Kabaneri of the Iron Fortress – Primeiras Impressões

Bestas, fortalezas e pessoas treinadas para proteger cidades. Será Kabaneri of the Iron Fortress capaz de surpreender com originalidade ou se mostrará apenas uma cópia escrachada de Shingeki no Kyojin?

Ikoma é um rapaz engenhoso que está construindo\ uma arma que ele acredita ser capaz de matar os Kabane, uma espécie de zumbis que invadiram a ilha de Hinomoto. Qualquer pessoa mordida pelos Kabane é infectada e rapidamente se transforma em um semelhante dessas criaturas, o que levou o povo a se isolar em estações fortificadas, protegidas pelos “bushi”, pessoas treinadas que são tratadas como autoridades pelo povo. No comando dos bushi está a família Yomokawa, que tem grande influência governamental.

O medo dos Kabane faz com que qualquer justificativa seja utilizada para matar pessoas inocentes e, indignado com isso, nosso protagonista tenta interferir nessa opressão, logo mostrando seu espírito justiceiro com seu jargão de que “não se pode perder a sua humanidade para o medo”.

Koutetsujou no Kabaneri - 01 - Large 04As semelhanças entre ambas as obras anteriormente citadas não para apenas no contexto da história, mas são reforçadas por serem ambas produções do mesmo estúdio com direção de Testurou Araki, o mesmo de outras obras como Death Note e Guilty Crown. Mesmo que Fortress seja uma obra original do Wit Studio, a pergunta fica: até que ponto vai sua originalidade?

Seu primeiro episódio serviu pra apresentar bem a proposta do anime e a personalidade do protagonista, que se mostrou estoico e cativante, com uma introdução sucinta e precisa. Além dele, a implantação dos outros personagens fluiu de forma objetiva, deixando claro que Ikoma não terá destaque sozinho, podendo contar com uma rede de outros personagens que, ao que tudo indica, são tão importantes e representativos quanto ele. Uma delas é Mumei, uma garota com aspecto infantil e alienado, mas não deixe essa aparente fofurice enjoar a figura dela, ela é claramente o perigosa e inteligente.

Koutetsujou no Kabaneri - 01 - Large 17A animação de Fortress é muito bem feita, como já dava pra perceber pelo trailer promocional, com movimentos bem articulados, colorização neutra, levemente cromada. A trilha sonora possui um papel muito importante, sempre transmitindo a ênfase necessária nas cenas de ação e impacto. O encerramento combinou com a proposta do anime e o estilo steampunk, embora não tenha sido tão impactante. A mais agradável surpresa talvez tenha sido a dublagem, que ficou muito bem feita, sem exageros, nem vozes gritantes.

O anime tem um apelo dramático um pouco forte. Não mostra apenas as pessoas matando umas as outras no desespero, mas também a obrigação e a pressão que impõem às pessoas infectadas de se suicidarem, o que pode indicar uma boa construção emocional. Apesar da referência óbvia de Shingeki no Kyojin, acredito que Kabaneri of the Iron Fortress pode surpreender. Sinto uma certa influência do Studio Ghibli, como em Princesa Mononoke, uma mistura bem interessante, diga-se. Vale a pena dar uma chance ao anime e ver no que vai dar.

Koutetsujou no Kabaneri - 01 - Large 14 Koutetsujou no Kabaneri - 01 - Large 15 Koutetsujou no Kabaneri - 01 - Large 34

Sobre Karina Herbsthofer

Artesã, fotógrafa, escritora, otaku, comilona, amante de gatos e dança. Viciada em cheirar livros! Mora no estado de São Paulo. Escreve no blog do Gyabbo! desde 2014.

Bestas, fortalezas e pessoas treinadas para proteger cidades. Será Kabaneri […]

One thought on “Kabaneri of the Iron Fortress – Primeiras Impressões”

  1. Espero que o anime consiga manter um história coerente sobre a origem dos zumbis e da estrutura desta sociedade diante da situação em que vivem. Se ele não ficar com um infinito mistério como o shingeki vou considerar que o anime valeu a pena assistir.

Deixe sua opinião