Mob Psycho 100 – Primeiras Impressões

Comédia morna e batalhas em estilo psicodélico – vale a pena?

Mob Psycho 100 é uma adaptação para anime feita pelo estúdio Bones da webcomic de mesmo nome criada por ONE, autor de One Punch Man. A história tem como protagonista o estudante Shigeo Kageyama, um garoto aparentemente insignificante que na verdade possui um poder psíquico tão forte que precisa controlar suas emoções o tempo todo para não explodir e causar uma catástrofe.

O primeiro episódio de Mob Psycho 100 foi marcado por um visual e animação extremamente estilosos. A paleta de cores psicodélica e o design liberal dos monstros impressiona. As cenas de ação usando recursos típicos do mangá como retículas e texturas parecem um tom acima de One Punch Man em termos de experimentação. Isto, claro, levando em consideração que se trata de uma obra mainstream.

kageyama

Por outro lado, a parte cômica não funcionou tão bem. As reações exageradas e caricatas de alguns personagens beiram o grotesco. É um tipo de humor que não costuma agradar espectadores ocidentais. Houve, claro, um ou outro momento realmente engraçado, mas pouco para um anime classificado como comédia.

Mesmo com essa pequena decepção, a história no geral foi interessante e divertida. A contagem regressiva que aparece de tempos em tempos gera expectativa para o futuro. O que acontecerá quando Kageyama atingir os 100 por cento? Vai mesmo causar uma catástrofe? Apenas ele morrerá ou se transformará num monstro?

monstro no quarto

A comparação com One Punch Man é inevitável, afinal, Saitama e Kageyama têm praticamente o mesmo rosto! Além disso, ambos são personagens extremos, sempre ameaçando colocar o autor num beco sem saída. Como manter o interesse dos leitores num herói que resolve tudo com um único soco? Como lidar com a expectativa gigantesca que provavelmente se criará com a contagem regressiva de Kageyama sem decepcionar?

As diferenças existem, claro. Mob Psycho 100 tem um tom bem mais cínico. Os pais de Kageyama só fazem criticá-lo e compará-lo ao irmão mais novo. Reigen, o mentor, engana e explora o garoto sem qualquer escrúpulo. O lado insensível, mesquinho e desprezível do ser humano comum está bem mais evidente aqui do que em One Punch Man.

kageyama e reigen

Concluindo, o primeiro episódio de Mob Psycho 100 foi visualmente bem interessante. Embora a comédia não tenha funcionado tão bem, a premissa do anime é instigante. Vale a pena continuar por mais alguns episódios para ver o que acontece.

Sobre liviasuguihara

Instrutora de inglês, "arteira", amante de animes e mangás. Você também me encontra no Twitter (@lks46), no Behance (https://www.behance.net/lksugui7ac5), e no Instagram (liviasuguihara).

Comédia morna e batalhas em estilo psicodélico – vale a […]

3 thoughts on “Mob Psycho 100 – Primeiras Impressões”

  1. Tinha desistido no primeiro capitulo do mangá. Eu tava esperando uma paródia das séries psíquicas, mas encontrei um ”one punch man” as avessas

Deixe sua opinião