One Punch Man – Primeiras Impressões

Demorou, mas chegou o post do hype mais aguardado da temporada de outono 2015! Será One Punch Man o anime que irá conquistar a todos com um golpe único?

Originalmente One Punch Man foi criada como uma webcomic pelo autor One. A ideia da obra era focar na comédia, então a arte não era nenhum luxo por assim dizer. Fez tanto sucesso que a editora Shueisha viu que se tratava de uma produção promissora e decidiu reformular a obra, criando um manga desenhado por Yusuke Murata (Eyeshield 21) e lançando em 2012, contando atualmente com nove volumes. A adaptação de Murata ficou tão sensacional que você encontra gifs que parecem animações que as pessoas fazem apenas juntando quadros sequenciais do manga, formando cenas de colocar inveja em muitos animes por aí.

Esse ano, para a felicidade dos fãs da obra, chegou o anime produzido pelo estúdio Madhouse, com direção de Shingo Natsume e participação do animador Yoshimichi Kameda e previsão para ter 12 episódios. A história conta sobre Saitama, um homem comum que desejou ser um herói e para isso treinou tanto que ficou careca! No entanto o que poderia ser um sonho para nosso protagonista virou um pesadelo, já que ele ficou tão forte que derrota seus oponentes com um único soco, não sentido mais adrenalina em suas lutas. Sem oponentes a sua altura, derrotar o mal se tornou um hobby sem graça e seu grande problema agora é encontrar uma motivação que traga de volta o fogo em seus olhos.

One Punch Man_05

A mudança do traço nas cenas cômicas.

Seu primeiro episódio inicia com várias referências de outros animes, como o primeiro vilão a aparecer, Vaccine Man, que lembra notoriamente o Piccolo de Dragon Ball em uma versão roxa, e um dos heróis, Smile Man, que parece ser uma referência ao Anpanman, cujo personagem foi quem inspirou o autor original.

A apresentação de Saitama já chama atenção. Quando surge sua silhueta em uma sala escura com ele assistindo as notícias de um vilão que está destruindo a cidade, ele decide agir saindo por um túnel que remete à passagem de um jogador adentrando no campo de jogo. Que belo trabalho! Fazia muito tempo que não via algo tão bom. A paleta de cores está bem trabalhada, com tons balanceados, os cenários detalhados, um character design singular, uma trilha sonora energética.

One Punch Man_14

Saitama quando tinha cabelo.

Apesar de mostrar um pouco do flashback, sinto, no entanto, que faltou demonstrar o processo de treinamento do protagonista. Ainda que isso seja mostrado mais pra frente, o momento ideal pareceu desperdiçado. Em um momento ele é um humano comum que deseja ser herói e subitamente já se tornou tão poderoso que ele próprio está entediado. Faltou uma demonstração de seu esforço, para que seu dilema atual fosse mais aceitável. Eu esperava algo de maior impacto.

Danilo Kaneda, do Video Quest, fala em seu vídeo de primeiras impressões que para quem leu o manga talvez a parte cômica não funcione tão bem pelas piadas já serem esperadas, mas mesmo eu que não li não senti tanta eficiência nas cenas de alívio cômico. Talvez seja apenas uma chatice minha, até porque vilões extravagantes à lá Power Rangers não me agradam. Apesar disso o auge desse episódio com a luta do Saitama contra os Sub-Terráqueos foi um deleite pros olhos. O contraste de sombreamento nas cenas de luta e a súbita mudança do traço nos momentos jocosos foi desenvolvido de forma magistral.

One Punch Man_03

Tenho grande expectativa sobre o desenvolvimento do enredo nos próximos episódios, mesmo que esse não tenha correspondido de primeira. Contanto que a animação continue com a mesma qualidade, continuarei assistindo. E se for mesmo o hype do momento, quero descobrir até o fim o que ele tem de tão atraente.

Você pode ler a opinião de outros redatores do Genkidama a respeito de One Punch Man nos links a seguir:

Fábio Sakuda no blog Xil: http://www.genkidama.com.br/xil/primeiras-impressoes-one-punch-man/

Anikenkai: http://www.genkidama.com.br/anikenkai/2015/10/07/primeiras-impressoes-da-temporada-de-outono-2015-parte-1/

Danilo Kaneda do Video Quest: http://www.genkidama.com.br/videoquest/2015/10/14/temporada-de-outono-2015-primeiras-impressoes/

Livia Suguihara daqui do Gyabbo!: http://www.genkidama.com.br/gyabbo/2015/09/20/o-hype-de-one-punch-man/

Compilado de cenas de vários animes feitas pelo animador Yoshimichi Kameda: https://www.youtube.com/watch?v=9eNRZkgDV9E

One Punch Man_00

One Punch Man_09

One Punch Man_15

Sobre Karina Herbsthofer

Artesã, fotógrafa, escritora, otaku, comilona, amante de gatos e dança. Viciada em cheirar livros! Mora no estado de São Paulo. Escreve no blog do Gyabbo! desde 2014.

Demorou, mas chegou o post do hype mais aguardado da […]

3 thoughts on “One Punch Man – Primeiras Impressões”

  1. Assisti os 12 episodios e digo que o anime se transforma quando começam a aparecer os outros herois. Fica muito mais legal e a ultima luta e épica. Digna de uma luta entre deuses. Tem muita coisa ainda a ser explorada no anime como a trama envolvendo genus, o poder de um deus que saitama possui a ser revelado para todos os outros herois mas que apenas aquele heroi velhao de classe S parece saber, o propria origem do poder de saitama ainda uma incognita para ele mesmo, o misterioso heroi classe A que esconde seu verdadeiro poder e que parece estar além da classe S. etc

Deixe sua opinião