Boku Dake Ga Inai Machi – Primeiras Impressões

Boku Dake ga Inai Machi será o anime estrela da temporada de inverno 2016?

Hai-to-Gensou-no-GrimgarFeita pelo estúdio estúdio A-1 Pictures (Gin no Saji, Subete Ga F Ni Naru), a história é uma adaptação para anime do mangá de suspense de Kei Sanbe. Nela, o protagonista e aspirante a mangaká Satoru Fujinuma tem uma habilidade que lhe permite voltar no tempo para impedir acontecimentos como acidentes e crimes. Após um horrível assassinato do qual se torna suspeito, Satoru retorna vários anos no passado para tentar impedir que tudo isso aconteça.

O primeiro episódio de Boku Dake Ga Inai Machi foi muito promissor. Para começar, um visual bonito e trilha sonora eficiente, que ajudam a construir o clima. Destaque para a atuação dos dubladores do Satoru adulto e sua mãe, que conseguiram expressar muito bem o estoicismo do primeiro e a personalidade  non sense da segunda.

Boku Dake ga Inai Machi - 01 - Large 14A narrativa fluiu num ritmo ótimo, nem muito corrido nem muito lento. Personagens e situações vão sendo construídos de maneira concisa e ao mesmo tempo natural, sem diálogos expositivos que pudessem deixar o episódio metódico. O pouco que há de expositivo neste episódio é a inevitável e necessária explicação do “revival”, a habilidade do Satoru de voltar no tempo. Mesmo os momentos em que ouvimos os pensamentos do protagonista possuem informações úteis e interessantes, não são apenas encheção de linguiça com roupagem filosófica como acontece em muitos animes.

Os acontecimentos são bem amarrados e objetivos. Por exemplo, a cena em que o editor critica o manga de Satoru, revela um pouco da personalidade dele pela forma como reage, e ao mesmo tempo é a chave para o seu desenvolvimento: para sobreviver, Satoru terá que vencer a preguiça/medo que sente de se envolver mais profundamente com as pessoas e acontecimentos. A construção do plot foi tão bem feita que, mesmo sabendo do poder do “revival”, a morte que ocorre quase no final do episódio consegue nos chocar.

Boku Dake ga Inai Machi - 01 - Large 34Se há alguma crítica a fazer é que o protagonista demora um pouco para “pegar”. Nos primeiros minutos, Satoru parece muito distante, quase antipático pelo seu jeito desanimado de encarar tudo à sua volta. Entretanto, mesmo isso tem uma função dentro da jornada do personagem. A ideia de viajar no tempo para mudar certos acontecimentos já foi extensamente explorada a ponto de ficar batida, mas isso não conseguiu prejudicar o anime, já que o foco está muito mais no salvamento das vítimas dos crimes do que no conceito do “revival”.

Boku Dake Ga Inai Machi teve um excelente começo, conseguindo deixar os espectadores ansiosos pelo próximo episódio. Agora é torcer para que consiga manter esse nível até o fim.

Boku Dake ga Inai Machi - 01 - Large 03 Boku Dake ga Inai Machi - 01 - Large 18 Boku Dake ga Inai Machi - 01 - Large 20

Sobre liviasuguihara

Instrutora de inglês, "arteira", amante de animes e mangás. Você também me encontra no Twitter (@lks46), no Behance (https://www.behance.net/lksugui7ac5), e no Instagram (liviasuguihara).

Boku Dake ga Inai Machi será o anime estrela da […]

9 thoughts on “Boku Dake Ga Inai Machi – Primeiras Impressões”

  1. Esse anime simplesmente salvou essa temporada do fracasso total. Pra mim ele é de longe o melhor anime da temporada, pelo menos dos que estou acompanhando! Espero realmente que ele mantenha esse ritmo!
    Ótimo texto Lívia!

    1. Ainda falta Ajin.
      No Youtube achei o Ajin Shoudou (1ª parte de 3).
      Acredito que seja a mesma coisa só que numa junção de 7 episódios iniciais.
      Muito bom, prende a atenção até o ultimo minuto.
      Estréia dia 16.

        1. Tem algumas cenas que lembra Tokyo Ghoul, principamente a cena de tortura e também do Psycho-Pass. Quanto a CG, comparando com Sidonia no Kishi, parece que melhorou um pouco. Dá pra levar sem medo, rs.

  2. Se soubesse que tinha um manga tão bom como esse teria votado nele naquela enquete de escolha de mangas para vir pro Brasil. Melhor anime e Mangá que encontro em muito tempo. :)

Deixe sua opinião