Up! ABC 2016

Conheça e confira aqui a cobertura de um dos principais eventos otaku da Grande São Paulo, o Up! ABC que ocorreu nos dias 30 e 31 de janeiro.

Eventos nerds no Brasil já se tornaram feriados santos no calendário dos fãs. Desde o primeiro Animecon, em 1999, estes encontros de fanáticos por cultura pop (sobretudo anime e manga) começaram a se popularizar e a se espalhar por todo o Brasil. Sim, antes do Animecon houve outros eventos (ORCADE, MangaCon, BH Anime 99 etc.), mas pode-se dizer que da mesma forma que já havia mangas no Brasil antes de Conrad, foi o Animecon que teve a honra de ser o modelo para todos os outros eventos que vieram depois.

E1Hoje temos toda uma fauna de pequenos eventos que nascem e morrem em diversas cidades do Brasil. Podemos dizer que o maior deles é o COMIC CON EXPERIENCE, que traz uma quantidade respeitável de atrações e entrou no calendário oficial de lançamento dos grandes estúdios de Hollywood, batendo recordes de público a cada ano, mesmo tendo um preço bastante salgado.

Porém, além dos épicos, ainda aqueles em cidades menores que podem ser bastante divertidos. Na região da Grande São Paulo temos, há dez anos, o evento conhecido como Up!ABC e o Gyabbo! não poderia deixá-lo de fora do nosso radar.

E11Diferente do Ressaca ou do Anime Friends, o evento suporta um número menor de pessoas. Não há palestras das principais editoras, nem conta com o clássico anime bingo, mas mesmo assim, quem já foi sabe a experiência inesquecível que é este evento. O Up!ABC aconteceu na faculdade Anhanguera, em uma estrutura muito boa, o bastante para deixar o público à vontade para visitar seus stands, que, por sinal, estavam bastante diversificados.

Seja nerdices em geral, K-Pop, J-Pop, RPG, Games, até a sala temática dedicada ao Harry Potter, tudo marcava presença no evento. Eu e a Jussara Gonzo pudemos visitá-los e ficamos satisfeitas principalmente com o conteúdo nacional que estava exposto em salas temáticas. Além disso, os cosplayers estavam lindos, muito bem feitos em sua maioria como vocês podem ver nas fotos. Teve de manga, anime, game e até de Silvio Santos!

E3E também rolaram os clássicos concursos. Teve os concursos da nerd mais bela e o nerd mais pintoso. Havia muita gente bonita, mas os dois vencedores estavam bem representados e mereciam ter vencido especialmente pelo carisma de ambos, que se mostrava na expressão dos seus sorrisos. O resultado vocês verão no site oficial. Durante o evento também havia uma área dedicada aos stands de compras, onde poderiam ser adquiridos mangás, camisetas, canecas e pelúcias com descontos generosos de até metade do preço.

Na área de alimentação não faltava Mupy, o que não é uma surpresa pra ninguém! Além disso, também havia a grande variedade das conhecidas cozinhas japonesas e brasileiras junto a comidas e bebidas mais exóticas, como o suco com gelo seco com sabor de tutti-frutti. Para fechar, o evento encerrou com um show contendo músicas clássicas e atuais de animes,  onde o público foi ao delírio com a música Sorriso Resplandecente do anime Dragon Ball na despedida, deixando todos já ansiosos para o próximo encontro. E2 E5

E6 E8 E9 E10

Sobre Karolina

Formada em Comunicação Visual e estudante de Design, Karolina Facaia é gerente de conteúdo do Portal Genkidama, consagrado veículo do segmento otaku no Brasil. Desde 2015 faz parte da comissão, escrevendo resenhas e cobrindo eventos do meio.
Twitter: @KarolFacaia

Conheça e confira aqui a cobertura de um dos principais […]

One thought on “Up! ABC 2016”

Deixe sua opinião