguindo render bem em sua primeira obra.

A história tem cara de ser um novo Battle Shonen, provavelmente baseado no one-shot que o autor publicou em 2015 na Jump NEXT e na própria Shonen Jump no começo de 2016. O enredo gira em torno de um garoto que quer entrar numa organização que combate demônios e criaturas sobrenaturais fazendo uso, ele próprio, de poderes sobrenaturais. Geralmente as séries regulares costumam ter pequenas diferenças dos one-shots, mas à julgar pela imagem não parece ser muito distante da proposta original.

Outra novidade é Spring Weapon Number One, obra de Hasegawa Tomohiro, mesmo autor da série Koi no Cupid, lançada em 2013 durante também três volumes. Assim como Ryou, temos outro autor que retorna para a revista após um fracasso. A história será lançada na edição #46.

Esta nova série é, obviamente, baseada num one-shot de comédia que o autor publicou também na Jump NEXT em 2015, já que o design do personagem principal é muito semelhante. Trata-se da história de um simpático garoto robozinho que, em dados momentos, tem um comportamento um tanto psicótico. Não sei se a intenção dos caras é que esta obra seja um substituto de Kochikame (pobres diabos…) ou de Gintama, que já está prestes a acabar e vai deixar o Line-up da revista com apenas duas séries de comédia.

Quem sai na próxima?

Se eu fosse um ser do mal, uma pessoa das trevas, eu diria que os editores colocaram os dois autores destas novas séries juntos para competirem entre si como num octógono de UFC: ambos são artistas “veteranos” da Jump, ambos de dois fracassos, os dois com suas “segundas chances” na mão e ambos iniciando séries baseadas em one-shots bem votados na Jump NEXT do ano passado… sendo publicados ao mesmo tempo. Não parece muita coincidência?

Só um sobreviverá!

E sobre as próximas séries que estarão se despedindo em breve… bem, Toriko e Gintama já estão em seus arcos finais. Love Rush e Red Sprite são duas incógnitas: ninguém tem certeza se estas séries sobreviverão por muito tempo – a aposta é que pelo menos uma delas caia fora na próxima safra. Kimetsu no YaibaSesuji wo Pin! to são duas séries queridinhas de uma fatia específica do público da revista, mas ambas estão com vendagens tão baixas que é muito provável que logo, logo uma delas terá que sair!

Vamos ver o que se desenrola nos próximos meses. Esta nova safra chegou rapidinho e já mal posso me conter em conferir a próxima – provavelmente só para o final do ano agora. Allez!

Sem nem dar tempo para que suas três séries novas […]

7 thoughts on “Uma nova safra veloz da Shonen Jump e a despedida de KochiKame”

  1. Tô gostando de Red Sprite e gostando mais ainda de Yakusoku no Neverland, mas queria mesmo mais um Battle Shonen no estilo clássico, que nem Black Clover e Boku no Hero, Ibitsu no Amalgam tem a chance de pegar o lugar que Bleach deixou na revista.

  2. Kimetsu no Yaiba e Samon-kun fazem parte da New order entao devem estar a salvo por enquanto.

    Pin! volume 7 vai vender mais que Kimetsu volume 3, mais os menos 5k, mais Kimetsu vai vender mais no total (contando todos os volumes) ja que colocou os volumes 1 e 2 no top 500 mesmo com falta de stock.

    Black Clover parece que vai ter um aumento nesse volume.

Deixe sua opinião