Análise de personagens: os protagonistas de Gangsta

Os protagonistas de Gangsta: os excluídos dos excluídos.

Gangsta (ギャングスタ) é um manga escrito e ilustrado por Kohske, que vem sendo publicado na revista Monthly Comic @BUNCH desde 2011. Sua adaptação para anime está sendo feita pelo estúdio Manglobe e estreou em julho deste ano. A história de Gangsta gira em torno da dupla de mercenários Worick e Nic, que fazem o trabalho sujo tanto para a máfia quanto para a polícia.

Atenção: haverá alguns pequenos spoilers para quem ainda não viu até o episódio 7 do anime.

ergastulum

Ergastulum, o lugar dos excluídos.

Ergastulum (palavra que significava “prisão” na Roma Antiga) é um lugar para onde são “realocados” refugiados, criminosos e Twilights – pessoas com habilidades super humanas adquiridas ao consumirem uma droga chamada Celeber. Colocando em termos simples, Ergastulum é o lugar para onde vão os excluídos.

Dentro desse mundo de excluídos, os protagonistas de Gangsta, Worick e Nic são ainda mais excluídos – mesmo que por vontade própria – pois não pertencem nem à máfia, nem à Guilda, nem à polícia. Eles transitam com relativa liberdade entre os grupos, prestando serviço ora para um, ora para outro. Talvez essa seja a melhor qualidade de vida que podem ter, levando em conta quem e o que eles são.

worick e nic

A dupla de mercenários Worick e Nic

Worick na verdade é Wallace Arcangelo, único sobrevivente de uma família rica e poderosa, e que era desprezado e abusado por seu próprio pai. É curioso notar que o nome Wallace significa “aquele que vem de fora”, e Arcangelo é “arcanjo” em italiano.  Arcanjos são frequentemente retratados como salvadores, trazendo iluminação e bênçãos, e também como guerreiros implacáveis, trazendo a condenação e a destruição. Quando criança, Worick de certa forma trouxe a iluminação para Nic, ao tratá-lo como um ser humano e ensiná-lo a ler, escrever e se comunicar através da linguagem de sinais. No presente, ele tenta fazer a mesma coisa por Alex e, até certo ponto, por Doug.

Por outro lado, Worick parece ter, por trás de sua fachada tranquila e bem humorada, o seu pequeno inferno interior. Ele ainda tem pesadelos com os acontecimentos de sua infância por causa de sua memória fotográfica: Worick se lembra de tudo o que sofreu e, principalmente, da dor de ter o olho queimado e arrancado, como se estivesse acontecendo agora. Ele não tem o conforto do esquecimento. Sua única saída é se concentrar em outras coisas. Será possível viver assim sem explodir nem uma vez? Será que no final da história ele acabará surtando e causando a condenação e a destruição de todos?

worick

Por trás do jeitão bem humorado tem muito ódio escondido.

Nicolas Brown, o Nic, também tem lá os seus pesadelos, mas parece levar os acontecimentos de sua vida de um jeito muito estóico, quase conformado. Talvez por ter sido tratado como um ser inferior não só pelo pai, mas também por outras pessoas, desde que nasceu, o Nic quando garoto não parece se importar muito de ser maltratado ao extremo. É curiosa a cena em que Worick diz “você nunca se perguntou por quê?”, e Nic está lendo um livro, sem perceber o questionamento. Claro, ele não percebeu porque estava concentrado no livro, mas a simbologia da cena é interessante. Animais não se perguntam o porquê das coisas, e naquele momento de sua vida Nic era, praticamente, um animal. Não adiantava Worick perguntar, não só porque Nic não podia ouvir, mas também por que a pergunta estava além da sua compreensão naquele momento.

O nome Nicolas significa “vitorioso”. Se considerarmos que Nic sobreviveu até a idade limite de um Twilight, e superou a deficiência auditiva tornando-se um lutador de classe A/0, é bem apropriado. Entretanto, este nome também é relacionado com uma popular expressão em inglês, “Old Nick”, que significa “demônio”, “Satanás” ou “Belzebu”. Isso pode ter relação com a própria natureza de sua existência como um ser gerado sem amor, unicamente para matar e destruir. Mas o Nicolas adulto não é mais apenas uma máquina de matar, ele se tornou capaz, até certo ponto, de amar e ter carinho por alguém. O anime ainda não revelou muito sobre sua relação com Verônica, mas o fato de ele ainda sonhar com ela e continuar a visitá-la indica que são bastante íntimos.

nic

Nic e seu sorriso um tanto assustador…

Por último temos Alex Benedetto, mais um personagem sobre o qual o anime ainda não forneceu muita informação. Embora não seja protagonista, ela tem um papel importante e pode ser considerada uma dos principais da história. Alex parece ter tido uma vida relativamente normal antes se tornar uma prostituta a julgar pelo único comentário que fez sobre sua mãe até agora. Benedetto significa “abençoado”, “santo” em italiano. E, apesar de sua situação infeliz, Alex, ao que tudo indica, será uma fonte de bênção/conforto tanto para Worick quanto para Nic. Ela tem um quê de maternal mesmo vestindo roupas insinuantes. A dubladora foi muito bem escolhida, pois não tem voz de “mocinha”, mas de uma mulher adulta, uma voz baixa e suave que podemos facilmente relacionar com uma figura materna aconchegante.

Concluindo, ainda que não sejam muito originais, os personagens de Gangsta despertam o interesse pela forma como são construidos. Seus dramas são apresentados sem muito sentimentalismo, não há violinos tristes tocando ao fundo nem nada do tipo. Existe uma espécie de desesperança bem humorada em Worick e Nic que parece muito humana e real dentro do universo bizarro de Ergastulum.

gangsta trio

O futuro desses três, só o final da temporada dirá…

Evidentemente tudo o que foi colocado neste texto leva em conta apenas os sete primeiros episódios do anime. Pode ser que futuramente haja um plot twist e os papéis dos personagens na trama mudem completamente e os significados de seus nomes se transformem em uma ironia ou piada cruel. O que será de Worick, Nic e Alex, só o final da temporada dirá.

Sobre liviasuguihara

Instrutora de inglês, "arteira", amante de animes e mangás. Você também me encontra no Twitter (@lks46), no Behance (https://www.behance.net/lksugui7ac5), e no Instagram (liviasuguihara).

Os protagonistas de Gangsta: os excluídos dos excluídos. Gangsta (ギャングスタ) […]

3 thoughts on “Análise de personagens: os protagonistas de Gangsta”

  1. Texto joinha, Livia, foi ago a mais você apontar o significado dos nomes. A arte de Gangsta é super adulta e atraente e ainda tem uma narrativa muito instigante, mas o que eu realmente adoro na série são seus personagens. Sempre que me pedem um motivozinho que seja para assistir, esse trio de excluídos é a primeira carta que eu puxo. Geralmente são os personagens marginalizados aqueles que mais se aproximam da realidade, e em relação aos de Gangsta, não há discussão.

  2. parabens pelo post, muito bom, traduz tudo aqui que penso do anime, e ainda sim tem uma cara do estudio a qual pegou para adaptar, já que vem de anime muito mau diga-se de passagem.

    Só eu estranho, mas tem bastante nomes em portugues, isso fica ainda mais interessante mais pra frente deixando claro, quando o anime introduz mais personagens. Parace uma favela do rio onde os traficantes agem por grupos discrimidados para repassar suas “encomendas”, agindo pela mesma causa.

    Gosto muito do triu principalmente nic e alex, os dois tem muito em comum, uma prostituta e um filho de uma prostituta. Mais que compreensivos verem os dois se dando bem, parace bem confortante sabendo o que eles sofreram, mesmo não sabendo sobre seu passado.

    sinto que ate fim desse anime Worick ainda ai “estourar” quero ver como a obra anda á partir dai, e sua relação com nic for extragada com isso pode virar um sessao naru x sasu, o que seria cliche.

  3. Estou amando Gangsta, uma historia adulta e bem contada até aqui, um oasis para escapar de uma temporada tão ruim… Adoro o Nic e a Alex….Worick ainda vai mostrar mais facetas, tenho certeza, o que o torna encantador. Parabéns a escolha bem feita dos dubladores, sempre dou risada quando o Nic tenta falar!

Deixe sua opinião