Hai to Gensou no Grimgar – Primeiras Impressões

Do estúdio A-1 Pictures, mesmo de Sword Art Online, Hai to Gensou no Grimgar chega trazendo um tema bem semelhante, mas será que vai conseguir superar o sucesso de SAO? Confira aqui no Gyabbo!

Hai to Gensou no Grimgar foi adaptado da light novel ilustrada por Eiri Shirai e escrita por Ao Jumonji iniciada em 2013, possuindo sete volumes até o momento. O anime conta sobre um grupo de pessoas que acordam numa torre em uma terra chamada Grimgar, mas não se lembram de nada que aconteceu antes. Não sabem de onde vem ou há quanto tempo estão ali. Instruídos pelos guardas da torre, eles são encaminhados para um estabelecimento onde o chefe do departamento de recrutamento de soldados da região os instrui a se voluntariarem para conseguir um sustento. A missão deles é matar as criaturas, tais como goblins, que rodeiam as fronteiras da cidade onde eles estão e conseguir dinheiro com os espólios. Eles decidem formar uma party – grupo de aventureiros – e cada um precisa se juntar a uma guilda para aprender algum ofício, seja de guerreiro, caçador, mago ou outros.

O protagonista Haruhiro é um personagem pacato, com olhar sonolento, sem muita personalidade que se juntou a uma party com outros três rapazes e duas garotas. Dentro do grupo nota-se bem as personalidade distintas, como quem é o líder, a garota tímida, a mais descolada, o delinquente, o que se dá bem com todo mundo e o protagonista que não fede, nem cheira. Em alguns momentos, durante conversas, os personagens tem lapsos de memória soltando palavras aleatórias como “game” e “celular” e depois param pra pensar o que é aquilo, deixando claro que eles pertencem ao tempo atual e foram parar nesse mundo de alguma maneira desconhecida.

Grimgar_07Mas vamos ao que interessa, afinal esse primeiro episódio é interessante ou não? Honestamente falando, não! O transcorrer da história é muito devagar. Apesar do anime começar com cenas de luta relativamente boas, a ambientação não consegue passar o ar de urgência que os personagens tentam transmitir.

Mesmo que o roteiro não tenha falhado no quesito de explicar como eles chegaram ali e o que eles tem que fazer, pareceu que todas as razões são muito jogadas, sem aprofundamento. Obviamente o objetivo do anime é despertar o interesse no espectador para que ele queira saber o que houve – afinal, será que eles estão fisicamente em Grimgar ou apenas suas mentes estão sendo manipuladas para acreditar em tal fato? Infelizmente esse método se mostrou pouco eficiente nesse começo. O episódio inteiro passa arrastado, se prolongando em diálogos desnecessários, iniciando no nada e terminando em nada novamente.

Grimgar_10Em termos técnicos, o estúdio A-1 Pictures apresenta uma animação OK, cenas de luta até que bem trabalhadas e arte bonita com colorização em boa parte em tons frios, com cenários que remetem a uma bela tela de aquarela. Uma leve escorregada em detalhes como sombreamento, mas nada gritante. A trilha sonora não recebeu tanto destaque, mas ainda assim combinou com sua ambientação. Por sua vez, a dublagem ficou um pouco escandalosa, mas soube balancear para que não ficasse repetitivo.

Embora Hai to Gensou no Grimgar esteja sendo comparado ao novo SAO, ele me lembrou muito mais o clássico A Caverna do Dragão. É a mesma quantidade de membros no grupo, com basicamente as mesmas habilidades, sendo um guerreiro, outro mago, outro cavaleiro etc. São duas mulheres e quatro homens, só falta o unicórnio pra completar. O anime passou a impressão de que eles foram transportados pra esse lugar, só precisam se lembrar como e porquê. Só por esse fator de semelhança, vou continuar acompanhando o anime pra ver no que dá, afinal, esse começo mostrou o quanto cada personagem ainda está imaturo, tendo que se adaptar a esse universo e ao mesmo tempo que tentam lembrar dos seus passados, o que pode significar que haja um progresso gradativo e porque não, surpreendente?

Grimgar_01

Grimgar_03

Grimgar_04

Sobre Karina Herbsthofer

Artesã, fotógrafa, escritora, otaku, comilona, amante de gatos e dança. Viciada em cheirar livros! Mora no estado de São Paulo. Escreve no blog do Gyabbo! desde 2014.

Do estúdio A-1 Pictures, mesmo de Sword Art Online, Hai […]

6 thoughts on “Hai to Gensou no Grimgar – Primeiras Impressões”

  1. Esse anime/ln não é pra qualquer um não. Ele não vai ter nem protagonismo, nem grandes poderes com gritos, nem nada disso que o povo ta acostumado a receber mastigadinho não.

    Pra qualquer um que já pegou em uma arma branca e fez um sparring, ou até qualquer um que já lutou seriamente fora de uma academia, o início desse anime retrata muito bem a diferença de quem sabe lutar de quem não tem a mínima ideia.

    Ele mostra tbm o outro lado dos “npcs”. Que vivem, se relacionam e tudo mais.

    Os diálogos ditos “desnecessários” ambientam o local e mostram como eles ainda não tem a noção de como é viver em um mundo onde pra sobreviver você precisa sujar as mãos(coisa que mostra no segundo episódio)

    A análise parece que foi feita por alguém que está acostumado a apenas ver shonenzões da vida ou estava esperando por um, então obviamente se decepcionou.

    SAO é uma desgraça em tudo que tenta abordar e não deveria ser usado como padrão para nada de qualidade, mas vem com a formula básica pra fazer os otakus gritarem igual fãs desesperadas. Junte isso com o fato da pouca variedade literária/midiática da maioria do público alvo e vc vai ter um sucesso que na verdade não consegue alcançar nem o mediano de uma história boa.

    1. SAO desgraça não cara. Aventura e ação também é bom e tem seu público cara. A primeira temporada de SAO foi incrível. E os animes são para vender e não para um nicho específico, por isso, o público alvo não deve ter variedade mesmo.
      Tipo Overlord, que ação boa. Log Horizon, primeira temporada tão boa, e segunda arrastada. Hoje você gosta de que?
      De anime hoje eu só vejo Dragon Ball, e Gundam – Órfãos de sangue e ferro.
      E você?

      1. E que nem ele disse, Shonenzão, bom cara, SAO foi meu primeiro anime, depois de me aprofundar mais, eu decidi rever SAO pra ter uma sensação Nostalgica, e bem… foi muito diferente do que eu tinha sentido na primeira vez, mas quanto ao Hai to Gensou no Grimgar, eu senti que mostrava a dificuldade, coisa que não é inutil, é apenas pouco vista, e além do mais, animes são para vender para um nicho específico, o anime Fate/Kaleid Liner Prisma Illya 2Wei Herz! é um dos maiores exemplos disso (eu faço parte desse nicho “e.e) e a partir do GGO, SAO ficou em decencia, eu só ainda acho SAO legalzinho por que tem romance, e particularmente gosto, mas o kirito não pegou a silicam e ainda to puto por isso, pues bien, ai está minha resposta

  2. o anime terminou, é muito parado e reflexivo (nao assista com sono), porém não é ruim, tenho curiosidade em ver como continuaram as coisas, terá continuacao?

Deixe sua opinião