Gandhi e Dalai Lama – Biografias em Mangá – Editora Tambor e Case Editorial – Vols. Únicos

Para quem tem preguiça de ler sobre fatos históricos na hora de estudar, por que não unir isso ao prazer de ler quadrinhos? As biografias de Gandhi e Dalai Lama chegaram no Brasil em formato mangá!

Para quem está acostumado a ir em bancas de jornal para ver quais são as novidades, é normal você ver muitos mangás clássicos e até alguns mais alternativos desde que algumas editoras começaram a investir pesado nessa linha. Tudo bem que o lance de ir até uma banca de jornal é meio ultrapassado para muitos, mas ainda existe uma grande parcela de pessoas que compram mangás com o jornaleiro, sim. E qual é a reação de uma pessoa que chega lá na banca e vê uma pequena edição com o título “Dalai Lama” ali no meio dos habituais títulos? A primeira reação, sem dúvida é pegar aquilo para ver e avisar ao jornaleiro que está na parte errada da prateleira. Mas a melhor reação acontece quando a pessoa abre aquilo e vê que alguém está contando a história de uma grande personalidade histórica em formato de quadrinhos!

Dalai 2

Não que seja incomum esse tipo de obra biográfica em mangá, já que nos últimos anos aconteceu uma crescente de vendas desse tipo de quadrinho, mas a surpresa fica mais por conta do anúncio dessas novas obras não terem alcançado muitos olhos, mas alcançado muitas bancas. Uma sacada surpresa em conjunto de duas editoras inusitadas: De um lado, a Case Editorial que publica diversos tipos de revistas aleatórias e avulsas, desde “como fazer suas unhas” até “cursos rápidos de Excel”. De outro lado, a Editora Tambor, mais especializada em revistas de games. Nessa parceria inusitada nasce uma coleção denominada “Emotional Content” onde as duas editoras trarão biografias de grandes personalidades que mudaram o mundo com seus ideias, em mangá.

As duas primeiras que chegaram em maio deste 2015, foram “O 14º Dalai Lama” de Tetsu Saiwai e “Gandhi” de Kazuki Ebine. Ambos artistas não são muito conhecidos por seus nomes ou obras, mas já fizeram outros trabalhos biográficos e, pode-se dizer, com qualidade. O impressionante é que mesmo sem muito alarde, ambas as obras tiveram um alcance muito grande de bancas de jornal, chegando em cidades que normalmente obras maiores não chegam por conta de distribuição setorizada. E a qualidade do material usado nas edições é praticamente impecável! Capa cartonada, um pouco mais mole do que o de outras editoras, mas ainda assim de boa gramatura com cores marcantes e um fosco que dá um charme a mais. O miolo é de papel offset de uma gramatura mais fina, mas nem por isso deixa de ter qualidade. No geral, lindas edições!

Dalai 3

“O 14º Dalai Lama” conta a história de Tenzin Gyatso, um jovem garoto nascido como a 14º reencarnação de Buda na Terra. Ele foi ensinado como sendo o sucessor da nação do Tibete e com apenas 14 anos assumiu todo o poder político de sua nação após uma invasão das tropas chinesas. Logo se tornou um dos líderes espirituais mais influentes do nosso tempo. Quando ouvimos falar do Dalai Lama por aí, a primeira coisa que sempre nos vem à cabeça é um cara muito velho que sempre viveu a vida tranquilamente pregando a paz. Não é bem assim… A vida de Tenzin foi muitas vezes mortificante, travando uma luta que parecia sem fim pelos ideais de seu povo e muitas vezes tendo que ver grandes amigos morrerem. E mesmo com tudo isso que este homem passou, nunca deixou de pregar a paz para os outros, batendo o pé diversas vezes e contornando lutas desnecessárias. É uma grande, trágica e emocionante história de vida, sem dúvida.

O que você vai ler aqui pode parecer besteira, ou ser um pouco de loucura deste que vos escreve, mas o traço do artista Tetsu Saiwai lembra e muito o traço do saudoso Osamu Tezuka. Personagens bastante redondos e caricatos, expressões divertidas e simples, em outras palavras, um típico traço de mangá dos anos 60 e 70. É bastante simples e rápido de ler, o traço simples facilita bastante de se manter um foco na história que é o que importa, claro.

Dalai 4

“Gandhi” talvez seja um pouco mais conhecido do público em geral. O jovem garoto indiano Mohandas Karamchand Gandhi sempre passou dificuldades em sua infância por conta da pobreza e do preconceito e decidiu ir estudar direito na Inglaterra para poder lutar pelos direitos das pessoas, mas o que ele mais encontrou pelo seu caminho foi mais preconceito. Após terminar seus estudos, e já de volta à Índia, decide liderar um grupo de revolucionários para combater o preconceito dos ingleses contra os indianos, mas claro, sem violência alguma, afinal, a violência só leva a mais violência. Com o passar dos anos, a luta de Gandhi foi bastante dolorosa, mas seus ideais mantiveram-se firmes até o fim. Muitas pessoas conhecem a história de Gandhi bem por cima, mas é interessante vê-la de forma mais humanizada em uma narrativa emocionante como esta. O homem que todos tem como símbolo de paz também teve suas dúvidas, insucessos, mas liderou seu povo em busca de uma vida melhor.

O traço de Kazuki Ebine, autor da obra, é um pouco controverso. É bem mais trabalhado do que o de Tetsu Saiwai, mas faz uso de muitos tons de cinza e retículas praticamente infinitas. Somado a isso, o traço leve e fino dá uma impressão de ser algo mais independente e feito de forma digital. Não que seja algo ruim, longe disso, mas não é o típico traço de mangá que estamos acostumados a ler e pode incomodar alguns mais “tradicionais”. Ainda assim, a narrativa é muito boa e a dinâmica dos quadros permite uma leitura fluida, mesmo com tantos balões de texto.

Dalai 5

As duas obras valem muito a pena o preço de R$14,90 investidos em suas 196 páginas. Pode parecer um preço alto, mas a qualidade do material e o conteúdo das obras compensam cada centavo. E essa coleção nova que surge, a “Emotional Content“, promete mais coisas ainda! A parceria inusitada da Case com a Tambor promete trazer como próximas biografias Che Guevara e Madre Teresa de Calcutá! E se você achou que escaparia de estudar história para poder ler mangás, agora não tem mais desculpas!

Para quem tem preguiça de ler sobre fatos históricos na […]

3 thoughts on “Gandhi e Dalai Lama – Biografias em Mangá – Editora Tambor e Case Editorial – Vols. Únicos”

  1. Fiquei intrigado quando as vi nas bancas e extremamente feliz por telas comprado. Gostei do Gandhi, conhecia pouca coisa sobre ele e a obra realmente me surpreendeu, mas a do Dalai Lama me incomodou um pouco a obra pintava os chineses como pessoas cruéis e maldosas que enganavam o oprimido e bondoso povo tibetano. Essa parte maniqueísta (na falta de palavra mais apropriada) me incomodou durante a leitura.
    E estou realmente curioso e certamente comprarei os próximos títulos.

  2. De maneira alguma loucura, meu amigo. Também achei a influência de Tezuka-Sensei. Impressionate quanto significado aquele traço simples adquire na expressão do Dalai diante do relato da travessia do garoto. Oxalá coisas de outras editoras tenham a mesma capacidade de chegar até cidades pequenas. (a minha, do interior paulista, por exemplo) Quanto à distribuição, parabéns à esta editora. Também à Panini os parabéns, pois encontro a Edição de Luxo de Berserk em banca. E Vinland Saga, mesmo lentamente, está vindo. Da JBC, receio que terei que comprar Zetman e Eden via comic-shops, arcando com uma desanimadora taxa de frete…

Deixe sua opinião